Aqua De Camaroes


masarati3

Recommended Posts

boas pessoal!

 

ja li alguns artigos de aquas para camaroes e queria alguma ajuda para poder monta-lo.

 

o aqua tem as seguintes medidas 60cm 40cm 30cm cump*alt*larg.

 

que substrato e areao devo por?

 

iluminaçao?

 

um termo de 100w chega?

 

e o filtro um eheim classic 2213?

 

e que tipo de plantas e musgo devo por?

 

por enquanto e tudo.

 

e obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, tens imensos exemplos para aquários de camarões:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=85158

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61239

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72514

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72185

 

substracto fértil depende das plantas (cryptos agradeciam)

Areão escuro que realce as cores (preto preferencialmente)

filtragem é mais que suficiente, aquecimento idem.

 

Plantas de baixa manutenção preferencialmente, para evitar fertilizações. Musgo é o que te apetecer/tiveres.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas pessoal.

 

tava a espera de ter mais resposta em relação ao topico.

 

queria vos fazer uma pergunta.

 

acham que deva fazer um tapete?

 

e que plantas deva por?

 

dêem as vossas opiniões para eu saber!

 

e outra coisa estou a pensar começar este aqua com Caridina cf. cantonensis " Tiger" acham que se por os do Sulawesi vai haver cruzamento?

 

abraços e espero que me ajudem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Akadama é solo japones e que eu saiba só existe um, e tem muitos poucos nutrientes.

A meu ver, a vantagem da akadama é ser muito boa para a fixação das raízes, e dar um aspecto visual muito agradável, por isso jámais compraria akadama, até porque não é nada bararta, para depois cubrir com areão..

 

Aquilo que eu faço, assim como a maioria do pessoal que usa akadama é comprar substrato fertil (costumo usar um da JBL ou Humus da Prodac, gosto bastante.) e cubrir com a akadama.

 

Como já foi dito, tens muitos bons exemplos de aquários de camarões aqui nesta secção. Se só vais manter camarões não precisas de te preocupar muito em ter musgo para eles se esconderem, pois não haverá motivo para isso, em principio, a não ser quando se assustam, mas não há nada para os comer.

Aconselho-te a observar os vários aquários que há por aqui para te inspirares no que toca ao layout.

 

Em relação á iluminação é impossivel aconselhar-te antes de escolheres as plantas.. Se queres plantas de baixas necessidades, uma lampada T8 de 15W ou duas economizadoras de 11W cada são suficientes, caso queiras plantas mais exigentes, vais para 1W por litro como um plantado normal, mas atenção depois aos fertelizantes com camarões. Alguns não gostam muito..

 

O termostato e o filtro é o ideal, a meu ver, apenas tens de te preocupar em colocar uma esponja na entrada de água, como podes ver no inamovivel do André Silveste aqui neste sub forum, logo nas fotos da montagem.

 

espero ter esclarecido algumas coisas.

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´sim ajudas te me muito.

 

e vou seguir o exemplo do andre silvestre que por sinal tem aquas espectaculares.

 

e vou me basear muito nos aquas dele.

 

eu queria e que me ajudassem em relação as plantas.

 

deiam as vossas sugestões.

 

tenho de por uma foto do aqua e dos troncos que tenho para verem e me ajudarem mesmo na própria disposição.

 

e em relação aos camarões alguém sabe se cruzam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que as platas terás de ser tu a escolher quais mais gostas.

Dá tu sugestões que pode ser que o pessoal dê a sua opinião..

 

Em relação ao cruzamento, não faço ideia, penso que daqui quem melhor te poderá responder será o André Silvestre, pois tens essas espécies, mas atenção que esses camarões do Sulawesi são bem caros..

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e outra coisa estou a pensar começar este aqua com Caridina cf. cantonensis " Tiger" acham que se por os do Sulawesi vai haver cruzamento?

Atenção que os parametros da água para manter os Tiger são diferentes dos necessários para os Sulawesi, nomeadamente, ao nível de pH e temperatura. Compara os dois aquários do André referidos acima pelo Fernando Freire com este, também, do André: 60l - Espécies Do Sulawesi ( Indonésia) e vais perceber as diferenças.

 

Como estás a começar, aconselho-te a não optares pelos Sulawesi, quer pelo dificuldade de manutenção (foram descobertos à relativamente pouco tempo e estão ainda pouco estudados), quer pelos preços praticados. Se fores para os Tiger, podes juntar outras espécies compatíveis. Para saberes quais podes juntar, vê este tópico: Tabela De Cruzamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas opiniões.

 

ja vi essa tabela.

 

e em relação aos parâmetros ja nao me lembrava desse pormenor técnico.

 

pois mas tenho encontrado alguns sitios fora de portugal que acho que praticam um preço mais ou menos como podem ver neste site(http://www.planetinverts.com/store/index.php?main_page=index&cPath=71)

 

irei fazer uma lista das plantas e depois vou colocar aqui para me darem as vossas opiniões.

 

acho que por agora e tudo.

 

e obrigado mais uma ves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pois mas tenho encontrado alguns sitios fora de portugal que acho que praticam um preço mais ou menos como podem ver neste site(http://www.planetinverts.com/store/index.php?main_page=index&cPath=71)

 

Pois, comparativamente aos preços praticados em Portugal, esses que mostras são "mais em conta", mas deves estar-te a esquecer de algumas coisas:

 

1º - É uma loja americana

2º - Como é no estrangeiro tens de pagar os portes, que certamente não serão baratos

3º - Uma vez que não é um pais da UE terás ainda de pagar taxas alfandegárias

4º - O risco de haver baixas é maior do que se comprares numa loja mais perto

 

E agora eu pergunto: depois de tudo isto a somar aos $100 USD, não achas melhor comprar numa loja em Portugal?! Fora tudo isto, se é para te iniciares, assim como o Jorge Gonçalves, penso que estes não são decerto as espécies mais indicadas. Para começares tens espécies mais fáceis e bem mais baratas...

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei que iria sair muito caro.

 

por isso mesmo nao os compro e so mostrei um exemplo.

 

nao e bem para começar.

 

porque eu ja possuo um aqua de camaroes. mas so que e um aqua muito basico.

 

gostava de evoluir. e como tenho gostado muito dos tiger secalhar vou optar por fazer so de tiger e depois logo vejo.

 

se mandar vir da Alemanha terá alguns riscos? o site e este (http://www.garnelenhaus.de/41/garnelen-sonderangebote.html)

 

o que que acham?

 

ou e preferível comprar em Portugal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

site

 

Vê este topico, falamos sobre plantas.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que que acham?

 

ou e preferível comprar em Portugal?

 

Boas...

 

Eu continuo a achar que é peferivel comprares em Portugal, a menos que seja alguma espécie que não encontres por ai, o que não o caso dos tiger. Isto porque em termos de portes és capaz de pagar qualquer coisa a rondar os 40€. Caso seja uma espécie menso conhecida e que dificilmente arranjes em Portugal e que estejas disposto a fazer um investimento maior, então ai poderá ser uma boa aposta.

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se mandar vir da Alemanha terá alguns riscos? o site e este (http://www.garnelenhaus.de/41/garnelen-sonderangebote.html)

Já viste este tópico: Encomenda Jardim Submerso? Um lote de 10 fica-te em 27€ (com o desconto de 10%), já com os portes incluídos! Fica mais barato do que no link que colocaste... e posso afirmar que são de muito boa qualidade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu sei. vou mandar vir da jardim submerso. mas ainda nao e agora. mais um mes ou dois e logo mando vir. heheheh.

 

ja tenho a lista das plantas aqui vai ela e um bocadinho extensa.

 

digam o que acham sem medos heheh

 

riccia fluitans

 

eleocharis parvula

 

hc cuba

 

lilaeopsis spec mauritius

 

eleocharis acicularis

 

hydrocotyle sibthorfioides

 

leptodictyum riparirum "musgo stringy"

 

singapure moss "musgo mini"

 

fissidens spec japan

 

fissidens spec

 

fissidens nobilis

 

taxiphyllum spec flame

 

vesicularia spec anchor

 

alternanthera splendida

 

vallisneria gigantea var "curly"

 

tonina belem

 

rolata indica

 

lotus green

 

lotus red zenkeri

 

microsorum pteropus "mini"

 

ludwigia inclinata var. verticillata cuba

 

cyperus alternifolius

 

echinodorus oriental

 

Eustralis Stellata

 

 

dêem as vossas opiniões.

 

as que tao mal e as que podem faltar

 

eu quero saber a vossa opiniao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João, se lês-te o tópico que indiquei, já sabes o que acho em relação ás plantas.

Relativamente aos troncos, os camarões gostam das zonas de refugio que estes dão, mas enquanto não fizeres TPA's vai ser dificil dizer se são muitos banana rock

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem aqui ficam umas fotos do aqua e dos troncos que vou usar. hehehe

 

Pic_15244_16.jpg

 

Pic_15244_17.jpg

 

Pic_15244_18.jpg

 

Pic_15244_19.jpg

 

Pic_15244_20.jpg

 

Pic_15244_21.jpg

 

acham que sao muitos troncos?

 

cumprimentos joao

eu acho que são muitos troncos, e como são escuros vão tingir muito a agua (que não é muito agradavel) eu acho que só 1 chegava perfeitamente(o da 3ª foto é o mais lindo) e depois alguns basaltos, mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao.

 

a agua esta muito amarela devido ao aqua estar na rua, e dai apanha muito sol.

 

por isso e que a agua esta muito amarela.

 

agora pos o aqua no quarto so com os troncos e nao esta amarela e ja tem quase uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais