Dúvida De Principiante


nelson8874

Recommended Posts

Agora quem n percebeu fui eu....

William,

 

esse texto é uma citação do Jerboa que eu não percebi, por isso não pude comentar. (não me dei ao trabalho de fazer uma citação como deve ser e deu confusão...)

 

Ele tinha dito: "Abrir tampas etc so faria sentido se a temp ambiente fosse superior a temp regulada: se o termostato fosse fiavel."

 

E eu não percebo o argumento.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso ja eu sabia ha mt tempo!

 

 

 

 

 

esta afirmação é que n tem logica! pelo menos para mim....

 

deveria ser se a temperatura exterior fosse inferior à do aqua, e n superior

Já editei para que ficasse claro a autoria da frase, que não é minha. Eu limitei-me a dizer que não a percebia.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso ja eu sabia ha mt tempo!

 

esta afirmação é que n tem logica! pelo menos para mim....

 

deveria ser se a temperatura exterior fosse inferior à do aqua, e n superior

 

Ha ja entendi o problema, acho.

 

Eu estou a pensar na relacao temp agua (TA) / temp exterior (TE). Se a temp exterior e inferior ou igual a desejada entao abrir as tampas e uma falsa solucao: a solucao e simplesmente nao aquecer.

 

O q provavelmente vos estais a pensar e numa terceira variavel da equacao, TS: Temp Superficie.

 

Portanto se TS for alta - por ex por aquecimento directo da superficie por lampadas - mas a TS for inferior a TE, entao para evitar o aumento da TA abrir as tampas de facto faz sentido. Mas isto nao explica o aquecimento excessivo sem luz, isso tem de ser devido a desregulacao do termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a temperatura exterior for superior a desejada e necessario proceder a medidas de arrefecimento, promovendo a evaporacao (a unica eficaz de facto seriam os refrigeradores proprios para aqua).

 

Claro que se a temp exterior (na superficie) for igual ou menor a desejada entao o problema esta no termostato: basta nao aquecer.

 

O sobreaquecimento devido a potencia pode ser explicado, mas nao sei bem a causa. Pode ser da 'inercia' do pico de aquecimento. Se esta regulado a 25 e a temp baixa pra 24 o sistema dispara e se a potencia em W for mto grande esse ciclo de aquecimento pode ser suficiente para elevar a temp varios graus acima, mesmo se ja desligado, se o vol de H2O for pequeno.

De qq forma os fabricantes recomendam um vol max e minimo. Vi agora na Jager que para grandes Vol eles recomendam mesmo menos W por L.

Por exemplo ja para 100-150L eles recomendam 100W, o que na minha experiencia seria correcto para 130-150L - 100W (nao 150W).

Para um aqua de 60-75L eu colocaria um 50W: mais uma vez sera mais facil ajustar a temp que com 75-100W.

 

Boas, Jerboa :wink:

 

Pegando no que dizes:

 

Eles recomendam para aquas de 100-150 = 100 W

Tu, que não concordas com eles, e dizes ser melhor 0,5 W/litro recomendas 130-150 litros = 100 W...

 

então se eu tiver um aquário de 150 litros vou seguir os teus conselhos e compro um de 100 W, pois os tipos da eheim não percebem nada disto, ao recomendarem.... 100 W???

 

Então não disseste que devia ser 0,5 W/ litro? (com o teu 130 litros/100 W dá quantos W/ litro?)

 

Eles recomendam uma potência que garanta que com uma determinada temperatura exterior se possa elevar a temperatura do aquário até x graus.

 

Relativamente à "inércia"

 

Já que acham que faz tanta diferença o calor armazenado no termostato fazem o seguinte:

 

1- Colocam um termostato de 200 W num balde com água e deixam aquecer até 27 ºC;

2- Desligam o termostato da ficha e colocam o mesmo termostato num aquário de 200 litros, para ter o tal "malvado" w/litro (sem ligar, vamos só ver o aumento da temperatura pelo calor que fica disponível depois do termostato desligar);

3- Medem o aumento de temperatura.

 

Repetem o processo agora com um termostato de 100 W e registam a diferença.

 

(se não querem fazer na prática, façam mentalmente e pensem se iriam ter uma grande diferença de temperatura...dava para ler? Um termostato de 200 W a funcionar 1 minuto num aquário de 200 litros dá para notal alguma coisa de relevante? Então porque daria quando ele se desliga?

 

 

Meus amigos, estamos a afastar-nos do post inicial, onde o problema seria a das elevadas temperaturas atingidas hoje e o de eu dizer que nada tinha a ver com a potência dos termostatos, pois eles ficam desligados, visto a temperatura estar acima do estabelecido para eles desligarem.

 

Já deve ter ficado claro que o facto de um termostato indicar (nos números) que está a 24 ºC e estar de facto a 29 ºC, nada tem a ver com potências ou outra coisa... apenas se relaciona com a colocação da escala/ calibração. (eu até me parece que pode residir aqui a vossa "confusão"... num termostato mais potente em menos tempo vai subir lá para os 29 ºC e enquanto não se acerta a escala com a temperatura real pode dar ideia que este "aquece mais". Pior que isso, basta que um termostato que tenham comprado de menor potência venha com a escala mais certinha que outro de maior potência e a coincidência faz o resto...

 

Relativamente a este facto o Tiago (Godlike) referiu uma questão pertinente, que pode acontecer, se um aquário tiver pouca circulação, mas só nesse caso: como o termostato é mais potente vai aquecer mais rapidamente a água do seu lado, não sendo o fenómeno de convecção suficiente para dissipar o calor por todo o aquário - mas convenhamos que nós não temos normalmente aquários com baixa circulação.

 

Cumprimentos

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já editei para que ficasse claro a autoria da frase, que não é minha. Eu limitei-me a dizer que não a percebia.

 

Cumps

 

 

ok ok! :wink:

 

devia estar a dormir quando li essa parte do post e n percebi que era uma citaçao!

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Jerboa :wink:

 

Pegando no que dizes:

 

Eles recomendam para aquas de 100-150 = 100 W

Tu, que não concordas com eles, e dizes ser melhor 0,5 W/litro recomendas 130-150 litros = 100 W..

 

No caso da Jager concordo com eles, sobretudo escolhendo os exemplos menos potentes para mais litros.

 

So posso dizer q por experiencia propria foi-me sempre mais facil ter uma temp estavel abaixo de 1W/L. Mas 0,5W/L pode ser pouco - exagerei - excepto para altos volumes: ver a tabela da Jager, 300W para 600L se bem me lembro.

Citacao: "-300 W for Aquaria from 600 up to 1000 l, Total length: 500 mm"

 

Ou seja, para vol mais baixos seria mais 0,66W/L - mas isto esta-se a tornar um pouco obsessivo, fico por aqui.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso da Jager concordo com eles, sobretudo escolhendo os exemplos menos potentes para mais litros.

 

So posso dizer q por experiencia propria foi-me sempre mais facil ter uma temp estavel abaixo de 1W/L. Mas 0,5W/L pode ser pouco - exagerei - excepto para altos volumes: ver a tabela da Jager, 300W para 600L se bem me lembro.

Citacao: "-300 W for Aquaria from 600 up to 1000 l, Total length: 500 mm"

 

Ou seja, para vol mais baixos seria mais 0,66W/L - mas isto esta-se a tornar um pouco obsessivo, fico por aqui.

 

 

Agora um "off topic", completa os dados do teu perfil por favor, nomeadamente a idade :mrgreen:

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora um "off topic", completa os dados do teu perfil por favor, nomeadamente a idade :mrgreen:

 

Eu tinha la a minha avancada idade (47!) so que nao concordo c a alteracao de figurar logo na pagina de discussao: todos nos, de todas as idades temos a mesma autoridade na net, o que interessa e o conteudo das mgs, nao o 'estatuto'.

Portanto esta e a minha forma d protesto - de fundo amigavel claro.

 

Excelente forum, parabens a todos os moderadores - sem graxa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha la a minha avancada idade (47!) so que nao concordo c a alteracao de figurar logo na pagina de discussao: todos nos, de todas as idades temos a mesma autoridade na net, o que interessa e o conteudo das mgs, nao o 'estatuto'.

Portanto esta e a minha forma d protesto - de fundo amigavel claro.

 

Excelente forum, parabens a todos os moderadores - sem graxa.

 

 

lol pois... mas faz parte das regras do forum e como tal tera que la figurar :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso da Jager concordo com eles, sobretudo escolhendo os exemplos menos potentes para mais litros.

 

So posso dizer q por experiencia propria foi-me sempre mais facil ter uma temp estavel abaixo de 1W/L. Mas 0,5W/L pode ser pouco - exagerei - excepto para altos volumes: ver a tabela da Jager, 300W para 600L se bem me lembro.

Citacao: "-300 W for Aquaria from 600 up to 1000 l, Total length: 500 mm"

 

Ou seja, para vol mais baixos seria mais 0,66W/L - mas isto esta-se a tornar um pouco obsessivo, fico por aqui.

Boas.

Não te aborreças, pois esta nem é a parte fundamental. (se eu não der a minha opinião, fico com o que sei, ficas com o que sabes e não se discute nada, ninguém evolui).

 

Eu só acho que tens de ter um pouco de mais cuidado com as relações que fazes e tentar ver também os argumentos que eu vou colocando. Muitas vezes aquilo que nos acontece uma vez, pode aparentar ter umas causas e ter outras. No fundo quando há muitos factores envolvidos num fenómeno há sempre alguns que contribuem mais, outros menos, e eu certamente não terei 100% razão.

 

Quanto aos W/L, eu próprio uso resistências que me dão 0,25 W/L (é o exemplo do meu aquário de 840 litros, o quel eu não tenho de manter a uma temperatura muito elevada... 25-26 ºC no inverno basta) , portanto não estou a defender termostatos potentes. Mas o facto dos aquários grandes não necessitarem de tanta potência está relacionado com o facto deles dissiparem menos calor (comparativamente têm menor área de superfície quando comparada com o volume, isto em relação aos pequenos). Mas só uso esta potência porque é suficiente para aquecer... até tenho ali um de 150 W de reserva, para o caso de ser necessário elevar a temperatura acima do normal.

 

No teu argumento que eu disse que não percebi, acho que já compreendo o teu ponto de vista, embora não concorde. Nesse aspecto estás pelo menos a esquecer uma coisa que eu já escrevi: os aquários também aquecem devido ao calor libertado pelas bombas dos filtros. Uma outra coisa importante - a água custa a aquecer e a arrefecer, mesmo depois da temperatura baixar ligeiramente cá por casa ou depois de apagar as luzes do aquário, é difícil arrefecer o aquário, ainda mais porque as bombas continuam a funcionar!

 

Agora, na minha opinião e em relação ao tema do post, deve-se ouvir o pessoal das ventoínhas... eles têm razão na prática (já muitos o comprovaram, não é segredo, não foi inventado agora) e há fundamento científico para o facto.

 

Não vamos pensar mais nos termostatos, eles não têm culpa nesta altura do ano... desliguem-nos da ficha, se quiserem!

 

Cumprimentos

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus senhores, desde já obrigado a todos pela vossa atenção.

A 1ª coisa que fiz foi deixar o termostato desligado. O que não surtiu grande efeito.

De seguida abri a tampa do aquário (dá para abrir metade, para pôr a comida e assim...), baixou cerca de 1 grau :)

Acho que vou tentar pôr um cubo de gelo num plástico como disse alguêm logo num dos primeiros posts.

Novamente obrigado pela vossa atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Recomendo-te uma ventoínha pequena apontada à superfície.

Para essa quantidade de água, cubos ou garrafas de gelo vão fazer a temperatura oscilar demasiado e terás de estar constantemente de olho no termómetro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a minha mulher não é muito fã do meu aquário... E se eu comprasse uma ventoinha de propósito para o aquário ia ter de ouvir umas quantas lamúrias acerca do dinheiro que ando a gastar no aquário. Assim fico na dúvida sobre o que hei-de fazer. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.