::EndorFeena:: Projecto Discus 300 lts


DMACHADO

Recommended Posts

EndorFeena

Projecto Discus 300 lts


Setup:


Jebo R219 com cerca de 300 litros de volume bruto


Adaptação da tampa original (3x30W T8) com calha LED DIY 96W com nascer e pôr do sol, meia potência, full power e moonlight


Filtragem a cargo de um JBL e901


Aquecedor Jaeger 200W


Substrato terra de bonsai mineralizada:

IMAG0366_zps60fa2ccf.jpg

e areia de rio com aspecto "amazonia" - granito preto esmigalhado.


Hardscape pedras calcárias (pH alvo de 7.5-7.8 ) e red moor wood:


IMAG0364_zps19782a06.jpg


IMAG0365_zps94b02818.jpg


Flora: vallisnerias, lotus rubra, zenkeri red e green, HZ, cryptocoryne brown e balansae, sagitaria subulata, echinodorus e aponogeton crispus


Fauna: 2 discus adultos, mais 2 juvenis de início e mais tarde até 6-7 discus no total, corydoras, ancistrus, ramirezi


CO2 DIY (gelatina) com dissolução temporizada por powerhead


Fertilização com EasyLife EasyCarbo e Profito, potássio, magnésio e ferro caseiros


Vertente "verde" do projecto:


Isolamento térmico dos tubos do filtro

Isolamento térmico do fundo e painel posterior do aquário

Isolamento térmico do copo do filtro

Recuperação do calor dos leds para aquecer a água durante o fotoperíodo


O objectivo é passar para o dobro do volume do aquário actual, com o menor impacto possível no orçamento mensal familiar.


Está aberto o tópico!

Editado por DMACHADO
  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há mais do que uma teoria acerca disso, sou partidário de passar a barreira dos 7 e ter mais minerais disponíveis para eles crescerem bem. Claro que espero não passar dos 7.5, mas há quem vá até 8 e isto já foi por aqui discutido.

 

Já tenho discus há 3 anos em pH 7 e água dura, e tudo corre bem. Mesmo assim o cálcio não chega para as plantas e os planorbis....Não venho aqui ensinar nada a ninguém, claro.

 

Acompanha o tópico e veremos como corre, vou partilhar parâmetros e desenvolvimento do aquário regularmente.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há muito tempo que venho acompanhando os seus projetos, este vai ser mais um deles, até porque estou tb a inicial umprojeto parecido com o seu.

440/L pra Discus tenho o aq. a ciclar há uma semana, tb isolei térmicamente dos tubos da sump e o móvel da mesma e tb estou a utlizar uma calha com leds para uma flora apropriada para um aq. temático.

Só uma observação, acho curto o Jaeger 200W ...

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, trata-me por tu sff... :) e obrigado por acompanhares os meus projectos.

 

Também concordo que o termostato possa ser curto, mas como tem 220W na realidade e a temperatura vai andar nos 27-28º, com a recuperação de calor dos leds, e melhor isolamento do aquário, pode ser que dê.

 

Provavelmente mais tarde vou comprar um de 300W para ser controlado por um termostato digital que tenho para aqui (de aquecimento central!) e ficar com este de reserva nos 27º.

 

Cumprimentos e felicidades para os projectos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ainda não tenho certeza de conseguir fazer isso, mas trata-se de fazer passar água do aquário pelo dissipador da calha.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho seguido os seus tópicos,( nunca comentei mas nao passa de hoje), e alias estou a desenvolver um projecto "parecido". Estava a ver que nunca mais encontrava o seu tópico do novo projecto. Também estou a pensar usar terra para bonsai.

Espero que corra tudo bem, vou acompanhando de certeza ;)

Se quiser ajudar dê uma olhadela http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=211154


Cumprimentos João Mateus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho seguido os seus tópicos,( nunca comentei mas nao passa de hoje), e alias estou a desenvolver um projecto "parecido". Estava a ver que nunca mais encontrava o seu tópico do novo projecto. Também estou a pensar usar terra para bonsai.

 

Espero que corra tudo bem, vou acompanhando de certeza ;)

 

Se quiser ajudar dê uma olhadela http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=211154

 

 

Cumprimentos João Mateus

 

 

Boas, obrigado pelo comentário,e trata-me por tu sff...

 

Já dei o meu contributo para o projecto, boa sorte!

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Para começar, desejo boa sorte para este teu aquário. Em relação à utilização de terra de bonsai como substrato fértil, será a primeira vez que a vais utilizar, ou já tens alguma experiência anterior com ela? Pergunto isto, pois quero ter um low-tech, e ando à procura de substratos fertéis baratos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado.

 

Já tenho este substrato no meu comunitário há quase 3 anos, vê o tópico.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Cá está o tão esperado projecto!! Vou ser mais um dos muitos que certamente o vão seguir. Acho uma ideia bastante interessante o sistema de arrefecimento dos led's e por sua vez o reaproveitamento do calor para aquecimento da água... Não sei se já alguém experimentou isso antes, mas estou curioso do futuro resultado.

Já andei à procura na minha zona de residência de substrato de terra de bonsai, mas ainda não encontrei por cá em nenhuma superfície comercial.

Vai ser low ou hightech?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não tenho desculpas, o aquário está no sítio, e já iniciei a adaptação dos leds à calha, que devo conseguir terminar esta semana, em horário pós-jantardefamília...

 

IMG_20130415_114527_zps729fafb2.jpg

 

Vista do interior da calha já com os dissipadores ajustados nas posições próximas das finais:

IMG_20130414_174834_zps3dff8b4f.jpg

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Cá está o tão esperado projecto!! Vou ser mais um dos muitos que certamente o vão seguir. Acho uma ideia bastante interessante o sistema de arrefecimento dos led's e por sua vez o reaproveitamento do calor para aquecimento da água... Não sei se já alguém experimentou isso antes, mas estou curioso do futuro resultado.

Já andei à procura na minha zona de residência de substrato de terra de bonsai, mas ainda não encontrei por cá em nenhuma superfície comercial.

Vai ser low ou hightech?

 

Boas, o arrefecimento dos leds não é uma ideia minha, há vários que já o fizeram. E pode ser adaptado a calhas T5, HQI, onde se quiser, é um tubo de metal que passa pela área quente da iluminação, basicamente.

 

No meu caso, e com as peças de alumínio que tenho, não parece que vá dar muito trabalho.

 

Dizem que a partir do momento em que adicionamos carbono (líquido ou gasoso) a um aquário, este passa a ser high-tech.... se assim for, vai ser um high-tech-no-stress, espero, como está a ser o irmão mais pequeno.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite dmachado desde ja parabens por este excelente topico.tenho vindo a acompanha-lo a umas semanas a esta parte e tenho perdido bastante tempo a le-lo(nao e desperdicio de tempo antes pelo contrario) e ja tou a preparar-me para ganhar coragem para remodelar o meu comunitario de 200 litros,visto que esta montado sem substrato fertil por baixo e este parece dar bem conta do recado e e daqueles que a carteira gosta,essas plantas respiram saude mas tenho de tratar da calha 2x30 watts t8 ou uma calha nova feita por mim ou upgrade 2x45 t5.o que aconselhas.e que fiz uma diy para o pequeno e as plantas ate parecem que crescem.quando tiveres podas de sagitaria subulata avisa pois eu quero arranjar para o pequeno algumas podas.

continua com este excelente projeto para nos podermos acompanha-lo passo a passo.abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo incentivo.

 

A opção entre T8 e T5 é sempre T5, estas são muito mais eficientes em termos de lumen/watt. Balastro electrónico é também essencial para poupar as lâmpadas, as minhas já têm mais de 3 anos/12.000 horas.

 

90 watts T5 para um aquário de 200 litros parecem-me ajustados se tiverem bons reflectores, e neste caso pouca distância para a água, é importante dirigir o máximo de luz para o aquário. Sugiro lâmpadas 6.500K e 8.000K como as que tenho, ou as duas 6.500K. Não precisam de ser grolux, nada dessas coisas.

 

Vou mandar MP acerca das sagitarias.

 

Abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plano de mudança do aquário (este plano de mudança de aquário está dependente da finalização da calha LED):


1. colocar substrato, rochas e troncos no aquário 300L


2. instalar CO2 caseiro no aquário 300L e desactivar o CO2 do aquário 150L, powerhead 800l/h passa para aquário 300L


3. instalar termostato 200W no 300L (Jaeger com 20 anos) e 150W (Avipar com 20 anos) no aquário 150L


4. retirar 50% a 60% das plantas do aquário 150L e plantar no 300L


5. primeira TPA de 50% do aquário 150L para dentro do aquário 300L, com sujidade do fundo do aquário "dador", encher o restante com água da rede, sem fertilização - aproveitar a água aquecida pelos painéis solares, como habitualmente


6. retirada de cerâmicas porosas do filtro fluval para o cesto inferior novo filtro JBL 901, com todo o "lixo" - colónia de bactérias instantânea - não há qualquer espera pelo ciclo do azoto - lavar restantes matérias filtrantes com água ciclada


7. filtragem e circulação normal de água no 300L por 8-12 horas, iluminação normal


8. medir parâmetros do 300L, fazer nova TPA de 70-75L (50% do volume do aquário 150L e com mais sujidade do fundo)


9. circular água entre os dois aquários durante 1 hora, filtro 200l/h e sifão do aquário 300L para o aquário 150L, powerhead do aquário 150L para o aquário 300L, equiparar temperaturas e transferir peixes excepto platys - o aquário 150L passa a ficar sem aquecimento, apenas o calor das T5 o aquecerá, para já


10. retirar todas as plantas do aquário 150L excepto as lotus, e plantar tudo no aquário 300L (apenas no dia seguinte)


11. activar novo CO2 no aquário 150L, pedra difusora permanente


12. desactivar filtro externo Fluval 203 (outro com 20 anos!) em série com Eheim 2215 (20 anos!!), ficará guardado como reserva

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Tens isso tudo planeado hehe

La vou ficar a aguardar o desenvolvimento da coisa.

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Pelo que percebi, tudo isto se vai passar num único dia, à excepção da plantação do restantes 50% das plantas... Vai dar um enorme trabalho! Será que a transição dos peixes não devia de ser a ultima coisa de todas? E já com o aquario estável? Pergunto isto pk com a introdução de novo substrato e com o "mexer" do antigo, poderá haver um aumento de elementos azotados que poderão ser prejudiciais para a fauna!! Sei k o facto de introduzires as matérias filtrantes, agua e tudo mais do antigo, vai acelerar todo o processo..

 

Quanto ao CO2, parece-me bem manteres-te fiel ao caseiro. A duvida que me surge é se vais aumentar a quantidade? Se manténs a mesma receita ou se pões por exemplo mais 1 garrafa a debitar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, excelentes questões.

 

A mudança deverá passar-se em dois dias, em princípio, a ciclagem do aquário de 300L deve ser feita durante a noite.

 

No caso do novo substrato, já fiz essa operação anteriormente e correu muito bem - o substrato mineralizado não liberta elementos azotados significativos. De qualquer forma no passo 8 tenho medições de parâmetros e uma TPA adicional para prevenir precisamente essa situação - não vai acontecer.

 

Concordo com a perturbação do substrato antigo - talvez seja de retirar as plantas do aquário antigo de forma mais progressiva - vou repensar essa situação, obrigado pelo aviso.

 

Quanto ao CO2, é um facto que se a garrafa de 2 litros dá para o aquário de 150L, não vai dar de certeza para o de 300L - ou uso duas garrafas em paralelo, ou então um garrafão de 5 litros (não é dos de água), começarei pela primeira opção e depois vejo como corre.

 

De qualquer forma vou aumentar um pouco o carbono líquido (EasyCarbo) e isso deverá compensar um pouco.

 

Outra possibilidade é aumentar as leveduras na receita actual e acelerar o consumo da garrafa de 2 litros, em vez de 5-6 semanas, apontar para 3-4 semanas... só experimentando. Como vou ter blyxas neste aquário, não vou facilitar.

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este sábado consegui acabar a adaptação LED da tampa do aquário (deu mais trabalho do que pensava), e decidi no domingo pôr o aquário em funcionamento:

 

IMAG0390_zps754bf435.jpg

Os tubos de refrigeração não estão a ser usados, para já.

 

IMAG0392_zpsd88ce754.jpg

Este controlador vai ser um daqueles protótipos que acabam por ter uma longa vida de serviço...

 

Após umas horas de trabalho e transferência de plantas, acabei por fazer duas TPAs ao aquário de 150L, para encher metade do EndorFeena, e desactivei o Fluval 203 daquele aquário (ficou o Eheim 2215 apenas) para ser dador de cerâmicas bem sujas para o JBL 901, e assim iniciar a cultura de bactérias.

 

O sistema de injeção de CO2 vai precisar de ser melhorado, não parece atingir pressão suficiente para vencer a coluna de água e a pedra difusora que lá instalei provisoriamente. Coloquei 6ml de Easycarbo para compensar estes dias sem CO2 de jeito.

 

Os leds estão a consumir 90W, apenas mais 12w que as T5 do aquário mais pequeno. O efeito na água é espetacular, vou colocar um vídeo para ilustrar isso.

 

O resultado da empreitada foi este, duas ilhas calcárias com troncos e lótus, rodeadas de sagittarias, blyxas, etc. A água ainda estava turva, colocarei fotos de melhor qualidade mais tarde.

 

6551d95d-28f1-4b20-b838-236d5e198789_zps

 

IMAG0394_zps6e8a4949.jpg

 

Cumprimentos.

  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado j-santos.

 

Aqui deixo umas fotos da montagem, e do aquário tal como se encontra hoje:

 

DSC03184_zps5156ae62.jpg

 

DSC03185_zps5089dfd1.jpg

 

DSC03186_zps0f5ba9f5.jpg

 

DSC03203_zps3a140ac4.jpg

 

DSC03191_zps41cfe49e.jpg

 

DSC03192_zps9b30a200.jpg

 

A água ainda tem algumas partículas muito finas que o filtro tem vindo a eliminar. Acreditem ou não, os leds estão a consumir 60W, menos 25% do que as T5 do aquário de 150 litros, mas as plantas estão ainda mais felizes e a enviar fileiras de bolhas de oxigénio.

 

Já lá andam alguns peixes, mas os discus só devem mudar-se amanhã, após os testes completos à água. Vamos ver até onde vai o pH...

Editado por DMACHADO
  • Votar + 1

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais