Aquário "sunsun"


Recommended Posts

se ainda nao tens nada percisas da estrutura onde vais inserir as lampadas; as lampadas com os respectivos casquilhos e balastros(1 para cada lampada)- de especial acho que nao é mais nada...

corrijam me se estou errado.

cump

 

 

Obrigado pela dica.

 

Agora é ver se consigo aplicar isso no meu aquário SunSun.....

Estou a pôr a hipótese de tirar o filtro que fica na calha para ganhar espaço e aplicar a nova iluminação. Não estou a ver outra hipótese ali.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 325
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Bem a iluminação de origem tem quase a totalidade do aquário em termos de comprimento (1.20m) e em termos de largura é cerca de 15cm, tem de momento 3 T5.....

 

A tampa é dividida em 3 partes, na seguinte ordem, a abertura da frente, com cerca de 10cm, as 3 T5 no meio com cerca de 15cm e o filtro da calha, com cerca de outros 15cm. Não sei se estas medidas são exactas mas pouco devo errar....eu queria era arranjar maneira de acrescentar outra calha na parte do filtro (tenho fotos da calha na 1º pagina ou na 2º deste tópico)... Ou então, penso que também seja possível, comprar um balastro novo(penso que seja necessário), mudar os suportes das lâmpadas e meter outras T5 mas mais potentes, com cerca de 1metro e pouco....

 

Diz-me la o que achas que seja a melhor ideia para esta situação...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois se arranjares lampadas mais potentes vais ter de mudar os balastros...

as pll cabem nesse espaço mas n sei se cabe os balastros...

cada pll de 55W tem ja com os casquilhos 56.3 de comprimento e 4,4cm de largura...

existe varias opçoes...

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e para me compensar, teria que por no minimo 3 PLL, e não sei que tamanho têm os balastros.. Sabes-me dizer que tamanho têm?

 

 

Os balastros ficam na parte de "dentro" da calha.... por cima das lampadas......

 

Se meteres 4 T5 de 115cm (+-) consegues mais potencia do que com 3 Pll.... e ocupas o mesmo espaço......

 

Só tem de ser mudado os casquilhos das 3 lampadas que ja tem.... adicionar mais dois e substituir os balastros..... que podes por só 2 duplos.......

 

(mas balastros cabem uns 10 la dentro :) )

 

E ficas com iluminaçao que te vai por no combate as algas nos primeiros tempos.......

 

Se fosse a eu só mudava a iluminação uns 5 meses depois de ter o aquario montado (e estabelecido) mas isso sou eu.... :arrow:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':arrow:' />

Editado por Gimbras

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é isso mesmo que vou fazer, 4xT5 e meter dois balastros duplos. Só preciso de me informar dos preços dos balastros mas acho que em qualquer casa de iluminação consigo essa informação... Já tenho o aquário estabilizado à cerca de 4 meses. Chegará também nos próximos 3 dias um filtro UV (5W) que mandei vir, por isso, penso que problemas de algas não vou ter banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só preciso de me informar dos preços dos balastros mas acho que em qualquer casa de iluminação consigo essa informação... Já tenho o aquário estabilizado à cerca de 4 meses. Chegará também nos próximos 3 dias um filtro UV (5W) que mandei vir, por isso, penso que problemas de algas não vou ter banana rock

 

 

Vê nos nossos patrocinadores (aquaden / ramirezi) tens lá todo o material que precisas..... com preços.....

 

Algas vais ter sempre... e se calhar vais notar um aumento.... mas ja não vai ser tanto.... é uma questao de estar atento com olhos de gavião..... :tongue:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê nos nossos patrocinadores (aquaden / ramirezi) tens lá todo o material que precisas..... com preços.....

 

Algas vais ter sempre... e se calhar vais notar um aumento.... mas ja não vai ser tanto.... é uma questao de estar atento com olhos de gavião..... biggrin

 

 

 

Provavelmente vou ter algumas algas, mas vou estar bem atento á situação (olhos de gavião) bang

 

Hoje a tarde fui-me informar numa loja de iluminação em relação ao valor dos balastros...

 

Então é assim:

 

Balastro para 1x55W (baixa qualidade, não digo qualidade dos xineses porque os áquas da SunSun estão ai a bombar :D ), custa +/- 5€

 

Balastro para 2x55/58W (uma qualidade superior, não a melhor!!), custa +/- 20€

 

Casquilhos para as lâmpas é à volta dos 2/3€...

 

Portanto, tendo em conta que cada lâmpada T5 (54W - 6.500K) da Aqualight (através do site aquaristic.net) custa 10.23€

 

A Festa (iluminação de 4x54W) fica aí pelos 80€

 

 

Digam-me lá o que têm a dizer deste "orçamento"...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo aquário Tiago :D

 

Agora é só meter os "ingredientes" e esperar que o "bolo" cresca biggrin

 

Já agora...... Não tives-te duvidas na montagem desse filtro da calha????

 

Pergunto isto porque sinceramente tive um bocado de tempo para atinar com isso quando comprei o meu :D

 

 

Não te esqueças de meter mais fotos consoante a evolução...

 

 

SunSun evolution bang :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Festa (iluminação de 4x54W) fica aí pelos 80€

Digam-me lá o que têm a dizer deste "orçamento"...

Cumps

 

Não é um preço mau.... mas se procurares bem, se calhar comsegues coisas de Qualidade pelo mesmo preço..... (Atenção á qualidade dos balastros)

 

Já agora...... Não tives-te duvidas na montagem desse filtro da calha????

Pergunto isto porque sinceramente tive um bocado de tempo para atinar com isso quando comprei o meu :)

 

É uma questão de olhar para as instruções não?? ;)

 

O meu foi só espreitar e dar uma passagem de olhos pelas figurar e já está..... mas foi bastante fácil..... ;)

 

Cump//

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é um preço mau.... mas se procurares bem, se calhar comsegues coisas de Qualidade pelo mesmo preço..... (Atenção á qualidade dos balastros)

 

É uma questão de olhar para as instruções não?? ;)

 

 

Boas,

 

 

Pois eu também montava com facilidade se tivesse vindo com o manual de instruções.... Mas porque não veio manual nenhum e nunca tinha visto um sistema daqueles, tive que fazer aquilo a olhómetro....

 

Eu vou-me informar de mais preços e logo vejo o que compensa mais, mas os balastros que vi, os de 20€ cada, não me pareceram de má qualidade. Aqueles já se aguentam bem aos picos de tensão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqueles já se aguentam bem aos picos de tensão.

 

 

Atenção que não é só a resistência aos picos de tensão..... As horas que eles passam em carga contam mais..... se forem de má qualidade podem comecar a influenciar as lampadas e comecares a perder fluxo luminoso..... levando as vezes a pensar que são as lampadas que não estao boas.... quando é o balastro que tá escondido que que minguem se lembra, que começa a ficar nas couves..... ;)

 

Mas à partida se tiveres a certeza que são de "Média" qualidade, não vai haver problemas desses a curto / médio prazo...... ;)

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao montei o filtro, mas tambem nao trouxe instruçoes vou ver se coloco as peças todas :Fade-color

o que deu mais trabalho foi o movel!

agora vou a procura do areao/substrato!

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas à partida se tiveres a certeza que são de "Média" qualidade, não vai haver problemas desses a curto / médio prazo...... :Fade-color

 

 

Sim devem-se aguentar bem, entretanto vou estando atento e talvez na altura se mudar as lâmpadas, ou de duas em duas mudanças de lâmpadas, troca-se os balastros também...

 

 

Eu ainda não tenho a certeza se consigo fazer esta engenhoca lá no SunSun.... Digo isto porque as T5 de 54W têm 1.15m...... Sei que a calha das lâmpadas não vai de ponta a ponta, porque numa das pontas tem umas tomadas eléctricas que eles aplicaram e que rouba +/- 5cm à calha.... Mas hoje já tiro melhor as medidas e vejo se é possível ou não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao montei o filtro, mas tambem nao trouxe instruçoes vou ver se coloco as peças todas :Fade-color

o que deu mais trabalho foi o movel!

 

 

 

Então mas o aquário já não vinha com o móvel???

 

Pois a mim o que deu mais trabalho foi o filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não tenho a certeza se consigo fazer esta engenhoca lá no SunSun.... Digo isto porque as T5 de 54W têm 1.15m...... Sei que a calha das lâmpadas não vai de ponta a ponta, porque numa das pontas tem umas tomadas eléctricas que eles aplicaram e que rouba +/- 5cm à calha.... Mas hoje já tiro melhor as medidas e vejo se é possível ou não...

 

 

Eu acho que cabem bem...... mas eu sou suspeito.... o meu é de 150cm e tem lampadas de 115cm..... tão é chegadas ás laterais do aquario alternadamente......

 

Tipo: --------------

---------------

------------

---------------

 

Tas a ver??? :Fade-color só que são 6..... 3 chegadas á direita e 3 chegadas á esquerda....

 

Mas consegues por bem as 4 de 115..... nem que chegues as tais tomadas que la estão mais para o meio..... :!:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tas a ver??? :Fade-color só que são 6..... 3 chegadas á direita e 3 chegadas á esquerda....

 

Mas consegues por bem as 4 de 115..... nem que chegues as tais tomadas que la estão mais para o meio..... :!:

 

 

Chegar as tomadas mais para o meio como?? Acho que não dá para fazer isso porque a calha tem mesmo um compartimento próprio para aquilo, ou seja rouba sempre os tais 4/5cm... Hoje em principio devo retirar a calha para ver aquilo mais ao pormenor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desmonta a calha e vê primeiro....... vais ver que não é preciso mecher em nada.......

 

Essas tomadas e os balastros e os interruptores, estao metidos dentro da calha..... as lampadas ficam do lado de fora.... mas por baixo claro....

 

ou seja.... so precisas de te preocupar em colocar 4 lampadas na largura da calha (os tais 15cm).... de resto tens espaço de sobra......

 

Quase de certeza....... :Fade-color

 

(Mas desmonta e ve..... :!: )

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas tomadas e os balastros e os interruptores, estao metidos dentro da calha..... as lampadas ficam do lado de fora.... mas por baixo claro....

 

ou seja.... so precisas de te preocupar em colocar 4 lampadas na largura da calha (os tais 15cm).... de resto tens espaço de sobra......

 

 

A minha única duvida é se, vou ter o comprimento suficiente de calha, não para pôr as lâmpadas (porque essas ficam por baixo) mas sim se tenho calha suficiente para fixar os casquilhos das lâmpadas.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

 

Como já tinha dito que ia fazer, desmontei a minha calha......

 

Conclusão:

 

Só consigo jogar ali com 1.05m, o que não me permite por as T5 de 54W porque têm 1.15m.

 

Vou perguntar a um dos patrocinadores quais os valores e os tamanhos de 4 PLL de 54W e ver se compensa...

 

 

Cumps e já agora bom feriado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.