Invert Farm I


Recommended Posts

Boas,

 

Este aquário já está montado à cerca de 2 meses, mas tem tido diversas alterações, quer de layout, quer de flora e só agora acho que irá entrar em velocidade de cruzeiro. Isto porque a sua montagem inicial foi feita em termos de flora, exclusivamente, com podas do outro aquário que tenho e nem todas as plantas eram compatíveis com um aquário de invertebrados, por isso, gradualmente, fui arranjando outras plantas para acrescentar ou tirar as que tinha, adicionar tronco, pedras,...

 

Como até agora sempre o senti como "provisório", tenho vindo a adiar a abertura de um tópico para mostrá-lo. Certamente, irei fazer alterações, ainda que pequenas ou apenas de retoque, mas já estava mais que na altura de mostrá-lo. :crazyeyes:

 

 

SETUP

 

Equipamento

Aquário: 60x30x35 (CxLxA)

Iluminação: 1 PLL de 36w com 8500k

Filtragem: Eheim 2213

Aquecimento: Hydor ETH - External Thermal Heater 200 W

Substrato: Elos Terra Zero e ADA Aquasoil Malaya

Decoração: Tronco e basaltos

 

Flora

Blyxa Japonica

Erect Moss

Rotala wallichii

Vallisneria nana

Cryptocoryne wendtii ''brown''

Hydrocotyle verticillata

Eleocharis acicularis

Glossostigma elatinoides

Echinodorus ozelot green

 

Fauna

Cambarellus Patzcuarensis "orange", "CPO" [Ficha]

Caridina Cf. Cantonensis 'Crystal Red', "Crystal Red" [Ficha]

Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. White, "White Pearl" [Ficha]

 

Agora as fotos. Para já, apenas algumas panorâmicas tiradas hoje e algumas que já foram mostradas em outros tópicos, nomeadamente, os CPO's no tópico da Sara Garcia e os CRS no tópico da encomenda de invertebrados à Jardim Submerso.

 

InvertFarm16.jpg

 

InvertFarm17.jpg

 

InvertFarm18.jpg

 

InvertFarm22.jpg

 

InvertFarm04.jpg

 

InvertFarm05.jpg

 

InvertFarm06.jpg

 

InvertFarm07.jpg

 

InvertFarm10.jpg

 

Aqui aparece uma fêmea ovada, mas que entretanto já perdeu os ovos todos:

InvertFarm08.jpg

 

InvertFarm01.jpg

 

InvertFarm02.jpg

 

InvertFarm03.jpg

 

InvertFarm11.jpg

 

InvertFarm12.jpg

 

Novas fotos virão em breve. ;)

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 72
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Gostei, tá um aqua de invertebrados bem fixe.

Só tenho 3 perguntas para fazer:

 

- Porquê 200w de potencia no termostato para um aqua desse tamanho?

 

- Como é que consegues ter as Hydrocotyle verticillata tão grandes? As minhas são minusculas...

 

- Não tens medo de ter os CPOs com esses camarões tão lindos e caros? É que sabes que ás vezes têm mau feitio :crazyeyes:

 

Parabéns pela fauna que tens aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola com os exedentes esta bem elaborado

 

parabens esta muito bommmmmmmmmmmmmmmmmm

 

as blixas ja teem flor quando estiverem na superficie tira umas fotos sff

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários! ;)

 

Luís,

 

- Porquê 200w de potencia no termostato para um aqua desse tamanho?

Optei por colocar um termostato externo (é menos um equipamento dentro do aquário, esteticamente notei bastante a diferença quando tirei o interno). Externo, não encontrei com menos watts, por isso, comprei este. Já agora, tenho a temperatura a 24º.

 

- Como é que consegues ter as Hydrocotyle verticillata tão grandes? As minhas são minusculas...

Elas não estão grandes, arranjei-as mesmo assim, foram plantadas ontem. Apesar de eu ter preferido que fossem mais pequenas, mas agora já está.

 

- Não tens medo de ter os CPOs com esses camarões tão lindos e caros? É que sabes que ás vezes têm mau feitio :crazyeyes:

Tenho algum receio, mas até agora não tive baixas nem observei qualquer tipo de agressividade entre CPO's e CRS, nem mesmo entre eles, que também é habitual. Já pensei em montar um aquário só para eles... talvez seja o próximo. :P

 

António,

as blixas ja teem flor quando estiverem na superficie tira umas fotos sff

Na parte de trás da Blyxa está Eleocharis acicularis que foi, também, plantada ontem e é essa que está quase à superfície.

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge!

 

Gosto bastante, amigo! Está com muito bom aspecto!

 

Gostaria de te perguntar umas coisas e opinar outras.

 

Mesmo possuindo uma fêmea CPO (como sabes) tinha medo de os colocar com os CSR SS... apesar de poderem ou não atacar... preferia não arriscar!

 

A meu ver cometes-te um erro que eu próprio cometi no meu... excesso de Blyxa japonica. Cheguei à conclusão que para uma Blyxa fazer o belo efeito de "bola" terá, no mínimo de ter 4 dedos de espaço entre pés. Isto para que nunca se "sufoquem" uma à outra.

 

Sou um fã e amante de Hydrocotyle. É aquela planta que se bem usada dá um toque muito "nature" a qualquer aquário. Adoro recortes de inertes com ela!

 

Para finalizar, em termos de colocação de plantas, aquela Crypto mesmo ao meio poderia ser deslocada mais para a esquerda, no meio das outras 2. Por duas razões, criares uma moita de Cryptos que são de meio plano e no local de onde a retiravas exploravas mais os inertes.

 

Um grande abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquario está muito fixe, a fauna é um espetaculo.

O tronco é que está um pouco escondido e com evolução das plantas deves ter de o mudar de posição.

E já sabes o pessoal quer é fotos.

 

Um abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fernando,

Mesmo possuindo uma fêmea CPO (como sabes) tinha medo de os colocar com os CSR SS... apesar de poderem ou não atacar... preferia não arriscar!

Dentro de algumas semanas já tenho um novo aquário para eles... :crazyeyes:

 

...aquela Crypto mesmo ao meio poderia ser deslocada mais para a esquerda, no meio das outras 2. Por duas razões, criares uma moita de Cryptos que são de meio plano e no local de onde a retiravas exploravas mais os inertes.

Para já, vou deixar ficar como está. Mas esta tua observação, fez-me reparar que esqueci de mencionar uma planta no setup: Echinodorus ozelot green, que está atrás do Erect Moss e junto à esponja do filtro. Talvez vá crescer demasiado, mas foi oferecida e achei-a tão bonita que não resisti a colocá-la. A ver vamos como evolui...

 

António,

O tronco é que está um pouco escondido e com evolução das plantas deves ter de o mudar de posição.

Já pensei foi em arranjar outro, ramificado, para "encaixar" na vertical. Para já fica assim, se entretanto vir um que goste, compro.

 

José,

Venham de lá as actualizações para o pessoal.

A próxima actualização és tu que me vais arranjar! :crazyeyes:

 

Aproveito para mostrar mais algumas fotos que tirei hoje.

 

InvertFarm19.jpg

 

InvertFarm20.jpg

 

InvertFarm21.jpg

 

E agora, as novidades: :crazyeyes:

 

InvertFarm15.jpg

 

Uma fêmea CPO:

InvertFarm14.jpg

 

Outra fêmea CPO:

InvertFarm13.jpg

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

Belo retiro para invertebrados! Está aí um bom ambiente para teres muita sorte com eles e as últimas fotos comprovam isso mesmo. Se tivesse de criticar o layout seria pelo mesmo caminho que o Fernando tomou mas, daqui por algum tempo, quando a Blyxa estiver ainda mais compacta, vai parecer menos parede e vai-se assemelhar mais com uma moita.

 

Tenho uma pergunta: que máquina é que usas para tirar as fotos?

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma pergunta: que máquina é que usas para tirar as fotos?

Abraço,

André

 

Creio que

 

corpo da Canon EOS 400D e pela objectiva Tamron 17-50 f/2

 

(retirei de um tópico iniciado pelo Jorge na zona das fotografias)

 

Cmpts.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Belo retiro para invertebrados! Está aí um bom ambiente para teres muita sorte com eles e as últimas fotos comprovam isso mesmo. Se tivesse de criticar o layout seria pelo mesmo caminho que o Fernando tomou mas, daqui por algum tempo, quando a Blyxa estiver ainda mais compacta, vai parecer menos parede e vai-se assemelhar mais com uma moita.

Afinal, parece que tenho sido um bom aluno... ;) A Blyxa, realmente, está compacta demais, além disso, como tem o tronco à frente, é "obrigada" a crescer na vertical. Espero que quando ele crescer um pouco mais, comece a cair para a frente...

 

Tenho uma pergunta: que máquina é que usas para tirar as fotos?

O Fernando já respondeu, mas faltou um dígito: Canon EOS 400D com lente Tamron 17-50 f/2.8. Sei que posso tirar fotos melhores, mas perco mais tempo aqui no fórum e a tratar dos aquários do que a ler as instruções da máquina... :smile2:

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela CRS grávida!! Só tens o casal de SS ou tens outros CRS de grade mais baixo junto com eles??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pela CRS grávida!! Só tens o casal de SS ou tens outros CRS de grade mais baixo junto com eles??

Tenho 6 CRS, 5 são grade SS e um grade S+. Já tive com grade A, mas vendi-os para não juntar com estes.

 

Aqui ficam mais umas fotos tiradas hoje:

 

InvertFarm27.jpg

 

InvertFarm23.jpg

 

InvertFarm25.jpg

 

InvertFarm26.jpg

 

InvertFarm24.jpg

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

banana rock excelente Jorge... quando te apanhar ::D: vais pagar por me estares a pegar o vicio dos invertebrados.... achas que o meu aquario já nao me dá trabalho suficiente.... E depois apareces com estas fotos... eheheh

 

Força nisso amigo.... agora tens de esperar que eu monte o meu de invertebrados.... para depois eu te chatear para montarmos 2 aquarios de salgada.

 

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje encontrei uma cria CRS. Andei a espreitar, mas não consegui ver mais nenhuma, devem andar escondidas.

 

Tentei tirar-lhe umas fotos, mas é tão pequeno o CRS que não consegui melhor do que isto:

 

InvertFarm28.jpg

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beeemm...

O teu aqua está um espanto! Layout, espécies! Parabéns! O tronco é que passa um pouco despercebido, mas ainda assim, gosto!

Onde arranjaste os basaltos?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais