Plantas Comidas


Visitante

Recommended Posts

Tenho um aquário de +/- 180 litros com a seguinte fauna:

 

7 Escalares

4 Gourami pérola

2 Plecostomus

4 Pseudorasbora parva

4 Barbo Prateado (Barbus schwanenfeldii)

 

As folhas das minhas plantas aparecem constantemente comidas e nenhuma se aguenta por muito tempo...

 

Alguém me sabe dizer qual dos peixes me anda a fazer este desbaste? Eu farto-me de observar e não consigo descobrir...

 

Desconfio dos barbos ou dos plecos... mas não consigo apanhar nenhum em flagrante!

 

Já agora, alguém sabe que plantas posso introduzir que eles não comam?

 

Não tenho caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao os plecos quase com 100% de certeza

 

Desculpa discordar Motar, mas infelizmente já tive Barbus schwanenfeldii cá em casa. São umas máquinas de comer plantas. Nunca vi foi qualquer dos meus plecos e já foram bastantes a comer ou danificar plantas... desde que tenha algas ou outro tipo de comida suficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu inclino-me mais para os plecos. Já tive plecos que comiam plantas e outro que não.

António, eles fazem esse trabalho de noite. Experimenta colocar alimento vegetal (existe comida propria para plecos) durante a noite pois como têm fome e já devem ter devorado as algas agora têm de se socorrer das plantas.

 

Cumps

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz uma experiência... Tirei os dois plecos para outro aqua e coloquei duas pequenas plantas mesmo no centro do comunitário.

Hoje de manhã as desgraçadas das plantas já estavam a boiar e com falhas nas folhas...

Estou com imensa pena porque os barbos já estão a ficar grandotes e bastante bonitos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segundo um amigo meu nao os percisas de tirar apenas percisas de arranjar plantas de folhas mais duras para que eles deixem de ter interesse em plantas ele fez isso com os dele e diz que nunca mais teve problemas e hoje ja pode ter as plantas que quizer que eles nao lhes tocam ( como ja li neste forum uma vez abituados sempre abituados=) )

 

eu tenho plecos e nunca tive problemas mas prontos nada com testares

 

um abraço e boa sorte!!!! :shock:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu francamente tenho um barbo e 2 plecos e tenho o mesmo problema. Gasto imenso dinheiro em plantas e nenhuma dura, mas pela minha experiencia nem as com folhas duras aguentam. A hipotese foi mesmo comprar umas falsas para dar um aspecto melhor. Outro dia coloquei anubias e mais outras de folha dura e já andam todas comidas.

 

Caso arranjes uma solução avisa-me, pois eu ando um bocado desanimada com esse aspecto :shock:

 

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

voces nao tem nenhum tipo de invertebrados?

 

ex: caracois camaroes ampularias etc...???

 

se sim que tipo?

 

eu siceramente nao acredito que seja dos plecos mas tb ja vi casos que era maseu sinceramente nunca os vi morder as minhas e elas estao sempre em bom estado tirando as riccias essas com tb nao as tenho bem agarradas andam sempre na superficie mas de resto nada de especial.

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho ampulárias, mas essas eu vejo-as agarradas as folhas, mas qd de lá saem a folha não tem uma unica mordida. Além de tudo muito antes de ter as ampulárias, já tinha este problema com as minhas plantas.

 

:shock::wink::lol:

 

Tânia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois tania entao devem ser ela eu perguntei pk elas tem um gosto especial por certos tipos de plantas mas de resto apenas as lipam das algas mais nada.

 

entao nao sei mesmo como ajudar em algo certo so posso dar sujestoes.

 

:shock:

 

boas sorte com as plantas entao tania :wink:

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no aqua onde tenho os plecos eo kribensis nao consigo ter quase lantas nenhumas mesmo presas e de caules duros, os plecos devoram-nas.

E de manha encontroas a superficie. Os meus plecos (são 3) tem o mais pequeno 20 cm e o maior 31cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Critério Chtorm para a selecção de peixes:

 

Se

a) come plantas e ou

b) desenterra plantas,

 

então são peixes que ficam muito bem no aquário dos outros.

 

Barbos, de qualquer raça, cor, tamanho ou feitio não cumprem os requisitos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse critério Chtorm é muito bom!

:shock:

 

eu sinceramente, tenho a sensação que por vezes as plantas não são comidas, e as pessoas deitam as culpas nos bichos...

As plantas têm a mania de se desfazer se estiverem em más condições!

 

Claro que haverá sempre casos de peixes a comer plantas tenrinhas...

 

Os plecos por exemplo se não tiverem um tronco para mastigar, claro têm de se contentar com as plantas, eles precisam de celulose.

 

Mas muitas das vezes são comidas porque apodrecerem, e podres por vezes são mais apelativas (tenrinhas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse critério Chtorm é muito bom!

:shock:

eu sinceramente, tenho a sensação que por vezes as plantas não são comidas, e as pessoas deitam as culpas nos bichos...

As plantas têm a mania de se desfazer se estiverem em más condições!  

Uma planta que está em más condições é distinta de uma planta mordiscada por peixes: uma dentada deixa um recorte perfeitamente delineado na folha.

 

Os plecos por exemplo se não tiverem um tronco para mastigar, claro têm de se contentar com as plantas, eles precisam de celulose.

 

Nunca vi referência esse facto...

Os plecos usam a boca como ventosa para se fixarem a qualquer objecto que desejem. Pode acontecer que seja uma folha tão tenrinha que a simples pressão da ventosa rasgue parcialmente a folha. Isto já verifiquei, e acontece de vez em quando. No entanto, pelo menos no caso dos meus plecos, nunca vi qualquer intenção de comer a vegetação. Talvez, se estiverem desesparados de fome. Talvez não tenha as plantas certas para o apetite deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é ppl, estou convencido que o meu problema são os 4 Barbos schwanenfeldii... Estou resolvido a dá-los, com pena pois estão muito bonitos, mas tenho de optar entre 4 peixes ou todas as plantas....

 

:lol:8):(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é ppl, estou convencido que o meu problema são os 4 Barbos schwanenfeldii... Estou resolvido a dá-los, com pena pois estão muito bonitos, mas tenho de optar entre 4 peixes ou todas as plantas.

 

Quatro?!?!

Parece ser um sarilho alguém aceitar 4 máquinas de aparar plantas desse calibre! Eu, na altura em que comprei dessas pestes, tinha Óscares pelo que acabei por os juntar. Deram-se lindamente.

 

Os Schwanenfeldii crescem imenso... excepto a cabeça... pelo que acabam algo feios com um corpo enorme para uma cabeça demasiado pequena.

 

Fica bem...

... daqui a um ano podes grelhar 4 barbos de muito bom tamanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li, o que se passa com os plecos e os troncos é que os plecos gostam de "limpar" as colónias de algas que crescem na superficie dos troncos.

 

Eu tenho um problema semelhante, poucas espécies de plantas se aguentam e só duas ou três espécies crescem :lol:8)

Por vezes soltam-se pequenas partes das plantas, outras vezes algumas folhas de algumas das espécies têm bocados a menos.

 

Tenho um pleco com 8, 9 cm mas nunca o vi degradar as plantas.

 

As mollys negras parecem apenas "limpar" a superficie das folhas, o mesmo se passa com o limpa-vidros.

 

O dólar tem um apetite enorme e durante as férias em que estive ausente comeu inteiramente duas plantas (teve de ser ele, é o único com porte suficiente para isso) mas, fora isso, nunca o apanhei em flagrante.

 

Dizem que os Buenos-Aires também comem plantas mas nunca testemunhei isso.

 

Qual será o suspeito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a paranóia com os plecos??

 

Toda a gente decidiu ter um agora? Estes são o pior que existe para as plantas, não só as comem, como ainda as desenterram pois são extremamente desastrados!

 

Não os vêm a fazer isso? Claro, é um peixe essencialmente noctivago. Experimentem ficar a observá-los durante a noite com uma iluminação fraquinha e verão.

 

Eu decidi certo dia colocar echinodorus a encher o meu aquário, os meus plecos limparam as ditas, eu mesmo os vi agarrados às folhas e davam cada dentada que as folhas tremiam todas. Quando deixavam a folha esta estava toda esburacada, pareciam formar um padrão.

 

Quanto a barbos existem alguns que comem plantas e outros não. Ninguém gosta do Barbo Titeia? (Barbo Cereja). É fácil destinguir macho de femea, são coloridos e garanto-vos que não tocam nas plantas, é mais fácil as plantas tocarem nele (tou a exegerar claro).

 

Como este existem outros, agora dolars, piranhas, papagaios, oscares, plecos e outros que tais junto de plantas, vocês estão a pedir-lhes que as comam deixem que vos diga. Provavelmente apenas o Feto de Java escaparia (por acaso nunca vi peixe nenhum a meter-se com Fetos de Java!).

 

O meu conselho para quem quer ter peixes e plantas é que escolha algo equilibrado, ou seja, plantas resistentes e peixes não muito vorazes pelas ditas.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter de discordar de ti, Paulo.

 

Eu tenho um pleco em cada aquário e nunca tive problemas de me comerem as plantas.

 

É verdade que eles, quando muito grandes, revolvem o areão, podendo levantar certas plantas sem raizes, mas isso acontece-me numa planta por mês ou nem isso...

 

Eu, um pouco sem querer, percebi a importância deste animal no combate a algas green spot. Quando montei o meu plantado de 450 litros, tinha um pleco e resolvi lá colocá-lo, ele foi crescendo, crescendo e já estava muito grande, e então eu resolvi tirá-lo (tarefa nada fácil :oops: ).

 

Coloquei-o então num outro aquário que estava como que em auto-gestão. Não o limpava à uns meses, nem trocava água, e estava cheio de algas nos vidros, troncos, pedras, termostato, plantas, etc. Para terem uma ideia, eu só conseguia ver o que se passava dentro de água, por cima, porque~as alfas cobriam tudo. Acontece que em 3 dias o pleco limpou tudinho :roll: . O aquário ficou como novo! Impressionante!!! E o que aconteceu ao plantado de 450L? Ficou cheio de algas green spot. Resultado, tive de comprar um pleco para este aquário também e ele vai mantendo as green spot afastadas.

 

Não vou dizer que os plecos não comem plantas, vou apenas dizer que na minha experiência, e já tive/tenho cerca de 5 plecos, os plecos são óptimos no combate às algas e não tocam nas plantas...

 

Esta "discussão" pode também ser tida em relação às corydoras. Também é desaconselhável tê-las num plantado e eu tenho-as lá e a desovar. Mas isto seria outro tópico!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu acho que tanto o Paulo Almeida como o hugorsf têm razão. É verdade que os plecos são os nossos melhores amigos no que tocas à limpeza do aquário mas, quando as algas começam a escassear eles vão alimentar-se das plantas. Eu defendo um pleco num plantado mas alimetado. Depois de consumir as algas temos de o alimentar para não destruir a plantação.

 

Fiquem bem

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem dezenas de variedades denominadas Plecos, inclusivamente algumas que não são correctas.

 

Quanto maior o pleco mais desastrado ele se torna, se tivermos um aquário pouco plantado ele ainda pode tentar evitar as plantas, caso contrário o coitado nem que queira não consegue.

 

Uma das variedades de Plecostomus mais caras (Golden Nugget), gosta especialmente de plantas, o vulgarmente conhecido com plecostomus Zebra, então nem se fala (foi ele o responsável pela exterminação das folhas de echinodorus no meu aquário).

 

Os vulgares plecos desde que bem alimentados de facto não tocam nas plantas.

 

Certa vez enfiei um pequeno pleco dourado (é dos que mais gosto juntamente com o golden nugget e os snowball) num aquário com um enorme Oscar e dois Ciclideos do Texas, sem plantas e apenas rocha e areão.

 

O Oscar depressa se apressou a abocanhar o pobre pleco e ainda mais depressa se apercebeu que não o deveria ter feito, deve ter ficado bem dorido, pois os plecos têm além de uma carapaça dura, alguns espigões (se apanharem um pleco com uma rede é normal ele ficar lá preso com os espigões).

 

Esse aquário estava cheio de algas castanhas e claro está em poucos dias ficou limpinho, como não havia mais nada comecei a alimentá-lo, mas garato-vos que por muito bem alimentados que eles estejam existem alguns plecos que vão às plantas, tão certo como 2 e 2 serem quatro, tudo depende como disse da espécie (a propósito o pleco dourado é dos tais que só toca nas plantas se estiver com fome).

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...

plecos...

 

tive um desses dinossauros!

:roll:

cresceu até 30 cms!

e pelo tempo que tive (6 meses), nunca me comeu planta alguma.

 

O problema é que parecia um furacão!

Ia tudo á frente peixes plantas tudo!

 

outro problema era as defecações constantes escuras e pesadas, o meu aquário parecia uma cagxdeira divinal...

lol

 

O tronco que tinha na altura era roido, já estava a ficar fino, nunca me comeu nenhuma planta, mas fartava-se de chupar no tronco (talvez fosse só a chupar algas, não sei...)

 

Este era dourado....

Quando o peguei para o vender na loja de aquariofilia cortei-me na blindagem ossea do gajo!

porra, era sangue e mais sangue!

 

pessoal, em vez de andarem á procura de plecos, porque não tentam os parentes mais pequenos que estes, os ancistrus?

 

mais pequenos e mais comodos, pelo menos não cagxm tanto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Victor, o problema é descobrires os Ancistrus à venda :D

 

E, supondo que o descobres, como é que o distingues de um pleco se ele tiver ainda só 3 ou 4 cm e não tiver ainda as famosas "antenas" :oops:

 

Vê o meu caso, por exemplo...

 

Caloiro na aquariofilia, queria comprar um Ancistrus e arranjei um bichinho destes o qual, por sinal, foi um dos que ciclou o aquário.

 

Só passado mais de um mês é que percebi a diferença entre Ancistrus e plecos e... adivinha qual era o meu peixe: pleco, pois claro :P

 

Bom, já estava lá, paciência mas, facto curioso, está lá há 6 meses e tem ainda só 8 ou 9 cm :roll:

 

Aliás, há algo que não percebo no meu aquário: os peixes quase não crescem :!:

 

O pleco, o bótia, os imperadores, os escalares quase não crescem :!: :D

 

O únicos que cresceram foram o dólar, os buenos-aires e o limpa-vidros.

 

Bom, mas isto é outro tópico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se houvesse procura haveria mais ancistrus à venda...

Quase ninguém pede...

 

A distinção não deverá ser grande problema, também exstem muitas variedades de ancistrus, e algumas bem originais.

 

algumas até se reproduzem em cativeiiro, mas como ninguém pede, os lojistas geralmente não encomendam.

 

um pleco só com 8-9 cms?

seá que não é mesmo um ancistrus?

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais