Tigre1973

Membro
  • #Conteúdo

    31
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    United States

Tudo publicado por Tigre1973

  1. Olá. Tens aqui uma casa que também estou a questionar. VerdeSolar Eles têm na página um doc que mostra 2 case-Studies para teres uma ideia. Nunca esquecer que temos que conseguir colocar os paineis orientados a SUL e com uma inclinação de mais ou menos 40 graus em relação ao solo. Não esquecer também que só podemos vender até ao limite de metade da potencia que temos contratada (com o valor máximo de 15 Amperes (3,45 KW) acho eu). Ou seja, se tiverem 20 Amperes (4,6KW) contratados, só podem vender uma potencia de 10Amperes (2,3 KW) Fica bem.
  2. Olá amigo. Não sou especialista, mas parece-me que a bomba C deveria ficar na saida e não na entrada. Ela devia puxar a agua dos bidons e não empurrar. Pelo menos é assim que os filtros "normais" funcionam.... E tens que garantir que os bidons ficam bem fechados para não entrar ar.
  3. Olá amigo, bom dia. Se calhar não é muito "normal" este pedido, mas a mim dava-me muito jeito se podesses aqui colocar as coordenadas GPS da loja, pois parece-me que é a que tem melhor preço, e é relativamente perto de minha casa. Se o pessoal fosse colocando as coordenadas GPS, era mais fácil dar-mos com as lojas. Muito obrigado.
  4. Olá Ruben, bom dia. Tens a certesa que as fontes todas somadas dão os 3051W ? É que isso quer dizer que os teus aquas consomem 13A (3051/230 = 13.27A). Parece-me uma brutalidade, mesmo falando em potencias nominais. Tens assim tantos aquas? Se calhar, para saberes mais correctamente os teus consumos, deverias descriminar tudo o que tens para fazermos os calculos mais reais. Fica bem e boa sorte.
  5. Olá Jota-T, boa noite. Tens essa opinião mesmo tendo em consederação que devemos colocar a água mais ou menos à mesma temperatura da do aquário e que devemos utilizar o ANTI-CLORO? Muito obrigado.
  6. Sim, é uma maneira. Mas eu tiro em média 30 a 45 litros (e há quem tire bastante mais). Assim tens que estar sempre a ferrar e a desferrar a mangueira. Como eu digo, é automético, basta abrir e fechar uma simples torneira. Mas também eu só disponibilizei para quem ache interessante. Ninguém é obrigado a usar este esquema... Portem-se.
  7. Eu coloquei o ponto 2 precisamente para que se podesse dizer que seria o ideal se utilizar o anti-cloro. Mas se me disserem que posso inserir a água a 10 graus como a que sai da torneira no inverno, ainda poupo uns eurozitos em gás... Muito obrigado pela resposta.
  8. Olá amigo. Estive a ler o tópico todo antes de dar opiniões. Primeiro: PARABÉNS. Está muito, mas muito bom. Em relação ao aquecimento da água nos tubos, tens 2 problemas: 1 -> os tubos deveriam ser em metal, pois aquecem mais; 2 -> não podes cobrir a parte dos tubos que vai ser exposta ao sol. Os tubos devem apanhar sol directo. O ideal era o que tens montado, mas com a caixa com a altura suficiente para lá caber a serpentina e por cima da serpentina um vidro). É que se reparares num painel de energia solar, a serpentina está totalmente à mostra para "levar" com os raios directos do sol (pois é aí que tens a maioria da potência) e depois tem 1 vidro para isolar. claro que o ideal era um vidro duplo para teres maior isolamento, mas isso já custa mais euros. Depois, e como disse o membro wassuuup, acho que estás com um diferença de altura entre a saida do aquecedor e o topo da água do tanque muito grande. A diferenca devia ser practicamente nula ( ou seja, o tanque estar uns centimetros mais alto que o aquecedor). Tenta e diz o resultado. Editei para colocar o nome do membro wassuuup no sitio certo...
  9. Olá a todos. Boa noite. Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários. Eu de facto achava que a ideia era boa, por isso a quis partilhar. Agora o que gostava era de saber mais opiniões de quem percebe, pois a minha grande dúvida é mesmo se estarei a fazer mal à colónia de bactérias do filtro com a introdução de água desta maneira. Por isso é que gostava que se pronunciassem sobre: 1 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde for mais fria do que a do aquário? 2 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde estiver à temperatura da do aquário? 3 - O que acontecerá às bactérias se a água do balde for mais quente do que a do aquário? 4 - Deverei adicionar o anti-cloro no balde quando estou a repor a água que tirei? É que eu uso a água directamente da torneira sem a deixar repousar. 5 - Outras observações que achem pertinentes. Muito obrigado a todos por participarem. Fiquem bem.
  10. Olá. Só não entendo como é que voces dizem que se eu ligar o balde à saída do filtro, ele depois consegue retirar a água do balde e eleva-la para dentro do aquário... Nota de edição: Não será prejudcial adicionar o anti-cloro? É que no fundo, trata-se de um quimico. Ou estou errado?
  11. Olá bom dia. Mas se eu colocar a água nova mais ou menos à temperatura do aquário, não me parece que existam problemas... Ou estou errado? Claro que basta uma simples bomba, mas isso é mais um artigo a ter que comprar e não fica tão integrável no existente... Perrmite-me discordar, pois se aplicares isto na saida do filtro, como usas a própria turbina do filtro para retirar a água do balde e a colocar no aquário? E além disso, a água que vais deitar fora na TPA não precisa de passar no filtro, sem podes poupar a matéria filtrante a esse trabalho.... Muito obrigado pelas vossas notas. Aguardo mais comentários, especialmente para saber se de facto as bactérias correm perigo ou não. Eu penso que o maior problema será se elas não aguentarem com o cloro da água nova, mas por isso é que eu levo mais de 30 minutos a repor 30 litros (ou seja, o filtro retira a àgua do balde muito lentamente).
  12. Boa tarde a todos. Não sei se este será o sitio correcto, mas aqui fica. A minha ideia era conseguir fazer as TPAs sem molhar nada e sem grande estardalhaço de mangueiras pela casa fora. A ideia foi: Explicação: No tubo de tomada de água do aquário, colocamos uma torneira simples e depois desta um Tê. O Tê deve estar "deitado" de forma que a água que passa do tubo de sucção para o filtro não tenha resistência (ou seja não faz uma curva de 90 graus). Na outra perna do Tê colocamos uma ponta de mangueira e uma torneira dupla (das que se desmontam). No estado de funcionamento normal, a torneira simples está completamente aberta e a torneira dupla está fechada. Temos um circuito fechado do aquário e do filtro. Quando queremos retirar àgua do aquário, ligamos a segunda metade da torneira dupla com uma mangueira (e eu tenho uma curva a 90 graus). A ponta da mangueira vai para dentro de um balde. Abrimos totalmente a mangueira dupla, e a agua do aquário sai por gravidade para o balde (mesmo com o filtro a trabalhar). Quando o balde está cheio, fechamos a torneira dupla e convém não deixar desferrar este tubo de descarga (o truque é colocar a ponta do tubo num outro balde que tenha alguma água). Deitamos a água do balde fora e repetimos a operação as vezes necessárias. Eu uso um balde de 15 litros. Depois, para repor a água que tirámos, basta colocar o mesmo balde no chão, enchemos-o de água nova e metemos o tudo que usámos para retirar a água previamente. Depois, fechamos mais ou menos 50% da torneira simples (de modo a limitarmos a água que sai do aquário) e abrimos completamente a torneira dupla. O que acontece é que como a torneira simples (que controla o volume de água que sai do aquário para o filtro) está 50% fechada, o filtro vai provocar uma sucção e retira a água do balde para dentro do aquário. Com práctica, conseguimos regular a velocidade com que a água é reposta, ou seja, podemos levar tipo 10 minutos para repor a água, o que ajuda a que não haja oscilações na temperatura do aquário. Á medida que o balde vai ficando vazio, basta ir deitando mais com 1 garrafão. Espero ter conseguido explicar o esquema. Se tiverem dúvidas, digam que eu tento explicar. Fiquem bem.
  13. Bom aqui vai mais uma ideia. Porque não ponderas em tirar uma foto ao teu aqua, depois tratas a foto de modo a que elemines o fundo que tens hoje (por exemplo o branco da parede) e mandas imprimir no tamanho do teu aqua? A ideia é dar a profundidade que falas, mas assim, tens uma foto do ambiente real do teu aqua, mas nunca tens o reflexo da tua casa no fundo do aqua. Olha que podes fazer uma coisas engraçadas desde que não apanhes peixes na foto... Mas é só mais uma ideia... Boa sorte
  14. Olá. Bom dia a todos. Só para dizer que tenho um 2028 num aquário de viviparos (Guppies). O meu aqua tem perto de 250Ltrs uteis de agua e o 2028 aguenta na boa. Posso dizer que tenho a água sempre limpa e em optimas condições. Quanto ao caudal, não faço ideia do débito, pois eu na saída, em vez de uma unica flauta que vem com o filtro, coloquei 3 em série (comprei mais 2) de modo a que o topo da água de todo o aquario esteja em movimento. De facto, ao fim de 1 mês, nota-se que a água sai com menos pressão, mas não noto uma deferença de 50% como alguns dos membros dizem... Mas isto é só a minha experiencia...
  15. Olá Luis Fortunato. Uma vez mais, venho chatear-te. Olha 2 coisas: 1 -> esse tipo de reactor, dizem (nas páginas das lojas) que é para aquários de 500 ou mais litros. Achas que devo mesmo comprar? 2 -> pelo que percebi, estes reactores ligam-se à saida da água do filtro, antes de entrarem no aquário, certo? Mas assim, o CO2 não vai logo ser libertado para a atmosfera? Pois a saida de água do filtro é feita mesmo à superficie... Muito obrigado e desculpa estar a chatear-te tanto. P.S.: já agora, podias por favor responder-me a este tópico também? Muito obrigado.
  16. Olá Luís Fortunato. E já agora, podias dar-me alguns exemplos desses reactores, para ter uma ideia do que é e depois começar a procurar preço... Muito obrigado uma vez mais.
  17. Boa tarde a todos. Estive a ler muitos posts sobre CO2, mas fiquei com muitas dúvidas. Para comprar um difusor de CO2 para um aquário de 250Ltrs, o que devemos ter em conta? Pelo que li, existem de vidro, sem ser de vidro (de plástico penso eu). E de preços muito diferentes. A minha dúvida é qual a grande diferênça entre eles? É que eu tenho o que a aquaristic manda por defeito com o kit de 2Kg, mas pelo que li, ele é para aquários até 120Ltrs. O que me aconselham a comprar, sem ter que paga-lo a preço de ouro? Muito obrigado a todos.
  18. Olá boa tarde. Luis Fortunato, estive a ler este tópico onde participas-te e antes de mais, acho que deveria ser colocado na secção dos inamoviveis, pois é de facto muito bom. Relativamente a esse tópico e a este também, gostaria de perguntar onde conseguimos comprar a valvula anti-retorno em latão? Eu sou da area da grande Lisboa. É que fala-se em casas para comprar os casquilhos de latão, mas não falam nem na valvula nem das torneiras que afinam o numero de bolhas (valvulas de agulha, penso eu). Muito obrigado.
  19. Boa noite. claro que o espirito dos foruns é mesmo este, mas não deixa de ser de louvar a quantidade e qualidade das respostas que prontamente me deram mesmo vendo que eu sou novissimo no forum e tenho meia duzia de posts colocados. É mesmo muito gratificante ver que tanta gente tenta ajudar alguém como eu que colocou uma pergunta, que para a maioria de vós, é demasiado básica. E ainda pedindo fotos (tipo, façam-me lá um desenho que eu sou mesmo muito burro).... Mais uma vez, obrigado a todos, e um grande BEM HA-JAM....
  20. Bem....... Tou impresionado. Voces são de facto um espectáculo. Muito mas muito obrigado. Assim é de facto muito fácil conseguir "ver a coisa". Meus caros, uma vez mais obrigado pela ajuda, explicação, e paciencia.
