Folhas Ratadas, Será Falta Do Que?


whity

Recommended Posts

Boas.

Eu coloquei alguns red's no meu aquario, eles entretanto reproduziram e tenho já mais alguns, mas nada de mais, só que tenho notado que eles me andam a comer as plantas, é normal isso?

Ou seja neste momento tenho as folhas das plantas todas ratadas deles...

 

O que se pode fazer para isto não acontecer?

 

 

Este foi o meu post inicial nos nvertebrados, contudo o ppl falou que os red's não fariam isso e que o que estaria a acontecer, seria falta de nutrição nas plantas, qual será o complemento que falta para acontecer isto?

Ferro?

 

Fiquem bem

Editado por whity
Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Esquci-me do setup importante:

 

Aquario 100*30*40

Iluminação 4*39W

Filtragem Eheim 2222

 

Depois tenho:

red's

corry's

pitbull

cardinais

rasboras arlequins

ramirezis

otocinculos

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Luz tens com fartura, puxa pelas plantas.

 

Em relação a testes quais os valores, principalmente Nitratos, fosfatos e ferro etc...

 

CO2 tens? Fertilizas? e TPA's?

 

Cump

Editado por antonio67

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Luz tens com fartura, puxa pelas plantas.

 

Em relação a testes quais os valores, principalmente Nitratos, fosfatos e ferro etc...

 

CO2 tens? Fertilizas? e TPA's?

 

Cump

Sim tenho CO2 de botija, esqueci-me de referir isso.

TPA's todas as semanas retiro cerca de 25 litros de agua.

Ferilizantes não usei ainda nenhum, contudo tenho algumas coisas que posso comecar a usar.

Que testes são necessarios fazer sem ser nitratos, fosfatos e ferro?

 

Fica bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas ppl.

 

Estou com o dilema ainda e agora comecaram a vir mais duas algas, umas que se pegam ao vidro e ficam bem agarradas e parecem pequenos tufos de relva fofinha e outra que se parece com filamentosa, mas não é que se pega ao areao e as vezes as plantas.

 

Alguem tem ideia do que será isto?

 

 

Neste momento estou a fazer mudas de agua de 50% todos os dias e leva agua directamente da torneira.

A iluminação esta apenas ligada cerca de 2 horas por dia para dar de comer aos peixes, assim como o CO2 apenas durante esse tempo.

 

Procuro novas ideias de ajudas, alguem tem?

 

Fiquem bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para uma outra questão, o filtro deixo estar como normalmente, ou devo colocar alguma novidade lá dentro dele?

 

Fiquem bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu li que seria bom as luzes ficarem desligadas durante mto mais tempo, dai u ter feito isso.

Entretanto o valor dos fosfatos e nitratos esta a zero, já fiz os testes.

 

Fiquem bem.

 

Obrigado

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente.

 

Pelo que li as algas que estão de volta do meu aquario, são algas que evoluem segundo a quantidade de ferro.

Eu por azar ainda não tenho o teste do ferro, mas lá vou ter que comprar mesmo isso para fazer o teste. Se isto se verificar para acabar com as algas posso introduzir nitratos e fosforo para compensar este desiquilibrio e elas acabam por desaparecer e eu consigo fazer as plantas recuperarem, estou certo?

 

Fiquem bem

 

Obrigado

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente.

 

Pelo que li as algas que estão de volta do meu aquario, são algas que evoluem segundo a quantidade de ferro.

Eu por azar ainda não tenho o teste do ferro, mas lá vou ter que comprar mesmo isso para fazer o teste. Se isto se verificar para acabar com as algas posso introduzir nitratos e fosforo para compensar este desiquilibrio e elas acabam por desaparecer e eu consigo fazer as plantas recuperarem, estou certo?

 

Fiquem bem

 

Obrigado

 

Se os tiveres a 0 ou próximo disso sim convem aumentares tanto nitratos como fosfatos.

 

Quais são as algas (nome) que evoluem segundo a quantidade de ferro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os tiveres a 0 ou próximo disso sim convem aumentares tanto nitratos como fosfatos.

 

Quais são as algas (nome) que evoluem segundo a quantidade de ferro?

 

Algas filamentosas

Crescem sob a forma de filamentos delgados e compridos até 30 ou mais centímetros. A sua cor é esverdeada (embora seja difícil de distinguir por serem filamentos muito finos). Indicam em geral um excesso de ferro (> 0.15 ppm). Removem-se facilmente com uma escova de dentes tal como nas em forma de cabelos.

 

Entretanto tenho também outras algas que penso que são Algas em forma de escova.

As mudas de agua continuam em grande, ver se hoje tiro umas fotos e coloco aqui para verem.

 

Fiquem bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As questões do Zlatan9 são importantes, pq tens um aquário com +/- 100 litros e tens 156w, como não indicas que plantas tens fica difícil acrescentar algo mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Zlatan9 não notei a tua primeira vez aqui no topico, desculpa.

Não sei o nome todo das plantas, mas algumas são estas:

 

Alternanthera Rosaefolia

Alternanthera Rubra

Eustralis Stellata

Hygrophila Difformis

Hygrophila Polysperma Rosanervig

Ludwigia Arcuata

Ludwigia Inclinata var Verticillata Cuba

Proserpinaca Palustris Cuba

Rotala indica

Tapetes de Riccia

E um tronco cheio de musgo

 

Já agora aproveito para perguntar uma coisa, as plantas que tem algumas algas o que devo fazer?

Não mecho nelas;

Ou retiro o maximo que conseguir de algas das folhas delas;

Deito-as fora;

 

Eu gastei uns eurositos em plantas e não querias manda-las fora como era normal, :twisted:

 

Ja agora eu de momento continuo com as mudas de agua de 50%, hj é o terceiro dia, notasse que as algas sofreram um grande impacto e que estão fracas, no meu ver iria parar com estas mudas de 50% e iria passar para mudas de 20% nos proximos 3 dias e dps 10% mais 3 dias, o que me dizes?

Durante estes primeiros tres dias tive uma oa redução horaria na iluminação o que tambem deve ter ajudado, o que dizem de ir repondo esta iluminação pelo menos a meio gás?

 

Fiquem bem e obrigado pelas dicas.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu acho que estás a ver as coisas por um prisma que não é o melhor...Em primeiro acho que tens excesso de luz para o aqua. O aqua tem 120L de água e tens 156W de luz,quando 100W era o suficiente para poderes manter qualquer planta,por mais exigente que seja.

 

E eu penso que quando temos algas não importa reduzir as horas de luz.Primeiro tens de reduzir é os Watt's e deixar as mesmas 10h de iluminação.

 

Eu sou contra os apagões como forma de tratamento para as algas,porque isso só vai enfraquecer as plantas,mas o problema continua lá, só que agora as plantas estão mais fracas. O principal aliado contra as algas são plantas fortes e saudáveis,a assimilar todos os nutrientes sem deixar nada para as algas.

 

Outro factor é não colocares nutrientes para as plantas.Assim é impossivel elas ficarem fortes. Potassio,Ferro e Micro-nutrientes tem de ser administrados. Nitrato e Fosfato apenas se o aqua necessitar,apenas se o nivel de NO3 estiver abaixo de 5ppm +- e o de PO4 abaixo de 1ppm +-.

 

Portanto o meu conselho é manteres as 10h +- de luz por dia,mas diminuires a iluminação para uns 100W +-,ou deixares só 3x 39W a trabalhar por ex. Depois é dares ''alimentação'' às plantas, fertilizante,mas de forma gradual,sem excessos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A taxa fotossintética aumenta com a intensidade iluminosa, mantendo os outros factores constantes. Aumenta até um certo ponto, em que a intensidade luminosa é tanta que se dá uma inibição.

 

 

O teu aquário, no máximo deve ter para aí 100 litros reais. Imaginemos que tem 95 litros. O rácio é de 1,64 W/L. Não sei se será excessivo por si só, provavelmente até não. Agora o que é que isto significa? Que tens que andar sempre em cima disso, ser muito mas muito rigoroso com as fertilizações devido ao que disse na 1ªlinha. Como nem sequer fertilizas...

 

Por experiência própria posso-te dizer que metade da iluminação que tens é suficiente para um nº razoável de plantas. Eu reduziria em poucos dias a iluminação (passando gardualmente de 156 para 78w). Compraria fertilizantes (potássio, nitratos, ferro, fosfatos, micros) e o teste de ferro, visto que já tens os outros. Os níveis desejados já o Zogli disse. Sem grande exageros nos fertilizantes que adicionas. Fauna parece-me que também já tens para tratar das algas. Se conseguisses arranjar um ou 2 sae´s nem que fosse só para ajudar neste período também era porreiro.

 

Isso ainda deve demorar a recompor-se como é normal, continua com as tpa's. Mantém o Co2 a bombar.

 

Não sei como isso está, já agora se pudesses colocar umas fotos para a malta ver... Até para ver os tipos de algas.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A taxa fotossintética aumenta com a intensidade iluminosa, mantendo os outros factores constantes. Aumenta até um certo ponto, em que a intensidade luminosa é tanta que se dá uma inibição.

O teu aquário, no máximo deve ter para aí 100 litros reais. Imaginemos que tem 95 litros. O rácio é de 1,64 W/L. Não sei se será excessivo por si só, provavelmente até não. Agora o que é que isto significa? Que tens que andar sempre em cima disso, ser muito mas muito rigoroso com as fertilizações devido ao que disse na 1ªlinha. Como nem sequer fertilizas...

 

Por experiência própria posso-te dizer que metade da iluminação que tens é suficiente para um nº razoável de plantas. Eu reduziria em poucos dias a iluminação (passando gardualmente de 156 para 78w). Compraria fertilizantes (potássio, nitratos, ferro, fosfatos, micros) e o teste de ferro, visto que já tens os outros. Os níveis desejados já o Zogli disse. Sem grande exageros nos fertilizantes que adicionas. Fauna parece-me que também já tens para tratar das algas. Se conseguisses arranjar um ou 2 sae´s nem que fosse só para ajudar neste período também era porreiro.

 

Isso ainda deve demorar a recompor-se como é normal, continua com as tpa's. Mantém o Co2 a bombar.

 

Não sei como isso está, já agora se pudesses colocar umas fotos para a malta ver... Até para ver os tipos de algas.

 

Boas.

Eu já ando a procura de uns SAE por acaso :crazyeyes: tou a fazer mudas de 50% todos os dias e as algas perderam força quase toda, vejo algas que estavam coladas ao vidro a superficie da agua e tudo, entretanto vou fazer o que disseste vou manter apenas 2 lampadas ligadas.

Uma outra situação que pode ser importante e não referi na iluminação o aquario tem 100cm de comprimento e a calha tem 120cm, isto porque tinha muitos espaços nas pontas sem luz e assim ficou tudo bem, sem falhas na iluminação.

Entretanto em relação ao filtro dou uma lavagem akilo ou deixo como está? Devo adicionar alguma coisa mais?

Hoje a noite vou tentar tirar umas fotos, a maquina não é mto boa, mas deve dar para ver qq coisa.

 

Fiquem bem e obrigado.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais