A história de um layout, segunda versão.


Tugz

Recommended Posts

Tugz waters

 

SETUP

 

-Aquário Eheim 100x40x45 180L

 

-Filtro externo Eheim Ecco 2236

 

-Termóstato Hagen

 

- 2 lampadas t8 uma flora glo na parte anterior do aquário e uma marine glo na parte posterior do aquário

 

- Tronco de videira

 

- dois tipos de granito e xistos

 

- Areao de rio

 

FAUNA

 

- Duas corys albinas e uma cory paleatus

 

- 1 CAE

 

- dois guppys machos e 6 femeas ( e 14 alevinos neste momento)

 

- 1 Macho molly velifera e 1 femea

 

- 2 tetras Buenos Aires

 

- 1 platy macho e 1 femea

 

- 5 bogas-portuguesas (um peixe raro, e eu que pesnava que eram saramugos, antes fosse) (ver abaixo)

 

 

 

Ora bem, como inicio deste tópico de apresentação, tenho a dizer que o aquário já está montado há alguns tempos.

 

Mais precisamente desde os dias 5/6 de Julho pois foi feito no dia 5 de noite e 6 de manha e tarde.

 

Mas, já andava há muito tempo antes a ler, e ler, e reler, pois este é o meu primeiro aquário, sem contar um mini aquário onde tive kinguios. Onde curiosamente os tenho de novo mas já lá vamos.

 

Ora bem, como os fundos não eram e não são muitos , muito tive de batalhar para conseguir que os meus velhotes me deixassem ter um aquário.

 

Falei com o senhor alcidio, membro aqui do fórum, que me vendeu um dos seus aquários com 180 litros.

 

1m de comprimento por 40 de largura por 45 de altura.

 

Ora como os fundos são fracos decidi fazer eu próprio a minha decoração.

 

Depois de ajudas cedidas por vários membros aqui do fórum, descobri que rochas poderia usar e logo me fiz a estrada.

 

Não de carro mas de bicicleta.

 

Ora o que descubro eu, na moradia duma vizinha um belo quadrado de granito.

 

 

 

hpim1949q.jpg

 

Depois de partido.

 

E que grande trabalho que deu.Nem a picareta o massacrou.Teve de ser com o martelo directamente para o desfazer.

 

hpim1951w.jpg

 

De seguida passei uma tarde inteira a cortar e descascar troncos.

 

aqui estão eles

 

hpim1945.jpg

hpim1941y.jpg

 

Para minha tristeza não gostei deles para o aquário e ficaram de parte.

 

entretanto arranjei mais uns troncos fixes, uma raiz brutal mas não se enquadram no meu aquário.

 

Ficou só um tronco com dois anos de videira, que já passou dois anos á chuva que foi lavado meticulosamente e fervido durante largos minutos.

 

E entre estas coisas, encontrei um xisto no terreno e outra pedra, mais natural de granito.

 

Entretanto o aquário chegou e com ele o seguinte setup:

 

 

Aquário Eheim 100x40x45 180L c/ filtro externo Eheim Ecco 2236 e Termóstato Hagen

 

100 euros foi o preço, eu pessoalmente achei bastante acessível e o senhor Alcidio ainda me ofereceu um termómetro la filtrante e fertilizante ADA para as plantas.

 

Deixo aqui fotos do material que comprei , como por exemplo este areão de rio. Comprei 20 kilos mas não usei todo.

 

Lavei muito mas muito bem , e fervi, antes de colocar no aquário. Aliás, como tudo o que lá foi para dentro de decorativo.

 

 

ssssdd.jpg

 

hpim1946.jpg

 

hpim1947.jpg

 

 

 

Ora como nem móvel tínhamos para o colocar, fizemos ( eu e o meu velhote) um móvel que por sinal ficou bastante forte em tijolos e madeira. que cobrimos com manta geo-textil.

 

Bem melhor que o vulgar cartão ;)

 

hpim1943.jpg

hpim1944.jpg

E enchemos com areia.

xxxxa.jpg

Pedras fervidas

hpim1950.jpg

 

E foi aqui que me foi mais custoso.

 

Depois de várias trocas e mais trocas.

 

Acabou com xistos de um lado , granito cinzento do outro, e granito mais claro ao meio.

 

Vou postar algumas das fotos para não tornar ainda mais cansativo o tópico.

 

hpim1958.jpg

hpim1957v.jpg

sssz.jpg

hpim1968.jpg

hpim1969u.jpg

hpim1970.jpg

hpim1971.jpg

hpim1966.jpg

hpim1972d.jpg

hpim1974.jpg

 

Ainda levou mais alguns toques mas nada de significativo.

 

Para minha infelicidade fiquei só com uma das lâmpadas, uma marine glo.

 

Mas já corrigi a situação.

 

Neste momento tenho uma flora glo a trás de 30 wats t8 e uma marine de 30 wats t8 á frente.

 

Fauna: Coloquei 3 kinguios para ciclar a agua. Custaram-me 59 centimso cada um.

 

Mas , e ainda não tive culpa , os meus pais apareceram-me com 6 neons, 1 guppy macho, dois mollys macho(sem um olho) e fêmea, dois buenos aires (em mau estado), e isto tudo com o aquário com pouco mais de uma semana de ciclo.

 

Resultado os neons morreram os restantes está cada um gande e fóte como diz o outro.

 

Adicionei , oferecido por um amigo um pequeno bocado de musgo de java quase sem verde.

 

Os kinguios fizeram o favor de o destroçar quase na totalidade. Mesmo assim os restantes ramos de musgo estão a crescer elo que tenho visto e estão a brotar novos raminhos e os velhos estão a verdejar o que é bom sinal ;)

 

Resultado,em relação aos kinguios, retirei os do aquário ,o que já estava destinado a acontecer, e ficaram neste aquário que mostro abaixo

 

hpim1985.jpg

 

Como podem verificar é pequeno, mas é provisório até arranjar um lago para os colocar.

 

Um dos kinguios morreu, de excesso de comida penso eu.

 

Alguém sabe qual a planta na foto acima?

 

E o meu amor do meu aquario, OS MEUS SARAMUGOS! UPPS, afinal são bogas-portuguesas ! também são raras...

 

hpim1983.jpg

hpim2066.jpg

hpim2067.jpg

hpim2068r.jpg

 

 

 

E agora para finalizar foto actualizada.

 

hpim2075.jpg

hpim2073.jpg

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 72
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Estou neste momento á procura de plantas, mas está dificil porque dinheiro está escasso.

 

Ainda hoje para comprar mais alguns habitantes foi-se o que restava das poupanças.

 

Procuro Umas valisnerias para a parte de trás do aquário, e talvez vá colocar a planta que encontrei no rio se ela continuar a crescer como tem acontecido.

 

De qualquer forma, se alguém quiser oferecer plantas de fácil trato eu agradeço.

 

Quanto a sugestões, são todas bem-vindas!

 

EDITADO:

 

Quanto a medições dos parâmetros de água :

 

27 de julho de 2009

 

- Ph / 7.2

 

- KH / 6

 

- GH / +16

 

- NO2 / 0-1

 

- NO3 / 10

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pocha não me digas isso.

 

Eu tive um trabalhao a alojar imagens.

 

E eu vejo-as.

 

Talvez estejas com a net lenta e como são muitas demore a carregar.

 

Porque não clicas no botão quote/citar e vês directamente pelo link de cada foto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos estão a gozar comigo? ;)

 

Eu já ando em fóruns há meses.

 

Fazia parte de uma equipa num inclusive, sei bem o que é bbcode.

 

Estão todos correctos, inclusive os de alinhar ao centro que este fórum não aceita.

 

NO meu pc eu vejo tudo.

 

Não me digam que tenho de realojar tudo de novo....

 

Mas vá eu vou fazê-lo.

 

Esperem uns minutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete as imagens com o link e o seguinte código à volta:

[img= link ]

Depois ja opino ;)

 

 

Ele fez isso, a culpa é do site onde alojou.

 

Cita ou responde ao post dele e já vez se as imagens (links) estão lá ou não ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dei um espaço entre os bbcodes das imagens finais do tópico.

 

Resolveu o problema?

Ou tenho mesmo de realojar tudo?

 

 

Tens de realojar, se copiar o link da imagem e abrir directamente no browser dá o seguinte erro: "Error: exceeded maximum number of unique IP addresses for this download ticket."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe!! Parabéns!! As fotos estão muito bem alojadinhas!! :discuss_gathering:

 

Just kidding!! Olha não faço a menor ideia de como se possam chamar esses peixinhos do rio, mas quero parabenizar-te pelo facto de teres colhido elementos directamente da natureza e não te teres limitado simplesmente a ir a uma loja e comprar tudo, talvez não o tenhas feito também por uma questão de budget, mas digo-te sinceramente IMHO tem muito mais valor assim!! ;)

 

Também estou no inicio da aquariofilia e quem me dera poder ter um aqua do tamanho do teu e não morar em lisboa para sempre que pudesse dar uma volta pela natureza e colher alguns exemplares para o meu aqua tb!! ;)

 

 

Quero continuar a ver a evolução deste aquario, força e mais uma vez parabens!! :D

Lois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuarás a ver a evolução.

 

Pois eu tive de ir colher á Natureza pelo facto de não haver dinheiro para mais mas também por ter muito mais piada assim.

 

Quanto ao tamanho do aquário, eu ia comprar mais pequeno devido ao pouco dinheiro , mas o senhor alcidio vendeu-me esta pechincha com filtro externo e tudo o que eu disse lá em cima por 100 euros. Uma sorte.

 

QUanto aos troncos, eu tenho mais um e ainda uma raiz muito fixe, se quiserem eu tiro fotos para que possam ficar com elas, pois a mim não me fazem falta.

 

Já é madeira antiga, pelo que é só fazer um tratamento curto e tá bom para o aqua.

 

Para não falar que já estão meias raspadas para não tingir a agua :discuss_gathering:

 

Se quiserem apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tugz,

 

Tens aí potencial para fazer uma coisa bem fixe.

Na minha opinião, e estou apenas baseado daquilo que vi nas fotos, eu ADOREI aquele primeiro tronco muito fininho (quem vê as fotos no 1º post é logo o primeiro). Gosto imenso de troncos fininhos. Tens a certeza que isso assim de lado, como eu tenho no meu, não cabe dentro do aqua? Nem que tenhas que fazer alguns acertos, partindo daqui, partindo dali???? Eu acho que ficava a matar!

 

Bem, vou acompanhando. Vai colocando aí as evoluções.

Agora faltam umas plantinhas. Foi pena, porque fiz umas podas boas agora das Rotalas e das Hygrophyla Polisperma. Para a próxima, se quiseres, mando-te uns bocadinhos.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu passo os dias nas ofertas, já lá deixei anuncio mas ninguém nunca oferece, dai ainda não ter plantas :)

 

Olha, quanto ao tronco, cabe bem no aquário, talvez arranje maneira de o colocar .

 

É assim , tudo no meu aquário é provisório, eu posso muito bem vir a colocar os troncos.

 

Mas para isso tenho de ter plantas. Sem um musgozito a cobrir aqueles ramos, não gostaria de o ver no aquário.

 

Além disso é difícil colocar aqueles ramos a ferver, outro senão de o colocar no aquário.

 

Ou seja , para o colocar teria de dar um tratamento de esha 2000 a todo o aquário durante os 3 dias, de dose reforçada para ficar descansado que nada de mal aconteceria.

 

Por tudo isto, só mesmo quando me surgir uma oportunidade de fazer um layout com plantas é que coloco aqueles ramos.

 

Posso dizer é que a minha ideia era cortar as pontas diagonalmente de forma a que o ramo entrasse na agua da esquerda para a direita e desse uma ligeira inclinação de cima para baixo.

 

E agora umas fotos de hoje do aquário.

 

Sem flash

 

hpim2077w.jpg

 

Com flash

 

hpim2076.jpg

 

Planta que eu colhi do rio, colocada no aquário. Só hoje cresceu uns 5 centímetros um dos ramos. Assusta-me a velocidade e facilidade de adaptação desta planta. O que é muito bom ;)

 

hpim2078.jpg

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEm e agora uma foto de dois troncos que eu tenho.

 

Estas são especialmente para ti nmartinez.

 

Caso queiras a raiz, não é o que eu descasquei fininho, a outra raiz de videira, posso-ta enviar por correio ...

 

 

tronco de marmeleiro desbastado

 

hpim2082.jpg

 

Raiz de videira com dois Invernos á chuva e dois Verões ao sol

 

hpim2083.jpg

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah é preciso é calma como diz o outro :character0050:

 

Agora para já já, queria identificar os bichos que tenho no aquario, e a planta.

 

e queria mais plantas e deixar o aqua a maturar uns dias.

 

Quando vier de férias (próxima sexta) ai começarei a programar um objectivo para o layout.

 

Nessa altura é provável que cá venha colocar uns projectos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem aqui este projecto.

 

À esquerda levaria o tronco fininho, e encostado ao vidro traseiro valisnerias e outras plantas que eu arranjasse que fossem faceis e crescessem muito.

 

Os traminhos seriam cobertos de musgo de java, pois ja tenho uns bocadinhos que se estão a desenvolver e que seriam utilizados neste layout.

 

Depois a parte cinzenta que se vê seria os xistos amontoados e preso por eles queria colocar umas anubias la no meio como que a brotar deles, ficaria engraçado.

 

Do lado direito ficaria aquele calhau de granito redondo que eu tenho, com os cinzentos mais pequenos a volta, e com valisnerias atras e coberto por musgo tambèm.

 

Que acham?

 

Foi só uma ideia para aplicar aquele tronco que eu desbastei.

 

projecto.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.