Neon ou Cardinal


lfv

Recommended Posts

Viva, tenho uma duvida para a qual necessito da vossa ajuda.

Tenho um Aquario de 200l com escalares e equipa de limpeza e pretendia incluir Neons ou Cardinais. A minha questão é qual dos dois (neons ou cardinais) são faceis de reproduzir (ou pelo menos o mais facil de)

 

Obrigado.

O que é que os Escalares e a Ferrari teem em comum ?

A minha paixão por ambos !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer das maneiras estive a ler e os cardinais parecem-me mais faceis :cry:

 

para cardinais

 

 

Breeding: Use an optimal pH of 5.8, temperature 24°C. The eggs are laid on a perlon mat in the evening. Remove the adults after spawning occurs. Cover the tank to stop the growth of fungus. The fry should hatch after 24 hours. Feed with fry food.

 

 

@ www.fishprofiles.com

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu vou reforçar, os neons são muito doficeis de de reproduzir, tanto que são coletados da natureza ;) mas se vc quiser ter um bom resultado na reprodução vc vai ter que ficar bem esperto, pois os tetras tem mania de comer os ovos. e é tudo muito rapido :cry:

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há mais de dois anos atrás coloquei a questão sobre reprodução de néons num fórum e uma das respostas que obtive apontava para o seguinte:

 

Não se conhece quem faça criação de néons em Portugal (embora as posturas sejam relativamente frequentes), porém existe quem já tenha feito criação comercial de cardinais nas nascentes quentes em Vila Real. Os cardinais são considerados mais dificeis que os néons.

 

Creio qua as informações que poderás ter serão teóricas. Não quer dizer que a tarefa seja impossível ou sequer que seja tremendamente difícil.

 

Queres fazer criação de néons? Muito bem. Experimenta isto:

 

Arranja um aquário de 80 cm (90 litros). Fundo nu, com um papel castanho escuro por baixo. MUITO musgo de java. Faz o ciclo durante mês e meio.

 

Insere um cardume de 15 néons e uma rede plástica a cerca de 10 cm do fundo, com cerca de 3 mm de quadricula. Coloca uma fita adesiva negra, por fora do aquário, em volta desses 10 cm de altura. Deves dividir o aquário e colocar os peixes só num terço do aquário - a outra parte fica sem peixes. A luz deve ser uma lâmpada flurescente fraca.

 

A água deve estar com pH a rondar os 6.8, dureza deve ser de uns 6 DH e o KH de 2-3. A temperatura deve estar nos 28.5.

 

Alimenta MUITO bem os néons, de preferencia com comida viva ou congelada, até estarem roliços e as fêmeas inchadas.

 

Então, à noite, muda uns 70% da água com água de osmose inversa, o pH vai cair bastante, assim como KH e DH, Convem verificar se o pH não desce abaixo dos 5 e se o GH não desce baixo dos 2-3. O KH pode ser zero. A temperatura deve descer para os 26-27 C.

 

Na mesma altura mantens a luz apagada e retiras a divisão prendendo os néons num terço do aquário. Há quem passe cassetes na aparelhagem com gravações de trovões ou mesmo quem vede a tampa superior do aquário e coloque um mecanismo de circulação do ar que mantenha o interior a baixa pressão (a bomba de ar passa a funcionar com input do ar a partir do aquário mas este tem apresentará um entrada de ar muito estreita, originando a baixa pressão). Porém, penso que estes estimulos adicionais não serão necessários. Mas em último caso... já sabes o que tentar.

 

Se no dia seguinte, à noite, as fêmeas estiverem claramente mais magras (nunca acendas a luz), retira os neons para outro aquário e tapa o aquário original com uma toalha (deixando espaço para a oxigenação). Se as fêmeas não estiverem mais magras volta a mudar 70% da água e espera mais um dia.

 

Mesmo que as femeas não pareçam estar mais magras ao fim do terceiro dia retira os peixes e tapa o aquário. Deixa-o tranquilo e escuro. Ao fim de uma semana podes dar uma espreitadela, com luz fraca a ver se já existem alevins a nadar. Se ao fim de 15 dias não avistares nenhum a reprodução não teve sucesso. Volta a condicionar os peixes e tenta de novo.

 

Se avistares os pequenos alevins então é altura de começares a pensar em alimentá-los. Penso que um fundo cheio de musgo de java vai ter muitos infusórios para eles comerem. Mas rapidamente se esgotam. Usa comida liquida para peixes muito pequenos e depois artemia recem-eclodida. Atenção à poluição da água que te matará todos os alevins num instante. Deves fazer mudanças de água regulares, subindo a pouco e pouco o PH até talvez os 6 e mantendo um kH de 2-3, evitando assim grandes sobressaltos de pH.

 

Como nota final, deves usar neons ADULTOS e não jovens em crescimento.

 

Não sei quanto tempo os neons demoram a atingir a maturidade sexual mas pode até ser que cheguem a demorar um ano, afinal é um peixe que pode viver até 12 anos, com boas condições de manutenção.

 

Espero que estas dicas sejam úteis!

 

:cry:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

… para cardinais

 

Breeding:  Use an optimal pH of 5.8, temperature 24°C. The eggs are laid on a perlon mat in the evening. Remove the adults after spawning occurs. Cover the tank to stop the growth of fungus. The fry should hatch after 24 hours. Feed with fry food.

 

Por favor… Para Cardinais não ponham essa temperaturas tão baixa… Cardinais não são néons… Cardinais por norma gostam de temperaturas altas…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu vou reforçar, os neons são muito doficeis de de reproduzir, tanto que são coletados da natureza :(  mas se vc quiser ter um bom resultado na reprodução vc vai ter que ficar bem esperto, pois os tetras tem mania de comer os ovos. e é tudo muito rapido :)

 

Desculpa dizer assim… Mas estás errado… Os néons embora difíceis, são criados comercialmente na Ásia e em grande número…Os que são colectados na natureza porque são Muitíssimo difíceis de criar em cativeiro (pelo menos de maneira a tornar-se economicamente viáveis) são os Cardinais. Para proteger a espécie na Natureza e para que não haja esgotamento deste recurso o Ministério do Ambiente Brasileiro (sim, brasileiro, porque os que existem noutras zonas não são Cardinais ao contrario do que muita gente sem escrúpulos para aí anda a apregoar) criou uma época de defeso (na qual por exemplo nos encontramos agora) e a espécie felizmente recuperou. Por incrível que pareça, embora o Cardinal em cativeiro possa viver vários anos, na natureza comporta-se maioritariamente como uma espécie anual…

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estou errado, me referi aos cardinais ( é que aqui no Brasil os neons verdadeiros são dificeis de se achar, então acabamos chamando cardinais de apenas neons).

obs: vou comesar a chamar os cardinais de neons cardinal para não fazer confusão.

 

abraços

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Não se conhece quem faça criação de néons em Portugal (embora as posturas sejam relativamente frequentes), porém existe quem já tenha feito criação comercial de cardinais nas nascentes quentes em Vila Real. Os cardinais são considerados mais dificeis que os néons.  

 

Bem… Vamos lá a esclarecer o assunto… :)

O maluco que queria fazer criação comercial de Cardinais em Vila Real era eu… Só não sei quem foi o maluco ainda maior que eu (pois já tive que desmentir isto montes de vezes) que inventou essa das nascentes quentes em Vila Real… Pura e simplesmente porque não existem nascentes quentes em Vila Real… E se o aquecimento das instalações já não ajudava o negócio a tornar-se “economicamente viável”, juntem-lhe mais pelo menos meia dúzia de outras razões para não ser definitivamente um negocio viável cá para Portugal… E porquê de Cardinais e não de néons??? Porque os Cardinais são de longe muito mais bonitos e muito mais interessantes que os neóns…

Na sequencia desta tentativa a minha esposa (Ana) tornou-se a maior importadora de peixes Sul Americanos (brasileiros) do país, fazendo a quarentena (pois faz mesmo quarentena ao contrario de muitos outros) de milhares de Cardinais entre outras espécies dessa origem…

 

Governa, quanto às dicas que destes são muito boas, mas…

E só mais uma coisa… Apesar de todos os cuidados alimentares que se possam ter com os Cardinais os espécimes criados em cativeiro ficam sempre mais descoloridos que os capturados na Natureza… :(:):?

 

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estou errado, me referi aos cardinais ( é que aqui no Brasil os neons verdadeiros são dificeis de se achar, então acabamos chamando cardinais de apenas neons).

obs: vou comesar a chamar os cardinais de neons cardinal para não fazer confusão.

 

Mas era isso mesmo que eu estava dizendo, os Cardinais gostam de temperaturas mais altas que 24°C...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maluco que queria fazer criação comercial de Cardinais em Vila Real era eu… Só não sei quem foi o maluco ainda maior que eu que inventou essa das nascentes quentes em Vila Real… Pura e simplesmente porque não existem nascentes quentes em Vila Real…

 

Desconhecia. Apenas retive na memória alguns factos que me haviam sido comunicados há mais de dois anos. Infelizmente também nunca tive oportunidade de conhecer Vila Real suficientemente bem para poder duvidar dessa história das 'nascentes quentes'. Agradeço o esclarecimento prestado.

 

:)

 

Governa, quanto às dicas que destes são muito boas

 

Grato pelo elogio mas não posso ficar com os louros, estas sugestões/dicas foram-me passadas por outras pessoas ao longo dos anos. Apenas tenho o bom senso de anotar/imprimir toda a informação que me parece útil/interessante, para posterior referência.

 

:(

 

E só mais uma coisa… Apesar de todos os cuidados alimentares que se possam ter com os Cardinais os espécimes criados em cativeiro ficam sempre mais descorados que os capturados na Natureza…

 

Presumo que queria dizer 'descolorados' ou 'descoloridos'.

Desconhecia tal facto... algum motivo especial para tal se verificar?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu nunca disse que eles deveriam ficar em uma temperatura baixa

 

Oops... Peço Desculpa:):( Realmente não foi você que disse isso, mas sim o tarlex…

Mas chame os Cardinais apenas de Cardinais, até para evitar as confusões que algumas pessoas fazem de pensar que é a mesma coisa que néon, e que uns substituem os outros…

Esses peixinhos do seu país (os Cardinais) são de longe mais bonitos que os néons… (No seu país em alguns locais também tem néons, mas com Cardinais quem é que quer capturar o descolorido néon??? :):?)

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que queria dizer 'descolorados' ou 'descoloridos'.

Desconhecia tal facto... algum motivo especial para tal se verificar?

 

:):( Queria dizer descoloridos… :) Já editei a mensagem para corrigir isso… :? (português nunca foi o meu forte… :?:oops: )

A razão de ser disto, presumo que tenha algo a ver com alguma coisa que eles têm no ambiente natural e que se lhes não consegue dar em cativeiro… (e posso dizer-te que de conhecer bem o ambiente em que eles vivem… Eles têm mesmo um ambiente muito especial e muitas vezes completamente diferente do que as pessoas pensam)

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

… para cardinais

 

Breeding:  Use an optimal pH of 5.8, temperature 24°C. The eggs are laid on a perlon mat in the evening. Remove the adults after spawning occurs. Cover the tank to stop the growth of fungus. The fry should hatch after 24 hours. Feed with fry food.

 

Por favor… Para Cardinais não ponham essa temperaturas tão baixa… Cardinais não são néons… Cardinais por norma gostam de temperaturas altas…

 

 

Como sabe que os cardinais preferem temperatura mais altas?? eu mantenho os meus a 24/25 graus e eles dao se as mil maravilhas com mais um neon preto e 3 carpas comuns e dois ottos :):?:(:?:):oops::o

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sabe que os cardinais preferem temperatura mais altas?? eu mantenho os meus a 24/25 graus e eles dao se as mil maravilhas com mais um neon preto e 3 carpas comuns e dois ottos :)  :?  :(  :?  :)  :oops:  :o

 

Sei, porque possivelmente como já deixei a entender a trás sou um "especialista" em Cardinais... :o:?:?

Não quer dizer que por manter assim os seus Cardinais esteja a fazer bem…

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa, vou me meter aqui pois adoro os Cardinais :) .

 

Bom, primeiro corrigindo um erro.

O Cardinal nunca correu risco de extinção. Mesmo com todos os anos de exploração sem controle, nunca foi registrado uma diminuição de seu número. A medida adotada pelo Ibama veio para prevenir um possível risco aos neons, impedindo sua coleta no período de reprodução.

 

Quanto aos parâmetros de água para reprodução, sou de uma idéia uma pouco diferente.

Nada de variações tão brutas em tão pouco tempo. Na natureza nada acontece tão rápido. Sou a favor de mantê -los com uma temperatura de 30 graus, com água mole, ph em torno de 6. Então, em questão de uma semana, mude diariamente a água, até que no final de semana esta esteja com 27 graus, água muito mole, e ph entre 3.5 e 5.

 

Essas são as condições gerais encontradas na natureza pelo cardinal.

 

PauloSR, de onde vem essa sua informação de que neons na natureza possuem ciclo de vida anual? Nunca tinha lido nada a respeito, e visto as idades que ele atinge nos aquários, acho um fato bem estranho.

 

Abraços a todos.

Anselmo Eduardo Martelini Junior

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo - www.cbap.aquaonline.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu de cardinais e de neons apenas sei pelo que li, pois a minha experiencia com estes bichos nao passa de uma semana que comprei 5 cardinais por neons. Em todos os sites que li, vi que os cardinais sao compativeis com temperaturas de 24/25 graus e que por isso nao teria problemas em coloca-los num aquario com carpas comuns! como por enquanto nao tenho termostato disponivel e a temperatura da agua manten-se nesses valores nao vi necessidade de a aquecer. Pesquisei mais um pouco e vi tambem que poderia introduzir dois otos afiniis (nao é assim que se escrever) pois todos os sites que pesquisei indicam que eles vivem em temperaturas de 20º e mais altas, e NAO introduzi nenhuma corydora porque li que há peixes destes que vivem a 26 graus; e como nao sabia a especie que tinha na loja e nao tinha condiçoes para lhe oferecer nao comprei nenhuma.

 

 

Enfim, acho que o assunto a temperaturas vivem os peixes é dos mais discutiveis possiveis! Quer dizer que a temperatura da agua no habitat natural dos cardinais nunca chega a 24/25 graus???

 

 

Já agora pode esclarecer uma duvida de leigo: os cardinais nao vem comer a superficie??? Os meus apenas comem a comida que afunda e lhes passa pelas boquinhas. E diga-se que a comida é Flocos da SERA-GVC MIX, TetraMin para peixes torpicais, larvas de mosquito vermelhas, daphnias e comida vegetal preparada em casa.

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

… Bom, primeiro corrigindo um erro.

O Cardinal nunca correu risco de extinção. Mesmo com todos os anos de exploração sem controle, nunca foi registrado uma diminuição de seu número. A medida adotada pelo Ibama veio para prevenir um possível risco aos neons, impedindo sua coleta no período de reprodução.

 

Bom…

Vamos lá a esclarecer uma coisa… Eu nunca disse que o Cardinal esteve em riscos de extição… O que eu disse, isso sim, foi que “Para proteger a espécie na Natureza e para que não haja esgotamento deste recurso o Ministério do Ambiente Brasileiro (através do organismo oficial chamado Ibama) criou uma época de defeso (na qual por exemplo nos encontramos agora) e a espécie felizmente recuperou.”. Vou discordar de ti e dizer-te que infelizmente aqui à uns anos a trás verificou-se na realidade uma diminuição no número de indivíduos, chegando a haver zonas onde ele desapareceu mesmo (e onde volta felizmente a haver actualmente) devido à sobre-captura… E realmente a espécie recuperou…Primeiro capturavam-se sem problemas Cardinais junto a Barcelos, mas a determinada altura já se tinham que percorrer longos quilómetros para encontrar a espécie… E isto devido à agressão que a espécie estava a sofrer com a sobre-captura ainda por cima altamente descontrolada…

 

Quanto aos parâmetros de água para reprodução, sou de uma idéia uma pouco diferente.

Nada de variações tão brutas em tão pouco tempo. Na natureza nada acontece tão rápido. Sou a favor de mantê-los com uma temperatura de 30 graus, com água mole, ph em torno de 6. Então, em questão de uma semana, mude diariamente a água, até que no final de semana esta esteja com 27 graus, água muito mole, e ph entre 3.5 e 5.

 

Essas são as condições gerais encontradas na natureza pelo cardinal.

 

Não podia estar mais de acordo… :oops::o Quer uns, quer os outros parâmetros que apresentas-te são os que se encontram na Natureza em diferentes locais e/ou diferentes alturas do ano… :):? :?

 

PauloSR, de onde vem essa sua informação de que neons na natureza possuem ciclo de vida anual? Nunca tinha lido nada a respeito, e visto as idades que ele atinge nos aquários, acho um fato bem estranho.

 

Chamem-lhes Cardinais por favor!!!… :?:?:o Protejam contra as confusões uma espécie que é só vossa…

:):( Bom… É que eu realmente, já vivi algumas vezes (por razões várias) em Manaus…

Realmente as razões que me deram para esta “mortalidade em massa” de Cardinais após a época de desova, foram várias… Mas… Esta realidade é confirmada pelo que é capturado após a época de defeso… É que os únicos Cardinais que são capturados e que se vêm a chegar ao porto por esta altura, são apenas Cardinais pequenos (aliás muitos deles são bem pequeninos). A única altura em que eu em Setembro vi a chegar ao porto Cardinais jumbo, eram de um pescador/atravessador que os tinha mantido em redes durante o periodo de defeso (para os não sabem do que é que eu estou a falar, “redes” são tipo “tanques” feitos com rede fina pelos pescadores/atravessadores que são postos a flutuar no rio e onde são colocados os peixes que eles possuem).

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora pode esclarecer uma duvida de leigo: os cardinais nao vem comer a superficie??? Os meus apenas comem a comida que afunda e lhes passa pelas boquinhas. E diga-se que a comida é Flocos da SERA-GVC MIX, TetraMin para peixes torpicais, larvas de mosquito vermelhas, daphnias e comida vegetal preparada em casa.

 

 

????????????????

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora pode esclarecer uma duvida de leigo: os cardinais nao vem comer a superficie??? Os meus apenas comem a comida que afunda e lhes passa pelas boquinhas. E diga-se que a comida é Flocos da SERA-GVC MIX, TetraMin para peixes torpicais, larvas de mosquito vermelhas, daphnias e comida vegetal preparada em casa.

 

????????????????

 

Se não forem obrigados a tal os Cardinais só comem a meia água...

Por acaso os que saem das instalações da Ana devido ao tempo que lá ficam "aprendem" a comer no fundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso os que saem das instalações da Ana devido ao tempo que lá ficam "aprendem" a comer no fundo...

 

Dado o cuidado aparente, e já relatado, na ambientação/quarentena dos cardinais (e outras espécies) que importam, pergunto se há lojas no norte do país que sejam vossos clientes. Algumas referências na zona do Porto (via MP) seriam bem-vindas! Nunca é demais optar por peixes submetidos a estes cuidados. Os meus parabéns pelo esforço e dedicação envolvidos.

 

:twisted:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dado o cuidado aparente, e já relatado, na ambientação/quarentena dos cardinais (e outras espécies) que importam, pergunto se há lojas no norte do país que sejam vossos clientes. Algumas referências na zona do Porto (via MP) seriam bem-vindas! Nunca é demais optar por peixes submetidos a estes cuidados. Os meus parabéns pelo esforço e dedicação envolvidos.

 

A Ana desde já agradece os parabéns... :twisted:

Há algumas lojas que os compram, nesta zona bem como armazenistas, vou pedir a Ana para te envia um MP...

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente PauloSR, erro meu. Não sei por que tive a impressão de que você tinha dito que o cardinal chegou a correr risco de extinção. Valeu pela correção.

 

Quanto a diminuição do número de indivíduos, esse dado não foi muito bem divulgado aqui. O que eu sempre li era que, apesar da grande exploração, o número de indivíduos capturados não diminui. Assim, pela falta de dados, se chegava a conclusão de que a espécie não corria riscos.

 

Eu tentei, mas não consegui falar sempre cardinal, :cry: , escapou um neon bem no finalzinho...

 

PauloSR, você tem alguma idéia do porque dessa mortalidade? Será o desgaste da reprodução, que os deixa fracos e os torna presa fácil?

 

Abraços.

Anselmo Eduardo Martelini Junior

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo - www.cbap.aquaonline.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PauloSR, você tem alguma idéia do porque dessa mortalidade? Será o desgaste da reprodução, que os deixa fracos e os torna presa fácil?

 

Realmente isso já me foi mais ou menos explicado à bastante tempo, mas eu não prestei muita atenção porque estava com a atenção também noutra coisa… :D :)

Mas julgo que tem algo a ver com o triangulo: Desova, Alimento, mudanças ambientais…

Mas o facto é que isto acontece e vê-se as consequências terminado o período de defeso…

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais