Discu com larvas (?!)


Recommended Posts

Boa noite a todo! finalmente encontro um forum que tanto necessito. Passa-es o seguinte: Comprei um disco lindo, enorme que já "namorava" há meses e finalmente me venderam (historia longa). Antes nunca apresentou anomalias. Ameio do mes passado começou-lhe a aparecer uns "cornitos", tipo larva da cereja, no entanto inmoveis, só na zona cabeça. Nos 2-3 dias seguintes aumentaram em numero, depois foram desaparecendo e, de noite para dia, o pobre peixe ficou com os olhos inchadíssimos. Como é um aq. comunitario (tetras congo, neon etc.) não quis meter medicamentos à toa, pois já li sobre muitas doenças, mas nada parecido. Os valores da agua estão ok ( (360 l, Ph 6,4, NO3:0, No2:0, GH»7KH 0/3),muda de 40% 15/15 dias). Comportamento dele é normal, embora reservado. A cor (amarelo) esta inalterada. Esta semana ainda não o vi comer. O outro disco não tem nada, embora esteja sempre "colado" a este. Tratei o aquario todo durante 15 dias com Melafix e com Esha 2000 (produto para varias maleitas)Nenhum dos outros peixes tem algo.

Estou desespererada, pois consulto as lojas, cada vendedor aconselha-me um produto diferente do outro. Que me aconselham (urgentemente) alguem sabe de que se trata?[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vivas Ligia.

Antes de mais aconselho-te a leitura do topico que esta como inamovivel neste sub-forum, do Rui Ferreira de Almeida. Depois poderás fazer umas pesquisas nessa função do forum, utilizando as palavras chave Discus, parasitas intestinais e flagyl.

Como te acabei de te dizer qual o "meu" diagnóstico para o problema desse animal, junto segue o tratamento:

1 comprimido de flagyl por cada 50 lts de agua, de 8 em 8 horas, durante 4/5 dias. Reservar 3 dias. Novo ciclo, mas apenas 3/4 dias (isto depende da 'gravidade' do estado). TPA'S de 20 a 30%, antes de cada comprimido, o qual deverá ser ´previamente dissolvido, claro.

2 sugestões:

poe num aqua áparte dos outros, nesta altura, para fazeres o tratamento, e poe uma bomba de ar

se o animal ainda comer, ou pelo menos levar a comida á boca antes de cuspir, tenta misturar o flagyl na comida

 

vai dando noticias

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou confusa. O tratamento e recomendado para parasitas intestinais?. Os "parasitas estão na cabeça~(não são os "famosos" buracos tipicos nos discos). OU devo usar um antibiótico. Conhecem algum veterinario aqui no norte que esteja familiarizado com a aquariofilia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...antes de ires ao veterinario, procura aqui no forum por 'flagelados intestinais'.

 

Depois, o Rui Ferreirra de Almeida é Veterinário. Lê o artigo dele com atenção, e tenta enquadra o teu animal naquilo que ele refere.

 

Não, não é do norte.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sei o que seja o facto é que já tive um problema idêntico com dois discus , um tinha na zona da boca o outro na barbatana dorsal fiz tratamento com eSHa HEXAMITA e o que tinha o problema na barbatana safou-se embora tenha ficado com a barbatana rasgada, o que tinha na boca morreu porque não comia.

Não sei se o problema que te referes é o mesmo porque a mim o que tu chamas de larvas ,pareciam-me borbulhas.

De qualquer forma flagyl está fora de questão neste caso penso eu...

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois não são borbulhas. Parecem bicos de palitos, ca. 2 mm comprimento, brancos. Além disso acabei de ler o artigo do Rui Ferreira de Almeida e nada se enquadra, aliás como já temia. Os olhos normalizaram, a respiração esta igualmente normal, mas voltaram os "corninhos"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fausto, exactamente é um pouco vago yikes.

 

os sintintomas para hexamita/spironucleus, são: falta de apetite (como tu referiste), fezes ilamentosas esbranquiçadas (dos sintomas mais decisivos no diagnóstico), apatia, o peixe refugia-se, emagrece e no estágio final da doença começa a ficar muito escuro e acaba por morrer.

 

olhos inchados nao fazem parte dos sintomas... o mais parecido a isto, é os peixes ficarem com os olhos salientes devido a magreza.

Larvas na cabeça também não fazem parte.

 

porque dizes que são parasitas intestinais? a falta de apetite por si só pode nao significar parasitas. Um animal doente, é sempre um animal com menos apetite ou nenhum.

 

vai na volta e até são mesmo parasitas intestinais, mas nao acho que os sintintomas da ligia se enquadrem.

uma foto a essas tais "larvas" é que era. com esse tipo de sintomas exteriores, mais depressa arriscava parasitas de pele ou um qualquer ataque bacteriano devido aos olhos, ou ambos. sem ver o peixe é dificil.

 

ligia, buraco na cabeça não é... o buraco na cabeça, são mesmo buracos/feridas que aparecem a cabeça dos discus, e são provocados por falta de nutrição devido a uma alimentação incorrecta, ou mais frequentemente ligados a parasitas intestinais, que de alguma forma impedem os peixes de absorver os nutrientes normalmente.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Esgalha, obrigada pela participação.

Pois, é como digo, isto é diferente de tudo, inclusive já tentei num formum alemão e à excepção de um participante, ninguem parece ter tido semelhante. Esse disse que é uma aparição conhecida no meio de aquariofilistas, mais de discos, e que se devia muito provavelmente a excesso de organismos na agua devido a filtragem deficiente (o filtro é um Eheim-Filter 2128 Prof.II.) e sugeriu mudar de sistema. Só que isto nunca aconteceu, o aquario já tem anos, tenho muito cuidado com os valores da agua e não ha excesso de peixes (ca. 30 no total, maioria pequenos excepto os dois discos)Tenho aqui o sitio onde pús duas fotos. Espero que consigam ver:[imghttp://de.pg.photos.yahoo.com/ph/humberto_mango/detail?.dir=6c0bscd&.dnm=35d9scd.jpg] [/img]

Ajudem-me!!Não quero perder este exemplar e já estou a ficar desesperada e tenho vou po-lo para já à parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os olhos já estão melhor, nesta foto parece pior e para o problema destes usaria o Melafix que já usei no outro disco com resultado espectacular, ficou 100% ok. O problema são os "corninhos que provocam tudo e com certeza, se não actuar, vai piorar cada vez mais o estado do peixe. Vou tentar agora tirar outra. Até já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse melafix é para o que exactamente?

 

ao fenomeno de olhos protuberantes chama-se exophtalmus e na pesquesia que fiz apenas o vi associado a doenças provocadas por Aeromonas Hydrophilaque se segue após um ataque parasitico ou de mycobacterium, pode ser um sintoma apenas de associado a Mycobacterium ( tuberculose dos peixes ) ou ainda Streptococcus, sendo qualquer uma destas doenças dificeis de tratar e contagiosas.

Não quer dizer que não esteja associado a outras doenças, eu apenas é que não encontrei mais nada e se está a melhorar então e pq nao era nada de muito grave yikes.

 

quanto as larvas na cabeça, não encontrei nada de nada.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta no google achar imagens de :

Gyrodactylus, metacercarias e do verme sugerido pelo josé, que até agora parece ser a melhor aposta.

 

Lernaea, sugerida pelo zé:

 

http://images.google.pt/images?q=lernaea&o...F-8&sa=N&tab=wi

 

 

é que o teu peixe tem pequenas feridas a volta dos parasitas e tudo.

 

mais que isto já nao consigo fazer.

a minha sugestão é comparares fotos com o que o teu peixe tem, ir pelo mais parecido e medicar para isso.

 

só de a opinião que quando não há certezas, mais vale começar pela medicação do mais provavel, e ir passando para outras. fazendo as ocisas com cuidado, o peixe nao morre dos medicamentes, e por outro lado vai morrer da doença de certeza se não fizeres nada.

 

agora nao te metas e a mandar para dentro de água tudo o que seja medicamento que apanhes pela frente :wink:

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais