Nano cubo plantado!


gmmartins

Recommended Posts

Boas,

 

ando com a ideia de construir um cubo aproveitando uns vidros de uma estante antiga.

 

Estava a pensar montar o cubo com 10 cm de lado o que perfaz apenas um litro.

 

A minha ideia é apenas colocar plantas nomeadamente, Glosso a cobrir o fundo (areão preto + ou - 2/3 cm) e uma maiorzita tipo uma anúbia nana ou qualquer coisa do género. Mais um calhau ou um tronquito e pronto.

 

Nada de filtros nem de termostatos. Apenas trocas parciais de meio litro de água 2 em 2 ou 3 em 3 dias.

 

Agora gostava que me sugerissem o que fazer quanto à luz. Qualquer que seja a lâmpada que ponha provavelmente terá muito mais do que um watt/litro. O que fazer? SUgestões? Estava a pensar por um daqueles candeeiros que possuem uma lâmpadas fluorescentes (penso eu) minúsculas, mas mesmo esses têm cerca de 20 watts. Não será luz a mais? Tenho medo de ter uma explosão de algas incontrolável.

 

Se alguém tiver algo do género que me diga o que fazer.

 

Cumps

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta investigar sobre o espectro de LEDs brancos. Se tiverem um espectro que seja bom para as plantas, com meia duzia daqueles maiores tens um bom feixe de luz. Outra hipotese seria usar talvez uma lanterna.

felinusB.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece os LEDs como fonte de iluminação.

A "regra" dos Watts por Litro não é uma regra rapaz, é uma linha-guia, em aquários de 1litro não se aplica de forma nenhuma.

20W parece-me razoável, talvêz mesmo insuficiente, mete reflector.

Não precisas de filtro nem aquecedor, mas vais necessitar algo que agite a água (peixes?) e que introduza CO2 (botija + regulador?).

Mete uns Caridina japonica e uns cardinais :)

Pouquíssima comida.

Muita atenção, diária.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gmmartins eu tenho a solução para ti! a lumitex lançou

umas fluorescentes espetacupales... de certo ja vistes aquelas lanpadas

de Halogénio de 12 V que já véem com um "aplic" reflector pronto a

encaichar no suporte, exitem aos montes nas lojas de pronto a vestir e

assim, tas a ver o k é? pronto, agora imagina no lugar da lampada de

halogénio um tubo de flurescente fino em espiral, simplesmente

genial! :) é igualmente compacto e é daylight.....

 

espero k sirva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok leds esquecidos!

 

Luz a mais então não é problema. Melhor ainda!

 

Agora acho não vou por carinais nem outro peixe qualquer. São peixes que vivem em cardume e num aqua de 1 litro acho não têm espaço nem para se coçarem :twisted:

 

Quanto aos camarões também já me tinha passado pela cabeça por alguns. Quantos é que me aconselhas para esta litragem MrPCB?

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Um cardume de cardinais para 1 litro de aquário é extremamente complexo. Os camarões é uma boa ideia. Eu no teu caso, colocaria 2 Caridinas Japonicas e também outros 2 neocaridinas red crystal (Que não ultrapassam os 2.5 cm de comprimento).

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas martins...na minha ultima visita à tropica reparei que eles têm lá um projecto para o que pretendes fazer...podes sempre dar lá uma olhadela e ver se lês algo que te ajude; puderás em caso de grds duvidas contacta-los via e-mail...

 

deixo o link para o caso de não saberes:

 

www.tropica.com

 

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom. Eu vi nalguma loja, não me lembro qual, um cubinho desse género. Tinha um pequeno filtro em cascata e uma plantita com a bela iluminação.

 

Quanto a peixes, na minha opinião é como mete-los numa prisão. 1L de água é mesmo pouco para animais. Mas se mesmo assim pretenderes colocar um peixe o que mais facilmente se safará será sem dúvida um betta.

 

Camarões penso que seja arriscado pois eles têm por hábito fugir. Ou estarei enganado?

felinusB.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Sim os camarões costumam fugir. Mas há sempre uma solução. Existe aquele cartão dos hipermercados das encomendas/lotes. Utilizando isso podemos vedar com esse cartão o aquário na parte de cima. Esteticamente pode-se colocar um papel autocolante preto. Para aquilo não cair utiliza-se cola quente, uma camada fininha no exterior e outra no interior.

 

Fiquem bem.

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetacular os cubos que eles fazem no site da tropica.

 

Embora não diga nada relativamente à quantidade de luz usada dá para ter uma ideia do que usam.

Alguém sabe que substrato é aquele que se vê nas imagens?

 

E não vou por peixes nenhuns. Quanto muito meto uns camarões ou uns caracóis.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que peixes num aqua desse tamanho não fiquem muito bem.

Camarões é que é, não desgosto da sugestão do minidiogo, um par de C. japonica e um par de N. "Red Crystal", se bem que os últimos são difíceis de encontrar.

 

Agora... camarões a fugir? vocês já viram um camarão fora de água? :lol::lol::lol: parecem paraplégicos, os camarões nunca saem de água. Lagostins... isso sim já é outra estória, se não tiverem o aqua bem fechado arriscam-se a apanhar lagostim seco atrás do sofá da sala.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro!

 

Agora... camarões a fugir? vocês já viram um camarão fora de água?    parecem paraplégicos, os camarões nunca saem de água

 

Tenho ouvido relatos de membros daqui do forum de aquariofilia relativamente aos camarões e suas fugas e comprovam exactamente o contrário da tua afirmação.

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro!

 

Pesquisa aqui no forum, encontrarás vários topicos sobre isso. Eu pessoalmente, conheço pessoal que tem/tinha Caridinas Japonicas e que se não tivesse uma rede eles vinham cá para fora. :)

 

E em vários sites que já li, diz exactamente isso. Quando a água do aquário não está apropriada para os camarões, eles têm tendencia a sairem para fora do aquário...

 

Abraço!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não tinha conhecimento de camarões sairem fora de água :)

 

Diria até que não faz muito sentido dada a natureza deles. É realmente impressionante. :twisted::twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, tenho encontrado ao longo dos anos diversos relatos curiosos de fugas protagonizadas por camarões caridina japonica, alguns encontrados vivos numa divisão inferior ou superior da casa, dentro de vasos a remexer a terra, dentro da taça da água do cão ou do gato... verdadeiramente incrível!

 

:wink::wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pois é, meus amigos. O melhor, será tomar-mos precauções quanto á tampa do nosso aquário. Um dia pode correr bem e outro correr mal. Se os camarões não encontrarem água, acabam por secar e morrer! :wink:

 

Fiquem bem :wink:

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais