Substrato


nunes88

Recommended Posts

boas

 

Eu comprei um saco de substrato "do baratinho" para começar a montar o paludario

 

Sera que me aconselham???

 

tem a seguinte composição:

 

materia organica total- 40% a 50%

ph-5.5 a 6.5

azoto-1,0 a 1,3%

fosforo- 0,7 a 1,0%

potassio-0,8 a 1,1%

calcio-0.6 a 0.8%

magnesio- 0,1 a 0,2%

humidade- 40 a 50%

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Eu comprei um saco de substrato "do baratinho" para começar a montar o paludario

 

Sera que me aconselham???

 

tem a seguinte composição:

 

materia organica total- 40% a 50%

ph-5.5 a 6.5

azoto-1,0 a 1,3%

fosforo- 0,7 a 1,0%

potassio-0,8 a 1,1%

calcio-0.6 a 0.8%

magnesio- 0,1 a 0,2%

humidade- 40 a 50%

 

abraço

 

 

Não parece mau, não está excessivamente enriquecido com abudos químicos, por isso não deve haver problema. Ainda assim aconselhava-te a deixares as plantas enterradas um mês até colocares fauna (isto se fores colocar fauna terrestre), porque alguns desses compostos podem ser absorvidos pela pele. Ou então passas uma ou duas vezes por agua e deixas secar (o que vai desperdiçar muito substrato). Mas é apenas o meu conselho. Eu como usei exclusivamente turfa não me preocupei com isso e não tive problemas.

 

Provavelmente já viste isso, mas antes de colocares o substrato, coloca uma camada de algum material de granulometria elevada (tipo pedras, leca, etc...) para fazer a drenagem da terra. Assim evitas que a terra fique excessivamente húmida, o que pode matar-te as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso sempre húmus de terrário e por baixo uma boa camada de Leca.

A Leca como absorve bem a água mantém o substrato húmido sem precisares de muitas regas.

Aquilo basicamente é fibra de coco moída com turfa, pelo que é muito bom.

Sempre tive as plantas das Dendrobates lá enterradas e nunca tive problema algum.

Para adubar uso um adubo próprio para Dendrobates (não conheço a constituição, mas funciona bem).

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso sempre húmus de terrário e por baixo uma boa camada de Leca.

A Leca como absorve bem a água mantém o substrato húmido sem precisares de muitas regas.

Aquilo basicamente é fibra de coco moída com turfa, pelo que é muito bom.

Sempre tive as plantas das Dendrobates lá enterradas e nunca tive problema algum.

Para adubar uso um adubo próprio para Dendrobates (não conheço a constituição, mas funciona bem).

 

 

As plantas a que te referes são as bromelias certo?

E o adubo que hei-de utilizar é outro problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas a que te referes são as bromelias certo?

E o adubo que hei-de utilizar é outro problema

Não só. Desde bromélias (que não gosto de usar) a ficus usei sempre enterradas no humus. É rico em matéria orgânica, as plantas agradecem.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

pode-se fazer substrato com casca de pinheiro?

já lavei e fervi, +- 1kg de casca de pinheiro que arranjei na mata, e estava a pensar triturar uma parte e o resto ficava inteiro, mas tenho medo que falte mais procedimentos para não matar os meus fixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.