Longevidade De Um Escalar


motag4

Recommended Posts

Alguém me sabe dizer quanto tempo vive um escalar?

É que eu tinha 2 com aproximadamente 2 anos e subitamente morreram com um intervalo de uma semana.

Já medi a amónia e os nitritos e não encontrei nada. Para além disso tenho outros peixes naquele aquário e estão todos bem de saúde. Aliás os escalares também me pareciam bem de saúde, comiam bem e eram os mandões do aquário.

A única explicação que me parece plausível é terem morrido de velhice mas parece-me pouco tempo para um peixe daquele tamanho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEm mais de 2 anos...

1 ano demoram eles a começar a reproduzzir, tenho um casal que ja faz posturas la em casa ha masi de 1 ano e nao os comprei novos, por isso...

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois anos é muito pouco tempo de longevidade para os escalares...a causa da morte deve ter sido por doença...quando morreram as cores estavam mais vivas que o normal? se sim, isso foi causado por uma doença que ataca os Escalares e é muito dificil de diagnosticar e normalmente os peixes morrem em menos de uma semana, introduziste peixes novos ou plantas na semana anterior?

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois anos é muito pouco tempo de longevidade para os escalares...a causa da morte deve ter sido por doença...quando morreram as cores estavam mais vivas que o normal? se sim, isso foi causado por uma doença que ataca os Escalares e é muito dificil de diagnosticar e normalmente os peixes morrem em menos de uma semana, introduziste peixes novos ou plantas na semana anterior?

Um abraço, até breve

As cores estavam normais mas eu tinha feito um tratamento à pouco tempo porque um deles tinha uma espécie de fungos agarrado ao rabo (muito pouco). Entretanto aquilo passou e eu pensei que estava tudo OK mas pelos vistos não estava.

Enfim, obrigado pela ajuda. Entretanto comprei mais 2 escalares com os quais espero ter mais sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só a titulo informativo, posso informar que mantive um escalar que nasceu e morreu nos meus aquas por perto de 10 anos.

Conheço infelizmente também essa doença falada que sem qualquer sintoma aparente se detecta apenas uma respiração mais ofegante e em 2 ou 3 dias o bicho morre sem que se consiga fazer nada. O animal morre com as cores muito intensas. Numa situação em que me apareceu esse problema todos os escalares que eu introduzia no aqua morriam assim. Aunica solução foi desmontar tirar tudo do aquario ferver o areão e começar de novo.

Boa sorte, tenta se voltar a acontecer um antiparasita de largo espectro, tipo flagyl e alho misturado na comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Há relatos que escalares conseguem atingir os 10 anos, mas isto com parametros excelentes, e onde se propociona tudo o que é melhor para eles, o que é raro num aquário, normalmente é no habitat natural! Mas em aqua realmente podem durar pouco tempo, o maximo que mantive um escalar num aqua foi cerca de 2 anos, estes que tenho agora aqui, tão com quase um anito...

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitas variedades de escalares e algumas terão uma esperança de vida mais curta que outras, no entanto será correcto dizer que em média dez anos não é o limite máximo. Já tive escalares negros marmore em que a fêmea durou até aos 9 anos e o macho 12. Noutra variante de cor (dourados) o macho durou 7 anos e a fêmea 11 e morreu por tolice minha. Sim reconheço que cometi um erro grave que levou a que uma velhinha desta idade não aguentasse o stress.

Para lhe fazer companhia meti no aquario um macho muito mais novo ( com cerca de 4 anos). Foi demais, a pobre não resistiu. Ficava num cantinho junto ao fundo, deixou de comer e na fase final veio à superficie e não voltou a descer. Provavelmente pelo stress e debilidade geral apanhou alguma doença, talvêz veludo não posso garantir... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais