Blue Green Algae


Broa

Recommended Posts

Boas

 

Desde que mudei a estrutura do meu aquário e pensei em fazer um plantado não me consigo ver livre destas "algas".

Bem sei que são cianobactérias e não podem ser designadas por algas, mas é o que parecem.

Já fiz de tudo...

 

- TPAS de 3 3m 3 dias cerca de 30% a 40%.

- Na esperança de este problema se resolvesse comprei mais um filtro externo com UV.

- Á uns dias comprei um pack de plantas aqui no fórum.

 

E nada... E quando fertilizei para ver se as plantas se desenvolviam, no outro dia ficei com o fundo todo coberto com algas, até parece um tapete. cabecadura

 

Se alguém me puder ajudar, agradecia, pois estou a perder a paciência com isto... :sad2:

 

 

Setup:

 

Medidas: 100x40x76

Litros:Cerca de 220l uteis

Filtros: 1 Rena XP3 e um SunSun com UV

Iluminação: 4xT5 39W e 2xT8 30W (acho eu)

 

Peixes: 1 Disco adulto, 2 Botias, 3 Limpa vidros, e 3 peixes que não sei o nome.

 

Substrato:TROPICA PLANT SUBSTRATE

 

Pantas:

15 pés de HZ

15 pés de Rotala rotundifolia

4 pés de ludwigia repens 'rubin' com 5cm cada

3 pés pogostemon Helferi

(Adquiridas recentemente

1 Anubia

 

Decoração:

3 Troncos

 

Que me lembre acho que é tudo...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Utilizando a Pesquisa, eras capaz de encontrar tópicos onde já foi debatido esse assunto.

Mais importante, ficarias a saber quais as principais causas de aparecimento dessas bactérias e como erradicá-las...

 

Essas ciano-bactérias são fixadoras de Azoto. Umas das causas que leva ao seu aparecimento é a escassez de Nitratos na coluna de água.

Outros factores que promovem o seu crescimento são a baixa circulação de água, que leva a uma acumulação de detritos nas plantas e zonas onde elas se encontram; e também fertilizações excessivas são causadoras dessa praga.

 

Por isso, mede os NO3 e PO4 no teu aquário, e sinfoniza regularmente as zonas onde elas costumam aparecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Utilizando a Pesquisa, eras capaz de encontrar tópicos onde já foi debatido esse assunto.

Mais importante, ficarias a saber quais as principais causas de aparecimento dessas bactérias e como erradicá-las...

 

Essas ciano-bactérias são fixadoras de Azoto. Umas das causas que leva ao seu aparecimento é a escassez de Nitratos na coluna de água.

Outros factores que promovem o seu crescimento são a baixa circulação de água, que leva a uma acumulação de detritos nas plantas e zonas onde elas se encontram; e também fertilizações excessivas são causadoras dessa praga.

 

Por isso, mede os NO3 e PO4 no teu aquário, e sinfoniza regularmente as zonas onde elas costumam aparecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luís,

 

Já utilizei e bastante a pesquisa, por isso é que só agora pus a questão. Por já ter experimentado alguns métodos, e gasto bastante dinheiro para tentar resolver este problema. E nada...

Quanto aos testes, amanhã vou ver o que me dá, já agora quais os valores ditos normais?

Quanto á circulação não acredito, pois tenho os dois filtros a bombar e uma bomba de circulação que também serve para introduzir O2 sempre a funcionar.

Quanto aos detritos, esses acho estranho, porque o problema não se resume a um local mas sim ao aquário todo, claro que começa nalguns pontos isolados e depois alastra para o aquário todo, mas geralmente nem aparece no mesmo sitio.

A fertilização embora nunca a tenha feito regularmente, já deixei de a fazer pois quando o fazia á noite no outro dia de manhã já estava tudo coberto destas algas.

Então só me resta pedir mais opiniões e sugestões pois já estou por tudo...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres uma desparazitação aos discus elas desaparecem-te de certeza :crazyeyes:

São bacterias não é verdade? A logica é que desapareçam se aplicarmos um tratamento com antibioticos...

So os botias é que nao gostam nada disso...

Posso sugerir entao o uso de um molhe de elodeas flutuantes: esta planta segrega um composto com propriadades antibioticas pelo que teoricamente iria reduzir a quantidade destas bacterias.

Apenas teorias, mas nao custa tentar.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Utilizando a Pesquisa, eras capaz de encontrar tópicos onde já foi debatido esse assunto.

Mais importante, ficarias a saber quais as principais causas de aparecimento dessas bactérias e como erradicá-las...

 

Essas ciano-bactérias são fixadoras de Azoto. Umas das causas que leva ao seu aparecimento é a escassez de Nitratos na coluna de água.

Outros factores que promovem o seu crescimento são a baixa circulação de água, que leva a uma acumulação de detritos nas plantas e zonas onde elas se encontram; e também fertilizações excessivas são causadoras dessa praga.

 

Por isso, mede os NO3 e PO4 no teu aquário, e sinfoniza regularmente as zonas onde elas costumam aparecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Boas Luis,

 

Não querendo abusar da tua boa vontade, gostaria de pedir a tua (ou de quem quiser ajudar) interpretação dos valores obtidos.

Antes de mais gostaria de dizer, que consultei a pesquisa e embora tenha encontrado alguma coisa sobre o assunto a informação encontrava-se muito dispersa e não encontrei resposta ás minhas perguntas...

Então cá vai...

 

PH- 6.8-7.0

NH3/NH4- 0

NO2- 0

NO3- 25mg/l

PO4- 10mg/l (ou mais, pois mesmo diluindo não consegui baixar do máximo da escala)

 

Ora então o que está mal nisso tudo :rolleyes: acho que é só o PO4 elevado, o que é que isso poderá dizer?

A solução é a do costume? Fazer TPAs?

Uma vez que o meu problema são as BGA, vai-me resolver o problema baixar o PO4?

Quanto ás plantas em concreto os valores estão bons? É preciso fertilizar ou adicionar alguma coisa?

 

Se me pudessem dar umas dicas, eram bem vindas, pois isso de plantados tem muito que se lhe diga ;)

 

João Sousa

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres uma desparazitação aos discus elas desaparecem-te de certeza ;)

São bacterias não é verdade? A logica é que desapareçam se aplicarmos um tratamento com antibioticos...

So os botias é que nao gostam nada disso...

Posso sugerir entao o uso de um molhe de elodeas flutuantes: esta planta segrega um composto com propriadades antibioticas pelo que teoricamente iria reduzir a quantidade destas bacterias.

Apenas teorias, mas nao custa tentar.

 

 

Boas Diogo,

 

A tua teoria na minha maneira de ver é bastante válida, mas apenas tenho um disco no aquário e parece-me de boa saúde. >Nunca tive problemas com ele, e já o tenho á mais de um ano.

Quanto á planta será mesmo que o composto que ela segrega vai-me acabar com as BGA, é que para cada bactéria existe um antibiótico, pode ser sempre de largo espectro mas será que resulta?

Já resolveu este problema a alguém?

 

Não custa tentar mas se calhar fica para quando não tiver mais hipóteses... :rolleyes:

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cheguei a ganhar umas poucas BGA no inicio do aquario quando ainda nao tinha a floresta de elodeas que tenho para la agora. O certo e que com o desenvolvimento delas as BGA desapareceram. Coincidencia ou nao, ja nao sei.

Existem de facto antibioticos que apenas actuam em certas classes de bacterias. Mesmo os de largo espectro nao têm assim um espectro tao alargado... Mas creio que quando andei a ler acerca deste componente segregado pelas elodeas, ele teria acçao bactericida ampla, limitando-se a impedir a proliferação e multiplicaçao bacteriana, morrendo as bacterias depois por morte natural.

Mas vejemos que uma empresa farmaceutica precisa de 10 anos para lançar no mercado um novo medicamento, nao vou ser eu em 5 minutos que vou inventar nada ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cheguei a ganhar umas poucas BGA no inicio do aquario quando ainda nao tinha a floresta de elodeas que tenho para la agora. O certo e que com o desenvolvimento delas as BGA desapareceram. Coincidencia ou nao, ja nao sei.

Existem de facto antibioticos que apenas actuam em certas classes de bacterias. Mesmo os de largo espectro nao têm assim um espectro tao alargado... Mas creio que quando andei a ler acerca deste componente segregado pelas elodeas, ele teria acçao bactericida ampla, limitando-se a impedir a proliferação e multiplicaçao bacteriana, morrendo as bacterias depois por morte natural.

Mas vejemos que uma empresa farmaceutica precisa de 10 anos para lançar no mercado um novo medicamento, nao vou ser eu em 5 minutos que vou inventar nada ::D:

 

Diogo,

 

Desde já muito obrigado pela resposta.

Como já tinha ideia, vou apostar nas plantas para ver se tenho resultados, como tal, já mandei vir um kit de CO2 (pois até agora só usava caseiro), para ver se as plantas se desenvolvem e as algas diminuem.

Não sou muito adepto de usar químicos no aquário, como tal se não resolver o problema com o desenvolvimento das plantas irei testar o teu conselho.

Já agora podes comentar os valores de NO3 e PO4 que tenho?!

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quanto aos teus parametros

 

irás ter que fazer umas tpás ate baixar esses valores que tens de NO3 e PO4 e fertelizar os devidos valores de maneira correcta.

 

PO4 tenta baixar para 0,5 a 1 Mg/l

NO3 tenta baixar entre 5 a 10 Mg/l

 

fertelizas potassio ?? é issencial para as plantas te assimilarem estes dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quanto aos teus parametros

 

irás ter que fazer umas tpás ate baixar esses valores que tens de NO3 e PO4 e fertelizar os devidos valores de maneira correcta.

 

PO4 tenta baixar para 0,5 a 1 Mg/l

NO3 tenta baixar entre 5 a 10 Mg/l

 

fertelizas potassio ?? é issencial para as plantas te assimilarem estes dois.

 

Boas,

 

Neste momento não estou a fertilizar, pois quando fertilizo, é ver as algas a crescer...

Mas estava a usar o amtra system.

Tentei saber a composição mas só diz que tem ferro.

Mas o mais estranho é que estou a acabar de fazer uma TPA e os valores de NO3 e PO4 estão na mesma.

Isto é normal?

Quanto ao potássio onde posso adquirir? Só comprando e dissolvendo ou existe algum produto que já tenha incluído?

 

Obrigado pela explicação. conto com a vossa ajuda, pois isto não está facil.

Verdade seja dita, o que é fácil também não tem piada... :arrow:

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz testes à água com que fazes TPAs. Para veres se estão normais.

Tenta assegurar que o fluxo de água dentro do aquário se espalha por toda a parte, como o Luís disse. Podes ter um fluxo bastante forte e mesmo assim teres zonas em que tens água parada, onde os detritos se acumulam.

PO4 costuma estar associado a excesso de comida.

 

Na minha opinião não comeces a comprar e a gastar dinheiro.

Faz como disse o krypticall, começa com TPAs regulares e tenta aspirar o fundo sem levantar a substracto da tropica. Se este entrar em contacto com a água lixa-te os parâmetros todos e depois é só algas.

Não deixes de dar fertilizante às plantas, com tanta luz e sem fertilização de Potássio e Micros as algas vão continuar em força.

Podes adicionar CO2 mas só se fizeres os procedimentos acima referidos.

 

Cump. e boa sorte.

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz testes à água com que fazes TPAs. Para veres se estão normais.

Tenta assegurar que o fluxo de água dentro do aquário se espalha por toda a parte, como o Luís disse. Podes ter um fluxo bastante forte e mesmo assim teres zonas em que tens água parada, onde os detritos se acumulam.

PO4 costuma estar associado a excesso de comida.

 

Na minha opinião não comeces a comprar e a gastar dinheiro.

Faz como disse o krypticall, começa com TPAs regulares e tenta aspirar o fundo sem levantar a substracto da tropica. Se este entrar em contacto com a água lixa-te os parâmetros todos e depois é só algas.

Não deixes de dar fertilizante às plantas, com tanta luz e sem fertilização de Potássio e Micros as algas vão continuar em força.

Podes adicionar CO2 mas só se fizeres os procedimentos acima referidos.

 

Cump. e boa sorte.

Sérgio Costa

 

 

Boas,

 

O que consideras valores normais para a água das TPAS?

Ainda ontem fiz o teste á água mas de momento não me lembro, quando chegar a casa actualizo aqui.

Mas Sérgio como posso fertilizar com potássio?

Só comprando na farmácia ou existe algum produto para aquariofilia?

 

Obrigado pela ajuda

 

Um abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores de PO4 e NO3 da água de TPA devem ser 0 ou o mais baixo possível.

Geralmente são, a não ser que haja algum problema com a rede de distribuição pública.

Os parametros da minha água são:

PO4=0

NO3=5

pH=7.8

gH=8

kH=3

 

O potássio podes comprar numa farmácia, se não houver pede para encomendar.

Ou então compras num do patrocinadores do fórum. Tens a horizonte aquatico que é mais barato (são eles a fazer a mistura) ou tens as outras lojas todas com productos de mercado, por exemplo a ADA e a ELOS, mas são mais caros.

 

Cump.

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Desde já muito obrigado pela resposta.

Como já tinha ideia, vou apostar nas plantas para ver se tenho resultados, como tal, já mandei vir um kit de CO2 (pois até agora só usava caseiro), para ver se as plantas se desenvolvem e as algas diminuem.

Não sou muito adepto de usar químicos no aquário, como tal se não resolver o problema com o desenvolvimento das plantas irei testar o teu conselho.

Já agora podes comentar os valores de NO3 e PO4 que tenho?!

 

Cumprimentos,

 

Eu também nao era muito adepto do uso de quimicos... mas afinal o que é a vida senao uma forma complexa de quimica? O nosso processo respiratorio é constituido por um conjunto de reduçoes e oxidaçoes de compostos quimicos que têm o dom de converter O2 em CO2 e protegendo as nossas celulas dos tao nocivos radicais livres. Então se sao quimicos que nos permitem viver porque temos medo de os usar num sistema vivo?

Por isso ao usarmos qumicos no aquario estamos simplesmente a ajudar as plantas dando exactamente aquilo que elas precisam! :popcorn: e desde que não sejemos exagerados os peixes nem sequer notam que andamos a intreferir com os parametros da agua!

De resto, todos os conselhos que te deram estão correctos, sege-os e com persistencia conseguirás bons resultados :multi:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também nao era muito adepto do uso de quimicos... mas afinal o que é a vida senao uma forma complexa de quimica? O nosso processo respiratorio é constituido por um conjunto de reduçoes e oxidaçoes de compostos quimicos que têm o dom de converter O2 em CO2 e protegendo as nossas celulas dos tao nocivos radicais livres. Então se sao quimicos que nos permitem viver porque temos medo de os usar num sistema vivo?

Por isso ao usarmos qumicos no aquario estamos simplesmente a ajudar as plantas dando exactamente aquilo que elas precisam! surprised e desde que não sejemos exagerados os peixes nem sequer notam que andamos a intreferir com os parametros da agua!

De resto, todos os conselhos que te deram estão correctos, sege-os e com persistencia conseguirás bons resultados yikes

 

 

Sim realmente tens razão, mas ficamos sempre de pé atrás se estamos a fazer bem, ou se no outro dia encontramos os peixes mortos.

Mas pronto vamos a isso, por azar acabou á bocadinho uma encomenda para a jardim submerso, passiencia...

Já agora podem-me dizer o nome do produto da Jardim Submerso. É que não encontro isso á venda no site.

 

Cumprimentos e muito obrigado pela ajuda

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspirar a cyano o melhor que puderes e uma boa TPA é o primeiro passo.

 

Segundo dizes, não acreditas que seja falta de circulação, muito bem, acredito nisso, ainda para mais quando dizes que o problema cobre todo o aqua e, com o equipamento que tens certamente não será este um factor a ter em conta.

 

As cyano também aparecem quando os níveis de NO3 estão muito em baixo, mas tal como já mediste isso não se verifica, tudo bem, já te disseram que estás a fazer uma fertilização incorrecta, as plantas não estão a conseguir captar os nutrientes, tens de rever isto.

 

E em segundo lugar, a tua iluminação, tens a meu ver luz a mais para a massa vegetal que tens, isto sem falar na fertilização. E também não referes quantas horas de luz tens. O excesso de luz poderia ser controlado com um numero de horas de exposição correcto e com fertilização adequada, mas provavelmente não estás a fazer nem um nem outro.

 

Se não fosse as cyano, certamente terias outros problemas com algas, igualmente graves.

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores de PO4 e NO3 da água de TPA devem ser 0 ou o mais baixo possível.

Geralmente são, a não ser que haja algum problema com a rede de distribuição pública.

Os parametros da minha água são:

PO4=0

NO3=5

pH=7.8

gH=8

kH=3

 

O potássio podes comprar numa farmácia, se não houver pede para encomendar.

Ou então compras num do patrocinadores do fórum. Tens a horizonte aquatico que é mais barato (são eles a fazer a mistura) ou tens as outras lojas todas com productos de mercado, por exemplo a ADA e a ELOS, mas são mais caros.

 

Cump.

Sérgio Costa

 

Estive a ver os valores da água e estão mais ou menos dentro dos valores que me indicas-te.

Só não medi o gH e KH que não tenho.

Quanto ao cloreto de potássio encontra-se facilmente nas farmácias ou nem todas têm?

Falas-te na horizonte aquático, sai muito mais caro?

Quanto fica na farmácia?

 

Obrigado pelas dicas

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sai muito mais barato se comprares em pó na farmácia, mas depois tens que ser tu a dissolver em água destilada na concentração correcta.

Se comprares no horizonte aquático, podes também comprar em pó ou então já preparado.

 

Nem todas as farmácias têm, mas todas elas podem mandar vir dos fornecedores, basta encomendares e dizeres para que queres. De um dia para o outro já está lá.

 

Cump.

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sai muito mais barato se comprares em pó na farmácia, mas depois tens que ser tu a dissolver em água destilada na concentração correcta.

Se comprares no horizonte aquático, podes também comprar em pó ou então já preparado.

 

Nem todas as farmácias têm, mas todas elas podem mandar vir dos fornecedores, basta encomendares e dizeres para que queres. De um dia para o outro já está lá.

 

Cump.

Sérgio Costa

 

Boas,

 

Pois parece que toda a gente decidiu comprar cloreto de potássio...

Corri as farmácias todas aqui da zona, e nada, não têm e no fornecedor está esgotado...

Tive de comprar um fertilizante de potássio numa loja de aquariofilia...

Alguém tem ideia onde adquirir na margem sul?

Ou alguém consegue arranjar?

 

Agradecia imenso pois os produtos de aquariofilia não são baratos...

 

Um abraço a todos, agora vou passar mais umas horitas de volta do meu aquario a ver se dou conta das BGA... :P

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora bem, como referi no post anterior ontem passei umas horitas de volta do dito cujo...

Limpei bem o fundo, retirei as BGA que consegui limpei os troncos e fiz uma TPA de cerca de 65% a 75%...

Coloquei mais umas plantinhas e fertelizei com micros e potássio uma vez que existia NO3 e PO4.

Hoje de manhã fui a correr para ver se tinha outra vez um ataque de BGAs e para meu espanto, por enquanto nada...

Mas vamos ver durante o fim-de-semana como se comporta...

Agora tenho mais uma perguntinha para vocês entendidos na matéria...

 

Como disse no post anterior não consegui encontrar potássio nas farmácias da minha zona, e estava esgotado nos fornecedores...

Como tal decidi mandar vir da horizonte aquático, e já que tenho que fazer encomenda gostaria de mandar vir tudo o que as plantas precisam de uma vez.

Então precisava de saber que produtos aconselham e mandar vir e se em pó ou liquido...

 

Agradecia a vossa ajuda e todas as opiniões são bem vindas...

 

Cumprimentos

Um abraço

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o mais facil seria comunicares com a horizonte aquatico e veres o que te recomendao...

de certesa que te indicao a melhor forma e mais simplificada possivel para poderes usar.

 

vejo que já adecionaste micros e potassio até ai muito bem.

 

e o CO2 ???

 

sem este possivelmente nao dará efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o mais facil seria comunicares com a horizonte aquatico e veres o que te recomendao...

de certesa que te indicao a melhor forma e mais simplificada possivel para poderes usar.

 

vejo que já adecionaste micros e potassio até ai muito bem.

 

e o CO2 ???

 

sem este possivelmente nao dará efeito.

 

Boas,

 

Não referi mas tenho o CO2 a bombar, por agora só caseiro mas segunda ou terça chega o pressurizado...

 

Um abraço...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais