Filtro UV germicida [Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G


Recommended Posts

Filtro UV germicida [Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G8 T5] DIY

 

As fotos são auto explicativas. Na dúvida é só perguntar!

Não usei cola em nada apenas silicone e teflon.

Sempre usar de modo que ele fique cheio de água. Nunca usar com a saída/entrada viradas para baixo.

Ligue primeiro a bomba, espere encher e em seguida ligue a lâmpada. Se a lâmpada já estiver acesa, pode quebrar com o choque térmico com a água.

 

 

 

Balastro com arrancador (convencional):

hpim09801qa.jpg

hpim09873oa.jpg

 

Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G8 T5:

hpim09908gm.jpg

 

T roscar 3/4 + Bucin 16 mm :

hpim09851vp.jpg

hpim09914ye.jpg

 

2 T roscar 3/4 + Bucin 16 mm

hpim09984nv.jpg

 

Lâmpada UV (germicida) dentro do T roscar 3/4

hpim10013xx.jpg

 

Adaptador recto 3/4 para mangueira

hpim09928xl.jpg

 

Adaptador recto 3/4 para mangueira colocado no T roscar 3/4 + Bucin 16 mm

hpim09943wo.jpg

 

Adaptador recto 3/4 para mangueira colocado no T roscar 3/4 + Bucin 16 mm + Tubo PVC 1"

[O tubo PVC 1" foi colocado sobre pressao (aquecido) no T roscar 3/4]

hpim10002rv.jpg

 

 

Aspecto da lâmpada com o Bucin 16 mm

mvc005s1ni.jpg

 

Filtro UV completo (câmara de esterlização)

mvc001s9xu.jpg

 

 

 

 

Filtro já pronto e a bombar (nota-se a cor violeta da lâmpada)

hpim10199cg.jpg

 

 

 

 

Ficha técnica:

2 T roscar 3/4

2 Bucin 16 mm

2 Adaptador recto 3/4

1 Lâmpada UV (germicida) Philips TUV 8W/G8 T5

1 Balastro com arrancador (convencional):

Silicone para aquário

Tubo PVC 1" (± 13 cm)

Spray preto

Bomba 180 l/h[/img]

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom DIY mas acho q o custo de uma manga de vidro (quartzo de preferencia) poderia fazer toda a diferença....essa UV está bonita mas é um tremendo risco por falta de proteção termica à lampada. se gostas da bricolage e vais fazer outra, faz com uma lampada bem maior tipo 40W e com uma manga de quartzo na lampada para q nunca se corra o risco de rebentar. se fizeres uma assim nem precisas por nas Ofertas...escreve-me que eu compro logo.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá um exelente trabalho..

Mas tenho uma duvida.

 

Isso nao tem nenhum motor para puxar a água?

 

Pelo menos nao parece...

 

e Ja agora...

 

Quanto te custou o material todo?

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom DIY mas acho que (palavra corrigida) o custo de uma manga de vidro (quartzo de preferencia) poderia fazer toda a diferença....essa UV está bonita mas é um tremendo risco por falta de proteção termica à lampada. se gostas da bricolage e vais fazer outra, faz com uma lampada bem maior tipo 40W e com uma manga de quartzo na lampada para que (palavra corrigida) nunca se corra o risco de rebentar. se fizeres uma assim nem precisas por nas Ofertas...escreve-me que eu compro logo.

 

 

Boas Peninha

Ontem estive a alterar o projecto inicial, e uma das alterações é a colocação de uma lâmpada mais forte (20 W), se arranjar a de 40W melhor. Onde é que posso comparar esta manga de quartzo. Quando acabar mando-te um mp.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá um exelente trabalho..

Mas tenho uma duvida.

 

Isso não (palavra corrigida) tem nenhum motor para puxar a água?

 

Pelo menos não (palavra corrigida) parece...

 

e Ja agora...

 

Quanto te custou o material todo?

 

Boas Nassis

Tem uma bomba de 180 l/h. É o suficiente para que o caudal de água dentro da câmara de estirilização seja reduzido.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho visto à venda nos sites alemães de aquariofilia tipo www.aquaristic.net e vem mesmo como "quartz sleeve" para UV's

mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça.

procura num motor de busca como UV quartz sleeve.

Uma lampada de 40W permite uma circulação de 600 L/H e mesmo assim mata mais que a de 8W a 180 L/H. há certas coisas em filtragem que nunca são demais e a potencia das UV's é uma delas.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho visto à venda nos sites alemães de aquariofilia tipo www.aquaristic.net  e vem mesmo como "quartz sleeve" para UV's

mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça.

procura num motor de busca como UV quartz sleeve.

Uma lampada de 40W permite uma circulação de 600 L/H e mesmo assim mata mais que a de 8W a 180 L/H. há certas coisas em filtragem que nunca são demais e a potencia das UV's é uma delas.

 

 

Boas Peninha

O que queres dizer "mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça.".!!

:x

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

mas suponho que até um pedaço de lampada fluorescente T8 ou T5 te pode ajudar a evitar uma desgraça

Não percebi bem o que queres, mas o vidro não deixa passar a maior parte dos UV. Pelo menos os UV-C que são os mais energéticos, daí que se tenha de usar quartzo quando se trabalha nessa gama de comprimentos de onda.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh ok ok eu só estava a querer arranjar uma maneira de ajudar a fazer a coisa caseira. é claro que as mangas de quartzo é q são as mais indicadas para colocar nas UV's.. mas no caso de não se ter acesso a isso, e em vez de por a agua em contacto directo com a lampada, eu sugeri um pedaço de tubo de vidro de lampada T8. com casquilhos a prova de agua e O-rings adequados.... tudo menos a lampada em contacto com a agua directamente...mas claro, o ideal é o vidro de quartzo definitivamente.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho que ainda não percebeste...

Não se pode usar vidro!! O vidro absorve no UV-C, o que impede que essa radiação chegue à água, matando o que tem a matar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ivan, quem ainda não percebeu muito bem o espirito de DIY foste tu...eu já expliquei que sei a diferença entre vidro normal e vidro de quartzo...tambem já disse que o ideal é mesmo o quartzo.... mas quando nao se tem cão...caça-se com gato. e isso não vem nos cursos das faculdades...vem na escola da PDV. Portanto e embora eu preze muito as tuas dissertações (fundamentadas e de extrema importancia para se entenderem certas coisas, que leio sempre com agrado...e daí o meu muito obrigado) neste caso, assim como já tenho visto noutros....és tu que estás fora do espirito DIY... alem de algum pedantismo em relação à inteligencia de outros membros....percebi...já tinha percebido à muito tempo... a saber, embora não seja o ideal, o vidro das lampadas fluorescentes não absorve nem completamente nem na sua maioria os raios UV-C que são os que nos interessam aqui e que portanto, nao sendo a opção ideal nem a mais aceitavel, são ainda assim melhor opção para proteger a lampada das diferenças de temperatura da agua.Prefiro que me escapem umas bacterias numa passagem que depois por acumulação morrem na passagem seguinte...que ter uma lampada quebrada e um grosso problema eletrico no aquario e em casa. agora já percebeste a minha ideia? alem disso estou a ver se convenço o prezado colega a fabricar uma UV de 40W que me dava um jeitaço enorme, :lol: e estão caras à brava.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas tuas palavras... entendo que as lâmpadas Fluorescentes normais emitem radiação UV-C... cá para fora, salvo seja...

 

Sim, porque em lâmpadas de mercúrio a baixa pressão (que é o caso das Fluorescentes) os picos de emissão encontram-se a 253.7 nm e 185 nm. Que para quem não saiba, pertencem respectivamente às zonas de Raio-X e UV-C.

 

Ou seja, não estamos mais que a fritar os nossos peixinhos com lâmpadas Fluorescentes normais...

 

Sim... porque eu não acredito que apenas o depósito do fósforo, que pode não ser perfeito, evite que sejam emitidos Raios- X e UV-C de uma lâmpada Fluorescente normal de mercúrio...

 

Sem contar, que pelo que estive a investigar, as lâmpadas UV-C germicidas são feitas de quartzo, todas... por alguma razão há de ser... não sei, talvez porque o vidro comum, ou mesmo o vidro das lâmpadas Fluorescentes absorva nestes comprimentos de onda...

 

É esta a ideia que tenho...

 

Resumindo e concluindo:

 

O que tu dizes de uma lâmpada UV-C ser protegida até percebo, agora com vidro, até de uma lâmpada fluorescente, é inibir por completo o funcionamento da mesma.

 

Se quiseres, deixo aqui uns links, os quais estive a ler:

 

http://rael.berkeley.edu/uvtube/uvdisinfection.htm

 

A Mercury-vapor lamp is a gas discharge lamp which uses mercury in an excited state to produce light. The arc discharge is generally confined to a small fused quartz tube mounted within a larger borosilicate glass bulb. The outer bulb may be clear or coated with a phosphor; in either case, the outer bulb provides thermal insulation, protection from ultraviolet radiation, and a convenient mounting for the fused quartz arc tube.

 

All mercury vapor lamps (including metal halide lamps) must contain a feature (or be installed in a fixture that contains a feature) that prevents ultraviolet radiation from escaping. Usually, the borosilicate glass outer bulb of the lamp performs this function but special care must be taken if the lamp is installed in a situation where this outer envelope can become damaged

 

mas quando não (palavra corrigida) se tem cão...caça-se com gato. e isso não vem nos cursos das faculdades...vem na escola da PDV.

Mas neste caso, "caçar com gato" é matar o funcionamento da coisa... Percebes?

É só isso que eu quero transmitir, nada mais...

Uma coisa é espírito desenrasca/DIY, que eu, modéstia à parte, tenho algum. Outra, é tornar obsoleto (é a ideia que eu tenho) um sistema que até pode funcionar bem...

 

Cumprimentos

E obrigado pelo teu elogio.

Luís Fortunato

 

PS: E já agora, eu não aprendo tudo na faculdade... senão nunca teria montado aquários. Pois nunca tive aulas sobre aquariofilia na faculdade.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Peninha

Ontem estive a alterar o projecto inicial, e uma das alterações é a colocação de uma lâmpada mais forte (20 W), se arranjar a de 40W melhor. Onde é que posso comparar esta manga de quartzo. Quando acabar mando-te um mp.

 

Quando acabares avisa-me também... pelo que vi moras na Granja do Ulmeiro, que penso que seja a que fica perto de Alfarelos... ora como estou na Figueira gostava de ver isso montado, se não te importares! Uma coisa dessas era o ideal para o meu sistema de filtragem da bateria de aquários que tenho.

 

Parabéns pelo trabalho! Muito bom mesmo!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu entro na corrida para um se as alterações do quartz e dos 40w forem avante! Dependendo do preço, claro está!

Gostava de ser avisado caso um dia tivesses disponibilidade para venda.

Parabéns pelo projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem Pestinha, nunca se sabe quando se tropeçou num bom negocio..eheheh afinal a fome de UV's estava era escondida.. e é como te digo, quantos mais Watts melhor. estou a procura das mangas de quartzo, se encontrar alguma coisa de jeito digo-te.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

O esquena final do filtro já esta concuído e será como esta imagem:

semttulo5ji.jpg.

 

Agora temos um "problema": as lâmpadas mais próximas das 40 W são as de 36 W, mas estas têm um comprimento de 1.20 mts :oops:, por isso acho que será um pouco dificil contruir um filtro com estes W. As mais aconselháveis que encontrei e instalei no meu filtro foi as de 20 W.

Peninha, quando tiveres alguma coisa sobre as mangas de quartzo avisa.

 

Mas pessoal, tenham a consciência que o filtro funciona bem sem as mangas de quartzo, é preciso é não ligar a lâmpada antes da bomba. Depois da água estar dentro da câmara de esterilização, e a lâmpada estar à temperatura da água, tudo bem (pelos menos foi o que me disse o people da material electrico.

O projecto final será apresentado na próxima semana.

 

cumprimentos

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Gostaria de saber a principal razão para a escolha de uma lâmpada de 40W?

 

Razões (pessoais e de pesquisa) para não escolher esta lâmpada (40W):

1) Tamanho da lâmpada: 1.20mts (36W)

2) Preço da respectiva lâmpada

3) os sistemas de purificação de água para consumo não utilizam lâmpadas tão potentes, e são para consumo doméstico. Para um caudal de água de 2000l/h utilizam a lâmpada de 36w. Será que para os nossos aquários, até 600 l, poucos, não seria sufiente uma de 20W?

Os expertos que digam alguma coisa,

Como pode-se comprovar com esta imegem.

 

semttulo8yf.gif

 

4) Aumento da temperatura. Com a temperatura que temos, um aumento de 4 graus nos aquários seria um problema. Não? (no inverno, :wink: ).

 

Por isso, por experiência própria, estou a utilizar uma lâmpada de 20W com uma bomba de 180l, mas como é regulavél, debita apenas +- 80 l/h, o que equivale a 1.33 l/h. Não será mais do que suficiente?

Foi proposto que fizesse um filtro de 40W, só que seria de 20W+20W. O problema que encontro é na parte electrica. Como é que posso ligar as duas lâmpadas, independentes, num só balastro.

 

Cumprimentos

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, temos novidades em relação a este maravilhoso projecto?

 

Eu estou a pensar em fazer o mesmo, só gostaria que me dessem mais feedback em relação ao mesmo.

 

Até agora está a funcionar bem?

 

Cumps e parabéns pelo excelente DYI ! :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Na revista Aquário Magazine nº7 de Setembro de 2004 tem uma secção dedicada a bricolagem.

Na pag.28 a 34 tem como construir um esterilizador U.V.(ultravioleta) com uma lampada de 40W.

 

cumprimentos :twisted:

1Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos

 

Para quem quisser saber mais sobre o filtro UV 15W, posso dizer que desde que comecei a utilizar, estou a utilizar 2 noites por semana, deixei de ter algas (tenho apenas uns pontos verdes no vidro - poucos - facilmente removiveis com o "limpador" de vidros. :twisted:

Não é puxar a brasa à minha sardinha, mas o "bicho" funciona bem. No decurso na proxima semana trago mais novidades.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...