Boa noite, 
  
Eu fui um dos users que demonstrou algum interesse nesta thread inicialmente porém deparo-me agora com uma discussão que não entendo muito bem. 
  
Ora bem, o speedgupy veio partilhar com todo o fórum as suas aventuras com uma luminária LED DIY e por isso eu agradeço. No entanto o Just me achou por bem partilhar algum do seu conhecimento; que choca com as ideias veículadas pelo Speedgupy. O que eu não percebo é o porquê de haver uma animosidade por parte do speedgupy e do peixe é fogo relativamente à discussão do tema.  
Não se trata de um ataque ao speedgupy mas sim uma partilha de conhecimentos. 
  
Discordo quando o Just me diz que os leds não são feitos para serem mais eficientes (menos consumo) que as soluções de iluminação "convencionais". Aliás a eficiência e a longevidade dos LEDs são os pontos fortes dos LEDs. 
Não obstante, não quer dizer que sejam a melhor solução para toda e qualquer situação; como é o caso aqui. 
  
De facto o espectro reproduzido é de extrema importância para quem quer ter um aquário plantado, não tanto para quem quer fazer reprodução de peixes em aquários "vazios". Já por isso perguntei qual seria a possibilidade de fazer medições com fotómetro e espectrómetro. Não pensei no entanto que o fluxo luminoso fosse tão baixo para estes LEDs de 50W. Esperava algo mais substancial... Quando vi os dados do fabricante e comparando com os dados de lâmpadas T5 e T8, realmente não assim tão melhor. 
Há no entanto outras considerações a fazer. O tamanho dos LEDs vs o tamanho das lâmpadas. O aquecimento e a redução de eficiências das T5 com o subir da temperatura, etc etc etc. 
  
Ou seja, os LEDs são mais uma possibilidade mas como sempre; depende do que se quer.  
  
Acho que podiam enterrar o machado de guerra e discutir a questão com calma, sem picardias. 
  
Cumprimentos, 
 Pedro Vouga