discus doentes


anibal-mota

Recommended Posts

Olá amigos dos peixes !

 

Tenho um aquario de 600 l, com 18 discus, 3 plecos, 3 corydoras e 30 valisnerias.

Há duas semanas os discus selvagens começaram por ficar escuros e bastante magros, ( um deles acabou por morrer ) como noto uns buraquinhos muito pequenos na cabeça dos peixes (os buracos são mais pequenos do que a cabaça de um alfinete ) decidi fazer um tratamento contra a doença do buraco, ( aumentei a temperatura para 34º, coloquei um comp. de flagyl p/ 40 l durante 3 dias consecutivos, ao fim de uma semana subs. 40% da agua e repeti o tratamento ).

Os buracos nos peixes continuam lá ! Será que fiz mal o tratamento ?

Será que a causa dos peixes estarem magros e escuros é outra ?( neste momento já tenho um turquesa vermelho tambem escuro e magro, alguns destes tambem comem pouco ! )

Estou a ficar desanimado com os discus, o que devo fazer para ajudar os meus peixes ?

Um abraço

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Anibal!!!

 

O tratamento de Flagyl terá sido +- bem feito! Devias tê-lo feito num aquário hospital mas principalmente devias mudar diariamente (há me mude de 8 e 8 horas) 50% de água e adicionar o correspondente ao volume mudado em Flagyl. No teu caso mudas 50% e adicionas 7,5 comprimidos. Isto pois o composto activo do Flagyl que é o Metronidazol desactiva passado cerca de 4 horas.

 

Quanto aos buracos nunca tinha reparado neles? Mesmo que seja a doença dos Buracos eles n desaparecem logo. Vão ter de cicatrizar com uma ferida normal.

 

Ah!! Nos primeiros dias do tratamento reparaste nas fezes dos Discus?? Se era esbranquiçadas é porque tavam mesmo contaminados!

 

 

já pensaste que a causa de eles estarem escuros também podem ser parasitas externos??? Como está a respiração? As barbatanas laterais na colam ao corpo? Tem manchas esbranquiçadas no corpo? Coçam-se?

 

 

 

Espero estar ajudar!

Dá noticias!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, e obrigado.

De facto o Discu que morreu tinha as barbatanas laterais coladas ao corpo !

Se realmente forem parasitas externos qual o tratamento a seguir, e que medicamentos devo utilizar ?

No caso de parasitas internos, utilizando o flagyl com mudanças de 50% àgua diarias, qual deve ser a duração do tratamento ?

Um abraço

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!!

 

 

Lá está!! Parasitas externos...Mas agora n sabemos se ele apanhou parasitas externos devido a estar fraco por causa dos internos!:cry:

Mas para te ajudarmos precisamos de mais dados. Temperatura??Machas brancas no corpo? Barbatanas ruidas? Respiração? Algum operculo fechado????

 

Se os parasitas externos forem bacterias acho que consegues resolver o problema com Sera Bactapur Direct. Se for mais que bacterias tens de recurer a algo mais forte com Fornalaina http://edis.ifas.ufl.edu/VM061 (nunca usei pk n encontro), ou Permanganto de Potassio http://edis.ifas.ufl.edu/FA027(CUIDADO!!!!!!!!!!!).

Ah!! Antes de fazeres algum destes podes experiementar Sterozin da Waterlife.

 

Mas aguarda que mais alguem te de sujestões!

 

Quanto a Flagyl deves fazer o tratamento durante 3 dias!!!!

 

NÂO FAÇAS 2 TRATAMENTO AO MESMO TEMPO!!!!

 

 

Aguardo noticias!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apoio a ideia do bactopur direct, apesar de nunca ter testado penso que é o mais eficaz.

O sterazin ja usei, mas não sei porque tenho a impressão que é um medicamente mais "ligth" e para situações de crises como essa o bactopur direct deve funcionar bem. Vai dando noticias....

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo que li sobre o assunto um dos tratamentos possiveis é o sal.

Num aquario hospital, uma colher de chá para 30 litros de água, temperatura a 30º e adicionar oxigénio.

Não misturar com outros tratamentos.

Faz efeito em duas horas.

Pode-se obter resultados se o problema estiver no inicio.

 

Cumps

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais