Que Peixe é Este?!


Recommended Posts

Bom dia a todos! ;)

 

Recebi a semana passada uma bela prenda... um aquário para ciclídeos com dois habitantes banana rock

 

...o problema é que não sei qual é a espécie dos meus habitantes e, obviamente, não sei com que outras espécies os posso colocar... de momento estão só os dois, e a única informação que tenho é que são Pseudotropheus... não sei se são machos ou fêmeas e pelas fotos que tenho visto ainda não consegui descobrir realmente qual é a sua espécie...

 

São os dois laranjas bem vivo, tendo um deles as pontas das barbatanas pretas (dificilmente se vê, principalmente nas fotos, porque o outro está constantemente a bicá-lo ;))... estão de momento, com as condições apropriadas ao Lago Malawi e são extremamente fugidios... não se aproximam de nós nem por nada (nem para comer!) e fogem assim que denotam qualquer actividade em torno do aquário... assim fica quase impossível tirar-lhes fotos decentes...

 

Deixo algumas para ver se alguém me ajuda... banana rock (o que aparece nas fotos é o que não tem a ponta das barbatanas pretas... este é fugidío mas o outro nem se fala... :s)

 

Foto001.jpg

Foto003.jpg

Foto004.jpg

Foto007.jpg

 

Desde já... muito obrigada pela ajuda!!! banana rock

Editado por _Carlinha_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlinha,

em primeiro lugar não são pseudotropheus,

em segundo muito menos Malawi,

pelas fotos á primeira vista perecem "SEVERUNS", ciclideos Americanos de grande porte.

espero ter ajudado..

 

fica bem

queres ter um Bruto??

cria o teu e diverte-te

http://kiriza3.mybrute.com

já tens? então junta-te ao 'Clan'

http://mybrute.com/team/116038

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlinha,

em primeiro lugar não são pseudotropheus,

em segundo muito menos Malawi,

pelas fotos á primeira vista perecem "SEVERUNS", ciclideos Americanos de grande porte.

espero ter ajudado..

 

fica bem

 

Obrigada pela resposta... ;)

 

...por isso é que eu bem que podia procurar no Malawi e não os encontrava... nem me pareciam ser iguais a nenhum dos pseudotropheus que vi nas fotos... :s

 

Bem... vou continuar a minha pesquisa, agora por severuns... mas se mais alguém tiver informações ou opiniões são sempre bem vindas! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

não tenho qualquer dúvida que se tratam de ciclídeos americanos, mas severuns não são, com toda a certeza...

 

boa sorte na identificação! :snipersmile:

 

 

p.s.- embora os teus possam ainda ser juvenis, vê se não serão algo do género: http://www.aquamojo.com/red%20devil.html

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

As condições do aquário estão apropriadas para o lago Malawi porque, ao fazer a pesquisa por pseudotropheus apercebi-me que estes seriam do lago Malawi... e como esta era a única info que tinha disponível sobre os peixinhos... :wub:

 

Pelas fotos que vi na net, parecem-se mais com severuns do que com os apresentados agora... mas as minhas dúvidas são mais que muitas... :blush:

 

...alguns dos severuns que vi tinham a tal "risca preta no rebordo das barbatanas" que um dos peixes aparenta ter (quando o outro não o bica o suficiente para estas desaparecerem!) e a espécie que me apresentaram agora tem um "alto" na cabeça que estes não apresentam....

 

...mas presumo que isso também possa ser por serem juvenis (que acho que são!)

 

 

Mais uma coisa, eles já estiveram juntos com dois oscares, mas os oscares acabaram por morrer (não percebemos se de algo externo, se de serem bicados pelo mauzão laranja!!)... agora queria ir comprar/encomendar mais uns habitantes para o aquário e não sei pelo que optar...

 

...alguém tem mais alguma ideia sobre o que colocar ou a espécie deles? ;)

 

 

 

P.S. - Num outro aquário tenho discus, escalares, platys, facas, bettas, cardinalis, corydoras, plecos, botia-palhaço e um elefante... os discus, escalares e facas já têm um tamanho considerável, mas não é boa ideia juntá-los a este mauzão certo?

 

...é que criei um biótopo africano mas já percebi que não tem grande lógica ficar assim... :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a espécie que me apresentaram agora tem um "alto" na cabeça que estes não apresentam....

...mas presumo que isso também possa ser por serem juvenis (que acho que são!)

só os machos adultos apresentam esse 'alto' na cabeça e são umas feras...
os oscares acabaram por morrer (não percebemos se de algo externo, se de serem bicados pelo mauzão laranja!!)
é bem possível que esse 'mauzão' seja um macho (ainda jovem, claro)...
os discus, escalares e facas já têm um tamanho considerável, mas não é boa ideia juntá-los a este mauzão certo?
não, MESMO! :snipersmile:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ver todas, ou quase todas, as fotos neste link mas deixo-vos aqui as melhores :snipersmile:

 

Foto030.jpg

Foto006-1.jpg

O que tem as riscas pretas e que leva forte e feio do mauzão...

 

Foto027.jpg

Foto026-1.jpg

O mauzão...

 

Foto022.jpg

Foto021.jpg

Foto016.jpg

os dois...

 

Não estão grande coisa... mas é capaz de ajudar os entendidos.. :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... já estava a parecer-me isso... até porque este tem muito a mania de mexer e remexer o fundo, fazer grandes buracos e marcar bastante o território... o outro é que não sei se será macho ou não... inicialmente pareceu-me que tinham os dois a barbatana igual, mas já não consigo confirmar.... :S

 

Que espécies poderei colocar no mesmo aquário? Queria por uns óscares (que têm as mesmas características de água certo?) mas não sei se deva... Sugestões de companhia? :crazyeyes:

Editado por _Carlinha_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sugeria-te que pedisses a um dos moderadores que passasse este tópico para os 'CICLIDEOS AMERICANOS', pois será mais fácil teres as respostas às tuas dúvidas.

se os teus peixes forem os que eu penso, sei que não são 'pera doce', mas há-de haver quem tenha melhor conhecimento da espécie e te dê melhores dicas...

 

já gora: qual o volume do aquário onde estão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A minha opinião é semelhante á do José.

Vê se não são semelhantes aos dos links que deixo.

http://www.aquahobby.com/gallery/e_reddevil.php

http://www.elmersaquarium.com/10cichlid_reddevil.htm

http://www.aquahobby.com/gallery/e_reddevil.php

Espero ter ajudado. Saudações

Editado por David Lucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Trata-se do Amphilophus citrinellus conhecido no passado por Cichlasoma citrinellus. É uma especie da America central, na natureza a sua coloração é bastante variavel, em aquario a maior parte dos especimes são amarelados ou até alaranjados. É uma especie muito agressiva e territorial, o individuo dominante vai atacar todos os peixes que estiverem no seu territorio, que é o aquario todo..., e só não ataca a fêmea com quem está acasalado, mesmo nesta situação de vez em quando o macho pode atacar a fêmea e até mata-la. Deve-se te-lo num aquario proprio com abrigos para os dominados da mesma especie, o ideal é ter um aquario por casal ou por individuo dominante, o que não é pratico convenhamos. São tambem peixes grandes que necesitam de bastante espaço. Os cohabitantes do aquario correm permanentemente perigo de vida. Os Oscares são demasiado placidos para manterem o seu territorio perante terroristas como os citrinellum.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com o Paulo, sem sombra de duvida que são Amphilophus citrinellus. Quanto a novos amigos ai para os rapazes que tal una H.Carpinte, ou uns Jack dempsey, ou uns Jaguares ( Ciclideo Managuense ), uns Festivus ( Red Devil ), em fim a escolha poderia ser ainda mais alargada vai dos gostos de cada um.

 

Vai dando conta da evolução do teu aquario bem como umas fotos.

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois... já passou muito tempo e os meus bichinhos continuam sozinhos (com a companhia de um corydora e de um pleco a quem não fazem mal nenhum!) ;)

 

...acabei por desistir de tentar meter mais algum, e agora acabei de chegar a casa e deparo-me com uma enormidade de peixinhos... tiveram esta tarde cerca de 60 a 80 alevins (só consegui contar até aos 50 mas pelo que ficou de fora presumo que a conta ronde os 80)... pensei em isolar os alevins mas como são tantos e eles parecem ser bons papás (estando sozinhos no aqua e sendo q nenhum dos "limpa" se aproxima deles!) acho que os vou deixar sossegaditos :-D

 

Obrigada a todos pela ajuda!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se pode dizer que há crias e depois não colocar fotos :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada a todos... ::D:

 

Eu bem tenho tentado tirar as fotos mas os paizinhos, assim que me aproximo do aqua, dão ordem de recolher à tropa e não à ng que consiga tirar fotos... agora que os pequenotes já andam mais cá por cima vou tentar tirar algumas e logo coloco :?

 

 

...ah, e já levei uma bela mordidela quando tive q meter a mão no aquário! LOOOL

 

 

...quem quiser peixinhos que avise, pois eu já sei que não vou ficar com este infantário todo... ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aqui ficam algumas fotos.... como podem ver em sequencia... assim que me aproximo do aquário é dada ordem de recolher pelo que a "nuvem de mosquitos" rapidamente desaparece ficando os papás a vigiar o território... ::D:

 

Foto003-1.jpg

 

Foto004-1.jpg

 

Foto005-3.jpg

 

Foto006-3.jpg

 

Foto007-3.jpg

 

Foto008-3.jpg

 

Foto009-3.jpg

 

 

P.S. - Aquelas coisinhas pequeninas e transparentes q parecem o aquário sujo são os pequenotes... mas o aquário, daquele lado, está efectivamente sujo já que os papás não deixam nem os outros peixinhos nem a mim aproximar-se do "ninho"... assim q tiver mais fotos passo por cá ::D: ehehehh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe parabens bang

 

Granda famelga que aí tens...

 

se esses forem os famosos Red Devil´s tem cuidado, li algures que depois da lua de mel é só pancada..o macho dá com os dentes a tudo o que se mexa no aquário e pode chegar a matar a femea...confirma isso.

 

Link

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...