Aquário "sunsun"


Recommended Posts

Ora aí estão elas, fresquinhas e cheias de má qualidade :D

 

 

Quanto ao vídeo, o que tenho são 30 e tal Megas, provavelmente só através e youtube é que conseguirei por aqui..... Se houver forma de contornar isso digam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 325
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pois....

 

é o mesmo sistema do meu......

 

Mas para mim esse sitema de filtro na tampa com "chuveiro" é uma treta.....

 

O teu ate parece fixe.... mas suponho que tenhas só uma bomba..... e que seja de 900 litros/hora..... Certo????

 

O meu tinha 2 de 1800 Litros/hora.......

 

Era um chinfrim naquela tampa que era obra..... :D

 

Eu vou tentar colocar hoje umas fotos de como está o meu......

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o meu só tem uma bomba, não faz tanto chinfrim quanto isso... De qualquer das maneiras é muito boa ideia fazer como estavas a dizer, sem o chuveiro....

 

Mas puseste a cerâmica á mesma dentro dos compartimentos?? E já agora, como tapas-te as saídas de cada compartimento que deitam a agua para o aquário???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro, desmontei a calha toda.... :D

 

Depois colei os compartimentos todos uns aos outros.... com silicone..... e abri dois buracos grandes entre cada um deles.....

para a água passar na orizontal entre eles.....

 

Os buracos tapei com uma "rodela" de plastico colada por dentro do compartimento, com silicone.

 

No inicio do 1º tenho uma esponja, para filtrar os detritos que possam ir para lá......

 

Aquelas caixas de "rede plástica" que os compartimentos traziam..... lixo com elas......

 

E uso só uma bomba.....

 

A outra agora serve para as TPA's "semi-automáticas"... :D

 

Quando meter as fotos explico melhor........ Vais perceber melhor.....

 

Mas foi trabalhinho de uma tarde toda.... (Quase)...... :wacko:

Editado por Gimbras

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acredito que isso dê pano para mangas....

 

Como já tenho o aquário todo montado vai ser mais complicado para fazer isso, mas..... a ideia de puder esconder o termoestato agrada-me bastante.

 

 

Hoje já vou ver o que posso fazer la no meu em relação a isso da calha...

 

Já estou a por o vídeo de como estou a injectar o co2 para dentro do aquário, brevemente vou por aqui o link...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o vídeo que falei a pouco:

 

 

Este vídeo mostra a minha ligação do Co2 caseiro à bomba SunSun, fiz la uma engenhoca para que as bolhinhas saíssem para a parte de baixo do aquário..

 

Será que a quantidade que vemos a sair (visto que está 24h/7 ligado) é suficiente???

 

 

Agradeço a opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também comprei lá o meu. Como já tinha dito, também acho que compensa o preço. Só tenho é que retocar a calha no exterior com silicone e em principio aquilo fica fino. A calha que vem nesse aquário é daquelas que apenas levam as lampadas e deixam o aquário aberto ou daquelas que fecha o aquário por completo?

 

estou a pensar comprar o que vem com a tampa e com uma especie de filtro na tampa.

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... agora nao consigo ver o video.....

 

tou no trabalho e aqui o youtube tá "proibido" ;)cabecadurabiggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Mas quando chegar a casa vejo e digo-te alguma coisa......

 

Eu tenho um sistema da imperial....... mas nao ta ligado a nenhuma bomba.....

 

depois posso por um video tambem para veres.....

 

 

E que tal pores um conta bolhas????? já podias ver o numero de bolhas que tens...... mesmo que não consigas controlar.....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a pensar comprar o que vem com a tampa e com uma especie de filtro na tampa.

cump

 

 

 

Pois... é o que eu tenho......

 

Sempre dá para "inventar" um pouco com esse "filtro"

 

Logo há fotos (possivelmente)......

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a pensar comprar o que vem com a tampa e com uma especie de filtro na tampa.

cump

 

 

 

Sim provavelmente é igual ao meu. Confirma com as fotos que pus se o sistema não é o mesmo...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... agora nao consigo ver o video.....

 

tou no trabalho e aqui o youtube tá "proibido" cabecadurabiggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin

 

Mas quando chegar a casa vejo e digo-te alguma coisa......

 

Eu tenho um sistema da imperial....... mas nao ta ligado a nenhuma bomba.....

 

depois posso por um video tambem para veres.....

E que tal pores um conta bolhas????? já podias ver o numero de bolhas que tens...... mesmo que não consigas controlar.....

 

 

:D quando o pessoal no trabalho anda sempre na jimbradeira do youtube dá nisso. Felizmente aqui no meu trabalho ainda não tiveram essa triste ideia :D

 

Sistema imperial???? Desconheço... É de botija??

 

Aquele filtro que vem para ligar ao sistema da calha, tem um sitio para ligares uma mangueira de forma a mandar oxigénio para o aquário... Foi nesse sitio que liguei a mangueira que vem do sistema caseiro e, ao invés de mandar oxigénio, manda o co2 ;)

 

Eu só não sei é se no sistema de conta bolhas, quando o co2 é espalhado para a agua, se aquilo saí em bolhinhas pequenas(é como está a sair no meu), ou se sai uma bolha maior que mais dificilmente distribui o co2 pelo aquário todo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.....

 

se conseguires reduzir o caudal desse tubo.... de maneira a que não atire as bolhas para fora, elas vão ficar as voltas dentro do tubo (a querer subir contra a corrente) ate desaparecerem todas...... aí garantes que todo o CO2 é usado.....

 

Agora vou por umas fotos que tirei ao meu..... (desculpem a qualidade... foi com o PDA)

 

Aqua em geral

P5160001.jpg

 

 

Entrada de água no filtro da tampa... com curvas para não fazer barulho nenhum... e um tubo que se vê serve para se a esponja entupir sem eu dar por isso a água começa a subir e acaba por ir de volta para o aqua sem transbordar....

P5160014.jpg

 

 

Compartimentos com ceramicas e rocha vulcanica (o ultimo tirei as ceramicas para por noutro aquario temporariamente)

P5160013.jpg

 

 

Termoestato deitado dentro do filtro da tampa, com ceramicas a volta (para ocupar espaço) e à direita o tubo de retorno da agua ao aqua (tem de estar um pouco elevado para manter o nivel de aqua suficiente para manter as ceramicas e o termoestato sempre submersos)

P5160012.jpg

 

 

 

E nao tirei mais......

 

Basicamente foi isto que fiz....

 

 

Quanto ao CO2... tenho uma botija que se usa nas máquinas de imperial..... 10kilos..... deve dar para uns anos.... :)

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito bem feito a tua engenhoca, os pormenores estão muito bem pensados.

 

Vou tentar fazer isso no meu, não sei é se é para já....

 

O teu aqua também está impec :D

 

Quando ao meu sistema de CO2, vou tentar aumentar o caudal para não sair para fora, a minha experiênçia é tanta ou tão pouca que pensava que as bolhas eram para sair e espalharem-se pela agua :crazyeyes:

 

Em relação ao teu CO2, aproveitas-te a botija de imperial, mas tives-te que comprar todo o resto do material à parte certo?

Se não for querer saber demais, podias dizer quanto é que ficou a brincadeira (CO2 modo imperial) :D

Tenho um extintor de pequenas dimensões que até podia ser aproveitado......

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Não tens de aumentar o caudal de CO2 nem o da bomba..... Tens é de diminuir o cudal da bomba..... e manter o CO2......

Para que a água ao passar pelo tubo não arraste as bolhas para fora do tudo....

 

O meu sistema de CO2 foi de borla... :crazyeyes:

 

Tenho um primo meu que tem um café... e quando soube que ele tinha uma botija a mais, pedi-lhe...e ele deu-me..... a botija e o regulador (manómetros e válvula de agulha)

 

Só tive de carregar.... que por acaso foi ele que carregou, no fornecedor de cerveja dele...... foi 20 e tal euros o carregamento (10kilos)

 

E tenho um difusor como o teu..... com um tubo e bomba de 200l/h.... (com caudal regulado)

 

O CO2 tá a debitar por volta de 3 bolhas por segundo.....

 

Se tens um extintor, procura saber quanto te custa um regulador com manometro e valvula de agulha para isso..... pode ser que compense......

 

Eu felizmente não me vou preocupar com CO2 nos próximos anos.... :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Não tens de aumentar o caudal de CO2 nem o da bomba..... Tens é de diminuir o cudal da bomba.....

 

 

 

Fiquei um bocado a LER com esta parte da explicação :crazyeyes:.......

 

Queres dizer é que tenho que diminuir a potência da bomba (onde fiz aquela ligação) para não mandar a agua com tanta força, e assim manter as bolhas no tubo é isso?? Como é que posso reduzir a potência à saída da bomba??

 

Tu tens aí CO2 que nunca mais acaba.....

 

Tiveste sorte de arranjar tudo de borlix, mas por acaso vou perguntar ali ao meu vizinho do café se não tem para lá nada parecido com isso :D

 

E essas botijas de imperial já trazem as válvulas todas que são preciso??

 

 

 

Uma questão que não tem nada haver, já fizeste alguma experiência com Riccia no teu aquário??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei um bocado a LER com esta parte da explicação :D.......

 

Queres dizer é que tenho que diminuir a potência da bomba (onde fiz aquela ligação) para não mandar a agua com tanta força, e assim manter as bolhas no tubo é isso?? Como é que posso reduzir a potência à saída da bomba??

 

Sim.... é isso mesmo.....

A bomba não tem regulador se saída? :crazyeyes:

 

Se não tem, podes sempre estrangular a saída com um tubo mais estreito..... (entre a saída da bomba e o tubo, aquela curva que tem)... metes uma mais estreitinha....

 

Por acaso ainda não fiz a experiencia com riccia.... mas ainda vou fazer.....

 

Mas penso que não vai haver problemas.... com a iluminaçao e o CO2 que tenho..... vai ser sem stress.... depois ainda tenho que entrar com as fertilizaçoes.... mas ja ando a tratar disso.......

 

E quanto as botijas..... elas não trazem as valvulas.... é só a botija....... são compradas á parte

A que me deram é que como ja tinha, veio tambem..... :D

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar arranjar uma curva mais fininha para estrangular a saida da agua, porque não tem controlador nenhum de saida...

 

Eu tou a pensar por Riccia no meu, tive a ver num topico aqui do forum algumas técnicas que me deram umas ideias...

 

Já dou fertilizante duas vezes por semana, tenho 117W para +/- 230L, Espero não ter problemas quando a meter lá...

 

Já com o musgo de java nunca fui muito feliz...... Mas isso também foi antes de introduzir o CO2, espero realmente notar a diferença com o CO2, mesmo sendo caseiro..... Sim porque eu só tenho o sistema instalado á cerca de 1 semana e tal, logo ainda não deu para ter noção do efeito dele nas plantas...

 

 

Já tens uma noção da forma como aplicar a Riccia no fundo do teu aquário?? Se é que vais pôr no fundo, e não na superficie...

 

Indicaram-me um topico que ajuda bastante...

 

Como ainda não tenho grande experiênçia aqui no forum, não consigo por aqui o link do topico...

 

Se fores a Agua Doce - Plantas - E ao topico que se chama "Riccia - Como manter Riccia", nas ultimas respostas está lá o link do tópico...

 

Se quiseres dá uma vista de olhos...

 

Eu em principio vou optar pelas "Jaulas de Rede" que estão la em foto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda é cedo para veres diferenca com CO2.... espera mais umas 3 semanas....

 

Quanto à riccia, deves conseguir manter bem......

 

Eu quando colocar vou por em placas de xisto... deitadas no dundo do aqua.... e a riccia presa com tool..... (a rede dos puff's de banho)

 

Mas para já... estou a ambientar uns discus.......

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou esperar para ver o crescimento das plantas...

 

Tenho la umas Anúbias gigantes que, sem o CO2, mesmo com fertilizantes, as folhas sairam muito pequenas e tipo deformadas...

 

Agora tenho la mais umas folhas a nascer e quero ver se vão atingir um tamanho razoável, é uma forma de ver se aquilo está a fazer algum efeito...

 

Quanto á riccia, vou mandar vir de fora, não sei se é muito viável, mas também não vou investir muito, apenas quero ver se dá, e também nas condições que chega cá.... Sinceramente não sei onde comprar aqui por estas bandas, sabes de alguma casa que venda??

 

Eu vou utilizar o sistema da rede porque não tenho pedras lá, apenas troncos.. Uma coisa que sempre me encheu a vista foram os aquários plantados, por isso não vou desistir enquanto não conseguir por o meu assim...

 

Também já me disseram que tenho condições para ter la a riccia, a ver vamos :(

 

Quando meter vou tirar fotos e vou pondo consoante o crescimento, para o pessoal ir acompanhando o sucesso ou..... o desastre :Fade-color

 

É que eu ja tentei ter outras plantas que fizessem tapete e, principalmente os limpa-fundos dão cabo daquilo tudo, por isso axo que o sistema da rede seja o melhor, porque serve de protecção enquanto a riccia começa a desenvolver..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

fui hoje comprar o meu aquario sunsun

tem 120x65x40 e custou 215 euros

o filtro que tem na tampa n tem tem as divisorias como os vossos ,

o senhor da loja disse que é um sistema novo, tinham acabado de chegar..

depois coloco umas fotos

cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epááááá, fui mesmo roubado :crazyeyes: 215?????

 

Mas já com movel???

 

Devia ter esperado pelos saldos da SunSun :D

 

Quando puderes mete aí umas fotos para o pessoal ver esse novo sistema então :snipersmile:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

ya com movel e iluminaçao de 3x36W(se calhar vou alterar para 4x56W pll se tiver espaço)

e a entrega é gratis( a meio da semana entregam)

era 227 mas como foi em dinheiro tiraram 12euros

assim que chegar vou colocar umas fotos...

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya com movel e iluminaçao de 3x36W(se calhar vou alterar para 4x56W pll se tiver espaço)

e a entrega é gratis( a meio da semana entregam)

era 227 mas como foi em dinheiro tiraram 12euros

 

Isso foi na Avipeixe pois..... :snipersmile:

 

O meu foi lá.....

 

Espaço para pores 4x Pll tem quase de certeza..... e mete uns reflectores se não tiver.... notas logo a diferença......

 

Quando puderes mete umas fotos.....

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

ya com movel e iluminaçao de 3x36W(se calhar vou alterar para 4x56W pll se tiver espaço)

 

 

 

Já agora, como é que vais alterar para 4x56??? O meu é do mesmo tamanho e também gostava de pôr mais luz naquilo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.