Novo projecto Tanganyika


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Pois é, decidi acabar com os Malawis e no seu lugar fazer mais um sistema com tangas. NEste aquário, que recordo tem 175x60x50 cm, vão ficar a colónia de multies, um trio de ocellatus (talvez alguns caudopuntactus) e os Tropheus kiriza.

 

Falta apenas apanhar os Tropheus e colocá-los na sua nova morada.

A montagem:

 

Em primeiro lugar retirei os peixes todos. Aspirei o fundo e coloquei mais 20 kg de areia, fazendo com ela sucalcos ainda maiores que me permitissem ter áreas bem distintas...

 

Picture1-13.jpg

 

Picture2-10.jpg

 

E o resultado final, depois de colocar 1 trio de ocellatus e a colónia de multifasciatus (espero que gostem... eu fiquei bastante satisfeito!!!)...

 

Picture3-9.jpg

 

Picture4-7.jpg

 

Picture5-7.jpg

 

Picture6-6.jpg

 

Um promenor da colónia e do trio de ocellatus...

 

Picture9-3.jpg

 

Picture8-3.jpg

 

Estou a pensar se ainda coloco, além dos Tropheus uns 3 ou 4 caudopuntactus, dado que estes habitam um pouco mais acima e poderão ficar bem na zona rochosa do lado esquerdo.

 

O que acham?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 72
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Fantástico, parabéns. Cada vez que montas um aquário sai uma obra prima.

 

Obrigado! Este eu gosto bastante...

 

Então aqui ficam mais algumas fotos e um vídeo.

 

Aproveito para actualizar a fauna:

 

3 Neolamprologus caudopuntactus

3 Lamprologus ocellatus

6 Tropheus kiriza

Colónia de Multies - 7 adultos e dezenas de juvenis

 

Picture6-7.jpg

 

Picture1-14.jpg

 

Picture2-11.jpg

 

Picture3-10.jpg

 

Picture4-8.jpg

 

Picture5-8.jpg

 

 

A única questão que se levanta agora é, até que ponto os Tropheus incomodam ou não a colónia de multies. Parecem gostar muito de picar nas conchas que têm algumas algas e isso, como poderão calcular provoca a histeria na colónia!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso tem muito bom aspecto!

 

Não te preocupes que os Tropheus não vão chatear os multies, pois estes defendem-se bem! Mas é natural que tentem petiscar alguns alevins se lá se conseguirem chegar!

 

Agora ou aumentas o cardume de Tropheus ou metes mais uma espécie por aì para isso não ficar muito vazio!

 

Uns Paracyprichromis nigripinnis ou uns Cyprichormis tricolor Jumbo ficavam aí que era um luxo!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Agora ou aumentas o cardume de Tropheus ou metes mais uma espécie por aì para isso não ficar muito vazio!

 

Ainda esta semana, se tudo correr bem vêm mais 17 Tropheus kiriza! São todos juvenis, mas já com um bom tamanho.

 

Deixo-Vos agora uma curiosidade: já no aquário anterior onde estava a colónia de mulies, havia um casal que ocupava umas conchas um pouco afastadas do centro da colónia. Pois bem, esse mesmo casal agora afastou-se (ou foi afastado) da colónia e ocupam umas conchas que estão no meio do aquário...

 

Picture1-15.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje além de ter colocado os restantes caudopuntactus entrou um casal de Eretmodus Cyanostictus Zambia, vindos de casa do Ricardo Antunes (excelentes exemplares, diga-se).

 

A fêmea, mais arrisca foi muito complicado de fotografar...

 

Picture1-17.jpg

 

Já o macho bastante mais à vontade, logo nos primeiros minutos...

 

Picture6-9.jpg

 

...ocupou uma gruta onde, não só, um dos que me parece ser um casal de caudopuntactus, tinha feito a sua casa (podem ver uma pequena escavação do lado esquerdo), como era local de passagem do kiriza dominante...

 

Picture2-13.jpg

 

Picture4-10.jpg

 

Picture5-10.jpg

 

Picture3-12.jpg

 

Deixo-Vos também 3 fotos, mostrando cada uma, das que penso serem as fêmeas da colónia de kirizas (amanhã com a entrada de mais 17 serão concerteza mais!)...

 

Picture7-5.jpg

 

Picture8-5.jpg

 

Picture9-4.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquario esta muito bem conseguido em termos de fauna, gosto bastante.

Quanto ao layout apesar de o achar muito agradavel, na minha opinião, acho que menos variedade de plantas o tornaria mais natural...Mas cada um tem os seus gostos.

De resto nada a assinalar.

Vai postando mais fotos e evolução do mesmo.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nelson,

 

Obrigado pelo teu feedback!

Então hoje chegaram mais Tropheus. Pelo seu tamanho, apenas 5 foram para o aquário principal.

 

Picture1-19.jpg

 

Picture2-14.jpg

 

Picture3-13.jpg

 

 

Os restantes foram para o refúgio para crescerem.

 

 

Deixo-Vos também um vídeo de todo o aquário...

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Como já te disse, assim como muitos de nós, o aquário está muito bom!

 

Partilho da opinião do Nelson acerca das plantas, mas cada um deve defender as suas preferências, e confesso que ainda assim o aquário agrada-me do ponto de vista estético.

 

Continuo a achar, desculpa a insistência, que esse (grande) aquário merece uma espécie de águas livres e como tens espaço para isso poderias uns Cyprichromis "Jumbo" ficavam a matar... ora vê lá:

 

Cyprichormis sp. "leptosoma jumbo" (Black bee)

 

Cyprichromis sp. "leptosoma jumbo" (Kigoma)

 

Cyprichromis sp. "leptosoma jumbo" (tricolor)

 

 

Ou então uns pavo:

 

Cyprichromis pavo

 

E porque não tens ninguém "no chão" que tal uns Enatiopus: Enatiopus sp. "kilesa"

 

Não são peixes fáceis de encontrar, mas tu sabes bem onde podes arranjar!

 

São só opiniões :(

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Primeiro que tudo, obrigado pela tua opinião!

 

Continuo a achar, desculpa a insistência, que esse (grande) aquário merece uma espécie de águas livres e como tens espaço para isso poderias uns Cyprichromis "Jumbo" ficavam a matar...

 

Em águas livres, ou pelo menos em meia água andam grande parte do tempo os Tropheus e alguns dos Caudopuntactus (pelo menos os meus). Assim, não me sobra assim tanto espaço como dizes.

 

Cypris, tenho 21 utintas no aquário grande lá de baixo e se visse que realmente tinha espaço, passava-os cá para cima.

 

E porque não tens ninguém "no chão" que tal uns Enatiopus: Enatiopus sp. "kilesa"

 

No chão com dizes tenho uma grande colónia de multies - ocupa neste momento cerca de 40x30 cm. Do outro lado estão os caudopuntactus que começam agora a agrupar-se 2 a 2.

 

Acho que prefiro colocar mais Tropheus e não encher demasiado o aquário... veremos!

Deixo-Vos apenas a actualização da fauna:

 

Casal de Eretmodus Cyanostictus Zambia

7 Neolamprologus caudopuntactus

6 Tropheus kiriza adultos

10 Tropheus kiriza juvenis

Colónia de Multies - 7 adultos e dezenas de juvenis

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Regressado de férias, de registo apenas que a fêmea de Eretmodus Cyanostictus Zambia está de boca cheia! De resto, todos os peixes estão bons de saúde e os kiriza juvenis a crescer muito.

 

Vou em principio colocar uma colónia de Tropheus sp red moliro no final do mês.

 

Aqui fica a foto da fêmea de Eretmodus Cyanostictus Zambia...

 

Picture5-12.jpg

 

E de dois dos tropheus kiriza...

 

Picture6-11.jpg

 

Picture7-7.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

As novidades!

 

A fêmea de Eretmodus já passou os ovos ao macho...

 

Picture4-14.jpg

 

O casal de caudopuntactus (relembro que tenho 6 machos e 1 fêmea) resolveram fazer uma postura (isto já no dia :(. Entretanto os peixes já nasceram mas não os consigo fotografar...

 

Picture1-23.jpg

 

Picture2-17.jpg

 

Picture3-16.jpg

 

Os Tropheus kiriza enquanto estão sozinhos, resolveram entreter-se...O responsável é este menino...

 

Picture7-8.jpg

 

Picture5-13.jpg

 

Picture6-12.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fotos! Bons peixes!

Esse aquário parece uma fabrica de peixes! ::D:

Uma apreciação de quem não percebe nada de tanganyika, os tropheus juvenis para mim são muito mais bonitos que os adultos.

 

Continua a mostrar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esse aquário parece uma fabrica de peixes! ;)

 

Então vê lá a colónia de multies... essa sim parece uma fábrica. São já dezenas e uma nova prole já nada entre as conchas!

 

 

Vejam em High Quality - ainda que feito com o telemóvel vale apena pois melhora bastante a resolução!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens!

 

Esteticamente esta brutal!!!

 

GOstei mesmo!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje os caudopuntcatus já nadam livremente. Aqui fica uma foto e um vídeo.

 

Picture1-24.jpg

 

 

Agora deixo-Vos uma pergunta - sabendo que tenho Multies, Tropheus, Erectmodus e Mais alguns caudopuntcatus, o que me aconselham a fazer? Retirar os pequenotes para outro aquário, ou deixá-los na protecção dos pais (que é para já implacável)?

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens aí belos tropheus :wacko:

 

Quanto ao aquário em si, pessoalmente, não gosto de tanta planta.

 

As fotos cada vez estão melhores, acho é que em algumas abusas um bocado no photshop. :blink:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

As fotos cada vez estão melhores, acho é que em algumas abusas um bocado no photshop. :D

 

Eu não uso o Photoshop (aliás nem o tenho)!!! A única coisa que faço às fotos é passá-las pelo NeatImage e aumento o Sharp... se calhar algumas estão exageradas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Deixo de novo a pergunta que coloquei anteriormente, para a qual gostava de ver algumas opiniões...

 

Na verdade os putos andam cada vez mais afastados do buraco e consequentemente dos pais. De todos os habitantes do aquário, penso que os únicos que os comerão (e eventualmente já comeram alguns) sejam os seus congéneres - precisamente os 5 machos que tenho além do casal.

 

Fico com a clara impressão que os Tropheus nem lhes ligam e os Erectemodus também não. Os Multies até lhes poderiam fazer mal mas estão na ponta oposta do aquário e a não ser que estes se aproximassem não saem de lá!

 

O que acham - retiro os putos ou os 5 caudopuntactus que restam além dos pais?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estava tudo a correr bem... até ontem de manhã que percebi que tenho bloat no meu aquário! Desde ontem que já me morreram 2 tropheus kiriza adultos e 3 juvenis. Apenas lhes dou comida adequada e faço TPA´s de 30% semanais... Muito provalmente a causa será comida a mais! Pelo menos é a única razão plausível que encontro uma vez que comem o mesmo que comiam há mais de 2 anos no seu aquário de origem. Os tropheus parecem-me todos um bocado parados... Vou tentar apanhar aqueles que não comem e colocá-los num aquário à parte e iniciar um tratamento! No entanto temo que vão morrer todos!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estava tudo a correr bem... até ontem de manhã que percebi que tenho bloat no meu aquário! Desde ontem que já me morreram 2 tropheus kiriza adultos e 3 juvenis. Apenas lhes dou comida adequada e faço TPA´s de 30% semanais... Muito provalmente a causa será comida a mais! Pelo menos é a única razão plausível que encontro uma vez que comem o mesmo que comiam há mais de 2 anos no seu aquário de origem. Os tropheus parecem-me todos um bocado parados... Vou tentar apanhar aqueles que não comem e colocá-los num aquário à parte e iniciar um tratamento! No entanto temo que vão morrer todos!

 

Abraço,

Diogo

Boas Diogo.

 

Tenho acompanhado a evolução dos teus aquários que continuam a ser uma referência. Não tenho opinado muito pois para mim está sempre muito bom, seria repetitivo...

 

Ao ver um aquário tão bem cuidado com bloat, faz-me pensar que pode acontecer a qualquer um... pelo que tenho lido, as causas podem ser múltiplas e muitas vezes o que é referido é uma "propensão para", de um conjunto de causas (saberás disto melhor que eu, dada a tua experiência ser muito superior).

 

O pior é que há peixes que demoram meses (alguns muitos meses) até desenvolverem as melhores cores e de um momento para o outro podemos perder parte da fauna! (que muitas vezes nem é fácil de voltar a adquirir/ compor)

 

Enfim, espero que consigas salvar a maioria dos peixes, boa sorte.

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais