DISCOS/PLANTAS - PH e KH


RUI PEDRO

Recommended Posts

Olá,

 

Eu tenho um aqua plantado com Discos, com Ph a 6,8, que é bom para os discos, mas o kh está a 7,o que é bom para as plantas, mas se baixo o Kh a água fica instável levando a oscilações de Ph, o que é mau para os Discos, por outro lado, o Kh elevado não é bom para criação.

Onde eu queria chegar é o seguinte, os meus discos pozeram ovos, mas ao segundo dia foram comidos(provávelmente pelo Bótia ou Pleco "arranca plantas") o que resultou num castigo para ambos, que estão num aqua de 30L. Provávelmente eles tornarão a pôr mais ovos daqui a 15 dias +-. Poderei manter o Kh a 7 ou será melhor tentar baixar com productos próprios, já que já utilizo a turfa?

Utilizo o Co2 cazeiro, mas na sua composição acrescenta-se Bicarbonato de Sódio, que como toda a gente sabe aumenta a dureza da água. Será que ele é libertado através do Co2 para a água do aquário?

 

Será que alguém já passou pelo mesmo problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui

 

O teu problema não deve ser do kh mas sim do gh. Acho que devias arranjar o teste do gh e procurares informação como o baixar. Eu também ando a querer o mesmo mas a coisa não está fácil. a água da torneira sai a 10º gh e a turfa apenas mo consegue baixar até aos 6º gh. Ouvi falar de umas resinas para pôr no filtro mas não sei onde se vende. Também queria.

 

Fica bem

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas Taslixado, o problema não é baixar o ph. Pelo meu entendimento (que não é cientifico) a adição de CO2 não baixa o GH.

O CO2 é boa ideia mas não com a quantidade de luz que tenho. Isso ia-me sufocar os peixes.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo nada de discus nem respectiva água...portanto não sei se 7 é um valor de kH aceitável. Para os meus peixes (mbunas, de água alcalina) é óptimo!

Brotas: ele refere-se realmente a Kh. O gH não tem nada a ver com pH nem com CO2...

O kH ou dH está directamente relacionado com o CO2, pH e Bicarbonato (de sódio), pois o valor do mesmo depende da quantidade de carbonatos na água (por isso se chama de dureza carbonatada). O Kh serve para "manter" o pH constante, e é um método para saber se há CO2 a mais ou não.

O gH não está relacionado com CO2 nem com o bicarbonato, embora possa influenciar o pH, e designa-se por dureza geral. Chama-se de água dura a uma água com gH elevado, e mole a uma água com gH baixo.

 

Quanto ao bicarbonato passar para o aquário...ele não passa na sua forma "pura", mas faz parte da reacção que origina CO2.12_4_5.gif

 

Cumps,

Nuno Reis

PS- se disse algum erro por favor corrijam-me...isto de química percebo pouco! :P:oops:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel

 

Essa explicação já eu sabia. Eu só não percebi porque é que o Rui Pedro quer baixar o kh. Como disseste, o kh serve para manter o ph constante e como ele tem o ph a 6.8 (que está dentro dos paramentros para os discus) não me pareceu que ele o quisesse alterar. Por isso não compreendo porque quer baixar o kh.

O que os discus realmente gostam é de águas com gh baixos e por isso é que eu achei que ele estava equivocado.

Vamos ver o que o Rui Pedro diz.

De qualquer forma ainda ninguém me soube responder à questão que levantei, isto é, onde arranjar as resinas que baixam o gh que é o que realmente me preocupa.

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que o KH está a 7 ?

 

Existe uma relação entre pH-KH-CO2:

Se tens o KH a 7 e pH a 6.8 terás de ter grandes quantidade de CO2, aí uns 35 ppm, o que não será saudável para os peixes...

nem sei como é que consegues com o sistema caseiro ter tanto CO2, eu não consigo...

Ou tens um aquário pequeno ou passa-se aí outra coisa.

 

vamos lá recapitular as probabilidades, começando com a mais provável:

 

Probabilidade 1.

Tens grandes quantidades de ácido fosfórico, que irão deturpar estas tabelas, apresentado valores estranhos...em alguns testes.

Usastes algum quimico para descer o pH?

esses quimicos até podem aumentar o KH

 

Probabilidade 2.

Tens um pequeno aquário e um grande garrafão a produzir CO2, isto ou metes demasiado fermento e este com uma altíssima produção de CO2 provoca essa descida de pH, só que tem cuidado se for isto que acontece existe uma possibilidade de pouco tempo depois, o fermento morrer...subindo depois o pH bruscamente (mau para os peixes)

 

tu dissestes:

mas o kh está a 7,o que é bom para as plantas

 

bom?

porquê?

quem te disse isso?

 

Com injecção de CO2 é irrelevante o KH, as plantas usam o carbono apenas do ácido carbónico(CO2 diluido na água chama-se ácido carbónico, comporta-se como ácido, mas não "destrói" o KH), não consomem nada do KH.

 

A única utilidade para as plantas do KH quando se injecta CO2 é mesmo manter o pH estável.

 

As quantidades deste são irrelevantes para a maior parte das plantas, mas isto não será para algumas plantas, isto porque com o aumento do KH (senão se usar quimicos para controlar a acidez), haverá um aumento do pH...e muitas plantas necessitam (tal como os peixes), de um equilibrio osmótico para trocar e assimilar substâncias dissolvidas na água.

 

algumas preferem águas ácidas (com pouco KH), outras nem por isso.

 

Para esse equilibrio osmótico também é importante o GH!

 

Este não é mais que a quantidade de iões de magnésio e cálcio "diluidos" na água, existem outros iões importantes para a tal regulação da osmose das plantas, mas estes são os principais, para se medir os outros é necessário medir a condutividade da água, o aumento de sais na água irá aumentar a condutividade da água, e não é só o magnésio nem o cálcio responsáveis, por exemplo os iões de Na e Cl- também irão contribuir para essa condutividade, e como é óbvio, a regulação da osmose das plantas (ou dos peixes), mas para todos os efeitos estamos em presença de água doce e portanto esta não deverá conter muito destes iões... (nem sempre)

 

há plantas para todos os tipos de GH e KH e mesmo pH, umas que não são esquisitas outras que gostam de valores especificos...

 

Como a maior parte das plantas preferem baixos valores de KH, GH e pH (ao contrário do que tu dissestes), tenta satisfazer os discos, vais ver que os discos e plantas irão gostar...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

 

Eu utilizo um garrafão de 5L que me dá para 4 semanas(se adicionar gelatina para controlar o fluxo de Co2), num aqua de 150 L.

Como não fui muito explicito, vou tentar ser mais objectivo, respondendo ás vossas afirmações:

 

Brotas tens razão, o meu gh está demasiado elevado, e não consigo baixá-lo!!

 

Taslixado, o ph mantem-se estável, mas se conseguir baixar o Gh e Kh será que o Ph se manterá estável?

 

Diesel_Car, a questão que eu pus era mesmo para saber se haveria alguma relação entre o Co2 e Gh/Kh...

 

Brotas, eu sempre pensei que o Kh para criar discos devesse estar com um valor de 3, não sabia que era o Gh, obrigado pela informação! :oops:

 

Hugo, eu uso productos da Hagen e não sabia disso, sou capaz de testálos a ver o resultado!

 

António Vitor, quanto á relação entre Kh e Ph para determinar a quantidade de Co2, que segundo os parâmetros obtidos, indicam-me que o Co2 no aqua está elevado, os valores apresentados pelo medidor de Co2 dizem-me o contrário que a concentração de co2 na água está razoável!! :oops:

Quanto á probalidade 1, sou contra quimicos na água, só os utilizo em casos extremos, por isso não uso productos para subir ou descer o Ph.

A probalidade 2, já está mais acertada, mas para um garrafão de 5L uso 12gr de fermento!! :?

Quato ás plantas, sempre pensei que na ausencia de Co2 as plantas retirassem o ácido carbónico do Kh :)

O meu Gh está demasiado elevado isto quer dizer que tenho demasiados iões de magnésio e cálcio "diluidos" na água?

na ultima parte referes o seguinte:

Como a maior parte das plantas preferem baixos valores de KH, GH e pH (ao contrário do que tu dissestes), tenta satisfazer os discos, vais ver que os discos e plantas irão gostar...

 

O meu tópico era mesmo para isso, se conseguisse baixar o Gh/Kh, não iria prejudicar os discos e plantas, pois com valores de Gh/Kh baixos o Ph ficaria instável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu costumo ter o KH a 2 e sem problemas...

a instabilidade do pH só aconteceria se :

 

deixasses o KH chegar a 0

(cuidado, mas com injecção de CO2 isto é menos provável)

flutuações na produção de CO2.

(como dizes que este dura 4 semanas, não creio...)

flutuações no pH são normais em rios...mesmo no amazonas... não te preocupes muito com isso, desde que não sejam bruscas.

 

Em relação a valores incoerentes dos testes, acho que já sei o que está a acontecer, é a turfa que metestes que está a largar ácidos húmicos que deturpam os testes...

esta turfa tem a capacidade de baixar o GH e KH, mas como tudo não faz milagres se tens o GH/KH muito alto.

 

Quato ás plantas, sempre pensei que na ausencia de Co2 as plantas retirassem o ácido carbónico do Kh

 

foi o que eu disse, mas tem atenção que muitas plantas nem conseguem retirar o carbono dos carbonatos, só com injecção sobrevivem.

 

Mais uma coisa, o GH não tem qualquer relação com o pH...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boa noite a todos,

 

Apesar de muito esforço eu tenho tido muita dificuldade em manter o meu Kh. O meu PH está razoavel, entre 6,6 e 6,8.

O Kh da agua da torneira está a 2 e o Ph a 6,6.

Eu gostaria ter meu Kh a 6 e eu não tenho conseguido subi-lo.

 

O meu aquario é de 600l.

 

O que posso fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que o KH está a 7 ?

Existe uma relação entre pH-KH-CO2:

Se tens o KH a 7 e pH a 6.8 terás de ter grandes quantidade de CO2, aí uns 35 ppm, o que não será saudável para os peixes...

nem sei como é que consegues com o sistema caseiro ter tanto CO2, eu não consigo...

(...)

 

Pois, mas ele usa turfa. As tabelas que relacionam estas grandezas "não são válidas" quando se usa turfa. Logo ele pode ter esse valor de kH e pH mesmo com quantidades aceitáveis de CO2 na água, penso eu de que...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Apesar de muito esforço eu tenho tido muita dificuldade em manter o meu Kh. O meu PH está razoavel, entre 6,6 e 6,8.

O Kh da agua da torneira está a 2 e o Ph a 6,6.

Eu gostaria ter meu Kh a 6 e eu não tenho conseguido subi-lo.

 

O meu aquario é de 600l.

 

O que posso fazer?

Para subir o kH é fácil... basta juntar bicarbonato de sódio (é barato e vende-se nos hipers).

 

Agora não sei se vale assim tanto a pena estar a intervir na água, também não sei o que queres fazer com a água. Um kH = 2 está baixo (pouca capacidade tampão) e à mínima podes ter flutuações de pH (só vejo esse motivo para estares a interferir, caso aches que o consegues fazer sem estragos (não vá a "emenda ser pior que o soneto")

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais