Filtros Seco-Húmidos aumentam o PH  

9 votos

  1. 1. Pela minha experiência, o meu filtro seco-húmido torna o PH mais alcalino!

    • Sim
      5
    • Não
      4


Recommended Posts

Boas...

 

Sempre houvi dizer que filtros seco-húmidos não serviam para plantados e eram melhor utilizados em aquários com objectivos de PH altos ou até mesmo em salgados sem, no entanto ter tido alguma vez justificação para isso.

 

procurei e não encontrei... então, resultando das minhas observações, deduzo o seguinte:

 

Tenho um aquário sem substrato, no qual coloquei no inicio àgua, um filtro seco-húmido e um termostato.

Materias filtrantes no filtro: EHEIM substrat pro

Medição de PH à saída da torneira 7

Medição de PH após duas semanas em funcionamento 7,5

Introdução de troncos, plantas e peixes (continua sem substrato)

Medição de PH na semana seguinte 7,5

Medição de PH 1 mês e meio após o inicio de funcionamento 7,5

 

 

no aqário comunitário que tenho, com um filtro exterior normal, consigo, com um pouco de turfa manter o PH em 6,5-7 (o meu teste não me permite valores mais precisos :smilecolros: )

 

o que eu acho é que, esta subida de PH se deve às trocas gasosas que ocorrem na camara seca que resultam na evaporação rápida do gás carbónico, fazendo com que o PH suba. Em compensação, penso que a concentração de Oxigénio na água deve ser favorecida mas, em relação a este ponto já não vou entrar em detalhes pois não tenho medidor deste gás.

 

uma vez que a concentração de CO2 é menor, e como nós sabemos que as plantas precisam do mesmo para se desenvolverem, e ainda que os aquários salgados têm PH's elevados, penso ser esta a razão para a afirmação inicial.

 

comentários agradeçem-se e desde já desculpem se isto já está por aí postado nalgum lado :wacko:

Editado por halekx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seco/húmido vai retirar o CO2 da água o ph vai subir. Para plantados pode ser um grande problema, se as plantas não tiverem CO2 não se desenvolvem. Outra coisa que pode ocorrer é uma redução dos carbonatos para produzir dióxido de carbono, isto vai fazer disparar o ph para valores autos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Sempre houvi dizer que filtros seco-húmidos não serviam para plantados e eram melhor utilizados em aquários com objectivos de PH altos ou até mesmo em salgados sem, no entanto ter tido alguma vez justificação para isso.

 

procurei e não encontrei... então, resultando das minhas observações, deduzo o seguinte:

 

Tenho um aquário sem substrato, no qual coloquei no inicio àgua, um filtro seco-húmido e um termostato.

Materias filtrantes no filtro: EHEIM substrat pro

Medição de PH à saída da torneira 7

Medição de PH após duas semanas em funcionamento 7,5

Introdução de troncos, plantas e peixes (continua sem substrato)

Medição de PH na semana seguinte 7,5

Medição de PH 1 mês e meio após o inicio de funcionamento 7,5

no aqário comunitário que tenho, com um filtro exterior normal, consigo, com um pouco de turfa manter o PH em 6,5-7 (o meu teste não me permite valores mais precisos :P )

 

o que eu acho é que, esta subida de PH se deve às trocas gasosas que ocorrem na camara seca que resultam na evaporação rápida do gás carbónico, fazendo com que o PH suba. Em compensação, penso que a concentração de Oxigénio na água deve ser favorecida mas, em relação a este ponto já não vou entrar em detalhes pois não tenho medidor deste gás.

 

uma vez que a concentração de CO2 é menor, e como nós sabemos que as plantas precisam do mesmo para se desenvolverem, e ainda que os aquários salgados têm PH's elevados, penso ser esta a razão para a afirmação inicial.

 

comentários agradeçem-se e desde já desculpem se isto já está por aí postado nalgum lado :arrow:

 

 

Boas!

 

Sinceramente acho que é uma questão bastante pertinente e que todos os membros que tenham filtros destes devem colaborar com a sua experiência.

Eu tenho um Eheim 2229 (indicado para aquários até 600 litros) há já alguns anos. Quando o comprei e porque queria colocar discus no aquário (300 litros) o importador da Eheim para Portugal disse que era o ideal para este tipo de peixe, porque além de ter as características de um filtro exterior normal, tinha uma capacidade de degradação da amónia e dos nitritos muito superiores a qualquer outro filtro, ou seja mais rápido respectivamente 73% (amónia) e 67% (nitritos). Pormenorizando mais e fazendo a comparação entre o Eheim 2229 e o Eheim 2217 os resultados eram os seguintes: O Eheim 2229 levava 50 horas a transformar 6mg/l de amónia, enquanto o 2217 levava 180 horas. Quanto aos nitritos o 2229 levava 27 horas a transformá-lo em nitratos enquanto o 2217 levava 77 horas.

A minha experiência não é muito relevante para se chegar a alguma conclusão, porque antes de ter um plantado tinha um semi-plantado com substrato fértil e o pH sempre foi ácido (6,5) e sem adição de CO2. Agora com um plantado (com 1 mês e meio) e com adição de CO2 caseiro (por fermentação) contínuo a ter o pH ´ligeiramente ácido ( 6,8 ). A água da torneira (para TPA's) sai entre 7,0 e 7,2.

De salientar que tenho troncos no aquário que ajuda a uma ligeira "acidificação" da água. Juntamente com este filtro uso mais um normal Eheim 2215.

Minha conclusão neste momento, até porque nunca tinha pensado no assunto: é bem lógico que os seco-húmidos tenham tendência para alcalinizar a água se não tivermos substâncias "tampão" para o impedir. Estou a falar de substratos que contenham turfa e os troncos, falando apenas de produtos naturais.

 

Parabéns pelo tópico.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

PS.: Fica uma idéia para quem puder colocar em prática: enviar mail para a Eheim a solicitar explicação para o facto registado. Convém escrever em alemão CLARO! Senão...

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá halekx.

Olha, já experimentaste medir o pH, umas 2 horas após sair da torneira?

 

Explico:

Em águas muito carbonatadas o pH à saida da torneira é um, e passado algum tem, quando o gás é 'perdido' para a atmosfera, o pH sobe de forma visível. E isto sem intervenção do equipamento que referes e que, muito bem, levantas a dúvida, o filtro seco-húmido. Já várias vezes aqui se falou sobre este tema, e eu nunca consegui formar uma opinião conclusiva.

Vou acompanhar este tópico com curiosidade, mas já agora, faz aquilo que te sugeri e diz qualquer coisa...

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.