Aquário "sunsun"


Recommended Posts

acho que ficas bem servido com 4 pll's!!

 

hoje fui tentar montar o filtro do aquario e nao consigo isto é um pouco complicado como dizias!

és capaz de meter umas fotos das principais partes do filtro e seus componentes ??

ou entao explicavas me!!

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 325
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Bem é assim, fotos não tenho para te mostrar mas vou tentar dar uma explicação de como se monta aquilo.....

 

 

Portanto tens uns tubos mais largos e sem furinhos nenhuns, esses tubos numa ponta metes aquela "grelha" por onde suga a agua e a outra ponta é para ligar ao filtro...

 

O filtro fica dentro de agua, e como se encaixa o filtro??

Se reparares, na parte de cima do filtro vês duas ranhuras... Há uma peça tipo rectangular, que encaixa nessas ranhuras e a outra parte encaixa na calha plástica (aquela que fica na calha das lâmpadas)... Talvez essa seja a parte mais complicada de perceberes mas com atenção vais ver que se torna simples.

 

Depois do filtro já seguro, tens um tubo transparente, esse tubo liga na parte de cima do filtro e fica quase ao nível da tal calha de plástico... Deve ter vindo também umas curvas em "L" de borracha... Essa curva liga a esse tubo transparente, e ficas então com a outra parte da curva apontar para dentro da calha plástica....

Agora agarras nos tubos que têm os furos, ligas os tubos uns aos outros de forma a teres o comprimento até ao final da calha(no ultimo tubo não te esqueças de fechá-lo com uma tampinha que também deve vir). São esses tubos que vão ligar à parte da curva de borracha que está apontada para dentro da calha.

 

Neste momento tens, o tubo para dentro do aquário por onde é sugada a água, o filtro dentro de agua, pendurado por aquela peça rectangular que prende á calha plástica através de ranhuras também, tens um tubo transparente que liga ao filtro, uma curva de borracha e por sua vez a tubagem furada(chuveiro) que vai meter a agua dentro dos compartimentos...

 

Ainda no filtro, há uma ponta onde podes ligar daquelas mangueiras das bombas de ar que deve ter vindo juntamente com um controlador de fluxo..

 

Como é que a agua entra na calha e volta novamente para o aquário?

Tens uns tubos largos, com cerca de uns 6cm +/- com uma das pontas cortadas na diagonal.. Esses tubos ficam, cada um num compartimento da calha, com a parte cortada na diagonal virada para cima. Se reparares, a outra ponta desses tubos é mais fininha, que fica virada para dentro do aquário... Depois tens umas peças curvas, tipo umas "bocas de saída de agua" que penso que dê para ver no vídeo que tenho aqui neste tópico... Essas peças vão encaixar nessa parte mais fina dos tubos que te falei antes, ou seja, vais ter as saídas de agua praticamente à superfície do aquário.

 

Por fim tens as caixas para por o que quiseres lá dentro, que vão entrar cada uma no seu compartimento também.

 

Espero que esta explicação te possa ajudar, depois diz como correu...

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado! já consegui montar

agora uma duvida!

nao achas que o filtro fica "demasiado a vista quando podia estar um pouco mais em cima?"

obrigado pela explicaçao!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente para quem não está habituado é normal que aches que está muito em baixo, mas eu pelo menos até inventar alguma engenhoca para por mais em cima é assim que vai ficar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ate arranjar um filtro novo vai ter der ser este a funcionar!

o meu hidor prime 20 do outro aqua avariou se ontem :puppydogeyes:

agora tenho de arranjar um eheim 2215!

agora tenho de arranjar o substrato tou a pensar colocar flora base da red sea mas ta dificil encontrar

depois compro o termostato e uns troncos e monto o aqua

e depois de arranjar o filtro eheim, só lá pa dezembro/janeiro coloco uns discus ;)

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Está decidido e encomendado... Vou fazer um upgrade na minha calha, que vai passar de T5 3x36W para PLL 4x55W... :D

 

Vou tentar tirar fotos quando fizer a montagem para compartilhar convosco esta minha experiência.

 

 

 

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então mas provavelmente não tenho sitio para pôr os reflectores.... As PLL vão-me ocupar toda a área da calha....

 

Em relação aquela jiga-joga do filtro da calha..... Já fiz isso também. Montei ontem e deixei aquilo a circular para ver se está tudo dentro da normalidade...

Tive foi um pequeno imprevisto..... Fiz dois furos em cada compartimento, mas, ao montar e ligar o filtro, a agua saia toda por entre os compartimentos mesmo estando todos bem juntos e sob pressão.... Tive que desmontar novamente, e com silicone unir todos os compartimentos e vedei as juntas todas....

Mas há uma pequena questão que não sei até que ponto pode ser prejudicial.... Usei silicone normal, não de aquário :crazyeyes:

Outra situação já depois de tudo colado foi que, quando começava a circulação da agua, apenas uma saída num dos compartimentos para o aquário não dava escoamento suficiente..... Tive que estreitar o tubo para diminuir o fluxo de agua para dentro dos compartimentos, e assim, conseguir uma altura de agua razoável (para poder por o termostato). Quanto aquelas saídas de prevenção (para o caso da única saída para o aqua entupir e para evitar inundações), ao invés de colar um tubo, inverti as outras saídas que antes estavam para dentro do aquário, metendo todas ao contrario ficando assim para dentro dos compartimentos, isto porque verifiquei que estando ao contrario, ficam mesmo ao nível do limite de ate onde a agua pode chegar e assim evitei mais colagens.... :P

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Quanto aos reflectores.... se não tens espaço, compra chapa de inox fininha, polida..... e "colas" na calha....

 

Se usaste silicone normal não ha crise.... desde que vede.... eu tambem os colei com silicone, mas para aquarios... ;)

 

Quanto ao furo não dar escoamento é normal..... são muito estreitos..... :D

 

Eu no meu caso alarguei o diâmetro do furo (do último compartimento) para 25mm..... Assim já posso ter a bomba com caudal máximo (as bombas que vieram com o meu são de 1800l/h acho eu :blush: ) e coloquei um tubo até 4cm de altura nesse furo, dentro do compartimento....

 

Ou seja... só quando a áqua chega aos 4cm de altura é que começa a cair para o aquario.....

 

Assim, se faltar a luz... a bomba pára, mas o termoestato fica sempre submerso....

 

Disseste que viraste os bocais de saída ao contrário.... boa ideia... mas deves ter de os colar não??? senão só encaixados são capazes de ter fugas, e deixar alguma água cair para o aqua...... digo eu.... :mrgreen:

 

 

Bota aí umas fotos.......

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja... só quando a áqua chega aos 4cm de altura é que começa a cair para o aquario.....

 

Assim, se faltar a luz... a bomba pára, mas o termoestato fica sempre submerso....

 

 

 

 

UUUiiiii, se falta a luz......

Pois é.... Esqueci-me desse pormenor ;)

É que eu tenho o tubo de saída para o aquário praticamente á face.... Fizes-te um furo de mais largo com um tubo de 4cm para dentro da calha, mas como é que tens a parte de entra no aquário?? Ou simplesmente a água cai fazendo tipo cascata (o que faz um bocado de barulho)??

 

Mas agora estava a pensar no teu método e, ou estou enganado, ou também não é totalmente eficiente no caso de faltar a luz....

Se faltar a luz, pelo menos 4cm de água ficam na calha.... ok que pelo menos evitas que se estrague o termostato, mas, agua quente no aquário como manda a lei.....niente!!

 

Em relação ás saídas de agua viradas ao contrario... por acaso não colei, mas como aquilo até esta de certa forma apertado, se sair é só uma gota ou outra, nada de especial...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UUUiiiii, se falta a luz......

Pois é.... Esqueci-me desse pormenor ;)

É que eu tenho o tubo de saída para o aquário praticamente á face.... Fizes-te um furo de mais largo com um tubo de 4cm para dentro da calha, mas como é que tens a parte de entra no aquário?? Ou simplesmente a água cai fazendo tipo cascata (o que faz um bocado de barulho)??

 

Para não fazer barulho, esse tubo que tem 4cm para dentro da calha, tambem desce até á superficie da água.... e já não faz "chapinhar"/barulho!!!

 

Mas agora estava a pensar no teu método e, ou estou enganado, ou também não é totalmente eficiente no caso de faltar a luz....

Se faltar a luz, pelo menos 4cm de água ficam na calha.... ok que pelo menos evitas que se estrague o termostato, mas, agua quente no aquário como manda a lei.....niente!!

 

É assim... se pensares bem, quando falta a luz... não só pára a bomba como o termoestato desliga tambem.....

(em qualquer aquario, se falta a luz, desliga tudo.... luz, filtro, aquecimento.... tudo....)

Portanto "agua quente no aquário como manda a lei.... niente !!" Mas é assim com todos.... quando falta a luz.....

 

O Único motivo do termoestato ficar dentro de água (mesmo sem tar ligado por quebra de electricidade) é o facto de no momento da quebra de energia, se ele estiver em aquecimento, a bomba pára, a água vai-se em segundos.... e no entanto a resistencia interior do termoestato ficou a escaldar.... podendo vir a provocar a quebra do vidro.... coisa que já aconteceu..... e que com um simples tubo de 4cm para cima já não acontece.....

 

Em relação ás saídas de agua viradas ao contrario... por acaso não colei, mas como aquilo até esta de certa forma apertado, se sair é só uma gota ou outra, nada de especial...

 

Ok.... eu por acaso nem experimentei..... tapei-os todos.... e colei o primeiro.... mas se resulta...... é o que interessa....

Editado por Gimbras

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(em qualquer aquario, se falta a luz, desliga tudo.... luz, filtro, aquecimento.... tudo....)

Portanto "agua quente no aquário como manda a lei.... niente !!" Mas é assim com todos.... quando falta a luz.....

 

 

Tens razão. Se falta a luz, desliga tudo ;)

Quanto ao termostato vou rezar para não faltar a luz.. Nesse caso era bom ter daqueles inteligentes que quando não estão cobertos desligam-se automaticamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Epá Eu estou completamente chocado.... ;)

 

Estou a montar um aqua novo, comprei o vidro gastei 75€ nele, para 100x45x50. Já tive chatices com as colagens, e com as travessas em que uma delas partiu e tive que colar transversais.

 

Estou a fazer a calha, já gastei quase 150€ nela, em material. 4x39w T5 mais 2x24w T5.

 

Estou a fazer o móvel, o meu pai tem uma carpintaria e está a fazê-lo, mas não deixa de ter trabalho e tempo despendido...

 

E no fim vejo este tópico depois de ter gasto tanto dinheiro, com aquas maiores, com móvel e tudo, por 200€.

 

Estúpido....... :crazyeyes:

 

Abraço

 

P.S.: Desculpem lá, foi só um desabafo.... Grrr...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa lá....

Eu tambem fiz o meu 1º aquario assim.... gastei mais dinheiro do que se tivesse comprado tudo......

 

Mas por um lado, ate sabe bem depois de tar tudo feito e a funcionar..... quando é tudo feito por nós.....

 

Para se fazer uma vez ou outra é fixe.... para se passar pela experiencia de fazer tudo..... mas depois olhamos aos €€€€ e começamos a comprar ja feito....

 

que em alguns casos é o mais acertado....

 

:crazyeyes:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão. Se falta a luz, desliga tudo :crazyeyes:

Quanto ao termostato vou rezar para não faltar a luz.. Nesse caso era bom ter daqueles inteligentes que quando não estão cobertos desligam-se automaticamente.

 

Continuas com o mesmo problema..... quando falta a luz, ele desliga-se logo.... e deixa de "saber" se ta submerso ou não..... ;)

 

Podes é comprar um em fibra.... em vez de vidro.... mas aí não sei se a difusão de calor será tão boa.... mas como nunca tive nenhum desses.... não sei.....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuas com o mesmo problema..... quando falta a luz, ele desliga-se logo.... e deixa de "saber" se ta submerso ou não..... banana rock

 

 

Bemmm, há dias em que mais vale mesmo não dizer nada...... Continuas com razão, não há luz, não há agua quente e ponto final.

De qualquer das maneiras esses inteligentes que estava a falar, que têm a cobertura sem ser de vidro, talvez sejam mais resistentes aquela situação de ficarem fora de agua quando ainda estão quentes... Mesmo assim vou deixar como está...

Uma coisa que notei á pouco foi que a agua á superficie fica um pouco "turva" (não sei se é o termo correcto... A explicação que encontro para aquilo é o facto de agora ter menos movimento á superficie... Aconteceu-te o mesmo? Já que tambem, só tens uma saida de agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa lá....

Eu tambem fiz o meu 1º aquario assim.... gastei mais dinheiro do que se tivesse comprado tudo......

 

Mas por um lado, ate sabe bem depois de tar tudo feito e a funcionar..... quando é tudo feito por nós.....

 

Para se fazer uma vez ou outra é fixe.... para se passar pela experiencia de fazer tudo..... mas depois olhamos aos €€€€ e começamos a comprar ja feito....

 

que em alguns casos é o mais acertado....

 

:rainbowafro:

 

Este não é o meu primeiro aquário, nem o primeiro que faço, bem como a calha.

 

Fazer o aquário e a calha, ou até o filtro ou sump, compensa bastante, mas em relação aos preços de Portugal, ou seja, com estes preços dos chineses é impossível concorrer, até os DIY ficam mais caros!

 

Era por aí que eu fiz o meu post....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha tambem já vinha (t5 3x55w),só meti mais um projector hqi de 150w que se vê atrás .

 

Sun - Sun é o que está a dar :rainbowafro:starwars aquario ,movel e calha 220 euros o que se quer mais ??

 

Abraço Manuel Cruz !!

 

 

 

Boas!

Sou novato nestas andanças, ando a pesquisar e a tentar decidir sobre que aquário comprar.

Pretendo ter os melhores resultados possíveis dentro de um orçamento limitado

Quero também obter bons reputados ao nível estético, sendo instalado num local privilegiado da sala.

 

Que loja tem esses preços?

 

cumprimentos.

:crazyeyes::crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Epá Eu estou completamente chocado.... :sad2:

 

Estou a montar um aqua novo, comprei o vidro gastei 75€ nele, para 100x45x50. Já tive chatices com as colagens, e com as travessas em que uma delas partiu e tive que colar transversais.

 

Estou a fazer a calha, já gastei quase 150€ nela, em material. 4x39w T5 mais 2x24w T5.

 

Estou a fazer o móvel, o meu pai tem uma carpintaria e está a fazê-lo, mas não deixa de ter trabalho e tempo despendido...

 

E no fim vejo este tópico depois de ter gasto tanto dinheiro, com aquas maiores, com móvel e tudo, por 200€.

 

Estúpido....... cabecadura

 

Abraço

 

P.S.: Desculpem lá, foi só um desabafo.... Grrr...

 

Que tópico "aquas 200€" com movel e tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bemmm, há dias em que mais vale mesmo não dizer nada...... Continuas com razão, não há luz, não há agua quente e ponto final.

De qualquer das maneiras esses inteligentes que estava a falar, que têm a cobertura sem ser de vidro, talvez sejam mais resistentes aquela situação de ficarem fora de agua quando ainda estão quentes... Mesmo assim vou deixar como está...

Uma coisa que notei á pouco foi que a agua á superficie fica um pouco "turva" (não sei se é o termo correcto... A explicação que encontro para aquilo é o facto de agora ter menos movimento á superficie... Aconteceu-te o mesmo? Já que tambem, só tens uma saida de agua...

 

pois.....

 

Não me aconteceu o mesmo..... porque para alem desse.... tenho o externos..... que movimenta a água á superficie.....

 

Podes sempre optar por uma bomba de ar com pedra difusora......... e isso desaparece...... isso e o CO2 que meteres.... :twisted:

 

No entanto não acho isso muito importante..... quase toda a gente tem isso..... (uma camada de "pó" ou "gordura" á superficie)..... uns mais que outros..... depende de muita coisa..... da água da torneira... da comifa que das...... mas para já nao me preocupava com isso....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sou novato nestas andanças, ando a pesquisar e a tentar decidir sobre que aquário comprar.

Pretendo ter os melhores resultados possíveis dentro de um orçamento limitado

Quero também obter bons reputados ao nível estético, sendo instalado num local privilegiado da sala.

 

Que loja tem esses preços?

 

cumprimentos.

:grab:fight

 

 

Boas.... Bem vindo ao forum.....

 

És de onde?? Convem pores no avatar de onde és..... facilita em muitas coisas.... como respostas destas.... :twisted:

 

O aquário SunSun que comprei foi na Avipeixe..... Tens uma na N10 em Fernão Ferro e outra na rotunda do Centro Sul (almada)

 

Em termos estéticos acho que ficas bem sevido.... há aquarios grandes e pequenos... com várias cores de acabamento.... Imitar madeira... aluminio... dourados... pretos...

 

Tens alguma hipotese de escolheres.....

 

Em termos de acabamentos de construção, o meui vinha impecável, outros tiveram de dar uns retoques com silicone... mas nada demais..... afinal são baratos e são chineses..... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

Mas no geral compensa e muito..... nunca pus em causa a segurança do aquario..... bigsmile

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.....

 

Não me aconteceu o mesmo..... porque para alem desse.... tenho o externos..... que movimenta a água á superficie.....

 

Podes sempre optar por uma bomba de ar com pedra difusora......... e isso desaparece...... isso e o CO2 que meteres.... :crazyeyes:

 

No entanto não acho isso muito importante..... quase toda a gente tem isso..... (uma camada de "pó" ou "gordura" á superficie)..... uns mais que outros..... depende de muita coisa..... da água da torneira... da comifa que das...... mas para já nao me preocupava com isso....

 

 

Eu também tenho mais dois externos, um de cada lado a bombar, mas esta camada aparceu-me enquanto o filtro da calha esteve desligado. Mas é como dizes, não me vou preocupar com isso.

 

Em relação à mudança que vou fazer este fim de semana, passar de 3x39w T5 para 4x55w PLL, já ouvi dizer por esses tópicos fora que as T5 têm um melhor espectro de luz que as PLL, mas de qualquer das maneiras, penso que vou ficar melhor servido com as 4 PLL..... Além de perceber minimamente de electricidade, não percebo muito de iluminação, portanto, visto estares mais dentro deste mundo aquático do que eu..... Opina :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tópico "aquas 200€" com movel e tudo?

 

 

 

Boas Tiago, bem vindo ao tópico.

 

Pois é, isto da SunSun tem muito que se lhe diga... Antes de comprar o meu já andava a fazer contas à vida... Como tenho casa propria, a minha ideia inicial era comprar um Aparador para a sala e por sua vez o aquário para por em cima... Ou seja, suponhamos que SunSun não existe, só no Aparador ia gastar 450€ (da mesma madeira da minha sala) mais um Aquário de 1metro que devia ficar em mais uns 300 ou 400€, só aquário claro....

Ora portanto, visto que os "chinas" tiveram a brilhante ideia de começar a fabricar Aquas... Comprei o meu de C=1.20xA=50xL=40, com os extremos frontais arredondados, já com calha de 3x39w T5 e filtro incorporado na calha de 1700 ou 1800L/H (não tenho a certeza mas anda por aí), mais móvel preto, que fica bem em qualquer sala, por...... e atenção porque acho que fui roubado...... :blush:

 

325€

 

 

Também na Avipeixe em Almada...

Ou seja, em vez de 750€ ou mais só no movel e no aquário, gastei 325 numa coisa mais completa e com uma certa qualidade.

 

PS: Eu fui o tal que reclamei das colagens do silicone mas garanto-te que não foi nada demais mesmo...

 

Agora é uma questão de fazeres as belas das contas e ver o que compensa.... :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho mais dois externos, um de cada lado a bombar, mas esta camada aparceu-me enquanto o filtro da calha esteve desligado. Mas é como dizes, não me vou preocupar com isso.

 

Em relação à mudança que vou fazer este fim de semana, passar de 3x39w T5 para 4x55w PLL, já ouvi dizer por esses tópicos fora que as T5 têm um melhor espectro de luz que as PLL, mas de qualquer das maneiras, penso que vou ficar melhor servido com as 4 PLL..... Além de perceber minimamente de electricidade, não percebo muito de iluminação, portanto, visto estares mais dentro deste mundo aquático do que eu..... Opina :P

 

Pois... essa camada é para te preocupares com ela, mas é quando ja não tiveres mais nada para fazer no aquario..... Deixa isso para ultimo.... :crazyeyes:

 

Quanto á luz.... sim, T5 são melhores.... mas mais vale 4 PLL 54W que 3 T5 39W....

 

Na minha opinião.... Duas de 6500 Kelvin, e Duas de 4200 Kelvin..... E consegues ter uma boa luz, e um bom conjunto de espectros.....

 

Em termos de posição.... suponho que tenhas de colocar 2 de cada lado certo???

 

Então de um lado colocas uma de 6500K e uma de 4200K..... e do outro tambem..... e colocas as de 6500k á frente das de 4200K....

 

Assim consegues ter uma iluminação mais uniforme.....

 

Eu fazia assim.... :blush:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.