Rui Leca

Membro
  • #Conteúdo

    78
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Rui Leca

  1. Boas, Os produtos são específicos para CRS e de boas marcas, achas que o melhor seria reduzir? Eu coloco sempre abaixo dos valores recomendados. Em relação ao TDS como posso medir? Só através do medidor electrónico? Não tinha consciência de que isso pudesse ser prejudicial aos camarões, achas que devia investir? Quais os valores óptimos para camarões CRS? Em relação ao substrato não te sei dizer agora, mas é um especifico para baixar o PH e um dos recomendados para camarões, já o comprei há ano e meio, entretanto varreu-se da cabeça.
  2. Ok, obrigado, de qualquer forma vou passar na Aquahobby para ver se me podem ajudar e coloco essa hipótese.
  3. Achas uma boa solução? Não me importaria desde que me baixe ligeiramente e consiga manter os valores com alguma estabilidade.
  4. Desde já obrigado WarMode, Talvez esteja a valorizar demasiado estas mortes, vai na volta foi de velhice e por coincidência terão sido dois, os meus andam bem e fazem criação com fartura, mas como já me escaldei uma vez não queria voltar a cometer erros, estes CRS são muito delicados, folhas de amendoeira normalmente tenho sempre duas, mas desta vez até coloquei mais duas para ver se baixa um pouco.
  5. Bom Dia a todos. Preciso de ajuda, ontem apareceram-me 2 CRS adultos mortos, achei estranho pois tenho tido bastante cuidado, filtro de mochila limpo todas as semanas, TPA semanais com metade de água Pingo Doce (Ph aproximado de 5,9/6) e outra metade da torneira e em repouso pelo menos 2 semanas (Lisboa -Benfica), temperatura na ordem dos 23/24º, plantas flutuantes para limitar a entrada de luz, pouca comida para não estragar a água e bomba de ar com duas saídas para haver movimento da água. Fiz análises à água e amónia a 0, Nitratos muito perto do zero e o PH de 7. A minha primeira análise terá sido do PH, já não media a algum tempo e está um pouco mais alto do que pensaria, nas TPA utilizo dois produtos da Dernele (acho que é assim que se escreve), umas gotas para ajudar na troca da carapaça e um pó para enriquecer a água e que é especifico para CRS, utilizo também um pó castanho (não me lembro do nome) da Mosura para enriquecer a água também. Acham que o PH de 7 terá sido o causador das mortes ou poderá haver outra razão? Ou mera coincidência? Já tive uma mortandade colectiva e não queria ter outra, os outros camarões andam bem, pelo aquário à procura de comida e bastante activos. Agora a pergunta principal, como posso baixar o PH de forma natural? Coloco folhas de amendoeira da JBL(hoje de manhã coloquei mais duas), assim como pinhas de amieiro. Se me puderem ajudar agradeço.
  6. O comportamento no meu aquário é idêntico, com as luzes apagadas andam pelos vidros quando acendem preferem sítios mais escuros. Em relação aos CRS comerem ou não Ostracodas, alguém tem alguma informação? Eu vejo os camarões de volta deles mas não chego a perceber se os comem.
  7. Não são tipo lesma, desses tinha um noutro aquário, são mesmo bichos muito pequenos que não consigo identificar muito bem pois são mesmo muito pequenos, eu vejo os camarões de volta deles mas não percebo se os chegam a comer ou não.
  8. Se me puderem ajudar novamente agradeço, Reparo que depois de tudo estabilizado este meu aquário tem milhares de bichos muito pequenos e que andam por todo lado quando está escuro, de dia andam mais escondidos, mas como tive um aumento de algas aparentemente estes bichos também parece terem aumentado. Devo me preocupar ou não ligo? Esteticamente também não gosto muito é possível colocar algum peixe para comer esses bichos sem perturbar os camarões? Vocês têm peixes nos aquários de camarões? Como acabo com esta praga? Obrigado mais uma vez pela ajuda
  9. Só para informar que os novos camarões já estão todos no seu novo habitat e aparentemente tudo a gozar de boa saúde, incluindo os 5 que restaram da colónia anterior mais uns 10 pequenitos. Fábio, quando disseste que davas 3 quadrados de mosura para 60 camarões, não estavas a falar numa tira inteira? Eu tenho umas 10 comidas diferente, todos os dias vou variando a dieta, aquela comida que vem as bolinhas como a da Sera devo dar uma por cada camarão ou menos? Eu antes dava umas 6 ou 7 e eles estavam de boa saúde até porque há muito alimento no resto do aquário, pinhas de amieiro, folhas de amendoeira e muito musgo nas plantas, mas acabo por ver que há alguns agarrados à comida e os outros sem nada e apetece sempre colocar um pouco mais. Em relação às anúbias elas são mesmo um problema para o aquário de camarões? Devo tirar? Outra pergunta, tenho helenas que naquele aquário reproduzem-se como loucas, há uns 8 meses por causa da praga de camarões coloquei 2 que por acaso eram um casal, agora são às dezenas, há algum problema ou até ajudam na limpeza do aquário? Resumindo: O problema no meu aquário terá sido a falta de oxigenação, amónia medi e estava a zeros, faço sempre religiosamente uma TPA de 20% todas as semanas com água tratada e reforçada pelo que me parece não ter sido por aí o problema, tenho muitas plantas (de crescimento lento) e desliguei a iluminação por causa do calor, largaram muito Dióxido de Carbono e nada de Oxigénio, intoxicaram os camarões, resolvi o problema com 2 TPA's semanais durante este tempo e uma boa bomba de ar que vou continuar com ela ligada, nesta caso parece-me benéfica para os camarões, há praticamente uma semana que não tenho mortes pelo que parece que está resolvido. Obrigado a todos pela ajuda.
  10. Acabei de retirar o skimmer, andava a contar camarões e dei falta de um, estava dentro do skimmer juntamente com um juvenil.
  11. Pedro, eu apesar de ter um filtro de mochila como tinha Biofilm não havia agitação suficiente, como apaguei as luzes durante dias as plantas que já estão grandes libertaram demasiado Dióxido de Carbono e consumiram oxigénio (como tu disseste e bem), essa é a minha explicação para o que aconteceu, amónia não era porque medi, ou isso ou dei demasiada comida mas quando medi a amónia estava boa. Como tinha feito o mesmo o ano passado não me preocupei muito com as consequências mas as plantas eram menores e os camarões bastante menos, e a minha cabeça não pensou como devia. Agora coloquei a bomba, o skimmer e o filtro de mochila já tenho agitação suficiente e os sobreviventes aparentemente estão bem, os pequenitos que por lá andam parecem bem e até já vi um exoesqueleto. Então convém de vez em quando colocar elementos novos para estabilizar a colónia? Eu não faço apuramento, aliás até o camarão que mais gosto é um que nem é carne nem é peixe, não é branco nem é vermelho, nem tem riscas e já nasceu no meu aquário, simplesmente gosto de os ver e não faço muita questão de apurar, mas se for melhor ir colocando elementos novos de outras ninhadas começo a ponderar essa hipótese, se me puderem responder a esta duvidas agradeço.
  12. Então achas melhor que tire já as anúbias?
  13. Eh eh, espero que sim, pelo menos já tenho 15 reservados para juntar a estes e ver se eles próprios organizam o seu próprio bacanal. Abraços
  14. Tendo em conta essa informação vão já saltar cá para fora este fim-de-semana e coloco uns fetos de java que sempre são menos perigosos. Já agora as toxinas estão no caule e não na folha, certo? Se tiver uma folha mais roída não é problema? Mais uma questão sff, tenho o aquário há ano e meio mais ou menos, acham que devemos manter o aquário ou ele com o tempo vai perdendo "qualidade" devendo pensar em refazer tudo novamente?
  15. Obrigado Nuno, Eu medi a amónia e estava a zeros, em relação às anubias elas não estão podres, mas criaram uma algas mais acastanhadas por cima e que começam agora a desaparecer, achas que devia tirar as anúbias? Tenho 2 e nunca as podei, na altura não sabia que seriam tão perigosas para os camarões. Eu já tenho ventoinha que praticamente está ligada o dia todo de forma a manter a água a baixo de 25º. Obrigado mais uma vez, se puderem responder a esta questão das anubias seria uma boa ajuda para saber se as tiro ou não.
  16. Por respeito a quem me ajudou e me deu dicas para melhorar o meu aquário, venho informar que o aquário mantém-se estável, já vi um exoesqueleto, os meus 5 camarões mantém-se de saúde, activos apesar de ainda não atacarem a comida como o faziam, mas há muita alga, pinhas e folhas de amendoeira para se alimentarem, os pequenos continuam a crescer e agora aguardo por Domingo para refazer a colónia. Ainda estou na duvida entre manter ou não o skimmer, não sei se não será corrente a mais naquele espaço.
  17. Obrigado Fábio, O Skimmer já tinha pensado em adquirir anteriormente para o meu aquário principal (peixes) e como tinha esta "nata" completamente inestética neste resolvi colocar neste, mas depois de resolvido o problema e de não voltar a criar essa película já o tiro de lá. O Biofilm não dificulta a oxigenação da água? Pois parece que cometi demasiados erros para quem tinha o aquário estável há tanto tempo, comida a mais, luz a menos, foi no que deu. Para já estou satisfeito com o facto de não ter tido mais mortes e os que tenho no aquário estarem aparentemente bem, são 5 adultos e algumas crias. Obrigado
  18. Tenho uma calha com 2 lâmpadas 24W, já enchi o aquário com plantas flutuantes, as luzes ficam ligadas perto de 8 horas por dia, para além disso coloquei uma bomba de ar a lançar bastantes bolhas, comprei um skimmer para ver se acabo com o Biofilm, um da Eheim 350 Skim, acham que há possibilidade dos camarões serem "engolidos" pelo skimmer? Devo colocar alguma protecção ou não há problema? Desde já agradeço a ajuda.
  19. Ok Ok, normalmente é assim que faço, vou aguentando e com a bomba pode ser que desapareça de vez. Obrigado a todos pela ajuda
  20. Estava a pensar em comprar um skimmer para acabar com isso, acham que vale a pena? O EHEIM skim 350
  21. Pode ter sido comida a mais de facto, ao inicio não dava muita mas como via que havia alguns camarões sem comer comecei a colocar um pouco mais, e talvez tenha exagerado, chegava a colocar uma pastilha inteira da Mosura, para 60 camarões talvez fosse muito, não sei, antes partia e dava só uns bocadinhos. Do Fluvermal não deve ter sido pois essa película apareceu bastante antes de o coloca, mas pode ter ajudado. Já coloquei uma boa pedra difusora a funcionar, o meu filtro é de mochila mas mesmo assim não agita a água o suficiente, o que é certo é que neste momento não tenho mais mortes, os 5 resistentes têm aguentado bem, assim como as helenas. A bomba da ar que coloquei faz bastantes bolhas, até porque a bomba é potente, será que não causa stress nos camarões?
  22. No aquário principal, tenho flutuantes que crescem que é um exagero, já coloquei bastantes no aquário dos camarões, obrigado pela dica Sendo assim também não cortarei nenhuma das anubias, quando estiverem muito altas tiro e coloco fetos de java Ontem fiz mais uma TPA, tirei o filtro extra que estava a trabalhar e todo o carvão, aparentemente estabilizou, hoje já vi os 5 camarões que me restam mais activos e a rebuscar comida no aquário, dei meia ervilha mas foram mais as helenas que a comeram, vamos ver como corre daqui para a frente, se até ao final da semana estabilizar definitivamente tenho de arranjar mais uns 20 para colonizar o aquário como deve ser. Em relação à bomba de ar, quais as vantagens para os camarões? Obrigado a todos pelas dicas.
  23. A luz tem 2x24, acham muito? Devo optar por uma mais fraca? Em relação às anubias devo tirar ou evitar podar? Tirando isto que se passou agora tive a colónia com mais de 60 camarões e estiveram sempre bem.
  24. Não tenho tópico aberto não, mas vou tentar abrir quando regularizar, só tenho plantas de crescimento lento crs e helenas que neste momento já quase que são uma praga. Vou colocar então uma bomba para movimentar a água, o filtro é de cascata com esponja e cerâmica e está montado do lado esquerdo. Estou mesmo desgostoso com este disparate que fiz, eram mais de 60 e neste momento devem ser uns 10, a ver se aguentam.
  25. Obrigado Paulo pela ajuda quantas horas achas que devo deixar a luz acesa? Este é o aquário