boa selecao ou nao???


joao paiva

Recommended Posts

estou apensar fazer um aqua com 60 L, 40x30x50 (CxLxA) e estou a pensar em por estes peixes:

 

 

-6 ottos;

-4 corydoras (ainda nao sei quais);

-14 cardinais ou neons;

-8 tetras coracao de sangue;

-8 pinguins;

 

 

acham k esta mto sobrepovoado?? :)

 

(o aqua vai ser do tipo plantado) :lol:

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello

1º Pensando na regra do "1cm de peixe por litro de água..." tens cerca de 40 peixes em 40L brutos, ou seja, prai 36L de água...pensendo no tamanho desses peixes tens prai pelo menos o dobro....

 

2º Acho que para 40L nao vais precisar de tantos ottos, alias, primeiro deixa formar algumas algas e depois compra os ottos... e depois ou reduzes os cardumes ou tiras 1 espécie...mas essa é a minha opiniao.

 

Já agora um conselho: com um aquario de 50cm de altura é bom jogar bem com peixes de topo, meia-água e de fundo. Penso que vais ficar com o topo muito vazio.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua tem 60 litros brutos (aii essa matematica :) (brincando) ) e eu acho melhor colocar logo os ottos para prevenir (coloco menos entao, 3); que peixes de topo me aconselhas entao??eu gostava de por no qua so peixes ''pequenos'' ( 5/6 cm) max.

 

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa escolha... eu pessoalmente tirava os pinguins e os coração de sangue e metia ainda mais neons / cardinais.

Mete camarões Caridina japonica e carcois Melanoides tuberculata, ajudam a biodiversificar e ajudam na limpeza.

 

Parabéns pela escolha,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já deve ter-se apercebido, a sua escolha de peixes iria sobrepovoar o aquário. Lembre-se que deverá fazer contas em relação aos litros reais do aquário, nunca em relação aos litros brutos. Litros reais é a capacidade de água que o aquário suporta incluíndo todo o material necessário (filtro, aquecimento, termómetro, areão, plantas, pedra porosa, decoração, etc.).

 

Assim, para uma média de 45 a 50 litros reais e dentro da sua sugestão inicial, sugiro:

 

- 2 otonciclus affinus

- 2 corydoras

- 5 camarões caridina japonica

- 10 néons/cardinais

 

Note que esta 'configuração' já está no limite da capacidade real do aquário e é calculada tendo também em conta que referiu incluír plantas. Os otos, as corys e os camarões considero extremamente úteis e prioritários. Relativamente aos néons/cardinais, sugiro o valor exacto de 10 unidades por dois motivos:

 

1- são peixes de cardume, o número mínimo ideal para formarem cardume deve ser, na minha opinião, dez peixes.

2- por outro lado mais do que dez peixes estará já a sobrepovoar o aquário.

 

Boa sorte

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Governa, discordo dessas contas.

Num aquário plantado de 60 litros, tenho 10 camarões, 2 corys, 5 Otos, 2 Crossocheilus siamensis e carradas de caracois a funcionar sem manutenção... não alimento, não mudo a água, ou seja estão em circuito completamente fechado, em modo biodome.

Para um aquário plantado normal de 60 litros a coisa merece não menos de 4-6 Otocinclus e 6-10 Camarões só como base de trabalho, depois pode omitir-se as corys, mas aguenta um cardume de 20 cardinais na boa, presumindo que se pretende alimentá-los.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respeito a opinião do colega MrPCB mas não recomendo em circunstância alguma que se ultrapasse a regra teórica de 1 litro de água por cada cm de peixe adulto.

 

Naturalmente que para quem como nós já tem alguma experiência a este nível, é mais fácil contornar as regras e criar novos limites, mas não vou recomendar a alguém que tem 60 litros brutos (e não reais) que comece a sua aventura na aquariofilia com um aquário claramente sobrepovoado.

 

:roll:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atencao k eu nao vou iniciarme na aquariofilia... ja estou neste ''mundo a 5 anos :lol: e cada vex tou mais ''agarrado'' :roll::wink::) quanto a selecao k penso fazer agr e:

 

-16 cardinais/neons;

-4 ottos;

-8 caridina japonica;

- (keria mais uma especie de ''cardume pekeno'' e maiores por isso tinha escolhido os tetras) qual me aconselham??

 

abraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, dois cardumes é complicado... mesmo estando a "esticar as regras" como disse o Governa... Experimenta meter o cardume de cardinais (os neons ficam maiores e não são tão bonitos na minha opinião) e então decidir se falta alguma coisa hehehe, acho que vais gostar do efeito, principalmente depois das plantas terem conquistado o aqua.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mrpcb, e as corys aguentam sem alimentação? eu percebo que os outros se vao safando com as algas...mas as corys não precisam de nenhum complemento?

Fazes algum tipo de fertilização?

sem mudas de água nao poderas estar a criar excessos de alguns elementos no aquario?

E podas, fazes? É que ao fazeres podas estas a retirar matéria organica do aquario... mas se calhar nao nas doses iguais do que estas a fertilizar...

não estaras a omitir um passo qualquer? :wink:

 

Esse aquario que falas é aquele com que tens concorrido ou é outro com outras espécies de plantas?

 

Obrigado desde ja pelos esclarecimentos :twisted:

 

Quanto à selecção com os ottos (pequenos), cardinais(pequenos) e camarões que se sabe precisarem muito menos de 1l de água por cm parece-me ser ja uma escolha bastante mais equilibrada. Alias :evil: se fizeres as contas vais ver que no final foste cair dentro desta regra :evil:

 

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à selecção com os ottos (pequenos), cardinais(pequenos) que se sabe precisarem muito menos de 1l de água por cm

 

Cuidado, este pequeno comentário que efectuou está longe da realidade e carece totalmente de fundamento! Falando de Caridina Japonica, poderei até concordar (uma questão de metabolismo), de outro modo é completamente falso, esqueça essa ideia que os otocinclus affinis e os tetra cardinais são menos exigentes do que outros peixes. Recorde, por acréscimo, que a regra apesar de teórica, aponta claramente para as dimensões em adulto, falar de otos pequenos e cardinais pequenos é uma falsa questão.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas me referia aos caridina quando falei de menos de 1l de água por cm, se calhar nao fui explicito o suficiente.

 

Temos é de concordar que tanto os cardinais como os oto nao são peixes de grandes dimensões. Estou ciente que a regra utiliza o tamanho em adulto. :twisted:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é no mesmo aquário, mas depois das fotos.

Neste momento, não há podas, nem fertilizações, nem alimentações, nem mudas de água, nem nada.

 

As corys são apenas duas Corydoras pygmaeus, às quais aparentemente bastam os detritos vegetais e possivelmente eventuais larvas de camarão, quem sabe até ovos de caracol.

 

O que é certo é que se mantém, três espécies de crustáceos, duas espécies de caracois, três espécies de peixe e uma dezena de espécies de plantas.

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Experimenta meter o cardume de cardinais (os neons ficam maiores e não são tão bonitos na minha opinião)...

 

Desculpa corrigir, mas apesar de concordar que os Cardinais são muito mais bonitos que os néons... Os Cardinais quando bem mantidos atingem tamanhos maiores que os dos néons... Ficando aquela mancha de peixinhos altamente coloridos um verdadeiro espectáculo em qualquer aquário (desde que tenha condições para eles).

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.