Aquário Oscares


Recommended Posts

Sou portador deste aquário, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=86742 e até hoje nunca consegui ter a água "cristalina", ou seja tenho sempre a água um pouco vassa, nada de anormal mas gostava de a ver mais limpida.

 

Aconselharam-me usar um filtro UV, será que neste áqua vale a pena usar UV ???

 

Portem-se !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou portador deste aquário, http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=86742 e até hoje nunca consegui ter a água "cristalina", ou seja tenho sempre a água um pouco vassa, nada de anormal mas gostava de a ver mais limpida.

 

Aconselharam-me usar um filtro UV, será que neste áqua vale a pena usar UV ???

 

Portem-se !!!

Um UV vale sempre a pena, não só para manter a água cristalina mas também para, de alguma forma, manter a água limpa de alguns microorganismos que possam provocar doenças. Ligado algumas horas por dia é o suficiente.

Há quem defenda que o UV é desnecessário, outros dizem que vale sempre a pena. Na minha opinião é sempre bom possuir um, no entanto, tenho um a funcionar algumas horas durante a noite no aqua dos Mbunas, e noutro está desligado.

Agora o que podes tentar fazer, é fazeres umas valentes tpa's para ver se água melhora, porque já me aperecebi, que volta e meia a água turva porque por vezes, as tpa's que fazemos regularmente, nem sempre são suficientes, mas depois, nas seguintes tiramos um bocadito mais de água e ao fim de um tempo a água fica limpinha! Há uns tempos aconteceu-me isto.

 

Fica bem.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não consegues por a água cristalina, acho que fazes bem em adquirires um UV, para além disso, vai limpar o aquário de alguns microorganismos que dão origem a doenças. O carvão activo também te póe a água cristalina, mas para além de absorver substancias que tornam a água numa tonalidade castanha, absorver algumas importantes para os nossos peixes, principalmente ciclideos americanos.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vale, nem que seja para ajudar a evitar que apareçam alguns parasitas, como o da doença do buraco na cabeça (HITH), que os costuma atacar.

Meter realmente a água cristalina é que já acho que vai ser dificil... Principalmente daqui a uns meses :microwave:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UV - concordo com tudo que foi dito pelos colegas atrás,

 

mas

 

só consegues colocar a água cristalina com o ozonizador, custa 60€ se souberes comprar.

 

Receita cá do "je" (após teste e re-testes) funcionar de 4 em 4 horas durante 30 min, durante a hora de sono não deve funcionar. Podes e deves intercalar com UV mas este no máximo 1 hora por dia (que pode ser na hora de sono).

 

30min de 4 em 4 horas isto é o máximo que aconselho e já para tanques super povoados. Fica água no vazio limpinha que nem ginga.

 

Para quem não sabe o ozonizador desinfecta 10x mais que o cloro (este funciona mais como destruidor de partículas mas que depois de neutralizado as mesmas se voltam a juntar e a molestar)

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UV - concordo com tudo que foi dito pelos colegas atrás,

 

mas

 

só consegues colocar a água cristalina com o ozonizador, custa 60€ se souberes comprar.

 

Receita cá do "je" (após teste e re-testes) funcionar de 4 em 4 horas durante 30 min, durante a hora de sono não deve funcionar. Podes e deves intercalar com UV mas este no máximo 1 hora por dia (que pode ser na hora de sono).

 

30min de 4 em 4 horas isto é o máximo que aconselho e já para tanques super povoados. Fica água no vazio limpinha que nem ginga.

 

Para quem não sabe o ozonizador desinfecta 10x mais que o cloro (este funciona mais como destruidor de partículas mas que depois de neutralizado as mesmas se voltam a juntar e a molestar)

 

Fiquem bem

Acho que tenho uma coisas dessas no meu atelier (e não só, as outras secções também possuem) do trabalho para desinfectar as facas, ao fim do dia de trabalho. Aquilo manda um cheirito desagradável que até provoca dores de cabeça! :new-bday:

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua maior dos oscares tenho um JBL 9W ligado 8 horas por dia. A água que antes da sua utilização nunca era cristalina agora parece que não existe e que os peixes estão a pairar no ar.........

 

Mota pela minha experiencia digo-te que deves usar, e sim, vai tornar-te a água cristalina...... dependendo do tempo de uso do UV, da potência da lâmpada e da bomba a que está associado...

 

espero que esses Oscares estejam a crescer.......

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dependendo do tempo de uso do UV, da potência da lâmpada e da bomba a que está associado...

 

abraços

 

 

Dado que o meu filtro é um UNIMAX 500, vem preparado para levar o UV dentro do filtro, apesar de ser um pouco mais caro vou optar por essa opção.

 

 

 

 

01906_maxi3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes a deixar sempre ligada, sem problema. Á velocidade que a água passa por ela, a água não é "complectamente" esterelizada.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais