Anti-Cloro - Sim ou Não?


Anti-Cloro - Sim ou não?  

47 votos

  1. 1.

    • Não
      20
    • Sim
      18
    • Tenho duvidas...
      9


Recommended Posts

Acho que este tópico vai ser bastante util para todos.

 

A ideia é que cada um diga como faz a mudança da água e se usa anti-cloro ou não e se está satisfeito com os resultados. Se utiliza anti-cloro indique a marca.

 

Eu pessoalmente tenho utilizado o tetra aquasafe mas estou na dúvida se devia deixar de o usar visto ficar um pouco caro. Começei a usar outro anti-cloro e de repente apareceu-me ictio no aquário. Já tenho uma baixa e estou a fazer tratamento. podem ver o tópico em:

 

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=2776

 

Cumprimentos,

Samu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samu,

 

Não tens necessidade de usar qualquer acondicionador na água. Todos os químicos que se puderem evitar, devem de facto ser evitados. Até podem ser benéficos em algumas situações, mas vão ficando sempre residuos acumulados no aqua, que mais cedo ou mais tarde nos poderão causar problemas.

 

Só quando não houver alternativa e no teu caso há. Deixa repousar a água, de um dia para o outro, que é suficiente. Posso até dizer-te que a maior parte dos logistas com alguma experiência (não os curiosos) a põe directamente da torneira, até mesmo nos discus... o cloro evapora ao fim de algum tempo!!

 

1 abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo samu e prates

 

o prates adopta excatamente a mesma teoria q eu...qto menos químicos melhor :?

 

No caso do anti-cloro, deixar a água repousar e já tá pronta a usar (acho que vamos levar tareia dealguns lojistas :lol:)

 

Mas pode ser que haja alguma vantagem que não conheça...vou aguardar pelo desenvolvimento deste tópico :)

 

Abraços

  • Votar + 1
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, eu uso e recomendo o anti-cloro, uso o seachem. O cloro afecta bastante o muco das escamas e o endurecimento dos vazos nas guelras. É claro que se pudesse não usava, mas não tenho espaço para a quantidade de água que necessito, ficar a repousar. Também só uso no aquário maior, como tiro água de três em três dias +/-, aproveito para a utilizar nos outros aquários.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que uns "jarrican" não resolvam. 2 ou 3 de 30/40l serão suficientes. Pelo menos no meu caso em que também troco cerca de 40l de 3 em 3 dias, tem funcionado.

 

São fáceis de encontrar, baratos e não ocupam assim tanto espaço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

 

bem eu já utilizei o Tetra Aqua Safe mas recentemente não tenho utilizado qualquer produto anti-cloro e até ao momento não tenho notado no aqua qualquer alteração, pelo que... menos dinheiro e menos quimicos.

 

Tenho um Jerican com capacidade para 30Lt de água. Deixo-a em repouso 3 dias e já está.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que uns "jarrican" não resolvam. 2 ou 3 de 30/40l serão suficientes. Pelo menos no meu caso em que também troco cerca de 40l de 3 em 3 dias, tem funcionado.  

 

São fáceis de encontrar, baratos e não ocupam assim tanto espaço!!

 

eu tb tenho um jerrican desses 50L mas acho pouco prático, visto que ligo a mangueira directamente na torneira, não me canso tanto... :lol:

 

tb acho que o jerrican não deve eliminar muito bem o cloro, mesmo colocando uma bomba de ar, pois tem uma abertura estreita.

 

Por incrivel que pareça tenho uma fonte ao pé da minha casa, não sei se se trata de água da companhia, tenho que ir ver a qualidade da água, e ai os jerrican poderão ser uma solução.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

sergio,

temos muita sorte com a água da nossa zona, eu não uso anti-cloro e coloco a água directamente da torneira no aquário.

a concentração de cloro na água da torneira já não é assim tanta para fazer muito mal a um peixe, quando colocamos no aquário essa concentração baixa mais aínda, isso sem contar com a evaporação do cloro no momento em que este entra no aquário, o problema do cloro é, em alguns casos nulo.

posso dizer que os meus peixes e plantas estão de optima saúde "os ramirezi estão a desovar não tarda :D".

 

abraços!

  • Votar + 1

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu votei na 3ª opçao porque ja usei da tetra e de outras marcas. Mas na actualidade nao o uso faço as trocas normais de 20 e de 40% e nao tenho problemas com os peixes.

Mas Acho que se em determinada regiao do pais a agua tras mais cloro e o aquariofilista nao tem tempo para colocar aguas em repouso, sim pode uzar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que este tópico vai ser bastante util para todos.

 

Olá a todos. Podes crer Samu... eu nem sequer teria posto a hipótese de não necessitar de anti-cloro... Uma pessoa no início, quando entra na modalidade, vai a uma loja e recebe logo um "precisa disto, disto e disto". E naturalmente aceitei a necessidade de anti-cloro como um factor indispensável à manutenção do aquário,

Durante 3 meses usei Biotopol da JBL; mudei depois para Aqutan, da Sera. Sinceramente, não me atrevo a experimentar deixar de usar para ver se é essencial ou não, tenho medo por causa dos peixes.

Abraço sincero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

A votação está empatada...

 

Realmente isto parece ser um assunto que divide o pessoal. Se calhar acaba por ser uma questão de escolha. O que é facto é que após uma mudança na marca do anti-cloro que utilizo nas mudanças os meus peixes estão a morrer com ictio e não consigo fazer nada... será que não teria uma aquário MAIS saudavel sem quimicos na água???

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo

 

Para o Ni e o sergio em especial: A ideia deste tópico não era irradiar o uso dos produtos anti-cloro nos aquarios, pq como já foi dito hoje em dia alguns são também acondicionadores de peixes e têm aloe vera na sua composição. Eu evito anti-cloro, porque se vai neutralizar o cloro, vai ter de se combinar com ele e formar um produto residual por precipitação (penso eu de q...) que vai ficar no aquário e que poderá mais tarde ou mais cedo despoletar uma série de reacções químicas nocivas ao aquário, mas se formos a ver também as águas no seu meio natural possuem cloro na sua composição química natural, é um dos aniões mais importantes na sua constituição e estou a falar de águas doces, pq as´salgadas acho q é óbvio q têm :wink:

 

Também sou da opinião que qdo se tem um sistema q funciona, não se deve alterar, por isso acho Ni q fazes mto bem em manter, se te das bem comele deixa tar assim :oops:

 

Eu tinha votado a ultima opção (não sei ou não tenho a certeza) porque também não queria ter uma posiçção radical, e como disse anteriormente poderia ter benefícios que desconhecesse e caso existissem esperava que alguém os relatasse aqui, como o tópico ainda é novo, vamos deixar amadurece-lo :evil: mais um pouco e ver o que isto dá :evil:

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente nunca usei ati cloro...talvez uma falta de consciencia...mas nunca tive problemas!

Quando ciclei os aquas tive a agua em repouso durante uma semana sem qualquer peixe!!! Tempo suficiente para o cloro desaparecer...dp dito e como tenho 100L e 40L uteis(aproximadamente) em cada aqua, e devido a fazer pequenas trocas semanais de agua pequenas (15/20%)acho q a concentraçao de cloro nunca chega a ser elevada ao ponto de prejudicar vivamente um peixe! Ou será q faz...? :wink: Como nunca utilizei e nunca tive problemas! Tt os peixes como as plantas tao saudaveis...acho q não é agora q vou começar a utilizar...

Mas pode ser q com esta discussão mude de ideias... :oops:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

A água passa por tres copos de carvão-activado e tres copos com filtros de fio, isto na instalação de água. Depois vai para um deposito de 200 l onde está uma resistencia, filtro 2213 da heim e uma pedra difusora. Daqui é que retiro a água para os aquarios...

Desde que uso esta solução deixei de usar anti-cloro...

Até sempre

Anibal Mota

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

A água passa por tres copos de carvão-activado e tres copos com filtros de fio, isto na instalação de água. Depois vai para um deposito de 200 l onde está uma resistencia, filtro 2213 da heim e uma pedra difusora. Daqui é que retiro a água para os aquarios...

Desde que uso esta solução deixei de usar anti-cloro...

Até sempre

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Por enquanto ainda uso, mas ja ha algum tempo para ca tenho reduzido a dose do anti-cloro.

No entanto hei-de continuar a usar em doses minimas de tempos a tempos.

 

Inte

 

Ps: volta na volta a agua parece leite :lol:

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deu para perceber que muita gente não usa o anti-cloro e só tem tido bons resultados. Era bom era que alguém indicasse razões para usar o anti-cloro.

 

Para já estou decidido a não usar o anti-cloro. Além de ficar mais barato não parece ter qualquer efeito prejudicial no aquário, a não ser que alguém prove o contrário.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Razões para USAR Anti-Cloro:

 

-É muito mais prático porque não ocupa espaço (quem vive num apartamento em Lisboa ou Porto percebe bem esta vantagem);

-Os anti-cloro neutralizam outros elementos tais como metais mas não interferem com o equilíbrio biológico do aqua;

-Os anti-cloro comerciais contêm componentes existentes na natureza e que ajudam a manter os peixes saudáveis (dizem os fabricantes e eu acredito em 0,01% de tudo quanto eles dizem);

-Sempre usei o Tetra Aqua-Safe com bons resultados mas acho que nunca usei aquela dose toda que eles recomendam (não gosto muito de ver os peixes em água azul)

 

Nota: Para peixes com ictio recomendo vivamente o tratamento da Waterlife porque pela primeira vez em 5 anos fui atingido por esse problema mas foi resolvido de forma eficaz.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Moreira,

 

onde compras o aqua-safe? sempre o comprei no hipermercado e acho que é muito caro...

 

Quanto ao tratamento do ictio estou a usar o medicamento Mardel da Maracide e parece estar a resultar.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Tambem uso Tetra Aquasafe. Como sempre usei não posso dizer as diferenças entre usar e não usar. Na embalagem vem indicado que contém vitamina B, e que esta alivia o stress dos peixes. Isto é verdade?

 

onde compras o aqua-safe?

Eu comprei na aquaristikshop uma embalagem de 0,5L muito mais barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

Domleitão escreveu...

Citação:

he he anibal...isso parece-me uma solução industrial

 

Tenho 1 aquario 200-60-50, 1 aquario 150-60-50, 2 aquarios 100-50-40,

3 aquarios 50 litros , + 3 aquarios pq onde tenho os alevins (escalares)

 

Citação

tens uma foto do sistema que possas colocar aqui??

 

Tenho fotos mas não as consigo colocar aqui... :)

Sou um zero a informatica... :) Talvez seja essa a razão...Mas vou tentar através de um amigo ...

 

Citação

e tens isso sempre em funcionamento? ou usas so de vez em qdo?

 

Está sempre a funcionar. tem um problema, dois em dois meses tenho de lavar o deposito...

 

Até sempre

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o Ni e o sergio em especial: A ideia deste tópico não era irradiar o uso dos produtos anti-cloro nos aquarios...

 

viva, nem foi essa a minha intenção, eu já sabia que aqui a maior parte do ppl não usa... ...mas para mim é ainda um procedimento que faço, rotineiro. O que posso dizer é que pelo menos nada de mal me aconteceu no aquário.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha opinião sobre este assunto, é de que depende de caso para caso... eu já usei o Biotopol da JBL, mas de momento não estou a usar anti-cloro. O que faço é colocar 2 baldes com 20l de agua cada um, em repouso durante 48h...estando cada um durante 24h com uma bomba de ar a funcionar e não tenho notado alterações nos peixes. Mas se acontece não ter podido deixar a água em repouso, lá uso o anti-cloro... que tb nunca notei nenhum problema com o uso do mesmo, só deixei de usar dado que pesa menos na carteira.

 

Um abraço

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 anos depois...

Ora bolas.. Vim ler 3paginas de opiniões e fiquei na mesma ahah eu uso anti cloro da marca waterlife mas gostava muito de deixar de usar.. Deixam repousar a agua mas e a temperatura? Não posso por 60litros de água fria nos discus e não tenho como meter um termostato num balde com pedra difusora no meio da sala lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais