Fêmea Come Ovos


Ramos

Recommended Posts

O titulo diz tudo.

Os meus bettas estão a desovar, mas a fêmea está a comer os ovos apos o macho os colocar no ninho. Que devo fazer? Já dei um cubo de tubifex a ver se ela se distrai e deicha os ovos em paz...

Já agora, se os ovos não forem redondos quer dizer que ainda não estão bons? É que os ovos não parecem cheios e redondos, parecem "chupados"?

 

Abraços,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a fêmea comia-os sempre que voltava para novo abraço.

Mas ficou tudo solucionado com um cubinho de tubifex que ela passou a ir mordiscar entre abraços.

Já tenho um ninho cheito de ovos, com um pai orgulhoso. Quanto à macro, n consigo tirar nenhuma foto de geito...

Mas pareceu-me que so os primeiros estavam atrofiados, e os ultimos já me pareceram normais.

 

Obrigado pela ajuda, quando tiver novidades posto e vou tentar tirar umas fotos.

 

Abraço,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O processo tem várias fases e depende sempre dos dois "intervenientes"

Ao principio, depois das perseguições, as primeiras desovas tem poucos ovos e normalmente são "provados,tirincados,etc :) " à medida que os "abraços" sucedem-se o nº de ovos aumenta e o "transe" da femea também. Esta fase demora mais ou menos 2 horas. Como disse antes depende do casal....

Até que chega a um ponto em que a femea desova uma "nuvem", isto é, um grande nº de ovos..e isso é outro "momento mágico" na reprodução de bettas.

Em relação ao momento de retirar a femea.....depende dos 2 outra vez....mas em caso de dúvida....retira-se

Não convém é dar de comida ao longo deste processo. Nem ao macho qdo ele cuida dos ovos.

É por isso é que se alimenta bem os dois nos dias anteriores.

Boa sorte para esta nova fase.

Cumpr

António

 

Obs. Em todas as vezes que pensei que não havia ovos......havia !

Há alguns casais mais dificeis....

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais