Nasceram Mais De 200 Colisas


Alvega

Recommended Posts

O macho começou por fazer o ninho de bolhas no comunitário

100_0971.jpg

 

Como tinha lá muitos peixes, resolvi mudar o macho e a fêmea para um aquário de 20 litros, montado de propósito para isso. Acrescentei uma Rícia à superfície, que foi o suficiente para ele começar imediatamente a abraçar a fêmea. Nem precisou de fazer o ninho de bolhas.

100_0983.jpg

 

No dia seguinte tinha talvez uns 400 ovos, e um dia depois já tinham nascido os alevins. Aqui uma foto deles ao terceiro dia. Peço desculpa pela fraca qualidade das imagens, mas eles são minúsculos e a máquina fotográfica é fraca e não tinha tripé. Se puder tiro depois umas melhores.

100_0997.jpg

 

Tirei a fêmea depois da desova e o macho 2 dias depois de nascerem os alevins.

Agora o aquário está cheio de alevins, não consigo contar mas penso que são mais de 200.

Tenho dado água verde, ontem comecei a dar náuplios de artémia que eclodi (mas pareceu-me que ainda não os comiam) e cistos de artémia descapsulados.

É a primeira vez que crio Colisas e tenho uma dúvida, os alevins não deveriam comer os náuplios de artémia logo que começam a nadar na horizontal?

Outra coisa: quanto tempo sobrevivem os náuplios depois de os colocar no aqua? Penso ter lido algures que é cerca de 4 horas, é verdade?

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém ajuda?

 

Olá

embora não seja um "expert" em colisas, aqui vai o meu palpite

Nos primeiros dias não precisas de te preocupar com a comida porque de certeja existem infusórios.

Se tiveres outro aquario com riccia retiras de onde está e colocas no das colisas.

Se encontrares fitoplacton (é utilizado para alimentar por ex. artémia) enches uma garrafa de agua (sem cloro), deitas uma colher chá, colocas um tubo de ar e uma torneira na ponta de forma a pingar ao poucos (o minimo que consigas) para dentro do aquario. Este fitoplancton favorece o apareciemento de infusorios e alimenta as pequenas colisas. Se tiveres acesso a micro-vermes mais uns dias e podes dar. Se isto tudo falhar...tens o velho processo da gema de ovo....diluis em agua, com um conta-gotas dás muito pouco (atenção à quantidade que deitas)

A artémia acabada de eclodir penso que tens que esperar mais uns dias para lhes dar.Mas assim que vires que dá...não penses muito...

A artémia não sobrevive muito tempo...agora qtas horas...não sei.

Espero ter ajudado.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

embora não seja um "expert" em colisas, aqui vai o meu palpite

Nos primeiros dias não precisas de te preocupar com a comida porque de certeja existem infusórios.

Se tiveres outro aquario com riccia retiras de onde está e colocas no das colisas.

Se encontrares fitoplacton (é utilizado para alimentar por ex. artémia) enches uma garrafa de agua (sem cloro), deitas uma colher chá, colocas um tubo de ar e uma torneira na ponta de forma a pingar ao poucos (o minimo que consigas) para dentro do aquario. Este fitoplancton favorece o apareciemento de infusorios e alimenta as pequenas colisas. Se tiveres acesso a micro-vermes mais uns dias e podes dar. Se isto tudo falhar...tens o velho processo da gema de ovo....diluis em agua, com um conta-gotas dás muito pouco (atenção à quantidade que deitas)

A artémia acabada de eclodir penso que tens que esperar mais uns dias para lhes dar.Mas assim que vires que dá...não penses muito...

A artémia não sobrevive muito tempo...agora qtas horas...não sei.

Espero ter ajudado.

Cumpr.

António

 

 

Só quero discordar numa coisa :smile2: nos primeiros 2 dias eles têm o saco vitelino que é a comida deles depois, aconselho dar logo microvermes em pequenas quantidades e artemia recem nascida. mas em pequenas quantidades, quando começares a ver alevins a ficar larajna podes começar a dar mais artemia e microvermes. Nada de filtros so mudanças de agua diarias.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

Já nasceram há 8 dias e parece que não estão a morrer. Mas continuam a não comer os náuplios de artêmia nem os cistos. Continuo a dar a água verde e o Sera Micron. Substitui há 3 dias a pedra porosa por um filtro de espuma e coloquei um saco de carvão activado perto do filtro. Tenho feito TPA'a todos os dias, às vezes duas por dia para ver se a amónia baixa para 0, estava em 0,25.

Até agora parece que está tudo bem, vamos ver o que acontece. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha pequena experiência com colisas acho que precisas ter agua a 26-27ºC para um bom desenvolvimento dos bichos e boa alimentação deves dar: infusorios, nauplios de artemia e adps dafnias ou flocos secos em pó, ou triturados. A água deve também estar quase parada, mas deve ter filtração e algum movimento.... aquario bem plantado ajuda a proteger os alevins e a fornecer infusórios. Deve-se retirar a fêmea mal haja ovos e o macho quando os alevins nadarem na horizontal... não me recordo de mais nenhum pormenor... vai controlando a ver se as colisas não apanham ictio...temperaturas altas e sal grosso de cozinha ajuda assim como o azul de metileno puro, ou algum derivado, ajudam para a eliminação de bactérias e parasitas presentas na água.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais