Prazinquantel e tratamento de gyrodactylus


Duarte

Recommended Posts

OI, ontem fui a uma gaveta cá de casa e descobri alguns comprimidos que diziam prazinquantel, que foram dados plo veterinário quando fui vacinar os cães, sobrarm alguns e eu guardei junto ao flgyl para os discos, no que é que posso usar o prazinquantel? (eu já fui ao "pesquisar", mas há opiniões muito diferentes sobre o assunto, alguém já usou prazinquantel?). Outra coisa, é que eu queria sujerir um medicamento para que tiver os discos com um opérculo fechado: no outro dia, reparei que um dos meus turquesas tinha um opérculo fechado (entrei logo em stress :P:) ), fui à minha "farmácia" piscícola e vi que tinha lá um antifungos da (não sei se é permitido dizer marcas, mas sito resultou mesmo, e pelo que sei, é um problema difícil de resolver, mas de qualquer maneira, quem quiser saber a marca peça por mp) , vi no rótulo que eliminava ectoparasitas e gyrodactylus (entre outros) entaõ, resolvi pôr um pouco (cerca da terça parte recomendada para 200L) para ver o que fazia (atenção que o peixe estava a respirar com dificuldade do outro opérculo), e não é que no outro dia já estava bom, todo espevitado! :lol: - recomendo a todos!

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

vi no rótulo que eliminava ectoparasitas e gyrodactylus (entre outros) .... e não é que no outro dia já estava bom, todo espevitado

Isso por si só não quer dizer nada. Não quer dizer que pelo facto de respirar pelos 2 opérculos já esteja curado e não vais ter mais problemas.

Além disso podes ainda ter parasitas no aquário (ovos ou parasitas na água à procura de um disco ao qual se "agarrar").

 

Já tive discos com Gyrodactylus que também "recuperaram" sem usar medicamentos. O disco pode, pura e simplesmente, ter conseguido "expulsar" alguns parasitas da guelra, o que faz com que, comece a abrir novamente o opérculo.

 

Da última vez que tive um disco com Gyrodactylus foi num recém adquirido e só ao fim de 1 semana de quarentena é que "teve problemas". Fiz o tratamento com Formalina.

Por acaso não tenho comprado discos (não tenho espaço no aqua para mais...) mas, se tiver de adquirir novos exemplares, na quarentena, e para prevenir problemas no comunitário, vão levar com um pouco de formalina.

 

Diz-se por aí que a formalina é muito perigosa etc, etc. Sei que o é... e que tem de ser manuseada com cuidado e, acima de tudo, ter cuidado com as doses que se colocam no aquário. Acho que todos os medicamentos são perigosos, no entanto, se forem usados com cuidado e nas doses recomendadas podem fazer milagres. :shock:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi nuno, onde posso comprar formalina? ainda continuo com amesma pergunta: pra que posso usar o prazinquantel? :shock:

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Formalina compras na farmácia. Penso que nem todas têm. Só por encomenda.

 

Podes usar o Prazi, por exemplo, para tratar parasitas nas guelras (Dactylogyrus) e na pele (Gyrodactylus) na dose de 2mg/l.

Para tratar parasitas nas guelras também podes optar por banhos de sal no peixe infectado.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá Nuno, gracias; há mais alguns sintomas para gyrodactylus que não sejam os opérculos fechados? e os sintomas de "dactolygyrus" :wink::wink:

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Dactylogyrus podes ter sintomas do género: respiração acelerada (opérculos levantados em demasia), podem ter guelras vermelhas, o opérculo fechado etc... Muitas vezes os discos parece que "tossem" (isso é para tentar "expulsar" os parasitas das guelras).

 

Um disco com Gyrodactylus apresenta uma côr "baça", esfrega-se contra objectos (decoração) e, segundo ouvi dizer, pode apresentar "hemorragias" na pele...

 

Devem haver mais... mas estes são os que me lembro... :wink:

 

Muitas vezes compramos os peixes já infectados e nas lojas não "vemos" estes sintomas. É necessário fazer sempre uma boa quarentena nos discos recém adquiridos para evitares problemas depois no comunitário.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kual a quantidade k se deve utilizar de sal??
30 gramas por cada litro se não tou em erro... :) (alguém que me corriga, pf) :)

Mas podes usar doses de sal ligeiramente superiores... Depende do estado do peixe.

 

kual a duracao do banho???

Banhos curtos... 1-2 minutos... depois colocar novamente o peixe no aquário.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais