Comportamento Irregular


LEMUR

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

O que me aconteceu foi deveras estranho, e, nunca tinha visto tal. Á cerca de 6 meses comprei um macho betta. Coloquei-o num aqua de cerca de 40 Lts, sozinho, com todos os requisitos.

 

Passado 2 meses mais ou menos, comprei 1 suposta femea para lhe fazer companhia. A verdade, é que toda a maior parte das pessoas diz que os casais não se dão bem, no entanto, os meus pelo contrário, fora uma corrida ou outra, raramente se desentendiam.

 

O estranho nisto tudo, é, que infelizmente, sábado passado, as minhas gatas fizeram o impensável. Tiraram-me o macho do aquário, e, ele morreu. Como tinha a femea, resolvi comprar outro macho, não fosse ela tornar-se muito agressiva.

No dia seguinte comprei o macho e coloquei-o no aqua. Efectivamente vi um ninho enorme, mas, pensei que talvez fossem restos ainda deixados pelo meu 1.º macho.

A partir dai, foi uma guerra tremenda. A minha suposta femea, em 15 minutos quase desfez a cauda do meu novo macho. Tive só tempo para montar outro aqua que tinha vazio lá em casa. Agora estão os dois separados, cada qual a fazer o seu ninho....

 

Pergunta: Será que a minha femea é macho? Se sim como viveu com outro macho durante cerca de 4 meses? Será que as femeas também fazem ninhos? Outra coisa que notei, é que esta femea antes de o 1.º macho morrer, tinha riscas horizontais, agora está toda escura.... E não, nao confundi na altura da morte o macho com a femea. O macho era claro. A

 

Desculpem este testamento, mas, esta situação está a dar-me a volta á cabeça...

 

Obrigado

 

Carla Batista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me confunde mesmo é o facto de a suposta fêmea agora também estar a fazer ninho de bolhas.

 

No entanto não me surpreende muito ver uma fêmea a fazer frente e a desgraçar um macho. Isso já me aconteceu, também. Agora o ninho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

macho plackat que se fes passar por femea com o outro macho maior(1º) e agora como desaparceu tomou posse do aqua ?

 

eu ja vi isso acontecer mas apenas em ciclidios( num programa do discoveri)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

A unica explicação que tenho é que é uma macho plakat, durante o reinado do outro macho ele tava submisso e agoa é o dono do aquario... se o macho e essa supostamente femea nunca tiveram ovos é porque é um macho, vê se tem o ovopositor á mostra um ponto branco na barriga.

 

Já agora punhas uma foto para tirar todas as duvidaas

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

A unica explicação que tenho é que é uma macho plakat, durante o reinado do outro macho ele tava submisso e agoa é o dono do aquario... se o macho e essa supostamente femea nunca tiveram ovos é porque é um macho, vê se tem o ovopositor á mostra um ponto branco na barriga.

 

Já agora punhas uma foto para tirar todas as duvidaas

 

ai esta o que eu dizia :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais