Ludwigia glandulosa - ajuda


jrp

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Passo a mostrar uma imagem que por si só é explicativa:

 

p2150002.jpg

 

A planta em causa é uma Ludwigia glandulosa.

 

Desde que a comprei tem perdido algumas folhas e tem acontecido o que podem ver na foto.

 

Passo a transcrever o que está no site www.tropica.com:

 

"Light requirements medium-very high

Temperature 20-28 °C

Hardness tolerance very soft-hard

pH tolerance 5,5-8

Growth slow

Demands difficult"

 

Tenho 3 x T5 10000K que estão acesas durante 8 horas.

 

Os valores da à gua são:

 

PH - 6,8-7

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0,25

NO3 - 10-20

NO2 - 0,1-0,3

GH - 120

KH - 50

Fe - 0,25

 

Tenho CO2 caseiro e o indicador mostra que os níveis estão adequados. Também tenho usado Flourish Excel.

Iniciei ontem a aplicação de Flourish e de Ferro da Seachem.

 

Agradecia algum concelho/opinião sobre o que poderá estar a acontecer à bendita planta. Será da luz?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120º de gH. e 50º kH? ouch!

 

Peço desculpa, passo a explicar melhor:

 

GH - 6 gotas, o teste diz para multiplicar por 20 = 120 - moderadamente dura.

 

KH - 5 gotas, o teste diz para multiplciar por 10 = 50 - Normalmente associado a um PH baixo.

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a potênia da iluminação que tens nesse aqua?

 

Pelo aspecto da planta, diria que é bastante reduzida.

 

De facto, a L. glandulosa é uma planta bastante exigente, entrando em declínio caso não exista um nível constante de CO2 na água, para além de que precisa de bastante luz para se desenvolver bonita e vermelhona.

 

Já a tentei manter com a aplicação de pastilhas nutritivas juntos às raízes, mas não consegui, uma vez que as folhas mais antigas iam à vida sistematicamente apesar de a planta desenvolver novas folhas e crescer.

 

Idealmente, a sua manutenção dependeria de : sistema pressurizado de co2; luz q.b.; substrato rico e bons níveis de nutrientes na coluna de água.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma calha de 4 lâmpadas (10000k) T5 de 39 watts, das quais apenas 3 estão acesas. Desliguei uma pois tive um surto de algas e ando a controlar a iluminação.

 

Tenho CO2 caseiro mas tenho tido o cuidado de manter o seu nível. Quanto à luz poderei tentar ligar a outra lâmpada e ver os resultados. A fertilização está a ocorrer.

 

Estou sem mais pistas.

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta arranjar lampadas com kelvins diferentes, tudo a 10000k não é grande coisa tal como eu te disse no pm que te mandei=S

 

Tinha ficado sobre impressão que a tua Ludwigia era de outra especie, a glandulosa é muito gulosa por terreno fertil e muita luz.... Liga as 4 lampadas para te aproximares um pouco mais do 1W por litro (embora com essas 4 lampadas não chegues lá)

 

Há quanto tempo meteste essa planta no teu tanque? tive uns "problemas" semelhantes quando meti a L. palustris red, nos primeiros dias ela perdeu uma serie de folhas, mas uma coisa abusiva, mas ela passado uns dias recuperou, e já lá vai uns tempos desde que deixou de largar folhas, mesmo as que ficam mais á sombra. Pode ser que essa estaca ainda se esteja adaptar não sei.

 

Se ela se adaptar então tudo bem, se não, muda-la de sitio para um ponto mais iluminado do teu tanque pois pela foto que me mostraste no outro dia pareceu-me que ela estava num sitio um pouco mais sombrio. Se ela morrer, então já sabes que essa especie não se dá no teu tanque com as condições actuais.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta arranjar lampadas com kelvins diferentes, tudo a 10000k não é grande coisa tal como eu te disse no pm que te mandei=S

 

Tinha ficado sobre impressão que a tua Ludwigia era de outra especie, a glandulosa é muito gulosa por terreno fertil e muita luz.... Liga as 4 lampadas para te aproximares um pouco mais do 1W por litro (embora com essas 4 lampadas não chegues lá)

 

Há quanto tempo meteste essa planta no teu tanque? tive uns "problemas" semelhantes quando meti a L. palustris red, nos primeiros dias ela perdeu uma serie de folhas, mas uma coisa abusiva, mas ela passado uns dias recuperou, e já lá vai uns tempos desde que deixou de largar folhas, mesmo as que ficam mais á sombra. Pode ser que essa estaca ainda se esteja adaptar não sei.

 

Se ela se adaptar então tudo bem, se não, muda-la de sitio para um ponto mais iluminado do teu tanque pois pela foto que me mostraste no outro dia pareceu-me que ela estava num sitio um pouco mais sombrio. Se ela morrer, então já sabes que essa especie não se dá no teu tanque com as condições actuais.

 

Pois eu sei que tudo a 10000k é capaz de não ser o melhor, mas de momento é o que se arranja. Com as 4 lâmpadas fico com 156 W que dá uma relação de 0.82 watts por litro fazendo as contas a 190 L (acho que até tenho um pouco menos que 190L). Ela está no aquário à +- 1 semana.

 

É realmente uma pena, pois acho que as condições até são boas, como é óbvio esta planta pode ser mesmo muito rigorosa em termos de condições, mas não deixa de ser uma pena. Já pensei em poda-la e tudo para ver se ganha força. Mas acho realmente estranho o que está a acontecer às folhas. Enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais