Transporte de Plantas


pallmall

Recommended Posts

Sou novo nesta area de aquarofilia e gostaria de saber o seguinte:

Ao comprar plantas numa loja, qual o melhor meio para as transportar?

Depois em casa tenhem de ser logo plantadas, ou podem ficar em espera?

Agradecia qualquer içucidação sobre isto.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

copnvem coloca-las o mais cedo possivel dentro de água.

 

 

Para transporte, saco com um pouco de água.... e ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

copnvem coloca-las o mais cedo possivel dentro de água.

 

Só complementar a informação..

 

Dentro de água com nutrientes, iluminação e aquecimento.. colocar dentro de uma bacia com água não é suficiente para se manter..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem agua...apenas humidade, especialmente em tempo muito quente ou em tempo muito frio. Felizmente que em portugal nunca temos grandes extremos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

sem agua...apenas humidade, especialmente em tempo muito quente ou em tempo muito frio. Felizmente que em portugal nunca temos grandes extremos.

Exactamente... colocar as plantas dentro de água, num saco ou numa bacia, é a pior coisa que podem fazer.

Dessa maneira só vão acelerar o processo de apodrecimento das plantas. Sem nutrientes e sem luz, o tempo que elas aguentam imersas, é muito curto.

 

Só algumas plantas é que é imperativa a submersão permanente, como as Riccias, vallisneria, nympheas, entre outras...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas das coisas que aqui se disseram estão correctas ou tras nem por isso, a saber:

 

Todas as plantas viajam melhor por curtos espaços de tempo (2-3 dias) fora de água que dentro de água. Isto é válido também para as verdadeiras aquáticas (ex Vallisneria; Blyxa etc).

Resta aqui dizer que existem espécies que aguentam ficar fechadas sem danos de maior mais tempo (ex. a grade parte das Cryptocorynes) e outras que sofrem bem mais com o transporte ( ex. Blyxa).

 

Luís Fortunato, das sub-espécies de Riccia que conheço (e olha que são muitas) todas aguentam a emersão (e preferem esse estado) qual é a sub-espécie de Riccia que tu conheces que é totalmente aquática?

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Todas as plantas viajam melhor por curtos espaços de tempo (2-3 dias) fora de água que dentro de água. Isto é válido também para as verdadeiras aquáticas (ex Vallisneria; Blyxa etc).

 

(...)

 

Luís Fortunato, das sub-espécies de Riccia que conheço (e olha que são muitas) todas aguentam a emersão (e preferem esse estado) qual é a sub-espécie de Riccia que tu conheces que é totalmente aquática?

Vítor, eu falo por experiência própria. Como todos sabemos, nem sempre aquilo que funciona connosco corresponde à totalidade do que é válido.

 

As vallisnerias que eu já tive, dificilmente se desenvolviam no estado emerso. Talvez devido à estrutura das folhas, se torne complicado a este tipo de planta crescer totalmente fora de água. Assim sendo, deduzi que é melhor transportar e guardar as diversas vallisneria criadas na forma imersa, dentro de água.

Mas mais uma vez... é a minha opinião; não um facto incontestável.

 

Quanto à Riccia, até hoje ainda só consegui que ela crescesse no estado emerso em águas totalmente paradas. Ou seja, em recipientes com água, ao ar livre. Dentro do aquário, mesmo a flutuar, toda a riccia que tive crescia sempre na forma imersa. Mais uma vez, extrapolei que fosse preferível manter a planta no estado imerso. Outra coisa que já reparei, é que na Riccia crescida dentro de água, ao passá-la para fora de água, a quantidade de planta que se perde é bastante. Uma vez mais, é minha opinião que se deva transportar e guardar as Riccia crescidas no estado imerso dentro de água. Mas é também de salientar que o período que isso se faz, deva ser o mais curto possível, para evitar o apodrecimento prematuro da planta.

 

Cumprimentos e obrigado pela discussão, que é para isso mesmo que serve o Fórum.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está aqui haver alguma confusão...

 

Já escrevi aqui no fórum algo sobre isso, neste tópico

 

Interessa então saber que as unicas plantas que necessitam de estar totalmente imersas (apenas fazendo emergir as flores) são as plantas que são classificadas como Submersas fixas (enraizada no fundo, caule e folhas submersos, geralmente saindo somente a flor para fora de água) e as Submersa livres (não enraizada no fundo, totalmente submersa, geralmente emergindo somente as flores)

 

Todas as restantes embora aguentem periodos de imersão "preferem" o estado emerso ao imerso.

 

Também é mais que sabido no meio que é mais rápido; mais fácil; etc propagar essas plantas na forma emersa.

 

Por fim é mais que sabido também que qualquer planta "de aquário" (seja totalmente aquática ou não) viaja muito melhor na forma emersa, e isto é o concenso geral de quem lida profissionalmente com estas plantas, desde as empresas produtoras passando pela comunidade botanica até aos retalhistas etc.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o que dizes em parte está certo mas a tua fundamentação está errada.

 

quanto ao tópico, ainda bem que trazes esse topico á baila, era para lhe responder...mas não o encontrava...e depois foi esquecendo...

 

aproveito, no entanto, para dar aqui uns laivos e aprofundo melhor no proprio tópico, porque me parece mais apropriado.A classificação que invocas é meramente observacional, sem que a morfologia da planta ganhe grande relevo, ou seja, se quem contribui para a observação observa mais vezes a planta fora de agua, do que dentro de agua, classifica-a de uma maneira, se a vê mais vezes á beira de um qualquer espelho de agua classifica-a de outra maneira, não é tido em conta o ciclo de vida da planta, dos seus métodos de propagação, etc... apenas a obervação, sendo que esta não é geralmente exaustiva para uma area, mas sim quase que casual.

 

quanto á propagação...estás errado...a maneira mais rapida para fazer crescer plantas é através de propagação vegetativa dentro de uma geleia concentrada de nutrientes, em que os primeiros passos se dão dentro da gelatina rica em nutrientes, tecnicamente imersas, ocorrendo ao fim de alguns dias a emersão. É este o método utilizado nas estufas mais avançadas tecnologicamente. O crescimento esse sim, é feito geralmente de forma emersa, mas não obrigatoriamente, e para esta escolha um factor é decisivo, a necessidade de CO2 da planta.

 

Quanto ao transporte, a razão de o mesmo ser feito fora de agua, com ambientes humidos, deve-se a:

 

1- reduzir os efeitos da variação de temperatura

 

2- diminuir o crescimento bacteriano

 

é obvio que muitos o fazem por conhecimento empirico, há quem o faça depois de ter estudado a melhor forma de transportar plantas. É por isso que muitas plantas veem da Asia embrulhadas em jornais, mas os maiores produtores europeus preferem a qualidade, tendo aperfeiçoado o processo de transporte. Razao pela qual as plantas resistem melhor ao transporte, podendo muitas vezes, o desempacotamento ser feito 1-2 semanas depois sem problemas de maior, enquanto que da Asia, na maior parte das vezes, o melhor é desempacotar o mais rapidamente possivel, e rezar para que venham minimamente bem.

 

É obvio que os preços não são comparaveis, mas...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito, no entanto, para dar aqui uns laivos e aprofundo melhor no proprio tópico, porque me parece mais apropriado.A classificação que invocas é meramente observacional, sem que a morfologia da planta ganhe grande relevo, ou seja, se quem contribui para a observação observa mais vezes a planta fora de agua, do que dentro de agua, classifica-a de uma maneira, se a vê mais vezes á beira de um qualquer espelho de agua classifica-a de outra maneira, não é tido em conta o ciclo de vida da planta, dos seus métodos de propagação, etc... apenas a obervação, sendo que esta não é geralmente exaustiva para uma area, mas sim quase que casual.

 

Errado

Sabes por acaso quem são estes senhores que envoquei?

São a dupla de "gurus" mais prestigiada ao nível das hidrófilas. Tem um trabalho de campo exaustivo (Além de expedições etc, mantiveram um acampamento durante 8 anos no Pantanal Matogrossense, região de onde provem a grande fatia das plantas que estamos aqui a falar)

Tem no seu curriculo a publicação de inumeros trabalhos, trabalhos esses que são verdadeiras "Biblias" para a comunidade botanica.

O seu trabalho é tão completo e respeitado que a maior parte dos gabinentes de botanica dos ministérios do ambiente (ou agricultura) espalhados pelo-mundo-fora o usam como "linhas orientadoras".

 

Estas completamente errado quando dizes que a sua classificação foi feita de forma "...meramente observacional...", nos trabalhos deles que tive o privilégio de ler (e alguns tenho em casa) a descrição das plantas é tão vasta como o trabalho de campo realizado (recolha de material, observação microscopica etc)

 

Pores em causa a classificação botanica destas pessoas chega a ser sacrilégio :alberteinstein:

 

 

 

quanto á propagação...estás errado...a maneira mais rapida para fazer crescer plantas é através de propagação vegetativa dentro de uma geleia concentrada de nutrientes, em que os primeiros passos se dão dentro da gelatina rica em nutrientes, tecnicamente imersas, ocorrendo ao fim de alguns dias a emersão. É este o método utilizado nas estufas mais avançadas tecnologicamente. O crescimento esse sim, é feito geralmente de forma emersa, mas não obrigatoriamente, e para esta escolha um factor é decisivo, a necessidade de CO2 da planta.

 

Outra vez errado

A propagação vegetativa só é utilizada (pelas empresas produtoras de "plantas de aquário") em algumas espécies ex Ceratopteris ou Lilaeopsis.

Nas "plantas de aquário" que mais se vendem Echinodorus e Anubias são usadas técnicas de reprodução sexuada e por divisão do rizoma respectivamente.

 

 

 

"... É por isso que muitas plantas veem da Asia embrulhadas em jornais, mas os maiores produtores europeus preferem a qualidade, tendo aperfeiçoado o processo de transporte. Razao pela qual as plantas resistem melhor ao transporte, podendo muitas vezes, o desempacotamento ser feito 1-2 semanas depois sem problemas de maior, enquanto que da Asia, na maior parte das vezes, o melhor é desempacotar o mais rapidamente possivel, e rezar para que venham minimamente bem.

 

É obvio que os preços não são comparaveis, mas..."

 

E não é que estas outra vez errado?

 

Os produtores de plantas Asiaticos abandonaram o acondicionamento com jornal para transporte faz já algum tempo.

 

Só a nível de "detalhe" as empresas produtoras "de topo" neste momento já estão um passo á frente do que falavas, agora a tentativa é baixar ao máximo os niveis de temperatura e humidade de cultivo com vista a melhorar as capacidades de tração e adaptabilidade da planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado

Sabes por acaso quem são estes senhores que envoquei?

São a dupla de "gurus" mais prestigiada ao nível das hidrófilas. Tem um trabalho de campo exaustivo (Além de expedições etc, mantiveram um acampamento durante 8 anos no Pantanal Matogrossense, região de onde provem a grande fatia das plantas que estamos aqui a falar)

Tem no seu curriculo a publicação de inumeros trabalhos, trabalhos esses que são verdadeiras "Biblias" para a comunidade botanica.

O seu trabalho é tão completo e respeitado que a maior parte dos gabinentes de botanica dos ministérios do ambiente (ou agricultura) espalhados pelo-mundo-fora o usam como "linhas orientadoras".

 

Estas completamente errado quando dizes que a sua classificação foi feita de forma "...meramente observacional...", nos trabalhos deles que tive o privilégio de ler (e alguns tenho em casa) a descrição das plantas é tão vasta como o trabalho de campo realizado (recolha de material, observação microscopica etc)

 

Pores em causa a classificação botanica destas pessoas chega a ser sacrilégio :alberteinstein:

 

sei perfeitamente quem são, o seu trabalho, e pelos vistos conheço bastante melhor o trabalho deles do que tu. Bastava teres lido a introdução do sistema de classificação das plantas, que citaste para perceberes como estás errado.

 

Outra vez errado

A propagação vegetativa só é utilizada (pelas empresas produtoras de "plantas de aquário") em algumas espécies ex Ceratopteris ou Lilaeopsis.

Nas "plantas de aquário" que mais se vendem Echinodorus e Anubias são usadas técnicas de reprodução sexuada e por divisão do rizoma respectivamente.

 

lol, quando conheceres algum laboratório de crescimento de propagulos depois diz alguma coisa.

 

Nas "plantas de aquário" que mais se vendem Echinodorus e Anubias são usadas técnicas de reprodução sexuada e por divisão do rizoma respectivamente.

 

a reprodução sexuada tem pouco interesse para o cultivo de ornamentais, excepto quando se pretende encontrar variantes alternativas, arriscar com o "gene pool" quando se tem óptimos rendimentos na reprodução por divisão de propagulos é um erro crasso. cada propagulo em menos de 1 semana pode dar origem a 10-20 novas plantas...

 

A divisão de rizoma em anubias é uma técnica lenta e que implicaria um enorme stock de plantas para dividir...

 

E não é que estas outra vez errado?

 

Os produtores de plantas Asiaticos abandonaram o acondicionamento com jornal para transporte faz já algum tempo.

 

engraçado, ainda outro dia vi um carregamento de plantas da asia...e se aquilo não era jornal...os gajos disfarçaram muito bem os vasos, até tinham letras e imagens...

 

Só a nível de "detalhe" as empresas produtoras "de topo" neste momento já estão um passo á frente do que falavas, agora a tentativa é baixar ao máximo os niveis de temperatura e humidade de cultivo com vista a melhorar as capacidades de tração e adaptabilidade da planta.

 

essa é a fase final "pre-shipping" de condicionamento das plantas...antes há que faze-las crescer, e economicamente implica faze-las crescer o mais rapidamente possivel, e o mais rentavelmente possivel...

 

quanto ao controlo de humidade e temperatura é feito normalmente por grupos de espécies...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just Me,

 

A menos que tragas dados concretos ao tópico, a minha participação no mesmo está terminada.

 

A meu ver não faz sentido estarmos a debater "o que tu achas" vs "o que de facto é a realidade".

 

Relativamente a eu conhecer ou não o trabalho Irgang & Gastal (tu é que não deves conhecer pois dás os seus feitos por falsos) dexa-me que te dê conta que tenho em casa 3 actas botanicas do mesmos e pelo menos 7 livros em que são relatados trabalhos deles.

E tu? o que já viste da obra deles?

 

A questão da "stockagem" das plantas por parte das empresas de produção que tu falas-te revela que nunca visitas-te nenhuma empresa produtora e por isso escreves aquilo que corre pela net.

Eu tive o prazer de visitar 4 empresas produtoras na Europa (2 das maiores) e outras 2 na America latina e uma mão cheia delas na Asia (a maior do mundo) e tu? Já viste "in locco" como se preocessa ou foi o que te disseram?

 

Eu recebo semanalmente/quinzenalmente (directamente e indirectamente) (Europa/Asia/America do Sul) e por isso sei perfeitamente como elas vêm embaladas. e tu? De vez em quando estás na loja "do amigo" quando chegam plantas do distribuidor?

 

Pelo amor da santa....

A bem da informação que passamos aos camaradas (e não sou comunista) mais recentes no hobby, escrevam apenas aquilo que teem a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais