Co2 E Filtro Seco Humido


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua de 400L com dois filtros um deles é um seco humido (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64998). Pergunto, o seco humido torna inutil a injecção de CO2?

 

Cumps,

MO

__________________________________________________

Cumprimentos

Mario Rui de Oliveira

 

E-mail encomendas aquaristic.net: portugalaqua@gmail.com

E-mail pessoal: hdosul@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aqua de 400L com dois filtros um deles é um seco humido (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64998). Pergunto, o seco humido torna inutil a injecção de CO2?

 

Cumps,

MO

 

 

Boas!

 

Tornar inútil não, antes pelo contrário teremos é que adicionar mais CO2!!! Eu também tenho um 2229.

Mas também gostaria de ver muitas mais opiniões neste tópico. Toca a postar rapaziada!

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aqua de 400L com dois filtros um deles é um seco humido (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64998). Pergunto, o seco humido torna inutil a injecção de CO2?

 

Cumps,

MO

Viva,

 

Nao sei se é inutil, mas lá que é um grande desperdicio de co2, lá isso é. Segundo umas experiencias que realizei aqui à uns tempos com 2229 e um plantado, foi que o co2 que se perdia andava entre os 80% a 85%, dependendo do fotoperiodo.

Estas % foram optidas atravez de mediçoes sistematicas de pH.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tambem adquiri agora um Eheim 2229 wet/dry.

E ja estou a ficar preocupado em relaçao ao CO2.

Queria montar uma aqua de 240litros para discus, mas tambem queria por um tapete de blyxas e algumas plantas(nao muitas).

se tapar a entrada de ar, nao reduz a oxigenaçao?

Pelo que ja li no forum dá para eliminar a parte da coluna seca e ficar a funcionar como filtro normal certo?Como se faz isso? tem alguma vantagem?

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem adquiri agora um Eheim 2229 wet/dry.

E ja estou a ficar preocupado em relaçao ao CO2.

Queria montar uma aqua de 240litros para discus, mas tambem queria por um tapete de blyxas e algumas plantas(nao muitas).

se tapar a entrada de ar, nao reduz a oxigenaçao?

Pelo que ja li no forum dá para eliminar a parte da coluna seca e ficar a funcionar como filtro normal certo?Como se faz isso? tem alguma vantagem?

 

Boas mulato!

 

Não tens que ficar preocupado, pois eu penso que compraste o melhor filtro para um aquário de Discus, pois a amónia e os nitritos não existem na presença de um filtro destes. Em relação ao CO2 não há dúvida que temos que injectar mais quantidade para termos um plantado, pois eu tenho um com apenas CO2 caseiro (mas por pouco tempo). A principal preocupação é anular a excessiva movimentação de água à superfície, ou seja não utilizar os acessórios que vêm com o filtro e criares tu um sistema de descarga de água que não provoque essa movimentação. Para isso compra-se tubo acrílico com um diâmetro de cerca de 30mm (3cm)e fazem-se furos cerca de 10mm. O meu aquário tem 1,2m e fixei cerca de 1,1m ligeiramente abaixo da superfície com os furos voltados para cima. As plantas crescem que se fartam! A minha experiência dura à cerca de 3 meses e não há dúvida que se baixar de 2 bolhas por segundo (sensivelmente), o pH sobe de 6,5 para 7,0 num período de tempo de cerca de 48 horas. Conclusão: excelente filtro para Discus, mas temos que carregar as garrafas mais cedo, por isso é que estou a preparar uma garrafa de CO2 da imperial.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

PS: Esqueci-me de responder à tua última questão. A parte da coluna seca dá para anular e para isso o filtro traz um bujão/tampão para fechares o tubo de sucção de ar, contudo e segundo informação da Eheim isto só se deve fazer em caso de extrema necessidade, como por exemplo durante um tratamento em que sejam necessários medicamentos. Não deve exceder períodos superiores a 2 meses.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mulato!

 

sistema de descarga de água que não provoque essa movimentação. Para isso compra-se tubo acrílico com um diâmetro de cerca de 30mm (3cm)e fazem-se furos cerca de 10mm. O meu aquário tem 1,2m e fixei cerca de 1,1m ligeiramente abaixo da superfície com os furos voltados para cima. As plantas crescem que se fartam! A minha experiência dura à cerca de 3 meses e não há dúvida que se baixar de 2 bolhas por segundo (sensivelmente), o pH sobe de 6,5 para 7,0 num período de tempo de cerca de 48 horas. Conclusão: excelente filtro para Discus, mas temos que carregar as garrafas mais cedo, por isso é que estou a preparar uma garrafa de CO2 da imperial.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

PS: Esqueci-me de responder à tua última questão. A parte da coluna seca dá para anular e para isso o filtro traz um bujão/tampão para fechares o tubo de sucção de ar, contudo e segundo informação da Eheim isto só se deve fazer em caso de extrema necessidade, como por exemplo durante um tratamento em que sejam necessários medicamentos. Não deve exceder períodos superiores a 2 meses.

 

Carlos muitissimo obrigada, as tuas palavras foram musica para os meus ouvidos. Nao entendi a parte de criar o sistema de descarga! Sera que poderias explicar como se fosse muito burro. lol bigsmile

Eu tenho uma garrafa de CO2 da nutrafin, com mistura caseira!

Ja agora o que posso meter para fazer filtragem? O filtro é em 2ª mao e nao tem os materiais filtrantes originais. o que posso meter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos muitissimo obrigada, as tuas palavras foram musica para os meus ouvidos. Nao entendi a parte de criar o sistema de descarga! Sera que poderias explicar como se fosse muito burro. lol :rainbowafro:

Eu tenho uma garrafa de CO2 da nutrafin, com mistura caseira!

Ja agora o que posso meter para fazer filtragem? O filtro é em 2ª mao e nao tem os materiais filtrantes originais. o que posso meter?

 

 

Olá mulato!

 

Este filtro apenas usa matérias para filtragem biológica, ou seja nada de esponjas, lãs, carvão, etc,etc. O melhor produto que podes comprar é o da Eheim "Ehfisubsrat Pro". É aquele que tira mais rendimento do filtro. Necessitas de cerca de 6 litros. Eles vendem em embalagens de 5L, 2L e 1L.

Convém teres outro filtro para efectuar filtragem mecânica ou química. Este filtro será limpo mais vezes, enquanto que o 2229 bastará de 6 em 6 meses. Já o tive a funcionar 1 ano ininterruptamente e os níveis de amónia a "0", e quando o abri para limpar não tinha sujidade nenhuma ou seja total decomposição!

Quanto ao sistema de descarga vou colocar uma foto do DIY, que estéticamente não está bom, mas era o material que tinha na altura. Na zona onde moro nem havia tubo acrílico à venda de modo que tive que fazer alguns acrescentos, mas qualquer dia altero, apesar das plantas presentemente não deixarem ver o respectivo tubo! O copo verde que vês no lado esquerdo é para onde se faz a descarga de água que sai do filtro, mas hoje também já não o colocava! Basta comprares o tubo acrílico, no mínimo com 3cm de diâmetro e com o máximo comprimento possível, depois cortas dois topos circulares, um deles furado com o diametro do acessório de descarga de água. Colas os topos de preferência também com acrílico e está feito.

Sinceramente a estética é importante, mas prefiro ter plantas e peixes de perfeita saúde do que ter um "hardware" todo bonito. Aliás até o meu aquário fui eu que o fiz e já tem cerca de 12 anos, não vaza está bom...!!

DSC01272.jpg

 

Mais alguma coisa é só dizeres.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, pelo que me apercebi, esse tubo faz com que a agua que sai do filtro caia na outra ponta certo? ou faz tipo chuveiro.nao consigo ver se tem furos virados para cima.

O filtro que veio em 2ª mao tem la dentro uma pedaço de esponja, daquela preta +- com 2cm. sera que faz mal ter isso?

tenho mesmo de meter outro filtro?

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, pelo que me apercebi, esse tubo faz com que a agua que sai do filtro caia na outra ponta certo? ou faz tipo chuveiro.nao consigo ver se tem furos virados para cima.

O filtro que veio em 2ª mao tem la dentro uma pedaço de esponja, daquela preta +- com 2cm. sera que faz mal ter isso?

tenho mesmo de meter outro filtro?

 

 

Mulato, todo o tubo está furado com furos de 10mm com uma distância de cerca de 4/5cm entre si e estão virados para cima para não provocar muita agitação na água. O topo contrário à entrada da água é tapado.O filtro apenas tem esponja na câmara seca, por cima da bóia de esferovite. Onde leva as matérias filtrantes não pode levar nada a não ser o produto que te recomendei. Filtragem pura e simplesmente biológica.

Quanto a colocares um outro filtro eu penso que é útil e importante num aquário para Discus.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro apenas tem esponja na câmara seca, por cima da bóia de esferovite. Onde leva as matérias filtrantes não pode levar nada a não ser o produto que te recomendei. Filtragem pura e simplesmente biológica.

Carlos Salgueiro.

 

Mas o filtro que tenho aqui tem no sitiu onde se mete o produto, uma esponja de filtrgem com 2cm +-. Daquelas que vem nos filtros internos.

Nao posso meter em vez desse produto ceramica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

aproveito para colocar aqui um tópico que começei à algum tempo sobre este mesmo assunto.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=64120

 

 

 

em principio vou fazer CO2 DiY e ´colocar o 2227 a trabalhar no aquário para ver se o PH se estabiliza... só que ficasse nos 7 já me daria por feliz.

 

se isto não resultar... pois terei que vender o filtro e comprar outro que sirva para o que pretendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.