Dúvida De Principiante


nelson8874

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Tenho um aquário de 15Lt, com 5 néons e 1 corrydora. o termostáto esta regulado para 23 graus, no entanto o aquário atinge os 30 graus :D ! E ainda não estamos no pico do verão! Será que os peixes aguentam? O aquário está no corredor e não apanha luz directa. A lâmpada incandescente tb não deve ajudar... mas numa altura em que a lâmpada se tinha fundido o aquário mesmo assim atingia 28/29 graus. Deve preocupar-me?

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Deve preocupar-me?

Viva.

 

Sim.

Tenta por umas pedras de gelo dentro de um saco, dentro do aquario com o fluxo de agua a passar pelo saco.

A ver se a temperatura baixa uniformemente.

Ou então muda 30% da agua diariamente, por agua 6º mais fria.

 

Cmprts,

Luis.Dias

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O melhor mesmo entao é eliminares o termoestato no verao, eu utilizava uma ventoinha pra arrefecer no meu mas uma vez que o teu aquario é tapado torna-se complicado arrefecer a agua atraves desse metodo.

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Na minha experiencia e mais facil regular a temperatura abaixo de 1W litro.

A teoria de 1,5W/L so funciona no Polo Norte.

 

Num aqua de 25L tenho de ter o termostato de 25W regulado para 20 graus para obter 24-25.

Num aqua de 130L que vinha com um termostato de 150 tenho regulado a 20 e mesmo assim tenho 24,5 sem luzes. Estou a pensar mudar pra um 100W.

No pico do Verao retiro os termostatos para limpeza.

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Tenho aqui uma dúvida que gostava que me explicassem...

 

O que é que a potência do termostato tem a ver com a temperatura?

 

Se um termostato está regulado para 25 ºC (bem regulado, a funcionar correctamente) quando a água chega a 25 ºC ele desliga e depois... nunca mais liga, a não ser que a temperatura baixe dos 25 ºC!!! Por isso tanto faz ele ter 10 W como 1000 W, vai estar sempre desligado! (até o podem retirar que a temperatura não vai baixar por isso).

 

Por esse motivo se vendem "coolers", por esse motivo se instalam ventoínhas nos aquários, isto porque a água, ao evaporar, faz baixar a temperatura do sistema (tal como arrefece o nosso corpo). A ventoínha tem o papel de "forçar" a água a evaporar, tal como os secadores de mãos... mesmo com ar frio ajudam a evaporar a água mais rapidamente...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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Tenho aqui uma dúvida que gostava que me explicassem...

 

O que é que a potência do termostato tem a ver com a temperatura?

 

Se um termostato está regulado para 25 ºC (bem regulado, a funcionar correctamente) quando a água chega a 25 ºC ele desliga e depois... nunca mais liga, a não ser que a temperatura baixe dos 25 ºC!!! Por isso tanto faz ele ter 10 W como 1000 W, vai estar sempre desligado! (até o podem retirar que a temperatura não vai baixar por isso).

 

Cumps

 

Boas AGA, tens razão no que escreveste, mas a diferença entre ter um com 10w e outro mais potente, baseia-se no choque térmico... pois um termostáto de 300w em 50lt quando liga aqueçe, mas mesmo que ele desligue demora muito mais tempo a arrefecer que um termostato de 10w... e por isso as temperaturas por vezes sobem muito... a base em contacto com a àgua de um termostáto de 300w é muito superior a um de 100w ou 50w..

 

Nelson o melhor é mesmo deixares a tampa aberta se possivel, vai ajudar imenso... pois com a tampa fechada o ar que está entre a coluna de àgua e a tampa também aquece imenso... talvez seja este o principal problema!!

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

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LOL

 

:puppydogeyes:

 

epa quando der para ter a luz desligada, abre as tampas :rainbowafro:

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

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Boas AGA, tens razão no que escreveste, mas a diferença entre ter um com 10w e outro mais potente, baseia-se no choque térmico... pois um termostáto de 300w em 50lt quando liga aqueçe, mas mesmo que ele desligue demora muito mais tempo a arrefecer que um termostato de 10w... e por isso as temperaturas por vezes sobem muito... a base em contacto com a àgua de um termostáto de 300w é muito superior a um de 100w ou 50w..

 

CUMPS

Boas Tiago.

 

Isso que referes até pode acontecer em determinadas circunstâncias, isto se o aquário for pequeno e a circulação de água for fraca, pode aquecer mais numa determinada zona e não noutra.

De qualquer forma, se o aquecimento for localizado na zona do termostato, ele próprio vai desligar mais rápido, dado que o "sensor" é o próprio termostato.

 

O principal problema de um termostato sobredimensionado, no meu entender, é que se ele avariar (se colar na função aquecimento) vai ter potência para aquecer muito a água e "cozer" os peixes. Se for menos potente, pode ser que a uma temperatura ainda não muito elevada a taxa de dissipação de energia para fora do aquário seja igual à fornecida pelo termostato, possibilitando a estabilização da temperatura em torno de valores "aceitáveis" para os peixes.

 

 

Ainda assim, isso não se aplica a este caso, pois é indiferente, já que um termostato regulado para 25 ºC (ou até mais ou menos) vai permanecer sempre desligado, nesta altura do ano, independentemente da sua potência e foi a isso que me referi, pois alguns dos conselhos que deram para resolver o problema seriam aranjar um termostato menos potente (eu tenho termos de 50 W num de 20 litros e noutro de 60 litros e não noto diferença nenhuma). Tenho resistências de 210 W nos termofiltros dos aquários de 240 litros e de 840 litros e também não... estão sempre disligados :rainbowafro:

 

Já agora, há pessoal que para aquários de 840 litros têm 2 termostatos de 300 W = 600W (eu tenho 210W) e não me consta que eles tenham mais (nem menos) problemas no verão que eu. No verão, o calor das proprias bombas dos filtros e iluminação, aliado à baixa dissipação porque as casas estão mais quentes, mantêm os termostatos desligados, para descanso das carteiras.

 

Há mais vantagens: Os peixes crescem mais, reproduzem-se mais e o Íctio não entra com eles :puppydogeyes:

 

Cumprimentos

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LOL

 

:puppydogeyes:

 

epa quando der para ter a luz desligada, abre as tampas :rainbowafro:

Pois...

 

Eu tenho uma diferença de mais de 2ºC entre o aquário destapado e o tapado, só por aí se vê a vantagem de destapar! No pico do verão costumo abrir os "repiradores" do tapado, também para facilitar a dissipação.

 

Enfim, tudo o que possa impedir o aumento de 1ºC já é alguma coisa.

 

Um outro factor importante é tentar-se manter a casa mais fresca (deixar entrar ar frio, à noite e impedir o ar quente e radiação solar directa de entrar, de dia). É claro que o ar condicionado também funciona, mas para saber isso não necessitamos de um fórum...

 

Cumps

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Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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Tenho aqui uma dúvida que gostava que me explicassem...

 

O que é que a potência do termostato tem a ver com a temperatura?

 

Teoricamente nao tem nada a ver, se o sensor funcionar correctamente.

 

A unica diferenca seria a velocidade de aquecimento, nao a temp maxima.

So que eu ainda estou a espera de um termostato cujo sensor funcione como esperado. Ha mais de 10 anos tomei a decisao de comprar sempre a 0,5W/L o q resolveu o problema. Agora pensei que c os avancos da tecnologia o problema estava resolvido, mas nos 3 termostatos comprados este ano o problema persiste, com uma diferenca de 3-4 graus em media entre a regulacao e a temp indicada nos termometros.

Marcas testadas: aquapor; aquarium systems; hydor; outras q nao me lembro. Nunca usei tetra e jager.

 

Vou voltar aos 0,5W por L (nota: a minha casa esta neste momentoi a 22 graus, nao ha qq razao para uma regulacao a 24 graus dar 27).

 

Abrir tampas etc so faria sentido se a temp ambiente fosse superior a temp regulada: se o termostato fosse fiavel.

Editado por Jerboa
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Tenho aqui uma dúvida que gostava que me explicassem...

 

O que é que a potência do termostato tem a ver com a temperatura?

 

Se um termostato está regulado para 25 ºC (bem regulado, a funcionar correctamente) quando a água chega a 25 ºC ele desliga e depois... nunca mais liga, a não ser que a temperatura baixe dos 25 ºC!!! Por isso tanto faz ele ter 10 W como 1000 W, vai estar sempre desligado! (até o podem retirar que a temperatura não vai baixar por isso).

 

Por esse motivo se vendem "coolers", por esse motivo se instalam ventoínhas nos aquários, isto porque a água, ao evaporar, faz baixar a temperatura do sistema (tal como arrefece o nosso corpo). A ventoínha tem o papel de "forçar" a água a evaporar, tal como os secadores de mãos... mesmo com ar frio ajudam a evaporar a água mais rapidamente...

 

Cumps

Boas,

De facto se a temperatura da água estiver acima do escolhido no aquecedor tanto faz ser de 10W como de 1000W. Neste caso o aquecedor não será mais que um ornamento de gosto duvidoso. Mas e se não for?

Depois de desligado, um termostato de 1000W tem uma resistência metálica muito maior que continuará a irradiar calor muito mais tempo que uma de 10W e continuará consequentemente a aquecer a água.

Este período de libertação de calor mesmo depois de desligado vai sobreaquecer a água caso o termostato esteja sobredimensionado para o aquário. É óbvio que não me refiro apenas ao período de verão.

Cumps.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

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Teoricamente nao tem nada a ver, se o sensor funcionar correctamente.

 

A unica diferenca seria a velocidade de aquecimento, nao a temp maxima.

So que eu ainda estou a espera de um termostato cujo sensor funcione como esperado. Ha mais de 10 anos tomei a decisao de comprar sempre a 0,5W/L o q resolveu o problema. Agora pensei que c os avancos da tecnologia o problema estava resolvido, mas nos 3 termostatos comprados este ano o problema persiste, com uma diferenca de 3-4 graus em media entre a regulacao e a temp indicada nos termometros.

Marcas testadas: aquapor; aquarium systems; hydor; outras q nao me lembro. Nunca usei tetra e jager.

 

Vou voltar aos 0,5W por L (nota: a minha casa esta neste momentoi a 22 graus, nao ha qq razao para uma regulacao a 24 graus dar 27).

 

Abrir tampas etc so faria sentido se a temp ambiente fosse superior a temp regulada: se o termostato fosse fiavel.

Boas.

 

A questão do termostato não funcionar como o "esperado", da forma como descreves, está relacionado com a calibração e não com o resto. Para ele estar bem calibrado, em alguns termostatos, vê-se a que temperatura ele desliga e depois roda-se a escala para o valor correcto. (de qualquer forma, mesmo que ele não tenha a escala que roda isso não é problema... já sabes que se queres 27, colocas em 24... mas cada termostato deve ter "a sua" diferença. Também não percebo como é que comprar um termostato menos potente vai resolver o problema do termostato só desligar a 27 ºC quando se marca 24, mas tu deves saber. (terá sido coincidência?)

 

No entanto isso nada tem a ver com tecnologia, pois os meus termofiltros, que nesta altura do ano estão sempre desligados, por opção deles, têm precisão até à décima de grau e desligam/ligam a variações de meio grau (se não estou em erro). Apesar disso, num dos meus aquários, os meus peixes "acordam" sempre com temperaturas perto dos 29 ºC (um pouco menos) e adormecem com temperaturas um pouco abaixo dos 30 ºC, ou seja estar lá termostato ou não é o mesmo.

 

A regra que segues é boa para evitar problemas caso o termostato cole no aquecimento, não vai influenciar nada neste caso.

 

Vou voltar aos 0,5W por L (nota: a minha casa esta neste momentoi a 22 graus, nao ha qq razao para uma regulacao a 24 graus dar 27).

Já referi que o aquário aquece por vários motivos: luz, calor libertado pelos motores das bombas. Certamente não estavas à espera que o termostato te arrefecesse a água, pois não? Mas se pensas que é ele o responsável (será que o tens visto ligado ultimamente?), tira-o, isso resolve os teus problemas, ou não!

 

Abrir tampas etc so faria sentido se a temp ambiente fosse superior a temp regulada: se o termostato fosse fiavel.

Este raciocínio é que eu não percebo mesmo...

 

Cumprimentos

Editado por AGA

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Boas,

De facto se a temperatura da água estiver acima do escolhido no aquecedor tanto faz ser de 10W como de 1000W. Neste caso o aquecedor não será mais que um ornamento de gosto duvidoso. Mas e se não for?

Depois de desligado, um termostato de 1000W tem uma resistência metálica muito maior que continuará a irradiar calor muito mais tempo que uma de 10W e continuará consequentemente a aquecer a água.

Este período de libertação de calor mesmo depois de desligado vai sobreaquecer a água caso o termostato esteja sobredimensionado para o aquário. É óbvio que não me refiro apenas ao período de verão.

Cumps.

 

Boas Tilápia.

 

Não nos podemos desviar do motivo do post, nem do sentido da minha argumentação. Quando eu argumentei dessa forma referi que agora tanto faz (presumindo que nesta altura do ano estão desligados).

 

Mas ainda assim...

 

A água é um composto que tem uma capacidade calorífica específica (ou capacidade térmica mássica) muito elevada (trocando isto por míudos significa que é necessário fornecer muita energia à água para ela aquecer e que a água armazena muita energia que pode libertar no arrefecimento - por isso perto de água as aplitudes térmicas são baixas :)

 

Os metais têm uma capacidade térmica mássica muito mais baixa que a água... (daí uma chapa de zinco ao sol aquecer muito facilmente... mas também arrefece muito facilmente, se for caso disso, pois armazena pouca energia.

 

Já se está a ver que esse tal calor que dizem que o termostato armazena, eventualmente não tem grande significado. Se pensarmos então na diferença de massa entre um termostato de 25 W para um de 50 W (o acréscimo de metal, por exemplo) e a compararmos com a massa toda de água que ele está a aquecer... chegamos à conclusão que esse calor será quase irrelevante (até podemos fazer uns cálculos). Por outro lado, o metal e vidro de um termostato, pelo facto de estarem dentro de água, nunca chegam a atingir temperaturas elevadas, logo: pouca massa, muito pouca massa quando comparado com a água, temperaturas não elevadas = pouca energia para libertar. Se a água necessita de muita para aquecer, significa um aquecimento mínimo (irrelevante) - nisto até se podem fazer uns cálculos...

 

 

Mas por via das dúvidas, caso teimem em pensar que o vosso problema de aquecimeto de água no verão é dos termostatos... retirem-nos.

 

Cumprimentos

Editado por AGA

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Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
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Agora quem n percebeu fui eu....

 

Se a temperatura exterior for superior a desejada e necessario proceder a medidas de arrefecimento, promovendo a evaporacao (a unica eficaz de facto seriam os refrigeradores proprios para aqua).

 

Claro que se a temp exterior (na superficie) for igual ou menor a desejada entao o problema esta no termostato: basta nao aquecer.

 

O sobreaquecimento devido a potencia pode ser explicado, mas nao sei bem a causa. Pode ser da 'inercia' do pico de aquecimento. Se esta regulado a 25 e a temp baixa pra 24 o sistema dispara e se a potencia em W for mto grande esse ciclo de aquecimento pode ser suficiente para elevar a temp varios graus acima, mesmo se ja desligado, se o vol de H2O for pequeno.

De qq forma os fabricantes recomendam um vol max e minimo. Vi agora na Jager que para grandes Vol eles recomendam mesmo menos W por L.

Por exemplo ja para 100-150L eles recomendam 100W, o que na minha experiencia seria correcto para 130-150L - 100W (nao 150W).

Para um aqua de 60-75L eu colocaria um 50W: mais uma vez sera mais facil ajustar a temp que com 75-100W.

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Se a temperatura exterior for superior a desejada e necessario proceder a medidas de arrefecimento, promovendo a evaporacao (a unica eficaz de facto seriam os refrigeradores proprios para aqua).

 

Claro que se a temp exterior (na superficie) for igual ou menor a desejada entao o problema esta no termostato: basta nao aquecer.

 

O sobreaquecimento devido a potencia pode ser explicado, mas nao sei bem a causa. Pode ser da 'inercia' do pico de aquecimento. Se esta regulado a 25 e a temp baixa pra 24 o sistema dispara e se a potencia em W for mto grande esse ciclo de aquecimento pode ser suficiente para elevar a temp varios graus acima, mesmo se ja desligado, se o vol de H2O for pequeno.

De qq forma os fabricantes recomendam um vol max e minimo. Vi agora na Jager que para grandes Vol eles recomendam mesmo menos W por L.

Por exemplo ja para 100-150L eles recomendam 100W, o que na minha experiencia seria correcto para 130-150L - 100W (nao 150W).

Para um aqua de 60-75L eu colocaria um 50W: mais uma vez sera mais facil ajustar a temp que com 75-100W.

 

 

 

isso ja eu sabia ha mt tempo!

 

 

Abrir tampas etc so faria sentido se a temp ambiente fosse superior a temp regulada: se o termostato fosse fiavel.

 

 

esta afirmação é que n tem logica! pelo menos para mim....

 

deveria ser se a temperatura exterior fosse inferior à do aqua, e n superior

Editado por william
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