Iniciante Com Muitas Duvidas


ebrotas

Recommended Posts

boa tarde,

sou novo nestas coisas, e como tal estou com imensas duvidas... gostava se possivél que me ajudem com algumas delas... sendo assim :

1ª - a parte da bomba por onde sai a água tem que ficar voltada para baixo? e não pode ficar submersa? é que assim o aquario fica com menos 4 dedos de água e eu preferia que a agua ficasse ao nivél da parte plástica do aquario, para assim não se ver o seu nivél, mas disseram-me que a água da bomba tinha que ficar a cair sobre a agua do aquario, queria saber se é mesmo assim, ou se posso encher mais o aquario e deixar a bomba submersa?...

2ª queria tb saber se o termoestato que tenho no aquario, que é de 150W vai ter que ficar sempre ligado, 24/24 horas? ou se há possibilidade de estar só algumas horas por dia?

3ª se um aquario assim, com o termoestato de 150W a bomba sempre ligada 50W (salvo erro) e a luz 12 horas de 30W, gasta muita electricidade?

Se alguém me puder ajudar agradeço, é que ainda não percebo nada da matéria, e certamente vou vir aqui muitas vezes tirar di«uvidas

desde já agradeço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde,

sou novo nestas coisas, e como tal estou com imensas duvidas... gostava se possivél que me ajudem com algumas delas... sendo assim :

1ª - a parte da bomba por onde sai a água tem que ficar voltada para baixo? e não pode ficar submersa? é que assim o aquario fica com menos 4 dedos de água e eu preferia que a agua ficasse ao nivél da parte plástica do aquario, para assim não se ver o seu nivél, mas disseram-me que a água da bomba tinha que ficar a cair sobre a agua do aquario, queria saber se é mesmo assim, ou se posso encher mais o aquario e deixar a bomba submersa?...

 

Convem veres os papeis da bomba, mas em principio estás a falar de um filtro interno? se sim em principio pode ficar totalmente debaixo de águia.

 

2ª queria tb saber se o termoestato que tenho no aquario, que é de 150W vai ter que ficar sempre ligado, 24/24 horas? ou se há possibilidade de estar só algumas horas por dia?

 

O termostato fica ligado 24h, se é de 150w o teu aquário deve ter menos que 150 litros certo? se assim for colocas o termostato à temperatura que desejas e ele só se liga quando a temperatura da água descer do que indicaste.

 

3ª se um aquario assim, com o termoestato de 150W a bomba sempre ligada 50W (salvo erro) e a luz 12 horas de 30W, gasta muita electricidade?

 

A luz podes reduzir para 10 horas, agora quanto gasta não faço ideia.

 

Se alguém me puder ajudar agradeço, é que ainda não percebo nada da matéria, e certamente vou vir aqui muitas vezes tirar di«uvidas

desde já agradeço,

 

 

Estamos cá para ajudar no que for possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

antes de mais bem vindo ao forum.

 

Neste forum existe um "botão" para procura. Esse assunto do consumo de electricidade está muito descutido (inclusivie com calculos e tudo).

 

um termoestacto de 150w, mesmo estando ligado 24h por dia, não gasta 150w x 24h. Pelo motivo de ele ter um temporizador interno, que se desliga quando atinge deternimada temperatura.

 

Para reduzir o custo do consumo de electricidade, é aconselhavel o uso de um contador bi-horario.

 

Em relação à bomba, é aconselhavel leres o manual e seguires as instruções do fabricante.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas ajudas...

sim o aquario é de 120 litros e o termoestato de 150W, o que eu não sabia é que ele se desligava quando a água estava á temperatura certa, sendo assim melhor ainda. quanto ao filtro, sim é interno, e eu gostava mesmo que ele pudesse ficar debaixo de água, para poder encher um pouco mais o aquário e assim não se ver o nivél da água... o tubo da bomba tem uma curva no final, e eu tinha-o virado para cima e assim já podia encher mais o aquario, mas logo me disseram que assim com a curva para cima, ele ia entupir mais rápido, e a sujidade ia acumular-se ali naquele sitio, será mesmo assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas ajudas...

sim o aquario é de 120 litros e o termoestato de 150W, o que eu não sabia é que ele se desligava quando a água estava á temperatura certa, sendo assim melhor ainda. quanto ao filtro, sim é interno, e eu gostava mesmo que ele pudesse ficar debaixo de água, para poder encher um pouco mais o aquário e assim não se ver o nivél da água... o tubo da bomba tem uma curva no final, e eu tinha-o virado para cima e assim já podia encher mais o aquario, mas logo me disseram que assim com a curva para cima, ele ia entupir mais rápido, e a sujidade ia acumular-se ali naquele sitio, será mesmo assim?

Boas, não consegues colocar uma fotografia ou pelo menos dizer o nome do filtro?

 

Seria mais fácil ajudar.

 

P.S. Já agora preenche o teu perfil com a localidade (não tem interesse nestas tuas dúvidas mas pode vir a ter interesse mais tarde).

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é uma biobox e o teu aqua deve ser um aquatlantis, não?

A saída da bomba de circulação pode ficar submersa, não tem mal nenhum, mas atenção ue a biobox tem um limite marcado, vê se não o ultrapassa senão pode dar asneira...

 

Não tens duvidas quanto a peixes e plantas? Já sabes o que queres por?

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é uma biobox e o teu aqua deve ser um aquatlantis, não?

A saída da bomba de circulação pode ficar submersa, não tem mal nenhum, mas atenção ue a biobox tem um limite marcado, vê se não o ultrapassa senão pode dar asneira...

 

Não tens duvidas quanto a peixes e plantas? Já sabes o que queres por?

 

Cumps

 

boas,

 

é exactamente esse o aquario, sim tens razão, a biobox tem um limite lá marcado, e não ultrapassei o limite, mas fiquei com esse duvida porque pensava que era necessário a água ao sair da bomba cair sobre a água do aquario para a estar em movimento... mas agora já enchi com água até quase ao nivél que lá está indicado...

quanto aos peixes, fui ontem a badajoz e comprei 11 peixes, agora não sei quais foram porque ainda não os conheço, mas logo já vou aqui meter quais foram, está escrito no talão, sei que foram uns 3 neos 1 gupi 1 escalar 1 limpa fundos 1 limpa vidros e os outros não me lembro... mas queria adicionar mais alguns, só que a senhora lá da lojo dizia que eram muito agressivos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ebrotas!

 

pelo que pude perceber tu acabaste de montar o aquário, certo? nunca devias ter comprado já os peixes!.... pesquisa por 'ciclo do azoto' e vais ficar a perceber porquê...

qualquer aquário novo precisa de um tempo de maturação antes de poder ser habitado.

 

nunca mais voltes a comprar peixes sem saberes as suas características e necessidades, porque isso é meio caminho andado para teres surpresas desagradáveis...

 

informa-te sempre muito bem sobre tudo antes de dares novos passos.

 

boa sorte! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ebrotas!

 

pelo que pude perceber tu acabaste de montar o aquário, certo? nunca devias ter comprado já os peixes!.... pesquisa por 'ciclo do azoto' e vais ficar a perceber porquê...

qualquer aquário novo precisa de um tempo de maturação antes de poder ser habitado.

 

nunca mais voltes a comprar peixes sem saberes as suas características e necessidades, porque isso é meio caminho andado para teres surpresas desagradáveis...

 

informa-te sempre muito bem sobre tudo antes de dares novos passos.

 

boa sorte! :)

 

boas,

 

não eu já tenho o aquário a funcionar há 8 dias sem os peixes, e só ontem é que fui comprar os ditos...

pelo menos foi assim que me explicaram

a minha duvida agora, é a quantidade de comida que lhe vou dar, tive agora a dar na hora de almoço, e a minha mulher diz que eu assim vou mata-los com tanto comida... sera???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá comida que possa ser consumida em 2/3 minutos.

E dá tipo 2 vezes ao dia.

 

Cumps,

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou ver logo em quanto tempo eles comem o que lhe dou, e logo vejo...

isso quer dizer, que se passado 5 minutos ainda houver comida, foi demais?

é que a senhora tb me disse, para lhe dar 2 pastilhas (comida de fundo??) e eles quase nem lhe tocaram

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou ver logo em quanto tempo eles comem o que lhe dou, e logo vejo...

isso quer dizer, que se passado 5 minutos ainda houver comida, foi demais?

é que a senhora tb me disse, para lhe dar 2 pastilhas (comida de fundo??) e eles quase nem lhe tocaram

 

cumps

 

Passado 5 minutos não deverá haver comida porque os peixes são uns gulosos e comem o que lhes deres.

Mas se for consumida em 2/3 minutos e o ideal.

Que peixes de fundo tens?

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado 5 minutos não deverá haver comida porque os peixes são uns gulosos e comem o que lhes deres.

Mas se for consumida em 2/3 minutos e o ideal.

Que peixes de fundo tens?

 

logo já vou ver isso do tempo...

pois eu não sei quais são os de fundo, é que como sou novo nisto ainda não os conheço, nem sei o que são...

tenho os nomes todos escritos no talão de pagamento lá da loja, mas esquecime de o apanhar agora para poder também fazer umas pesquisas sobre eles...

mais uma coisa, o aquario é de 120 litros, agora quando é que faço as mudanças de água? e qual a quantidade de água que renvo? disseram-me 1 litro por mês????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependo muito da tua filtragem e dos teus peixes.

Mas um litro por mes nao :)

Conta ai com 20 litros/semana

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependo muito da tua filtragem e dos teus peixes.

Mas um litro por mes nao :)

Conta ai com 20 litros/semana

 

sei que a bomba é de 600l/hora, os filtros é que não sei...

e os filtros tb têm que ser limpos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aparentemente não vais poder ligar ao que te têm dito aí por fora porque só te têm dito asneiras.

 

1º - Com 8 dias o aqua não está devidamente ciclado e como tal não devias ter posto já peixes

 

2º - As TPA's são feitas de preferencia semanalmente, 20-30% da água

 

3º - Tens aí peixes de cardume sozinhos e de exigências diferentes, os guppies com escalares tambem não é boa idéia, há grandes hipoteses de os escalares acabarem com eles.

 

4º - NUNCA, se compram peixes sem antes pesquisar e saber alguma coisa sobre eles (tamanhos que atingem, compatibilidades, exigências...), tem isso em atenção no futuro

 

5º - A função de procura é nossa amiga, estes assuntos já foram mais que discutidos neste forum em inumeros tópicos, é só procurares um bocado que encontras toda a informação que necessitas.

 

Boa sorte e vê lá se metes umas fotos do aqua para o pessoal :)

Editado por Avatar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aparentemente não vais poder ligar ao que te têm dito aí por fora porque só te têm dito asneiras.

 

1º - Com 8 dias o aqua não está devidamente ciclado e como tal não devias ter posto já peixes

 

2º - As TPA's são feitas de preferencia semanalmente, 20-30% da água

 

3º - Tens aí peixes de cardume sozinhos e de exigências diferentes, os guppies com escalares tambem não é boa idéia, há grandes hipoteses de os escalares acabarem com eles.

 

4º - NUNCA, se compram peixes sem antes pesquisar e saber alguma coisa sobre eles (tamanhos que atingem, compatibilidades, exigências...), tem isso em atenção no futuro

 

5º - A função de procura é nossa amiga, estes assuntos já foram mais que discutidos neste forum em inumeros tópicos, é só procurares um bocado que encontras toda a informação que necessitas.

 

Boa sorte e vê lá se metes umas fotos do aqua para o pessoal :)

 

Todos os peixes que comprei, foi os que a senhora lá da loja me aconselhou

havia muitos que a minha esposa queria trazer e a senhora disse-lhe que não, porque eram agressivos..

mas destes que eu trouxe, ela não disse nada, logo pensei que estivesse a escolher bem...

mas eu queria meter mais alguns, o que me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação a meteres mais peixes, aconselho-te a arranjares companhia para os que já tens, mas antes de te pores a comprar peixes, convinha comprares primeiro testes de água, pH, Amónio/Anomia, Nitritos NO2.

Lê os tópicos para iniciados e depois pesquisa os peixes que tens para saberes quais as condições ideais para eles (temperamento, quantidade, tamanho em adulto, etc.).

 

Nota: Se poderes compra logo uma mala de multi-teste, em Espanha deve ser mais barato e os conjuntos de testes ficam mais baratos do que comprar testes individuais.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ebrotas,

 

para já não vais comprar mais nenhum! acredita no que te digo....

 

8 dias não é, nem pouco mais ou menos, o tempo de maturação dum aquário novo! no mínimo 1 mês e não é para todos os peixes...

sem querer agoirar, terás muita sorte se todos esses sobreviverem, tanto a uma água ainda não ciclada, como à tua inexperiência, absolutamente compreensível num principiante.

 

tenta atinar com a comida e com a manutenção do aquário (TPAs, sifonagem do substrato, limpeza do filtro), antes de lhe adicionares mais habitantes.

2 pastilhas é IMENSO!!! toda a comida que não for consumida irá poluir a água, provocando picos de amónia que irão envenenar os peixes, levando-os a uma morte certa!!!

 

informa-te sobre as espécies que tens, estuda bem as suas necessidades e comportamentos, bem como o 'funcionamento' dum aquário, em geral.

 

e plantas? devias ter começado por aí, pois elas são peça-chave no equilíbrio biológico do aquário.

 

não faças caso do que te digam nas lojas, pois como vês, já estás a ser muito mal aconselhado... infelizmente não são muitos os estabelecimentos dignos de crédito... ´

é preferível que esclareças todas as tuas dúvidas aqui, onde te poderão aconselhar sem querer vender-te nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação a meteres mais peixes, aconselho-te a arranjares companhia para os que já tens, mas antes de te pores a comprar peixes, convinha comprares primeiro testes de água, pH, Amónio/Anomia, Nitritos NO2.

Lê os tópicos para iniciados e depois pesquisa os peixes que tens para saberes quais as condições ideais para eles (temperamento, quantidade, tamanho em adulto, etc.).

 

Nota: Se poderes compra logo uma mala de multi-teste, em Espanha deve ser mais barato e os conjuntos de testes ficam mais baratos do que comprar testes individuais.

 

Cump.

 

eu ontem já queria comprar todos esses testes que me estás a falar, mas lá na loja disseram-me que ainda não valia a pena, só se os peixes começarem a morrer é tenho que efectuar os testes, dai não ter comprado...

então quais me aconselhas a comprar, para fazer uma criação rápida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ebrotas,

 

para já não vais comprar mais nenhum! acredita no que te digo....

 

8 dias não é, nem pouco mais ou menos, o tempo de maturação dum aquário novo! no mínimo 1 mês e não é para todos os peixes...

sem querer agoirar, terás muita sorte se todos esses sobreviverem, tanto a uma água ainda não ciclada, como à tua inexperiência, absolutamente compreensível num principiante.

 

tenta atinar com a comida e com a manutenção do aquário (TPAs, sifonagem do substrato, limpeza do filtro), antes de lhe adicionares mais habitantes.

2 pastilhas é IMENSO!!! toda a comida que não for consumida irá poluir a água, provocando picos de amónia que irão envenenar os peixes, levando-os a uma morte certa!!!

 

informa-te sobre as espécies que tens, estuda bem as suas necessidades e comportamentos, bem como o 'funcionamento' dum aquário, em geral.

 

e plantas? devias ter começado por aí, pois elas são peça-chave no equilíbrio biológico do aquário.

 

não faças caso do que te digam nas lojas, pois como vês, já estás a ser muito mal aconselhado... infelizmente não são muitos os estabelecimentos dignos de crédito... ´

é preferível que esclareças todas as tuas dúvidas aqui, onde te poderão aconselhar sem querer vender-te nada...

 

sim josé acho que tens razão...

é que ainda á pouco quando lhe dei comida ( pela 1ª vez ) as duas pastilhas que me disseram na loja para lhe dar, ficaram inteiras no fundo do aquario...??? quase nenhum comeu... achas que as tire de lá?

então o melhor será mesmo só meter uma pastilha daquelas por dia? ou mesmo assim é demais? parto em duas?

vou ver os nomes de todos os peixes que tenho lá e deixar aqui para me ajudarem, porque se não já estou a ver que vão morrer alguns (todos) !!!

as plantas que tenho, são só duas ainda, e são de plástico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, absolutamente. Suga-as com um tubo que deve, estar moles.

Parte em dois e da uma de 3 em 3 dias para 1 peixe. Se continuar a sobrar aumenta os dias. Ha quem de 1 pastilha por mes, depende do aqua.

 

Nao entres em panico. Muda 10-20% da agua diariamente com um condicionador durante, 1 semana, depois passa para para duas vezes por semana, depois estabiliza a 1x por semana. Nao vai morrer ninguem.

 

Quanto a comida, da 2-6 vezes por dia de modo a que eles comam TUDO e IMEDIATAMENTE sem cair no fundo. So um pouco de cada vez, muito pouco: nunca deitar da emblagem no aqua: embalagem-tampa ou mao-aqua.

se ao fim de 1min ha comida a flutuar isso e comida a mais. (Minha opiniao nao expert)

 

É pena não ter comigo o talão da compra, para poder dizer com exactidão os peixes que lá tenho, e assim me poderem ajudar mais facilmente...

vou trazer isso o mais rápido possivél..

quanto as mudanças de água que falas, como exctamente é que posso fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para os mais expert poderem ajudar tens de informar sobre a especie exacta de peixe. Mas com uma simples pesquisa na net deves encontrar fotos iguais ao teu 'limpa-fundos'.

 

Para mudar a agua o melhor e arranjar um sifao: tubo de plastico c boca larga e depois tubo mais fino. Quanto mais simples melhor.

Se nao arranjares sifão proprio qq tubo serve.

 

Usas o tubo de boca larga para aspirar os detritos do fundo enquanto recolhes a agua num balde.

 

Se nao usa um recipiente para ir tirando a agua as pazadas, mas aspirar o fundo e melhor. Nao introduzas nada no aqua com detergentes: o melhor e ter alguma coisa so para o aqua, que nunca vai a lavar com detergente, mas para ja lava mto bem com agua quente.

 

Para 100L mudas 10-20L.

 

Sim ok, mudo 10 - 20L mas a minha duvida é, tenho que tirar os peixes todos de lá?

como faço? tiro a água e depois adiciono a água nova? sem meter nada na água, e a temperatura da água nova?? está mt mais fria, eles não morrem?

é que eu para mater mais 3 litros desde ontem, primeiro meti os 3 litros num recipiente, depois, deitei um bocado do anti cloro aquele, e agora ando a meter 1 copo com água de vez em quando para o aquário...

está tudo errado né?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.