Classificação

  1. JoseCarlosMarques

    • Points

      4

    • Tópicos

      5414


  2. sTeVe-

    sTeVe-

    Membro


    • Points

      1

    • Tópicos

      194


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/10/24 Em todas as areas

  1. Antes de mais, que tenhas um excelente regresso ao hobby. O meu conselho é que disfrutes do processo, limpar esse material com calma e ir progredindo a partir dai, e se o teu filhote gosta da coisa, apesar da tenra idade podes sempre integra-lo nas atividades partilhando assim a experiência e criando algo que é vosso. Cumprimentos e desejo de boas venturas.
    1 point
  2. Existem muitos no mercado. Eu cá prefiro comprar dos chineses. A 5€ cada (os de 50W), vou poupando algum dinheiro. Também só os uso uns 4 ou 5 meses por ano.
    1 point
  3. Podes aproveitar praticamente tudo, rapaz. Isso é calcário, certo? Ácido Cítrico misturado com Bicarbonato de Sódio Alimentar. Pegas na mistela (vais precisar de bastante), e encharcas umas folhas de papel de cozinha. Colocas as folhas em cima das manchas e esperas (não sei bem o tempo, mas pelo menos uma hora... logo vês). Limpas com água corrente e se as manchas continuarem repetes o processo até estar tudo limpinho. O substrato é para o lixo, claro. Estou a falar em termos de equipamento. Outra coisa que te poderá ajudar é um raspador de vidros, mas primeiro ia pelo outro processo.
    1 point
  4. É capaz de estar um bocadinho abaixo disso, mas ainda não a medi. Estou em dark start e ainda não tenho plantas nem vivos no aquário. De qualquer forma, já andei à procura na Internet e já percebi que realmente afecta a nitrificação. Vou introduzir hoje o termostato. Temperatura da água A temperatura é um fator que está diretamente ligado à velocidade do metabolismo dos habitantes de um ambiente aquático. Quanto maior a temperatura, maior será a atividade do metabolismo e vice-versa. No caso da nitrificação, quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da remoção de nutrientes e maior será a multiplicação das bactérias. Nos aquários ornamentais onde a média da temperatura fica entre os 25°C e 35°C se mostra ideal para o desenvolvimento das bactérias nitrificantes [5]. É preciso ter cuidado com o equilíbrio térmico do aquário para evitar um choque térmico. Além de nocivo às plantas e animais, o choque térmico pode reduzir a nitrificação. (https://www.aquariossobrinho.com/post/filtragembio)
    1 point
  5. Passei por uma Casa China, hoje 😄 . Quando montei este aquário fui buscar o filtro antigo que sempre usei neste tanque, mas como esse filtro utiliza um motor submerso que é um bocado fraquinho e se limita quase a fazer circular a água, estava com dois problemas... o motor não me permitia coloca-lo no sitio onde queria (pelas limitações físicas de espaço provocadas pelo hardscape) e a tona da água estava cheia de gordura (já antevia problemas de oxigenação). Estava mesmo a pensar comprar comprar um Tidal ou um BioStyle, quando fosse ao Porto, mas na vinda do trabalho passei nessa tal Casa China e vi que tinham um "FILTRO DELGADO" da "RESTAR" por 11,5€. Motor externo, 500 L/H ( 😄 ), skimmer e muito espaço para personalizar. Resolvi experimentar. Os mais cépticos vão dizer que ando a gastar dinheiro à toa, e que era preferível investir numa coisa mais sólida... como eu gosto de contrariar a corrente, comprei-o. Admito que tive que lhe fazer umas alterações pequenas (encurtar um tubo para pôr o skimmer no sítio e colocar uns espaçadores para ele ficar preso ao vidro na vertical), mas está a funcionar com uma circulação muito porreirinha e com tanto espaço para filtragem como o anterior. Só fiz este post para irem acompanhando o que vai sendo feito por aqui, e para (alguns) perceberem que nem sempre é preciso equipamento de topo para conseguirmos ter um bom aquário. Espero não ter feito asneira! Já agora deixo aqui mais uma pergunta... a temperatura da água influencia a nitrificação de bactérias benéficas? Ainda não coloquei termostato neste tanque. Devia?
    1 point