60L - Apuramentos de várias espécies


André Silvestre

Recommended Posts

Boas!

 

 

Deixo-vos mais um aquário montado exclusivamente para criação de invertebrados. Tem a particularidade de ser um aquário de apuramento de 2 espécies, de modo a conseguir melhorar o padrão/cor de ambas. É também um aquário de reprodução normal de uma espécie de lagostim anão ( Pitbull dos invertebrados anões). :twisted:

 

Setup:

 

 

Aquário: 60*40*25 ( Comp*Larg*Alt)

Iluminação: 2 x 18W T8 ( Osaram Skywhite + Phillips TL-D Graphica Pro)

Filtragem: Fluval 203

Aquecimento: Termostato 75W

Substracto: Akadama

Decoração: troncos Mopani

Fertilização: não faço

CO2: não tem

 

Flora: Valisneria nana, Microsorum pteropus " Narrow", Anubias nana " Petit", Eleocharis acicularis, Cryptocoryne wendtii " Brown", Cryptocoryne parva, Hydrocotile verticillata

 

 

Fauna: Cambarellus patzcuarensis " Orange", Caridina cf. cantonensis " Bee", Caridina cf. breviata " New Bee"

 

 

O aquário

PICT0058e.jpg

 

Os Bee

PICT0043e.jpg

 

PICT0047e.jpg

 

CPO macho

PICT0003e.jpg

 

PICT0004e.jpg

 

PICT0006e-2.jpg

 

PICT0026e.jpg

 

 

Os New Bee ainda não consegui apanhar a jeito mas, com duas fêmeas ovadas, a coisa promete. Há também a fêmea CPO ovada que não apanhei por estar escondida debaixo dos troncos.

 

Os CPO são... lindos! Dominam o aquário, impondo respeito com a sua armadura, pinças e temperamento de " ai de quem me tocar". Ainda assim, são muito lentos para os camarões e só mandam um " chega para lá" se os camarões pisarem a linha. Vamos ver no que dá, principalmente os futuros putos. :twisted:

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá André!

 

Parabéns, como te disse estão com uma cor estranha, mas ao mesmo tempo fenomenal!

 

A ver se isso vinga, casal é! :twisted:

 

Tapete vai ser o quê? Só Eleocharis? vai demorar! hehe

 

Abraço

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Simplesmente espectacular... muito bonitos os camarões! Esse com pinças é muito fixe!

Não há perigo nenhum em ter esse camarão?

 

Um abraço,

André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande André!

Excelentes imagens e iniciativas com sempre.

Definitivamente, os lowtech com invertebrados, não é? Cada vez mais também acho que é o futuro.

Não desmontaste nenhum outro, pois não? Tu vê lá... O pessoal está muito ligado aos teus aquas...

Só um reparo, Eleocharis acicularis? Fiquei muito curioso com isso.

Tenho a certeza de que vamos assistir a mais um escelente tópico com outra maravilha plantada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Fernando, não vai ser tapete porque eu não o deixo chegar a esse estado. A Eleocharis está apenas atrás dos troncos e nas laterais. À frente, é para deixar apenas substracto para conseguir apreciar bem os camarões, ser uma zona de alimentação, etc. ;)

 

André, o das pinças não é um camarão. É um lagostim anão. Fica com um tamanho entre 2-3cm. Não há problema se houver espaço e refúgio para todos, de maneira a que não haja competição entre as espécies.

 

Egnom, o comportamento dos CPOs é como disse no início; são os donos do aquário, na hora da alimentação, o que eles quiserem, têm. É por isso que coloco alimento para todos, quer para camarões, quer para os CPO, de modo a não haver disputa de comida, ou os camarões ficavam sem nada. Em termos de sociabilidade com os camarões, toleram-nos mas se os camarões passam perto ou tocam nos CPO, é logo razão para haver exibição de pinças. No entanto, se for preciso, o próprio CPO evita os camarões caso estejam na mesma trajectória. De qualquer maneira, os camarões continuam a ser demasiado rápidos para os CPO, pelo que não há sequer perseguições. Não tocam nas plantas, nem mesmo nas mais delicadas e alimento-os com Crab Cuisine da Hikari, Tetra Colour Pro da Tetra, Spirulina, comem às vezes algas que tenho no aquário ( filamentosas, quando não têm comida disponível no momento) e, por agora, é o que tenho. Quero ver se arranjo larva vermelha congelada para eles. Os camarões também agaradecem. :microwave: Eles são como os camarões, comem de tudo um pouco. É preciso é ter boas durezas de água ou então fornecer alimentos com bom teor em cálcio para que eles possam fazer a muda do exosqueleto com sucesso.

 

Luis, sem dúvida! Menos trabalho, mais gozo na maturação e maior o tempo de vida da montagem. Ainda não desmontei nada, está descansado. As coisas são para crescer e estabilidade é o que se quer agora. Coloquei Eleocharis porque não dá manutenção nenhuma, embora o seu crescimento em altura fique condicionado por não haver fertilização líquida. Assim, ela está muito baixa, mas vai lançando runners e isso é que interessa. À frente, tal como disse ao Fernando, a ideia é não haver planta nenhuma para poder apreciar o marisco em condições e proceder à sua manutenção sem problemas. De resto, é deixar crescer. O aquário tem à volta de 3 meses pelo que ainda é recente e, tendo em conta o setup, as plantas crescem lentamente. Não está nada de especial mas está criado um bom espaço para a fauna, com bons refúgios, espaços abertos, espaços menos abertos, e foi a pensar neles que fui por esta abordagem. Quando vieres de novo para estes lados, vê se me fazes uma visita para veres isto com mais atenção. :(

 

 

Obrigado pelos comentários.

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Rui, se comem caracóis, não sei. Ainda não notei qualquer agressividade por parte dos CPO para com os caracóis mas vou ficar atento. Já aconteceu, o macho, passar por cima de um Planorbis pequeno sem lhe fazer nada... Eu penso que, no geral, enquanto forem bem alimentados e houver alimento para todos, a agressividade deles para com os restantes habitantes é reduzida ao mínimo ( penso que também não lhes interesse andar à pancada e arriscarem-se a ficarem sem membros senão houver necessidade disso). :puppydogeyes:

 

Entretanto, deixo mais umas fotos, duas das quais mostram bem aquilo que quero dizer quando digo " .... na hora da alimentação, o que eles quiserem, têm.":

 

B&W de um lado, CPO do outro, pellet de Crab Cuisine no meio

PICT0007e-1.jpg

 

B&W fora de cena, CPO com o respectivo pertence; acho que não houve objecção por parte do camarão ou se calhar até houve, mas saiu de mansinho :)

PICT0012e-1.jpg

 

Mais alguns habitantes, menos tímidos

PICT0002e-1.jpg

 

PICT0008e-1.jpg

 

Esta fêmea nota-se bem que já traz o peso da idade em cima, as bandas brancas começam a ganhar " fendas" e a ficar esbatidas mas, continua fértil, como podem ver. Já contribuiu muito para o crescimento das colónias, quer de Crystal, quer de Blacks e é a que detém o record de nascimentos ;)

PICT0032e.jpg

 

PICT0045e-1.jpg

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que mesmo com uma decoração simples, conseguiste obter um optimo trabalho...

 

Levanto no entanto três questoes:

 

- Tens a certeza quanto ao sucesso de reprodução desse lagostim em aquarios?

 

- A eleocharis acicularis sem CO2 nem fertilização liquida, e pouca iluminação, achas que consegues mesmo obter runners?

 

- Se realmente houver sucesso com a reprodução do lagostim, mais tarde ou mais cedo provavelmente terás que isolá-los nao?

 

 

Continuação

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Se realmente houver sucesso com a reprodução do lagostim, mais tarde ou mais cedo provavelmente terás que isolá-los nao?

 

 

Ou então vendê-los ao pessoal. Decerto haverá muitos candidatos a compradores. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Koyodu, obrigado.

 

Respondendo então às tuas questões:

 

1ª) Sim, tenho a certeza absoluta! Podes ir mesmo ao Google e colocas " breeding Cambarellus patzcuarensis " orange"" e vais ver que há muita informação por aí, inclusivé foto-diários com o desenvolvimento dos pequenos ( esta informação particular deves ter melhor acesso em fóruns de Invertebrados). É um lagostim-anão exclusivamente de água doce e reproduz-se com alguma facilidade, desde que se tenha o básico - um macho e uma fêmea. ;)

 

2ª) Sim, consigo! Mas não te fies no que eu digo, basta olhares para as fotos que coloquei. Em quase todas as fotos, poderás ver a planta e o seu desenvolvimento, desde as folhas velhas aos novos crescimentos. Verás o fundo e as laterais bem preenchidas com a planta ( foi onde a plantei inicialmente) e ela a espalhar-se já juntamente à zona anterior dos troncos. Não a tenho na parte da frente porque podo os runners que começam a invadir essa zona e faço-o pelas razões que já dei acima. :puppydogeyes:

 

3ª) Esta é uma pergunta que ainda não te sei responder concretamente. Pelo que tenho lido, os machos costumam ser agressivos uns com os outros quando chega a altura de acasalarem, em disputa das fêmeas. Mas isto só acontece quando são adultos. Quando são pequenos, não há problema. Há também casos em que a fêmea come os filhotes mas isso só acontece senão forem alimentados com regularidade. A agressividade em adultos prende-se igualmente com a falta de alimento e território. Logo, estas duas hipóteses estão anuladas pois eles são e continuarão a ser alimentados diáriamente e o aquário tem território suficiente para vários indivíduos. Claro que, com a reprodução e aumento da colónia de CPOs, haverá concorrência alimentar e territorial com os camarões. Quando essa altura chegar, se houver crescimento da colónia de CPOs em detrimento das colónias de camarões, terei que inevitavelmente controlar a colónia dominante, retirando indivíduos.

 

Ou então vendê-los ao pessoal. Decerto haverá muitos candidatos a compradores. new_all_coholic.gif

 

A solução poderá passar por aqui. ;)

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo!

 

Nem de propósito... :tongue:

 

- Tens a certeza quanto ao sucesso de reprodução desse lagostim em aquarios?

 

Será que isto responde à tua pergunta?

 

PICT0009e-1.jpg

 

PICT0013e-1.jpg

 

 

Por enquanto ainda só vi dois. Apanhei-os agora mesmo quando os alimentava. Este era o que estava mais próximo do vidro. Vejo coisas pequenas a saltar quando os camarões se precipitam sobre a comida e quando vou a olhar melhor, eram CPOs de 3-4mm. :tongue: Devem ter nascido ontem ou antes de ontem porque ontem pareceu-me ver a fêmea já sem ovos, apesar de escondida, pelo que não liguei. Hoje dou com isto. Reparem nas pequenas pinças, já completamente formadas. banana rock

 

São estas pequenas surpresas que me fazem gostar cada vez mais do hobbie.

 

Aproveito e deixo mais algumas fotos:

 

uma das New Bee ovadas

PICT0007e-2.jpg

 

PICT0008e-2.jpg

 

a fêmea CPO

PICT0018e.jpg

 

da esquerda para a direita; New Bee macho, B&W macho, CPO macho. Jantar de amigos

PICT0036e.jpg

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Rui, haverão concerteza. Só os consigo detectar quando é altura da alimentação e mesmo assim não é fácil. Assim que crescerem mais um pouco e ganharem pigmentação, já será mais fácil dar com eles. :twisted:

 

Ricardo, é um macho. Aquilo que te parecem ser ovos são os pleópodes e a barbatana caudal virados para baixo. Nessa foto é só convívio de machos. :tongue:

 

 

Agora é esperar que cresçam...

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, é um macho. Aquilo que te parecem ser ovos são os pleópodes e a barbatana caudal virados para baixo. Nessa foto é só convívio de machos. :crazyeyes:

Boas André,

Pareciam mesmo ovos, mas quem sabe, sabe ! :crazyeyes:

 

Agora é esperar que cresçam...

Mesmo e ter muita paçiência, boa sorte com eles!

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lindos camrões....

 

ja agora uma pergunta esses CPO´S cabem dentro da boca de um apistogramma?? :wink::wink:

 

 

por exemplo aquale que está na minha foto aqui ao lado? banana rock banana rock

 

 

 

um abraço sorte com isso e lindos new bee

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem esse aquário está um espetáculo, desconhecia lagostins desse tamanho, são lindos, claro que uma boa foto ajuda, mas que são um espetáculo, são. Eu também já tenho New bee a passear pelo aquário :wink: , são ainda mais bonitos que os adultos. Parabens pelos pequenitos e por mais uma boa escolha, quem sabe sabe.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está fabuloso.

 

Grandes fotos e grande cuidado quer com o aquário quer com os meninos.

 

Parabéns sim senhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Satisfeitissimo com as respostas, estou ilucidado... Resta desejar os parabéns pelo fantastico aqua e magnificos especimens... E olha quando realmente for necessario retirar alguns desses CPOs estou aqui eu em primeira fila para te ajudar... estou certo que mais ninguém os quer :silly:

 

 

Continuação de bom trabalho

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Tiago, não, não cabem. Mas, não aconselho a ter com peixes territoriais e carnívoros, nomeadamente ciclídeos, mesmo que sejam anões, já para não falar dos outros. Isto porque, apesar de terem mais corpo que os camarões, são mais sensíveis a stresses dentro do aquário, principalmente aquando da muda do exosqueleto. Ou tens um aquário grande com bastantes refúgios onde os Cambarellus se possam refugiar, delineando um território seu, alimentando-se e procriando sem stress ou então é muito complicado. Ao preço a que eles estão, é um risco avultado, já para não falar da pena que dá ver um animal destes de pernas para o ar ( menos quando estão em plena " acção", aí não dá pena nehuma, pois a fêmea fica de pernas para o ar e o macho faz o que tem a fazer em " missionary style" :D). Quanto aos New Bee, a ideia é apurá-los para ficarem ainda mais bonitos, com a cor/padrão mais sólidos e mais bem delineados.

 

Franciso, obrigado. Boa sorte para os teus New Bee também. surprised

 

Ricardo, Kualla, João e koyodu, obrigado. :D

 

E olha quando realmente for necessario retirar alguns desses CPOs estou aqui eu em primeira fila para te ajudar...

 

Multiplicai-vos para partilhar com o restante povo

 

Se tudo correr bem, concerteza. ;)

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

missionary style??? bigsmile:P:) não fazia ideia... até nisso esses Cambarellus são uns curtidos!!!

 

p.s. André, costumas retirar os exosqueletos do aquário? eu deixo ficar por pensar ser mais uma ajudinha em termos de cálcio...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais