Beta fêmea com ninho de bolhas?


gluup

Recommended Posts

Boas

 

Venho aqui pedir aos mais entendidos a vossa ajuda num caso que me está a criar muita curiosidade.

 

Recentemente comprei um casal de betas e neste momento tenho a fêmea separada num pequeno frasco no mesmo aquário do macho. Ele entretanto já fez o ninho mas o mais estranho é que ela não ficou atrás e também fez um ninho dentro do frasco. :)

 

Isto é normal ou possível? As fêmeas também ajudam a fazer o ninho ou o melhor será comprar 2 fêmeas para os dois rapazes? :D

 

Obrigado e 1 abraço

 

Rui Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb sempre pensei k so os machos faziam o ninho..mas deves ter mesmo um macho e uma femea..opis sao muito faceis de distinguir..a mim nunca me aconteceu isso..tb pq so tive uma femea um dia..apareceu morta..talvez pq ja m disseram que se deve ter mais que uma femea por maxo...

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

penso que tenhas dois machos em que um deles que tu pensavas que era fêmea é afinall um macho selvagem, de barbatanas curtas.

podes ver isso pelo orgão reprodutor...

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelas dicas

 

por precaução optei por trocar de fêmea e substitui-la por outra que estava sozinha. mais tarde volto a tentar com esta e ver os resultados.

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, como já foi referido atrás, é muito provável que tenhas adquirido um macho selvagem, pois estes não possuem umas barbatanas tão exuberantes como as bettas mais vulgares que existem nas casas de aquariofilia, obtidas por processoas genétticos induzidos! Esta situação facilmente passa despercebida a um olhar mais desantento, por isso toma bem atenção aos orgão reprodutores, nas barbatanas ventrais traseiras...

 

Outra situação tambem possivel, mas muito pouco provável, é a femea formar bolhas tambem.... Isto acontece, mas não em proporções sufecientes para se chamar um niho de bolhas... apenas actos de pleno "borbulhar" da excitação...

 

Quanto á forma ideal do conjunto, penso por mim, devido a experiençia própria, que o ideal é ter num aqua um macho e duas a tres femeas, e deixa-lo escolher a que mais agrada, tendo como atitudes a perseguição "amorosa" mas não uma perseguição em ataque!!! Isto é muito importante, pois se ele atacar a femea é porque não a aceita! Os ataques dos machos ás femeas acontecem quando se encontram isolados num aqua e o ninho de bolhas já se encontra formado, e ele força a femea a dar o abraço nupcial para a desova!

 

Após ser claramente visivel a tendencia do macho para uma certa femea, é altura de coloca-los sozinhos no aqua cerca de 1 a 2 dias... Depois disto coloca-la no mesmo aqua num recepeinte trasnparente para ocorrer a dada excitação... Depois de o ninho de bolhas estar formado, não se deve soltar a femea como muitos aquariofilistas fazem... Deves ter em atenção á barriga que dete possuir uma tonalidade diferente da original, o que indica que está pronta a desovar! Até se atingir é nomal que o macho destrua o ninho de bolhas várias vezes e volte a construir, por isso nada de desanimar! Depois destas etapas todas colcluídas é altura de soltar a femea...

 

Depois de solta, é nomal ataques frequentes do macho e que a femea se refunda em rochas e plantas! O aquario deve ter uma disposição que permita a femea evitar os ataques do macho e que ela propria se prepare para a desova! Acintece por vezes e não é de estranhar, que ocorra a morte da femea, mas isso pode ser evitado, observando a disposição que a femea está para a desova, ou seja, verificar se ela compactua com o macho na construção do niho, se circunda o ninho, se ocorre o abraço nupcial em 1-2 dias... Se neste espaço não ocorrer a desova, a femea não se encontra preparada, ou então, como por vezes os aquariofilistas se esquecem, o macho ainda não atingiu a maturidade para processar todo o ritual correctamente...

 

Básicamente, penso que seja isto que tenho a dizer em relação aos bettas, e espero ter-te podido ajudar...

 

Ps: desculpem os erros ortográficos e se alguma bacorada acima foi dita, mas falei apnenas com base em alguma leitura e muita exoeriençia propria, bem como pela extensão do post!

 

Saudações aquariofilistas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela optima resposta Bruno.

 

Isto quase que dá vontade de imprimir e colocar sobre o aquário para ajudar a criar o ambiente de reprodução. 8)8)8)

 

1 grande abraço

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Dá-me é ideia que há bastantes machos selvagens disfarçados de fêmeas no mercado das betas português.

 

Eu já tive 5 betas fêmeas e duas delas faziam frente com os opérculos abertos ao meu macho vermelho. Na altura ainda pensei qeu poderiam ser machos mas depois esquecia isso.

 

O meu vermelho acabou por morrer e das fêmeas só me resta uma (verdadeira, raramente fez frente ao macho)

 

Hasta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais