Problema esquisito nas echinodorus


Nuno Silva

Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Recentemente ( 1 mês ) montei um novo aqua :cry:

400 litros :D

Bem o meu problema são as echinodorus que estão um pouco esquisitas. As osiris estão a desenvolver uma folhas bem pequenas e avermelhadas mas que não crescem, dobram todas entre si ficando raquiticas.

 

As rosé estão a lancçar folhas grandes e perfeitas mas com uma cor um pouco pálida, apesar de não ser aquele vidro comum na carencia de potássio.

 

Que acham que se passa?pode estar relacionado?que devo fazer?

 

Para já comecei a adicionar magnésio e potássio mas vou tb começar com pc nitrito e traces ( n quero ficar cheio de algas - já tenho tantas :cry: )

 

Estão a nascer novas folhas na osiris...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

folhas bem pequenas e avermelhadas mas que não crescem, dobram todas entre si ficando raquiticas

As minhas também estiveram assim... e apresentavam folhas "furadas".

 

A conselho do sergioveterano :shock: (obrigado Sérgio!) coloquei umas barras de NPK (Algoflash) no areão e parece que resolveu o problema.

As que não cresciam têm desenvolvido bem e os furos nas folhas parece que desapareceram. Coloquei o NPK à +/- 1 mês. Os efeitos não são imediatos mas dá para ver ao fim de uns dias...

Ainda utilizei fertilizante líquido (TMG) nos primeiros dias mas de agora não estou a colocar.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas...

 

Vou usar essas barras NPK. Isso encontra-se nos aki's certo?a marca algoflash... vou experimentar.

 

Quantos watts tem o aqua?

 

Tenho 160watts ( pouquinho :shock: )... por isso n me largam as algas

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso encontra-se nos aki's certo?a marca algoflash
Por exemplo... foi lá que comprei para mim...

 

Tenho 160watts ( pouquinho  )... por isso n me largam as algas

Eu tenho 2x36W!!! :) :D

2 lâmpadas de 4200k que custaram os olhos da cara... :shock:

Acho que quando meter novas vou optar por uma igual e uma daylight.

 

Eu tenho pouca luz e já tive "n" problemas com algas. Agora só umas greenspot no vidro (por isso parei com o TMG)... :? nas plantas já não tenho nada.

 

Acho que não devias fertilizar muito "na água".

As echinodorus "consomem" mais nutrientes pelas raiz e não pela folha... penso que de que... :?

 

O algoflash são aquelas barras verdes. As "cor-de-rosa" que eles lá têm tem uma % mais pequena de NPK. Depois vê isso... :cry:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Troca para daylight!!! Para as plantas serve perfeitamente.Podes é ficar sem tanta cor nos peixes mas isso...

 

Ok, então são as barras verdes e não as cor de rosa.Algoflash. 1 barra inteira para cada equinodorus?tanta gasolina... :roll:

 

Sim tens razão, as equinodorus retiram muito pelas raizes, e que raizes elas mandam... espétaculo. Mas eu não tenho só echi. e as outras tb precisam. Eu vou parar com o adubo já que com as barras devo resolver esse problema. como tenho problemas com algas ( ainda das verdinhas ) vou depois adubar aos poucos... é preciso paciencia

 

Já tou arrependido de não ter usado humus de minhoca.. :D

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

barra inteira para cada equinodorus?

Eu cortei a barra em 3 (seguindo o conselho do Sérgio) e depois coloquei à volta da planta.

 

Acho que consegues melhor resultado cortando e espalhando pelo areão. Além disso não te esqueças que tens raízes por todo o lado!! Sim, já que as echinodorus dão raízes que nem malucas... :D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Nuno, ( Deve ser do nome :( :D )

 

Realmente faz todo o sentido... pormenores :roll:

 

Tens discus nesse aqua é?belo discu no teu avatar

 

Se quiseres como és de Gaia podemos combinar 1 dia e vinhas cá ver os meus... ( poucos... 3 ). Também gostaria de ver os teus. Manda-me MP

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais