jTwin

Membro
  • #Conteúdo

    32
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre jTwin

  • Aniversário 11/30/1978

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Arouca

jTwin's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. jTwin

    Farto de algas

    Quando montei o aquario as plantas cresciam bastante bem, até demais... Mas com o tempo e também com algum desleixo da minha parte começaram a estagnar e a aparecer algas. Usava diariamente o DayDrops da sera. Este produto é bom? Nas TPAs Plant Gro como Micro e outro produto também da nutrafin que penso seriam Macro Nutrientes. Que fertelização me aconselham? Sei que isto da fertilização dá pano para mangas mas de uma forma simples que produtos adicionar e com que frequência, para ter plantas a crescer e algas controladas? Obrigado.
  2. jTwin

    Farto de algas

    Então será melhor começar por investir em lâmpadas novas... Os SAEs e Neritinas apenas controlam a praga, não a erradicam não é? Mas vou comprar uns... Obrigado. Mais sugestões são bem vindas.
  3. jTwin

    Farto de algas

    As lampadas são as que vieram com o aquario. Têm tempo de vida útil é? Tenho testes de PO4 e NO3, daqueles com escala de cores. Noutro dia fiz e deu: PO4 - 0,5 a 1,0 m/l NO3 - 25 mg/l
  4. jTwin

    Farto de algas

    Boas. Tenho um aquario à mais de dois anos e nos primeiros meses tudo bem mas depois começaram a aparecer muuuitas algas. Retirei as que pude, mudando muita decoração do aquario e passando a fazer TPA de 40% de 2 em 2 semanas. A cada TPA deito 10ml de Plant Gro da Nutrafin e umas pastilhas da sera (flore plus e florenette A) - 5 de cada +-. Dariamente 3 ou 4 gotitas de ferropol 24 da JBL. Este último deixei de pôr e as algas "tipo cabelos" parecem ter diminuido - excesso de ferro? As outras algas verdes escuras que fazem uns "tufos" no areão, nas pedras de xisto, vidros etc estão sempre a aparecer e em força. Estas algas aparecem só nas zonas expostas à luz, por exemplo por baixo das plantas em que há mais sombra, nada de algas... Penso que será também importante acrescentar que o aquario não está encostado a uma parede, mas sim no meio da sala, obtendo luz pelos 4 vidros. Gostaria que me pudessem ajudar a acabar com elas pois assim o meu aquario está muito feio, como se vê nas fotos: https://picasaweb.google.com/jmTwin78/FotosAquario# Setup do aquario: Juwel Rio de 180 L. Iluminação: 54W X 2 Filtragem: Bio Box de origem + filtro interno 750 l/h. CO2: caseiro, com o doseador Nutrafin em ZIG-ZAG. (nº de bolhas/min variável, mais quando faço o CO2 que depois vai diminuindo...) Flora: Cabombas, para ver se acabava com as algas... e 2 Anubias? Peixes: 2 escalares, 2 botias, 2 coridoras, 1 L vidros, 6 neos, 3 gupis, 2 trichogaster, 2 zebras, 1 ancistrus Decoração: algumas pedras de xisto. 1 tronco. Se me puderem ajudar... Obrigado.
  5. jTwin

    Peixes a morrer

    Boa Tarde. Depois de alguns meses sem comprar peixes decidi juntar mais alguns... Mas passado alguns dias começaram a morrer alguns dos novos (gupis, danios zebra e um coridora) e agora também já me morreram dois neons e uma moli negra que já tinha à bastante tempo. Penso como é logico q os peixes novos estavam com alguma doença, pois até começaram a apresentar umas manchas brancas nas barbatanas que até parecem que se estavam a desfazer... Qual será a doença que eles têm e como tratá-la (medicamento?) Obrigado.
  6. Aqui à tempos fiz a mesma pergunta e o que disseram foi que poderia alterar o pH da água. Optei por não colocar e agora não estou nada arrependido, pois tal como me chamaram a atenção não é muito natural... Mas claro que a opção é tua e se acabares por concluir que não faz mal aos peixes (faz a experiência colocando o coral num balde e testando no início e após uma semana o pH e amónia) e se gostares, porque não?
  7. Vou experimentar cortar um pouco no fermento. Já agora quanto tempo leva, mais ou menos, a começar a sair as bolhinhas?
  8. Tenho o kit da nutrafin de CO2 e uso a receita caseira: açucar até à 1ª medida, 1 saqueta de fermento de padeiro (4 ou 5 gramas), uma colher de café de cloreto de sódio e água morna até à 2ª medida. Mal ligo a garrafa à mangueira do difusor, é uma questão de segundos até começar as bolhinhas a sair. Mas elas só saem aí uns 4 ou 5 dias e tenho de fazer nova receita. É normal durar tão pouco tempo? É que li algures no forum que esta receita dura 3 ou 4 semanas... Tenho que alterar alguma coisa?
  9. Subi a temp para 32ºC. Um dos bótias parece já não ter pintas, o outro ainda tem bastantes, mas talvez menos. Quanto tempo manter a temp a 32ºC´? É uqe não gosto muito de peixe cozido... só se for bacalhau... E o COSTAPUR? Continuo a usar?
  10. Tenho um aqua comunitário plantado com 180 litros. Tou a pensar num filtro externo JBL critsal prifi e900, mas não sei onde comprar. Zona do Porto ou NET... E se for para um EHEIM qual me aconselham?
  11. Tenho 2 botias com ictio à mais de uma semana, já subi a temp para 30ºC e já usei o medicamento da sera conra o ictio. Não há forma de as pintas sairem dos peixes, mas eles até andam benzito... ps. tenho no filtro interno um led UV, que não desliguei embora nas intruções do medicamento mandasse desligar as lampadas UV. Pelo que tenho lido por vezes a alta temp basta para eleminar o ictio, mas no meu caso não... Será que não é ictio?
  12. oxigeno a água com a movimentação criada pelo filtro... já fiz TPA de +-60%, a água já está mais limpa e os peixes, para já, não têm qualquer problema. Obrigado pelas ajudas. Acham que nos próximos dias devo fazer TPA adicionais?
  13. o aqua tem 180 l. vou entao fazer de 100l. mais alguma coisa? aguém sugere?
  14. a minha receita caseira de co2 começou a entrar no aqua. nao foi muito, penso... mas a água tá turva. O que faço? Uma TPA bastante grande? Obrigado.