  21. Olá Trocado. Acredites ou não, eu fiz a pesquisa. banana rock Mas encontrei tópicos onde dizem que elas os carregam na barriga (suponho que seja na parte de baixo e entre as patas) e outros tópicos que dizem que os carregam nas costas... Por isso coloquei a pergunta... Além disso, dizem que se eles (os Reds) não estiverem muito vermelhos é porque não estão bem. Que estão com stress ou algo assim... Por isso é que eu dizia que tenho uns muito vermelhos e outros tipo listados... Foi também por isso que pedia se alguém tem fotos (e especialmente de uma fêmea com os ovos) de modo a não deixar qualquer tipo de dúvida. Sinseramente, eu faço sempre pesquisa. Pois como não vou ser eu que vou inventar a roda, de certesa que a resposta já existe... Muito obrigado pela tua resposta.
  22. Boa tarde a todos. Como é que conseguimos identioficar o sexos dos Red Cherry? Se possivel, podiam colocar fotos? É que eu tenho alguns bem vermelhos, e outros que parecem ter listas de vermelhos. Já agora, onde podemos ver os ovos nas fêmeas? Muito obrigado a todos.
  23. Bom dia AGA, concordo contigo. Por isso mesmo é que coloquei esta questão, para saber os vossos comentários. Efectivamente, podemos também pensar que a potência da lampada é irradiada nos 360 graus e que sem o reflector perdemos 75% da sua energia. Mas se isto for verdade, então qual é o valor de perda na situação em que usamos os reflectores? E neste caso, afinal a relação de 1W por litro de água é para potência radiada directa para a àgua, ou é a potencia nominal das lampadas? Porque se não, reparem que: 1 - fazendo as contas sem pensar em nada disto, 4 x 30W = 120W (ou seja, dá para um aquário de 120 Litros); 2 - fazendo as contas considerando que com reflector (e no pressuposto no ponto 1) temos um ganho de 40%, 4 x 30W x (100% + 40%) = 168W (ou seja, dá para um aquário de 168 Litros); 3 - fazendo as contas considerando que sem reflector, temos uma perda de 75%, 4 x 30W x (100% - 75%) = 30W (ou seja, dá para um aquário de 30 Litros); 4 - fazendo as contas considerando que com reflector (e no pressuposto no ponto 3) evitamos uma perda de 40%, 4 x 30W x ((100% - 75%) + 75% x 40%) = 66W (ou seja, dá para um aquário de 66 litros); Percebem a minha dúvida? É uma confusão brutal, pois 4 lampadas de 30W podem ser ideais para aquários dos 30 aos 168 Litros... O que acham? Como devem ser feitas as contas afinal?
  24. Bom dia a todos. Desculpem se já existe resposta a esta pergunta, mas fiz uma busca e não encontrei. Depois de ler alguma coisas aqui no forum sobre iluminação, entendo que devemos ter perto de 1W por litro de àgua se quisermos ter as plantas a crescer saudáveis e também para podermos de facto ter flora com espécies mais exigentes. Só que o que leio sempre é que somamos a potência total das lâmpadas e é com esse valor que fazemos as contas. Mas então estamos a considerarmos que apenas aproveitamos 90 graus da emissão de luz que aponta directamente para a àgua (pois a lampada tubular irradia luz para os 360 graus, logo assumindo que só aproveitamos directamente a luz de 90 graus, desperdiçamos 270 graus de emissão de luz). A minha dúvida é se não deveremos entrar com um factor multiplicativo qualquer pelo facto de estarmos a utilizar reflectores nas lâmpadas (pois neste caso ainda vamos irradiar parte dos 270 graus que estariamos a desperdiçar). Por exemplo, eu neste momento tenho 4 x 30W = 120W. Mas se considerar que o reflector me "dá um ganho" de 40%, então a potência efectiva que tenho seria de 4 x 30W x (100% + 40%) = 168W. Será válido este pensamento? Se sim, alguém sabe qual é o factor de ganho dos reflectores? Desde já, muito obrigado pela vossa ajuda.
  25. Eu sei que esta pergunta não é propriamente relacionada com este tópico, mas aqui vai... O que querem voces dizer com: - Pouca Luz; - Média Luz; - Muita Luz; é que como eu disse no inicio, tenho 4x30W no meu aqua. Obrigado e desculpem um maçarico a fazer tantas perguntas e a complicar tanta coisa...