Clarias Batrachus


Recommended Posts

Eis aqui o meu caso:

 

Acordei fui ver o meu aquário e reparei no chão que estava la a minha Clarias Batrachus ainda a mexer e pus-la rapidamente dentro do aquário

 

fiquei a observá-la durante um tempo e não se mexia e nadava com o vigor que andava antes.

 

tentei dar-lhe comida mas não aceitou...

agora ela parece estar pior ..

 

o que posso fazer ??? eu quero não matá-la... :bad-words: ela apesar de estar no aqua há algumas semanas já me reconhece...

Editado por gongas_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gongas,

 

eu não fazia nada, a não ser fornecer-lhe mais oxigénio...

 

deve estar em estado de choque e precisa de tempo para recuperar... ou não... (espero que não seja esse o caso)

 

boa sorte!

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esses peixes aguentam períodos relativamente longos fora de água. Não sei quanto tempo terá sido no teu caso.

 

Recuperou? É que também tenho uma e só me falta mesmo saltar fora do aquário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gongas! Temos de analisar bem o peixe antes de partir para a eutanásia. Conhecê-lo bem é uma grande vantagem e neste caso teria salvo o peixe.

 

Já tive um aqua com 3 Clarias Batrachus,e um dia de manhã cheguei ao ''AquaRoom'' e deparei-me com uma delas envolta em cotão de ter andado pelo chão a rebolar,quanto tempo não sei...

 

Estava quase branca e apenas por escárnio de consciência é que a coloquei num recipiente, removi-lhe o cotão e coloquei-a de volta no aqua. Fi-lo também porque sabia que estes peixes conseguem ''andar'' fora de água durante um longo periodo de tempo.

 

Quando a coloquei no aqua foi ao fundo como que morta,mas depois uma bolha de oxigénio saiu das guelras,e de repente dei um abanão e ''acordou''. Ficou combalida uma semana e tal,mas recuperou e viveu mais uns largos anos,até dá-la a alguém com uma ''banheira'' porque já não tinha litragem no aquário para ela. Já me aconteceu o mesmo com um peixe-gato negro,e a história foi a mesma.

 

Com isto quero dizer que eutanásia só mesmo quando vemos a olhos vistos que já não há hipotese,atenção que eu não vi a tua,mas pelas caracteristicas do peixe era muito provável que se safasse.Não te estou a criticar, só a informar para que se acontecer outra vez não desistas do peixe.

 

E a melhor maneira de longe de praticar a eutanásia é ou fazer um corte rápido na cabeça,apanhando os olhos e o cerebro com um instrumento afiado. Ou então esmagamento do crânio. Rápido,instantâneo,indolor.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gongas! Temos de analisar bem o peixe antes de partir para a eutanásia. Conhecê-lo bem é uma grande vantagem e neste caso teria salvo o peixe.

 

Já tive um aqua com 3 Clarias Batrachus,e um dia de manhã cheguei ao ''AquaRoom'' e deparei-me com uma delas envolta em cotão de ter andado pelo chão a rebolar,quanto tempo não sei...

 

Estava quase branca e apenas por escárnio de consciência é que a coloquei num recipiente, removi-lhe o cotão e coloquei-a de volta no aqua. Fi-lo também porque sabia que estes peixes conseguem ''andar'' fora de água durante um longo periodo de tempo.

 

Quando a coloquei no aqua foi ao fundo como que morta,mas depois uma bolha de oxigénio saiu das guelras,e de repente dei um abanão e ''acordou''. Ficou combalida uma semana e tal,mas recuperou e viveu mais uns largos anos,até dá-la a alguém com uma ''banheira'' porque já não tinha litragem no aquário para ela. Já me aconteceu o mesmo com um peixe-gato negro,e a história foi a mesma.

 

Com isto quero dizer que eutanásia só mesmo quando vemos a olhos vistos que já não há hipotese,atenção que eu não vi a tua,mas pelas caracteristicas do peixe era muito provável que se safasse.Não te estou a criticar, só a informar para que se acontecer outra vez não desistas do peixe.

 

E a melhor maneira de longe de praticar a eutanásia é ou fazer um corte rápido na cabeça,apanhando os olhos e o cerebro com um instrumento afiado. Ou então esmagamento do crânio. Rápido,instantâneo,indolor.

 

 

 

boas Zogli.

 

aquela clarias quando a encontrei pus-la logo no aquário e passado 1 dia ela estava agarrada ao filtro toquei-a e nao se mexeu mas as vezes mexia-se

 

ela estava a sofrer e tive de praticar a eutanásia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Zogli.

 

aquela clarias quando a encontrei pus-la logo no aquário e passado 1 dia ela estava agarrada ao filtro toquei-a e nao se mexeu mas as vezes mexia-se

 

ela estava a sofrer e tive de praticar a eutanásia...

 

Perdoa-me a franqueza, mas parecias-me desde o 1º post com vontade de a matar, tinhas matado logo e excusavas de vir pedir opiniões, dar-se ao trabalho de explicar-te o que o Zogli explicou não vai serviu de nada, como ele disse a dele ficou combalida uma semana, tu mataste-a ao fim de dois ou três dias, contra factos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perdoa-me a franqueza, mas parecias-me desde o 1º post com vontade de a matar, tinhas matado logo e excusavas de vir pedir opiniões, dar-se ao trabalho de explicar-te o que o Zogli explicou não vai serviu de nada, como ele disse a dele ficou combalida uma semana, tu mataste-a ao fim de dois ou três dias, contra factos...

 

ahh nao lol

 

eu enganei-me a disser "eu quero mata-la"

em vez disso era "eu nao quero mata-la"

 

mas este caso tinha-se passado á alguns dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis aqui o meu caso:

 

Acordei fui ver o meu aquário e reparei no chão que estava la a minha Clarias Batrachus ainda a mexer e pus-la rapidamente dentro do aquário

 

fiquei a observá-la durante um tempo e não se mexia e nadava com o vigor que andava antes.

 

tentei dar-lhe comida mas não aceitou...

agora ela parece estar pior ..

 

o que posso fazer ??? eu quero não matá-la... :P ela apesar de estar no aqua há algumas semanas já me reconhece...

 

 

re: eu sou testemunha ! eu vi o peixe todo esfarrapadoooo xDDD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Perdoa-me a franqueza, mas parecias-me desde o 1º post com vontade de a matar, tinhas matado logo e excusavas de vir pedir opiniões, dar-se ao trabalho de explicar-te o que o Zogli explicou não vai serviu de nada, como ele disse a dele ficou combalida uma semana, tu mataste-a ao fim de dois ou três dias, contra factos...

 

 

boas

 

aconteceu algo semelhante à minha Claria quando estava a mudar a água do aquário há 3 dias atrás e desde então ela recusa-se a comer. O que o Zogli explicou pode não ter servido para o Gongas mas serviu para mim, já estava a ficar preocupado. Só que acho que já estava com um comportamento estranho antes da mudança de água, a água do aquário estava bastante suja e com muitas algas (desta vez descuidei-me com a limpeza), será que a água suja influencia esta espécie??

 

Obrigado por tudo,

Editado por nilson.6969
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

aconteceu algo semelhante à minha Claria quando estava a mudar a água do aquário há 3 dias atrás e desde então ela recusa-se a comer. O que o Zogli explicou pode não ter servido para o Gongas mas serviu para mim, já estava a ficar preocupado. Só que acho que já estava com um comportamento estranho antes da mudança de água, a água do aquário estava bastante suja e com muitas algas (desta vez descuidei-me com a limpeza), será que a água suja influencia esta espécie??

 

Obrigado por tudo,

Boas! Muitas vezes uma água que nós consideramos suja, está impecável para a Fauna. Algas por si só, são más para nós enquanto observadores e para a restante Flora, mas para a Fauna é indiferente. Agora, o que pode acontecer é o filtro estar sobrecarregado de detritos, e a água começar a acumular elementos tóxicos como altos niveis de Nitratos, Nitritos e a altamente tóxica Amónia.

 

Uma limpeza mensal do filtro (com água do próprio aquário, nunca com água da torneira), e uma troca parcial de água de 30% semanal ou quinzenal, são seguros de vida do aquário.

 

Quanto à tua pergunta, água com niveis altos de Nitrato, nitrito ou amónia influenciam qualquer espécie, o ideal é procederes à limpeza do filtro, fazeres uma troca de água imediata de 30% (sempre com um anti-cloro) e continuares a fazer as tpa's semanalmente.

 

Deixa-la repousar. Compra comida congelada, elas adoram, e dá-lhe pouca comida de cada vez. As Clarias são animais fortes, resistentes, vais ver que se safa. É importante observar as suas guelras, podem ter sujidade, mas com muito cuidado, tanto com as guelras do animal como também com os espigões que ela possui, pois podes picar-te e não é nada agradável...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu adoro Clarias, neste momento tenho 3 com cerca de 35 cm e a mais velha já esteve desaparecida na minha sala se aquarios 12 horas e quando a achei voltei a pôr dentro do aquário e sobreviveu, só perdeu as pontas dos bigodes que voltaram a crescer, só precisam de ter a pele úmida para sobreviver.

 

Paulo

Obrigado

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais