Fosfatos Vs Comida Congelada... Verdade ou mito?


Mad_Biker

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho lido e ouvido já há algum tempo, que a comida congelada é uma "enorme" fonte de fosfatos para o aquário...

Surgem-me grandes dúvidas então...

 

Segundo o que sei (que é pouco), os fosfatos provêm do fósforo presente na comida de peixes, alguma que fica na água e outra que mesmo ingerida pelos peixes, libertará fosfatos nas fezes dos peixes...

 

Porquê então este fenómeno? Se eu congelar artémia (que à partida não contem fosforo) esta vai conter fosforo depois de congelada????

 

Não percebo muito de quimica mas isto não me faz sentido nenhum... Se me disserem que vem congelado com as comidas, outros componentes que contenham fosforo, já me parece mais lógico, mas assim...

Até há quem diga que se deve descongelar a comida antes de dar aos peixes, que desta forma já não irá produzir fosfatos...Confuso...

 

Segundo o que sei, um dos problemas da água salgada é o aprecimento de fosfato mas mesmo assim há gente que alimenta os seus peixes com comida congelada, o que quanto a mim é mais uma contradição...

 

Já não sei o que pensar, por isso vos venho pedir que me expliquem, alguém que realmente tenha conhecimento. Espero que não seja nenhuma "idiotice" o que estou a dizer mas é o que tenho lido.

 

Obrigado pela atenção, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto a quantidades de Fósforo ou não na comida, em caso de não vir expresso no rótulo, pouco mais te posso dizer se têm ou não... mas se é comida, supostamente tem...

 

Concerteza já ouviste falar em ATP (Adenosina Tri Fosfato) (Fósforo = Phosphate). É das moléculas mais importantes nos seres vivos superiores, no que se refere a energia... podes ler mais aqui:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Adenosine_triphosphate

 

Basicamente, o que quero dizer é que quase tudo o que é ser vivo tem fosfato na sua constituição.

 

Nós humanos, por exemplo necessitamos do Fosfato para os ossos (Fosfato de Cálcio e não só, daí não se dever juntar fertilizantes de Cálcio/Magnésio com os de Fosfato). Óbvio que não é só, também precisamos de Fósforo para imensas coisas, tais como os ATP e fosfolípidos, ADN, etc...

 

Resumindo, tudo o que fôr originário de seres vivos e fôr comido/decomposto na água do aquário origina fosfatos.

 

Agora há comidas que têm maior teor em Fosfato que outras...

 

Espero ter contribuído com qualquer coisa... :D

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez olá.

 

Obrigado Luis, mais uma vez desde uma preciosa ajuda. Consegui tirar mais umas dúvidas... Desde já te digo que tinha alguns conceitos errados, pensava que restos (comida, plantas ou peixes mortos) apenas produziam amónia e depois o resto... mas afinal também aumentam os niveis de fosfato... Curioso :|

 

Então parece que ficou desfeito o mito, que se a comida for descongelada já não há problemas com fosfatos... Afinal os fosfatos são inerentes à comida em si... Parecemos os caçadores de mitos :)

 

Resta-me agora ver na embalagem da comida as quantidades de fosfatos existentes...

 

Obrigado pela ajuda, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Segundo o que sei, um dos problemas da água salgada é o aprecimento de fosfato mas mesmo assim há gente que alimenta os seus peixes com comida congelada, o que quanto a mim é mais uma contradição...

 

Por isso é que muita gente descongela a comida e lava-a bem antes de a colocar no aquário. É tido como dado adquirido que a água que vem com a comida congelada é uma fonte de fosfatos (e nitratos).

 

Se cheirarmos a água que vem com a artemia ou larva de mosquito, constatamos que esta está cheia de nutrientes. Se são ou não fosfatos...não sei. Como esses nutrientes não vão ser consumidos pelos peixes (talvez os corais aproveitem algo) podem provocar o aparecimento de algas.

 

Há pouco tempo li um artigo na Practical Fish keeping sobre um doido que lavava a comida congelada com água de osmose :!:

 

No meu caso, tenho a preocupação de a lavar, já que aquela molhenga mal cheirosa, a ser aproveitada, só mesmo pelas algas...acho eu

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

ola em relação a ultima opinião não posso concordar até pq a propria agua dos Tpa´s tem nutrientes que alimentam as algas...isto quer dixer alguns tipos de algas não todas, se bem que em alguns casos de algas aconselha-se a fazer tpa´s constantes para melhorar e parar o aparecimento de algas ...noutros casos prejudica gravemente, isto pq o aquario ao estar completamente consumido de nutrientes pelas algas ao fazer o Tpa estamos a alimentar as mesmas...ja para não entrar no campo da iluminação ate mais João Ferreira :smilecolros:

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola em relação a ultima opinião não posso concordar até pq a propria agua dos Tpa´s tem nutrientes que alimentam as algas...isto quer dixer alguns tipos de algas não todas, se bem que em alguns casos de algas aconselha-se a fazer tpa´s constantes para melhorar e parar o aparecimento de algas ...noutros casos prejudica gravemente, isto pq o aquario ao estar completamente consumido de nutrientes pelas algas ao fazer o Tpa estamos a alimentar as mesmas...ja para não entrar no campo da iluminação ate mais João Ferreira :smilecolros:

 

 

Na minha opiniao o importante é saber dar de comer aos peixes e conhecer os mesmo...no meu caso sei mais ou menos o que eles comem e deito quase sempre a quantidade certa e sei que se algo cair o escalar, esfomeado como é vai la comer e acaba por apanhar o que caiu, mas é claro que as vezes deito a mais quando tou distraido ou quando os peixes n estao com muito apetite mas para isso é que temos os peixes de fundo para comer isso ;)

 

A comida congelada a meu ver o importante e nao deitar a agua do descongelamento dentro do aquario e sim com a ajuda de um palito escuar essa mesma agua da comida depois deitar aos bocados, eu nunca tive problemas com algas mesmo depois de aumentar a luz e de dar comida congelada e os peixs adoram ;)

 

Atentamente

Angeo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para esclarecer ao João Ferreira..

é claro que as TPA's levam nutrientes para as algas do aquário!

 

o que estava a ser discutido é que não interessa se o alimento está congelado ou não, de qualquer modo seus restos serão decompostos e servirão como FONTE ALTERNATIVA DE ALIMENTO PARA AS ALGAS.

 

sem confusão agora? LOL

 

 

meus cumprimentos

Editado por Liebhaber

Rodrigo [Gil]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

liebhaber nunca houve confusao apenas nao concordei com a tua afirmação de qualquer maneira é tudo uma questão de portugues...ate mais João Ferreira ;)

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Olá, não faz sentido falar de fosfatos em comida congelada ou não, não é por estar ou não congelada que tem mais fosfatos, normalmente só quer dizer que está mais húmida e fria. O que deves perguntar é Larva de Mosquito é uma forte fonte de fosfatos? Artémia é uma forte fonte de fosfatos? A resposta é consoante o produto e não tem nada a haver com o facto de ser ou não congelada.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois da lição do Luís, é difícil acrescentar alguma coisa.

Mas posso assegurar-te, através da minha observação, que, se deres artémia congelada sem a descongelares previamente os nitratos e fosfatos disparam.

Se descongelares e te livrares do líquido que daí resulta, já não há pico.

Abraço

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dou comida congelada descongelo-a o mais rápido possivel,e depois de escoar a água com um passador é que a dou aos peixes.

há muita gente que põe o cubo congelado dentro do aqua mas nunca fui apologista desta maneira...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho comida caseira congfelada e dou logo aos peixes ,mal a retire do congelador ,mas já tinha lido que se deve retirar a agua do congelamento ,agoara a minha duvida é se da artémia ou se também da comida que se faz em casa paar os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho comida caseira congfelada e dou logo aos peixes ,mal a retire do congelador ,mas já tinha lido que se deve retirar a agua do congelamento ,agoara a minha duvida é se da artémia ou se também da comida que se faz em casa paar os peixes.

É qualquer comida.A água resultante da descongelação é que contém um alto teor de fosfatos,proveniente de qualquer tipo de comida.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É qualquer comida.A água resultante da descongelação é que contém um alto teor de fosfatos,proveniente de qualquer tipo de comida.

 

Mas a comida que depois deita no aqua já vai em papa ,não? não vai sujar mais o aqua com essa descongelação prévia ? outra coisa tiranos o ptrazer fantástico de alimentar os nossos peixes a mão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu é directo do congelador para o aqua e sem nunca ter tido qq tipo de problema! se a descongelar antes é que suja imenso! assim nao! :)

 

podem ver aqui como faço

 

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="

name="wmode" value="transparent"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

 

 

Concordo, sempre que descongelo a comida ela solta-se toda e suja bem mais o aqua. Por isso prefiro dá-la congelada.

E também nunca tive problemas.

 

Abraço

 

RMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais