! Projecto 2008 ! - Urze


rparola

Recommended Posts

Boas,

Obrigado pelos comentários.

Vou ver se consigo tirar mais umas fotos este fds...

 

Mas mesmo assim acho que falta qualquer coisa, so nao sei realmente o que....

 

cumprimentos,

Ricardo Parola

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pois krypticall, nao mexer em nada tb e solução mas a poda e que vai ter de ser bem feita ou corro o risco de ir tudo ao ar....

 

quanto ao co2 nadapeixe, sim continua a ser o caseiro, infelizmente o mes passado nao consegui ter "disponibilidade" para comprar o sistema pressurizado... mas com o caseiro ate n me parece mau demais para este volume. Tenho 2 garraffas de 1.5 a produzir para dentro de outra, e vou mudando de 10/15 dias conforme o tempo que tenho

 

Cumprimentos

Ricardo Parola

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Gostei muito da actualização. O layout está com muito bom aspecto, muito simples mas muito bonito e concordo com o que já foi dito: as algas no tronco dão-lhe aquele toque mais natural.

 

As podas também não estão más e a tendência é para melhorar à medida que as vais treinando. É apenas uma questão de tempo até veres o que fica melhor.

 

A única coisa que desgosto é o lado direito do tronco com os caules compridos muito expostos, sem um pouco de hardscape a complementar aquela zona. Talvez a adição de um segundo tronco, pequeno para servir apenas de complemento ao grande mas grande o suficiente para não ficar totalmente coberto pelas plantas de tapete e reduzir a exposição dos caules atrás, fosse uma mais valia. Depois, em termos de poda, até podias fazer um corte em meia Lua da direita para a esquerda, de modo a forneceres ali uma pequena abertura entre o ponto mais alto do tronco principal e o vidro lateral direito. Acho que ficaria muito bom!

 

Continua com o bom trabalho. Um hardscape bem definido aliado a plantas saudáveis mostram sempre o que há de melhor nos plantados.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 palavras: simples e bonito ! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Tal como o andré disse, o arredondar do lado direito ficaria melhor.

 

Que difusor é esse e já estás com CO2 pressurizado certo ?

 

Cumps,

J

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...Que diferença!!

 

O aquario com o crescimento das plantas ficou muito bonito, e com co2 caseiro ainda por cima... é uma fortuna em gelatina ehehe

 

Ja agora, que fertilização tás a fazer?

 

Parabens!

 

# mandei-te mp

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

depois de ter apreciado melhor aquele lado que referiram, realmente penso que ficaria ali melhor qualquer coisa, mas acho que nao seria propriamente um tronco, talvez uma planta para disfarçar... não sei... Andre Silvestre, que dizes?? eu acho um pouco apertado para um tronco... e mais complicado de arranjar um que encaixe bem...

 

Verissimo, quanto a fertilização, uma coisa simples, mas parece que tem dado resultado para controlar algumas algas.

apenas meto 5ml de bright K por dia, a cada 2 dias 2ml de micros e quando acho necessário adiciono ferro da jbl.

 

O difusor é o difusor mini comprado num patrocinador aqui do forum, infelizmente partiu-se ontem aquando de uma limpeza... (falta de jeito..)

 

Cumprimentos,

Ricardo Parola

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

O aquário parece-me bem estruturado, o tronco foi bem posicionado, as plantas saudáveis e com excelente cor.

Depois de olharmos um bocado dá a sensação que falta algo. Na minha opinião não tem a ver com a falta de hardscape.

Parece-me que do lado esquerdo a sequência de plantas muito parecidas dá a sensação de um layout muito estático. Acho que ganhava com a inclusão de uma planta nesse local que criasse outra espécie de tensão.

No lado direito, ao lado do tronco onde a rotala sp "green" se encolhe com a sombra, acho que seria uma boa ideia colocar uma planta que aprecie menos luz como as anúbias ou as cryptocorynes.

Aguardo a evolução, mas de qualquer maneira ficam aqui os meus parabéns desde já pelo teu excelente aquário.

 

Rui Alves

Editado por Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Cá venho mais um dia apelar aos vossos conhecimentos.

Tendo em conta o que me tem sugerido, aqui deixo os meus pensamentos.

 

Ora vejamos,... nem sei por onde começar...!

 

Começar pela monotonia referida pelo Rui. Realmente existe, até porque a r. rotundifolia que tinha introduzido deve ter desaparecido pois nem a vejo. (foi comida...) ela estava posicionada no meio dos dois tipos, e a intenção era que ela descesse como a green fez dando um toque diferente, mas tal não aconteceu... é pena pois gostava de ver o efeito.

 

Assim não sei se valerá a pena apostar nela outra vez. Ando inclinado para adicionar uns pés de rotala Wallichii. Não conheço a planta em causa por isso tenho receio que ela cresça demasiado e "apague" as que ficam por trás..

 

Bem, passando a outro ponto, a parede descascada onde se encontra o filtro interno.

Sendo este para sair como já referi, a ideia era fazer a continuação da Mayaca, com a adição de pogostemon helferi a frente desta para "disfarçar" aquele escuro que fica.

 

E vamos a um mais complicado penso eu... A Raiz do lado direito e aquele vazio...

 

Como sugeriram, realmente não ficará mal, mas o espaço que disponho naquele canto e muito pouco, cerca de uns 10 cm para os vidros. Ponderei a ideia de usar anubia nana mesmo na raiz e uma Cryptocoryne do género willisii ou assim..

 

Bem espero que compreendam as ideias que aqui expus, assim que conseguir meto aqui uma imagem para ser mais esclarecedora.

 

22473204eq1.jpg

 

Legenda:

Vermelho - espaço a ocupar pela mayaca

Azul - Helferi

Rosa - R.Wallichii

Amarelo - Anubia nana

Laranja - Cryptocoryne

 

 

Aguardo as vossas opinioes e sugestões, aproveito também para agradecer ao Verissimo a troca de ideias de ontem!

 

Cumprimentos

Ricardo Parola

 

Edit: para introduzir a img

Editado por rparola
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim não sei se valerá a pena apostar nela outra vez. Ando inclinado para adicionar uns pés de rotala Wallichii. Não conheço a planta em causa por isso tenho receio que ela cresça demasiado e "apague" as que ficam por trás..

Concordo, não acho que venha a tapar...

a ideia era fazer a continuação da Mayaca, com a adição de pogostemon helferi a frente desta para "disfarçar" aquele escuro que fica.

Tambem acho bem,mas receando que a helferi por trás o tronco passe despercebida.

Ponderei a ideia de usar anubia nana mesmo na raiz e uma Cryptocoryne do género willisii ou assim..

Tem de ser uma Cryptocoryne altinha para fazer o efeito pretendido, na minha opinião podias usar tambem uma Tiger lotus, que iria cobrir bastante dessa area e tronco... e os 10cm chegam perfeitamente! talvez o unico problema é a lotus roubar luz a eleocharis...

 

Uma ideia,mais ou menos isto:

rparolavv5.jpg

 

Legenda:

Vermelho - espaço a ocupar pela mayaca

Azul - Helferi

Rosa - R.Wallichii

cor de vinho - Tiger Lotus

 

Um abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou podes por a anubia nana e a Lotus. Trocar a crypto pela Lotus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verissimo, quanto a fertilização, uma coisa simples, mas parece que tem dado resultado para controlar algumas algas.

apenas meto 5ml de bright K por dia

 

 

boas, antes de mais os meus parabens, está muito bem conseguido...

 

Só uma questão por acasso sabes a concentração de potassio desta solução..

 

E, já agora se me permites, um consenho: a R.Wallichii é uma planta que cresce bastante, pelo menos a minha, supostamente é uma planta de meio plano mas para isso teras que fazer muitas podas...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem hoje ocorreu-me outra ideia... substituir a cuba por eleocharis.

Não estou a gostar propriamente do aspecto dela...

 

Que dizem?

 

Concordo a 100% acho que ficava mesmo melhor a eleocharis em todos o aqua em vez da cuba!

 

chuta fotos dessa poda :)

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...

 

pc_one, o fertilizante em causa é o da ADA, não vejo por lá nenhuma concentração, lamento nao poder esclarecer nesse ponto. quanto a walichii ainda bem que avisas.... pois para onde a queria talvez nao seja a melhor opção.

 

Bem passando a actualização ficam as fotos da poda...

 

Frente

 

p1010012wr0.jpg

 

Lado direito

 

p1010013nv0.jpg

 

Lado esquerdo

 

p1010015rx4.jpg

 

 

Tras?!... nah

 

Bem deixando de brincadeiras...

A poda tá feita, a ver se se escapam, pois com tanto tempo sem poda as plantas de tras ficaram sem luz, mas tenho esperanças que aguentem

 

Bem, acho que é só por hoje..

 

Apenas para terem noção do que cá estava fica aqui uma amostra!!

 

imagem006gn4.jpg

Editado por rparola
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.