José Pedro

Moderador GERAL
  • #Conteúdo

    1050
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    34
  • Country

    Portugal

Posts publicado por José Pedro

  1. On 15/06/2022 at 21:02, evellyn cristie disse:

    Olá pessoal, meu betta segue no aquário hospital, agora já recuperado. As nadadeiras estão sem partes apodrecidas e as novas já crescem. Adicionei plantas vivas no aquário principal (lentilha dágua e hygrophyla polysperma) durante a nova ciclagem, enquanto ele segue no hospital até estar recuperado.

     

    Acham que devo retirar o filtro submerso? está enchendo de lentilhas dágua das que afundaram. Tentei sifonar mas não objtive muito sucesso. É modelo cachoeira, se eu ligar bate nas plantas e as espalham pelo meio da água 

    Com um bocado de mangueira de ar faça um circulo (tipo aro de anjo) e ponha à volta de onde o filtro cai na água

     

    • Gosto 1
  2. On 09/06/2022 at 09:50, evellyn cristie disse:

    Então, as nadadeiras estão sim regenerando. A de cima hoje a parte de trás está pontuda e nova, e as de baixo estão com uns pedacinhos transparentes nas pontas e estão sólidas. Minha dúvida agora é, de quanto em quanto tempo trocar a água do recipiente de 7L que ele está? Pois está só com o termostato e água limpa. E eu tiro com um sifão ou posso tirar um pouco com um pote?

    Então se tem 7L, eu trocaria parte da água a cada 2 dias, ode ser com um pote, mas de vez em quando convém sifonar o fundo, para aspirar restos de comida e os dejetos do peixe (fezes).

    Usar sempre água tratada (com um anti-cloro) e preferencialmente que tenha taninos.

  3. há 1 hora, evellyn cristie disse:

    Em quanto tempo cresce as barbatanas? parece que está caindo as partes apodrecidas e crescendo uma nova, não sei bem ao certo. Estou com medo de não voltarem a ser de véu, pois o estágio estava bem avançado. A folha está ajudando bastante, mas parece ser demorado

    Sim é um processo demorado. 

    Se vir uma barbatana translucida, é porque está a regenerar. E elas voltam ao que era. Precisa é de tempo.

  4. On 28/05/2022 at 20:08, evellyn cristie disse:

    Pessoal, recém ciclei meu aquário (18L) faz 1 mês, parâmetros da água estão ok. Porém o meu betta macho (inseri faz 4 dias) não para de fazer o famoso glass surfing, dizem que leva 1 semana pra ele se adaptar com o próprio reflexo, mas eu tapo com todas as cores o local que ele está indo e continua se encarando e nadando de um lado pro outro. Tem decoração no aquário,plantas, rochas, mas não tantas. Não sei mais o que fazer, suas barbatanas começaram a se desfiar e não sei se é por conta disso, fiz o tratamento com banho de sal, sal no aquário, e nada de melhoras. Não sei mais o que fazer, ele não parece que vai parar com isso mesmo depois de se acostumar com o aquário. Está comendo normalmente, e não tem nada de anormal além dessa loucura no vidro e agora as barbatanas.

    O stress pode causar efetivamente a desfiação das barbatanas.

    O ideal será colocar folhas secas de cattappa (Amendoeira da India), no aquário. As propriedades dos taninos vão ajudar o peixe a acalmar e funcionam como bactericida e "antibiotico", fortalecendo o sistema imunitário do peixe.

    A água fica amarelada, mas é esse amarelado que é benéfico ao peixe.

    • Votar + 1
  5. On 04/05/2022 at 16:53, Vasco Ferreira disse:

    Dá para ouvir os grilos a cantar! 😉

    Esse sempre foi um grande problema ao longo dos anos. 

    Como eu te entendo, mas depois todos se enchem de vontade, para virem dizer que estava uma porcaria. Contar com o trabalho dos outros, é sempre excelente.

    Fez-se o que se pode, com o que e tinha, no tempo que no deram, não foi mal de todo, mas podia ter sido melhor.

    Para trás mija a burra (desculpem-me a expressão).

  6. On 10/05/2022 at 09:47, evellyn cristie disse:

    Bom dia, acabei de colocar meu betta em um aquário hospital que antigamente era o principal, porém ainda não consegui adquirir outro aquário principal pois só vai chegar daqui a 5 dias. Vou começar a ciclagem no aquário novo com inserção de bactérias vivas, porém enquanto isso, como posso deixar meu peixe no aquário hospital sem uma ciclagem até o outro estar pronto? 😭

    Sim, pode.

     

    On 10/05/2022 at 09:51, evellyn cristie disse:

    Olá faz 48h que estou tratando meu betta em um aquário hospital de 7L. Dei banho de sal grosso sem aditivos, com 10g em 1 litro e no mesmo dia ele demonstrou melhora, já nadava pelo aquário, se alimentava e respondia a estímulos. Agora no segundo dia está completamente ativo e bem melhor que no primeiro dia, porém as barbatanas seguem desfiadas, e as pélvicas vi que estão começando a nascer pois há uma transparente maior que não estava no lugar anteriormente.

    Após deixá-lo 20 minutos se limpando do banho de sal em um recipiente com água condicionada, coloco ele no aquário hospital novamente com 7g de sal grosso diluído (para 7L). Ele segue melhor do que nunca.

     

    Minha dúvida está na manutenção do aquário hospital. Hoje o peixe veio a defecar depois de 1 dia, pois estou dando alimentação de forma reduzida (não a ponto de interferir em sua imunidade), e não sei muito bem o que fazer. Tenho o aparelho de sifonar, porém estou entre:

    - não sifonar hoje para não estressá-lo

    - tirar as fezes com um objeto qualquer

    - ou somente quando trocar a água toda no próximo tratamento amanhã. Pois não quero sifonar só o fundo, gostaria de trocar ela inteira novamente pra não correr riscos.

    Outra dúvida que tenho: o termostato do aquário hospital é o mesmo do aquário principal, portanto após o tratamento (parece uma pergunta boba, espero que me entendam) eu preciso esterelizá-lo? Ou somente lavá-lo com água da torneira? 

    Por fim, a última dúvida, é: vou fazer a ciclagem do aquário principal novamente do 0, e irei utilizar o Prodac com bactérias vivas (40millhões em 1ml), mas no momento só consegui na loja o teste de PH, eu consigo saber se já está pronta para inserir o meu betta em 1 semana com o acelerador biológico mesmo sem testar a amônia e nitrito, somente com o teste de PH?   

     

    Obrigada pela atenção, espero que me ajudem.

    Antes de mais.

    Está a dar banhos de sal grosso ao sei peixe, porque razão?

    Sim, deverá sifonar os dejetos com um tubinho de ar.

    O termostato, pode usar o mesmo, bastará desinfetar o mesmo.

    Quanto ao período que decorre d ciclagem, sem testes é impossível estar a dizer se completou ou não o ciclo. Tem de arranjar um teste de Amónia, para saber quando ela reduziu, depois de ter subido.

    On 11/05/2022 at 12:05, evellyn cristie disse:

    Bom dia, daqui a uns meses terei que me mudar de morada e quero levar meu betta comigo. A viagem é por volta de 4 horas, como posso fazer com que meu aquário não perca a ciclagem e também o peixe não sofra tanto estresse? 

     

    Outra duvida:  

    Atualmente comecei a ciclagem do 0 no aquário principal pois o tinha feito de aquário hospital anteriormente, mas agora já está desinfectado. 

     

    Agora retirei o betta e coloquei em outro recipiente com o termostato e estou deixando a ciclagem ocorrer normalmente no aquário principal. Estou adicionando o acelerador biológico Prodac - nitridac que precisa ser colocado durante 7 dias e o anulador de substâncias tóxicas Sera toxivec. Em quanto tempo acha que a ciclagem estará completa? Faço a TPA só no final do mês do processo?

     

    Pode por a água dentro de garrafões, levar para a nova morada e pronto.

    Uma coisa que noto é que está a levar isto muito à letra. Com produtos XPTO e com prazos de dias certos.

    Não é bem assim que funciona. A ciclagem leva um determinado tempo e está dependente de muitos fatores. Sem sabermos ao certo quais esses fatores, apenas poderemos especular pelo tempo que a mesma possa levar até estar completa, daí a utilização de um teste de amónia para saber.

    Assim que atinja o pico e os valores comecem a diminuir, poderá começar a efetuar  TPA's regularmente.

    Relaxe, isto é suposto ser um hobby, não um monte de preocupações.

    Está a fazer disto um bixo de 7 cabeças e o que funciona nos bettas, normalmente não funciona com outros peixes e vice-versa.

  7. Boas pessoal

    Como muitos de vocês já saberão, a PETFESTIVAL vai realizar-se no fim de semana de 20 a 22 de Maio, na FIL

    Falta preencher-nos algumas lacunas, nomeadamente plantados.

    Alguém interessado em expor durante os dias da feira os seus plantados?

     

    Quem quiser, que entre em contacto comigo, por favor.

  8. 28/01 - 19º dia da incubação

    fui alimentar os peixes e reparei que o macho estava bem mais ativo e na frente do aquário. Alimentei a fêmea e para meu espanto ele veio roubar a comida à fêmea, portanto das 2, uma. Ou libertou os alevins dentro do aquário e é impossível no momento encontrar os alevins lá dentro. Tendo em conta que é a primeira "boca" do macho, não me estranha que não tenha conseguido levar a postura até ao fim. Acontece.

    Entretanto dos 4 alevins que tenho vindo a criar fora do pai, perdi mais um e já só tenho 2, que lá se vão aguentando.

    Vamos ver.

  9. Os meus Betta antuta Full mask, resolveram criar, faz hoje 14 dias, ou seja no dia 10 de Janeiro.

    O macho há 14 dias qque traz as crias na boca. Tratando-se da minha primeira postura de antutass, parti do pressuposto (mal) que o tempo de incubação dos antuta seria semelhante aos dos outros incubadores bocais que tenho, como os patoti e os albimarginata, que normalmente ao fim de 10 a 12 dias, nascem os alevins.

    Ora ao 10º dia da postura, resolvi apanhar o macho e po-lo separado numa caixa para ver se ele largava as crias, pensando eu que já estariam desenvolvidas e prontas a sair da boca do pai.

    Normalmente, assim que trocamos o pai para outro recipiente, o "stress" da mudança, faz com que eles larguem os alevins, ou então no pior dos casos, que os engulam.

    Ao fim de 10 minutos na caixa, nada de alevins. Resolvi pegar no peixe e fazer o que normalmente se faz nos cicilideos africanos e tirar eu os alevins.

    Tarefa nada fácil e que eu não recomendo a ninguém.

    Nada de alevins.

    Dei conta de terem saido 4, mas ainda tinham um saco vitelino, muito grande, logo não estavam minimamente prontos para serem libertados pelo pai. 

    Voltei a soltar o pai no aquário (e sim, não engoliu a restante postura e continua a cuidar deles) e resolvi eu tratar destes 4 alevins, se funciona com ciclideos africanos, porque não funcionaria com os bettas?

    Ora bem, arranjei um grasco, uma bomba de ar, mangueira e uma torneira e vai de montar a coisa o mais simpes possível.

    large.1270079546_IMG_20220123_1138151.jpg

    Vai borbulhando, para haja algum movimento na água e não crie fungos.

    Dos 4 que tirei, apenas 3 ainda continuam vivos.

    Tenho acompanhado a evolução deles e deixo-vos aqui algumas fotos de como estão, hoje no 14º dia de incubação.

    Creio que os que estejam na boca do pai, apresentem o mesmo desenvolvimento destes.

    large.1610559876_IMG_20220123_1140241.jpg 

     

    Prometo ir atualizando isto.

     

    Dia 15.

    O saco vitelino está menor e os alevins estão cada vez mais ativos. Mexem-se mais, mas ainda não nadam.

    large.1222268558_antutas15dias.jpg

    • Gosto 1
  10. On 11/01/2022 at 16:11, leoheso disse:

    após mandar a pergunta eu retirei uma das decorações que estavam no aquario, considerando que poderia estar deixando mais apertado para elas.

    não sei o quanto isso teve influencia mas de ontem para hoje já vi uma diminuição nas brigas e elas parecem estar bem mais calmas,

    com uma claramente tendo assumido "a liderança" que as outra não aparentam nem contestar, então por hora o problema parece ter sido contornado.

    mas obrigado pela dica, vou procurar aquarios de ao menos 50L, seria o suficiente ?

    A minha regra é sempre o maior possível.

    Se puder ser de 80, é sempre melhor

     

  11. há 18 horas, leoheso disse:

    sou novo com peixinhos, tenho lido bastante.
    tenho 3 bettas femeas em um aquario de 30L, que é oque me foi recomendado na loja, pelo que me foi dito as 3 já viviam juntas no mesmo aquario na loja.
    uma delas varias vezes ao dia fica perseguindo as outras que aparentam ficar bem estressadas, nadando rapido pra longe dela.
    é pouco espaço para elas ?
    isso realmente seria elas brigando ? 
    me estranha que elas já convivessem juntas e que isso esteja acontecendo.
    não sei se vale de algo essa informação mas a mesma que fica perseguindo as outras parece muito inquieta tambem.
    se alguem puder me ajudar agradeço muito.

    Olá e boa tarde.

     

    30 Lts para 3 fêmeas é manifestamente pouca litragem e espaço para elas.

    Os bettas splendens (sejam machos ou fêmeas), são peixes territoriais, sendo que as fêmeas são mais tolerantes.

    O que aconteceu, foi que elas sairam do seu território e foram para um território novo que não era de ninguém e uma delas dominou as outras 2 (normal acontecer).

    Como costumamos dizer. betta splendens é para manter sozinhos e no caso das fêmeas podem manter-se várias, mas com algum espaço e 30Lts, não é suficiente para as 3. Ou aumenta o aquário, ou diminui o numero de fêmeas.

     

    • Votar + 1