Pequeno Aquário De Ciclideos Africanos


Recommended Posts

Boa tarde caros amigos, deixo-vos fotos do meu pequeno aquário de ciclideos africanos.

 

aquarios027ya5.th.jpg aquarios011dj0.th.jpg aquarios012ku2.th.jpg aquarios004mm4.th.jpg

 

Setup:

 

Aquário: 60cm

Filtro: EHEIM Classic 2213 c/ 5 módulos de esponja (filt. mecânica), lã de rocha e carvão activado, este esquema de filtragem foi recomendado pelo Sr. Rui da loja Ruimar

Areao: Calcário branco c/granolometria fina e esférica

Rochas: Calcárias

Temperatura: 25º

PH: 8,5

 

Já tenho este setup vai fazer 1 ano e a água mantem-se cristalina, os No2 e No3 baixos, com TPA de 30% semanais, aspiração de 2 em e semanas e manutenção ao filtro mensal.

 

Comida:

- Granulado pequeno flutuante (1,5mm) "Omega One" Cichlid durante a semana;

- Cichlid Mix congelada (Ocean Nutrition) ao Domingo :rainbowafro: ;

- De vez em quando tb lhes dou arténia, alternando a congelada com a viva.

 

Dos vários granulados que já experimentei fiquei fã deste, porque é de facto flutuante, nem que passe meia hora ela não afunda, coisa rara pq os eles devoram tudo em 1 ou2 minutos, sinal que gostam... A sua composição é Salmão, Arenque, Krill, Peixe, Camarão, Trigo, Kelp, Lecitina, Vitamina C e os normais quimicos e estabilizadores.

 

Flora: inexietente, visto que os terroristas colocam as plantas todas a boiar em minutos.

 

Fauna:

1 casal de Aulonocara stuartgranti "Ngara"

1 casal de Labidochromis caeruleus

1 Cyprichromis leptosoma

1 Cyphotilapia frontosa

1 plecostomus

 

Imagino que vão dizer que está super povoado e que é uma bomba relógio, mas não , pelo menos até á data o povo é todo pacifico, de boa saude, bem dispostos, e não fazem "má vizinhança" uns aos outros. Se calhar é porque vieram para cá todos pequeninos e cresceram juntos.

 

Os labidocromis já criaram, e claro que tive de dar os filhotes a uns amigos.

 

Os Aulonocaras acho que andam enamorados, visto que o macho anda em circulos a "tremer" para a fêmea.

 

Espero que não me martelem muito pelas dimensões reduzidas.

 

Bruno Martins

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser de mim mas o ph nao estara muito alto?

Para os peixes em questão não...

 

Quanto a fauna no aquario... se tens os parametros bem e nao ha guerras entre os habitantes não vejo problema nisso, mas um problema que vejo é que por exemplo, a frontosa fica com metade do tamanho do teu aquario quando adulta... por ai é que pode passar o problema. Mas eles demoram a crescer e entretanto tens certamente tempo para montar um mais apropriado para eles :rainbowafro:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a estes peixes, creio que o PH pode ir aos 9 sem problemas, eles gostam de águas alcalinas.

 

A limitação do espaço reduzido, é o facto de quando eles têm filhotes, tenho de os dar para que o aqua não fique super-povoado.

 

Quando começarem a crescer muito tenho2 alternativas:

 

1º e a mais provável... comprar um aquário grande

2º mas menos provável... dar os maiores e ir comprando mais pequenos

 

 

Bruno Martins

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente o unico problema k vejo é mesmo o frontosa.esse aqua é pekeno para ele.

ate agora tem corrido bem porke ele é pekeno e até demora algum tempo a crescer. com 1 ano ja deve ter uns 10+ cm??!! ele pode tornar-se bastante agressivo.

 

se eles ate criam nesse espaço é porke deve estar tudo bem... parabens

 

penso ke devias arranjar um aqua maior para ficares com esse peixes todos....

 

fica bem e boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagino que vão dizer que está super povoado e que é uma bomba relógio, mas não , pelo menos até á data o povo é todo pacifico, de boa saude, bem dispostos, e não fazem "má vizinhança" uns aos outros. Se calhar é porque vieram para cá todos pequeninos e cresceram juntos.

 

 

Boas,

 

Independentemente do que dizes anteriormente é meu dever, e de todos os que "Amam" este Hobbie e que conhecem minimamente os Ciclideos Africanos, de dizer que efectivamente esse aquário promete... tornar-se num problema!

 

Não leves a mal os meus comentários, mas pensa bem no que estás a fazer:

 

1 - Misturaste peixes de 3 proveniências diferentes e que por isso têm requisitos de água substancialmente distintos (nomeadamente o Plecostomus)

- Aulonocaras e Labidochromis - Lago Malawi

- Cyprichromis e frontosa - Lago Tanganiyka

- Plecostomus - Rios do Complexo Amanzónico América do Sul

 

2 - Estás a alimentar todos os peixes com comida altamente proteíca e de origem animal e tens uma espécie que é exclusivamente vegetariana (Labidochromis)

 

3 - Tens peixes nesse aquário que, rapidamente não vão conseguir dar a volta no aquário (Aulonocaras e frontosa)

 

4 - O Cyprichromis é um peixe de cardume e de águas abertas que precisa de muito espaço para nada e só assim se manterá nas suas melhores condições.

 

5 - O frontosa, assim que cresça mais um bocadinho é bem capaz de "petiscar" todos os restantes, especialmente o Cyprichromis do qual é predador na Natureza.

 

Desculpa a franqueza mas o argumento de que se dão todos muito bem e que até já se reproduziram não é aceitável. As coisas correm todas muito bem durante muito tempo e depois, de um dia para o outro, podes ter uma catástrofe.

 

Faz-me lembrar a velha história dos pescadores e do burro, que sempre que vinham da pesca carregavam o burro com sardinhas e em cada dia punham mais uma do que no dia anterior, até que um dia quando puseram a última sardinha nos alforges o burro arreou e a sardinha ficou toda espalhada no meio no chão! :)

 

Digo isto apenas para que tenhas noção de que na verdade poderás nem te aperceber do problema ao não ser quando já não podes fazer nada.

 

Se ponderas comprar um aquário maior, o que acho muito bem, compra já! Não esperes que cresçam! Aproveita e compra algo com pelo menos 1,20m e dedica-te a apenas um dos Lagos (Malawi ou Tanaganiyka). Só deste modo poderás verificar o verdadeiro comportamento das várias espécies.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como é evidente concordo com o João e o que vou dizer não influencia o que ele aconselha, é só um pequeno pormenor (até pode ser que a informação que tenho seja errada).

 

Os Labidochromis tenho ideia que são omnívoros e relativamente ao seu comportamento é das espécies que se podem dizer minimamente compatíveis com Aulonocaras, desde que seja em aquários grandes (quando digo grandes estou a falar de aquários com mais de 1,20 metros de frente)

 

Quanto aos plecos, o problema maior devem ser as dimensões quando adultos, pois eles dão-se numa gama de pH consierável. Tenho um pleco juntamente com os meus Malawi e ele não se dá mal (não estou a dizer que é a solução "ideal", só que a convivência é pacífica e que o peixe está de boa saúde. No entanto o meu está a caminho dos 30 cm e já começava a ser "grande" para o aquário de 1,20 metros... agora está no de 2 metros.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.