Filtro de areia fluidizada(o projeto foi feito)!!!!!!!!!!!!!


Recommended Posts

Já vi vários projectos para filtros desses e pensei mesmo em fazer um... mas desisti por um motivo muito simples:

 

Esse tipo de filtro é critico se faltar a luz!

O filtro funciona mantendo a areia em suspensão devido à força ascendente de uma corrente.

Se faltar a luz a bomba deixa de funcionar e a areia deixa de estar em suspensão podendo mesmo compactar no fundo do filtro.

 

O problema é então sério! A areia compactada não tem niveis de oxigéneo suficientes para manter vivas as bactérias nitrificantes e estas acabam por morrer.

Quando a energia volta podes ter nas mãos um filtro morto e um problema bem sério com os niveis de amónia a dispararem.

 

De resto se conseguires manter um fornecimento constante de energia electrica o filtro é mesmo muito bom.

 

O projecto esse é muito simples e podes encontrar 2 neste link (site em inglês):

http://www.kingvinnie.com/aquaria/diy/link...page.asp?cat=19

 

Problema:

Dimensionar a bomba de água! Se for muito fraca não vai conseguir meter a areia em suspensão. Se for muito forte vai cuspir a areia para dentro do aquário.

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Consigo uma rede para colocar nas extremidade por onde vai sair a agua,uma rede que nem resina passa,ela é especialmente feita para isso!

Consigo em laboratorios proprios,que trabalham com resina,então nao preciso me preocupar com a bomba ser forte demais!

 

Quanto a energia,esse é um caso serio mesmo,vou aqui pensar em um projeto,e mais tarde eu posto!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Gente,a foto do projeto que eu iz está no topico abaixo:

 

http://www.powercam.net/pcam.php?user_codi...095&foto=147517

 

A descrinção:

 

 

O azul é agua!

A bomba,que esta indicada em vermelho na foto,manda a agua para dentro do cano de pvc,que devera ser totalemente lacrado,você pode amdnar a agua para dentro do tubo usando ou nao a bomba,pode-se fazer atraves de gravidade,dai a agua vai pela manguera,que está indicada em cinza!

 

Portanto,a agua cai,por gravidade,ou impulsionada pela bomba,movimenta a areia,e passa apenas a agua pela rede,é uma rede propiamente feita para passar apenas agua!Não tente com rede de tela de mosquito,nao funciona!

 

Transborda e volta a agua para o aquario!

 

Qualquer duvida é so postar,e caso tenha algum erro me corrijm,eu fiz isso com a minha experiencia propia,nao é nada confirmada de dara certo!!!!!!

 

Bom,espero que gostem,e que aprovem! :wink::lol:

 

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe tantos sites brasileiros que dao projeto, olhem esse:

http://www.aquaonline.com.br/forum/phpBB2/...wforum.php?f=10

 

é uma secao soh para coisas para se fazer em casa

_______________________________________

Chegar onde eu cheguei, qualquer um chegava, dar a volta por cima que dei, quero ver quem dava!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.