Ramos Publicado Julho 6, 2008 Share Publicado Julho 6, 2008 O titulo diz tudo. Os meus bettas estão a desovar, mas a fêmea está a comer os ovos apos o macho os colocar no ninho. Que devo fazer? Já dei um cubo de tubifex a ver se ela se distrai e deicha os ovos em paz... Já agora, se os ovos não forem redondos quer dizer que ainda não estão bons? É que os ovos não parecem cheios e redondos, parecem "chupados"? Abraços, Pedro Ramos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Garcia Publicado: Julho 6, 2008 Share Publicado: Julho 6, 2008 Boas tens que retirar a fêmea logo após o "abraço" , o macho não a afasta? Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Deman Publicado: Julho 6, 2008 Share Publicado: Julho 6, 2008 Sim. Efectivamente já devias ter tirado essa fêmea á muito tempo. E sobre o aspecto dos ovos. Podes meter alguma macro? cumps Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ramos Publicado: Julho 6, 2008 Autor Share Publicado: Julho 6, 2008 Boas, a fêmea comia-os sempre que voltava para novo abraço. Mas ficou tudo solucionado com um cubinho de tubifex que ela passou a ir mordiscar entre abraços. Já tenho um ninho cheito de ovos, com um pai orgulhoso. Quanto à macro, n consigo tirar nenhuma foto de geito... Mas pareceu-me que so os primeiros estavam atrofiados, e os ultimos já me pareceram normais. Obrigado pela ajuda, quando tiver novidades posto e vou tentar tirar umas fotos. Abraço, Pedro Ramos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Lourenço Publicado: Julho 6, 2008 Share Publicado: Julho 6, 2008 (editado) Olá O processo tem várias fases e depende sempre dos dois "intervenientes" Ao principio, depois das perseguições, as primeiras desovas tem poucos ovos e normalmente são "provados,tirincados,etc " à medida que os "abraços" sucedem-se o nº de ovos aumenta e o "transe" da femea também. Esta fase demora mais ou menos 2 horas. Como disse antes depende do casal.... Até que chega a um ponto em que a femea desova uma "nuvem", isto é, um grande nº de ovos..e isso é outro "momento mágico" na reprodução de bettas. Em relação ao momento de retirar a femea.....depende dos 2 outra vez....mas em caso de dúvida....retira-se Não convém é dar de comida ao longo deste processo. Nem ao macho qdo ele cuida dos ovos. É por isso é que se alimenta bem os dois nos dias anteriores. Boa sorte para esta nova fase. Cumpr António Obs. Em todas as vezes que pensei que não havia ovos......havia ! Há alguns casais mais dificeis.... Editado Julho 6, 2008 por António Lourenço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts