Sistema De Fertilização Económico


Vasco Matos

Recommended Posts

Todos os amantes de aquariofilia gostam de ver o seu plantado belo,sadio, por isso criei este tópico para servir como ajuda para todos os que querem ter plantas saudáveis e não sabem como fertilizar as suas plantas.

 

Todas as plantas precisam de nutrientes, nutrientes Macro e Micro,precisam também de luz e carbono.As plantas podem crescer sem adicionar qualquer fertilizante? A resposta é...sim,visto que já vi pessoas a fazê-lo,mas muito dificilmente,e as plantas limitam-se a sobreviver.A longo prazo podem-se acumular detritos no substrato que darão alimento às plantas,mas não há a menor dúvida que se as fertilizarmos elas ficarão mais belas.

 

Não é necessário sobrecerregarmos o aquário de luz,elas não ficarão mais belas por isso.Eu penso que esta quantidade de luz é suficiente,e aqui falo de aquários com as medidas convencionais: Aqua de 20L / 30W ; 40L / 50W ; 80L / 75W ; 100L / 90W ; 200L / 150W. É possível contudo manter certas espécies com menos luz.

 

CO2 é necessário? Não é extremamente necessário,mas ajuda a manter as plantas saudáveis e as algas longe.Temos também de tomar decisões,isto é que tipo de aquário queremos ter. Um com plantas de metabolismo lento,e ai a luz não precisa de ser forte e o CO2 é dispensável,e por sua vez fará que a demanda de fertilizantes seja menor.Ou um aquário com outro tipo de plantas,um aquário com um metabolismo mais rápido.

 

Um substrato fértil quanto a mim é essencial. No inicio de uma montagem queremos o mais possivel os nutrientes fora da coluna de água,(tpa's frequentes ajudam)e é muito importante as plantas terem uma reserva de nutrientes perto das raizes.

 

Se confiarmos no nosso substrato fértil,não há necessidade de fertilizar na coluna de água durante o 1º mês de vida do aquário.Depois e durante 3 meses fertilizo apenas com Potassio(K) diáriamente e umas poucas gotas de Ferro. Os Micros só começo a fertilizar também só a partir do 1º mês de montagem,o substrato fértil encarregou-se de fornecê-los às plantas anteriormente. Os Nitratos e os Fosfatos só fertilizo se o aquário (por variadissimas razões) estiver sempre com eles a zero,e isto só a partir do 4º, 5º ou 6º mês,partindo do pressuposto que o aquário tem peixes.Lembrem-se: não é preciso sobrecarregar o aqua de fertilizante,vão ao de leve,certifiquem-se que as plantas consomem tudo.Nisto também parto do principio que não há pressa no crescimento da Flora...

 

Nos primeiros tempos o ideal é fertilizar na coluna de água com cautela.Se de inicio a vegetação é pouca,com o passar do tempo a massa vegetal aumenta e o substrato fértil vai perdendo qualidades,por isso com a passagem do tempo vem também o aumento da fertilização liquida,mas tudo dentro de uma lógica. Poderemos também ''activar'' o substrato,com pastilhas fertilizantes,pois este passado algum tempo(dependendo da qualidade deste) vai inevitavelmente perder a sua fertilidade.

 

Lista de nutrientes:

 

Macro-Nutrientes:

 

Potassio (K) - Cloreto de Potássio (KCl) comprado na farmácia. Dissolvo 200gr. Em 1L de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água.Eu,num aquário densamente plantado com boa luz e CO2, começo a fertilizar com 5ml/dia por cada 100L. Caso seja necessário mais aumentar.Atenção que isto é só uma luz,cada aquário é diferente e o numero de plantas também… Nivel ideal de K :20 a 30ppm.

 

Nitrogénio (N) / Nitrato (NO3) - Nitrato de Potássio (KNO3) comprado na farmácia,caso haja… Dissolvo 100gr. Em 1,2L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o NO3 por cada 100L. A utilização de testes é muito importante de modo a saber quanto NO3 o aqua produz e aí proceder-se à fertilização ou não. Nivel ideal de NO3: 5 a 10ppm

 

Fósforo (P) / Fosfato (PO4) - Fosfato Mono-Potássico (KH2PO4)comprado na farmácia. Dissolvo 100gr. Em 1,4L de água.Cada 1ml desta solução aumenta em 0.50ppm o PO4 por cada 100L de água do aqua.De novo os testes muito importantes.Nivel ideal de PO4: 0.5 A 1ppm.

 

Micro-Nutrientes:

 

Ferro (Fe) ; Cobre(Cu) ; Boro (B) ; Manganês (Mn) ; Molibdénio (Mo) ; Zinco (Zn) ; Cloro (Cl), etc

Também tem de ser comprado numa loja.Os Micros vêm todos juntos,vejam se o Magnésio (apesar de ser Macro-secundário) está presente na constituição do fertilizante. Caso não esteja ver mais abaixo como fazer o fertilizante de Magnésio:

 

Ferro (Fe) - Este Micro-nutriente vêm invariavelmente presente no fertilizante de Micros,porém eu penso que é importante arranjar um fertilizante próprio,só de Ferro,para fazer um reforço deste Micro nutriente tão importante.Tem de ser comprado numa loja especializada,existem muitas marcas,sigam as instruções.Nivel ideal de Fe:0.25 a 0.70ppm

 

Macro.Nutrientes Secundários:

 

Magnésio (Mg) - Sulfato de Magnésio (MgSO4+7H20). Dissolvo 200gr. Em 700ml de água. Cada 1ml desta solução aumenta o Mg em 0.28ppm. Caso os Micros não tenham este nutriente fertilizar com 10ml 3x semana por cada 100L. Nivel ideal: 30 a 40ppm.

 

Cálcio (Ca) - Caso a água da torneira seja muito macia,ou tenham caracóis e os queiram manter com uma casca saudável comprar ''Decalcit''em pó na farmácia. No seu interior vem uma colher que cheia trata 500L semanal ou quinzenalmente,aumentando os níveis de Calcio sem alterar o PH do aqua.

 

Portanto basicamente para fazermos um sistema de fertilização completo necessitamos de um fertilizante de Potássio (K), um fertilizante de Ferro (Fe) e um bom fertilizante de Micro-nutrientes. Este ultimo deve conter na sua composição Magnésio. O Nitrogénio (N) (para fertilizar com Nitrato) e o Fósforo (para fertilizar com Fosfato) apenas devem ser administrados mediante os resultados de testes que indiquem a necessidade ou não de fertilizar.

Em aquas com água muito macia também pode ser boa ideia fertilizar com Cálcio.

 

Desculpem o testamento...Espero ter ajudado e espero que me ajudem a melhorar este tópico.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!!

 

Gostei, apesar de comprido esta muito simples e facil de perceber. ;)

 

So uma pergunta, falas no niveis de Potassio, ha alguma maneira de testar o Potassio como de testa para os restantes elementos ( Nitratos, Fosfatos ... etc ).

 

:D biggrin

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Gostei, apesar de comprido esta muito simples e facil de perceber. ;)

 

So uma pergunta, falas no niveis de Potassio, ha alguma maneira de testar o Potassio como de testa para os restantes elementos ( Nitratos, Fosfatos ... etc ).

 

:D biggrin

 

cumps

 

O teste de potássio existe, mas é muito caro. Em Portugal, é raro encontrar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste de potássio existe, mas é muito caro. Em Portugal, é raro encontrar.

 

 

Pois que existe sei eu. Nem que seja mandar a um lab. Mas tive ontem a googlar, e enconterei umas cenas sobre isso mas como era tarde, li tudo. :evil: Tenho que ver melhor.

 

So mais uma coisa. Ficara mais baratos comprar as coisas muma farmacia ou na HA ( Horizonte Aquático ). Na minha so costumas haver tambem, os chamados Gremios ( Lojas para Agricultores ) que vendem um vasta gamas de productos quimicos, tenho que ver se nao fazem bem barato, a tempos fui la comprar 1Kg de Metabisulfito para que nao sabe usa para se por no vinho e para esterilização, muito eficaz. :D bigsmile:) e dei qq coisa como 3,50€ :) por um Kg

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que tre diga a diferença entre comprar na farmacia e na HA não deve ser muita.

 

O Potassio é aquele nutriente que compensa mesmo comprar em pó e fazer,pois é o que fertilizamos em maior quantidade.

 

E também é aquele que se calhar menos precisamos de testes.Pois se não fertilizarmos com muita quantidade,as plantas acabam por assimilar tudo,é raro haver em excesso.Mas pode acontecer contudo.

 

Outra coisa que acho é que muitos dos problemas relacionados com algas se devem ao facto do aquário ter substrato fértil e mesmo assim nos primeiros tempos haver uma fertilização liquida,em vez de se fazer o contrário: tpa's para retirar nutrientes da coluna de água.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que acho é que muitos dos problemas relacionados com algas se devem ao facto do aquário ter substrato fértil e mesmo assim nos primeiros tempos haver uma fertilização liquida,em vez de se fazer o contrário: tpa's para retirar nutrientes da coluna de água.

 

Entao, mas o subtracto fertil tanto lá está nos primeiros tempos, como nos seguintes. Sendo assim nunca fertelizavamos :S

 

já agora, quando falas-te que se fertelizava nos primeiros tempos com fertelizacao liquida, estavas-te a referir aos micro ou os macro? ou os dois?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao, mas o subtracto fertil tanto lá está nos primeiros tempos, como nos seguintes. Sendo assim nunca fertelizavamos :S

 

já agora, quando falas-te que se fertelizava nos primeiros tempos com fertelizacao liquida, estavas-te a referir aos micro ou os macro? ou os dois?

O substrato fértil acaba por esgotar com o tempo,não é eterno,a durabilidade é um dos factores da qualidade. Nos primeiros tempos a água por ex. vai estar cheia de Micros,porque todos os substratos ferteis têm Micros.Se ainda vamos meter mais Micros na coluna de água...algas.Portanto também é importante ler a constituição do substrato fértil,saber o que contém.

 

E nos primeiros tempos o que queremos é que as plantas ''montem'' raizes e se adaptem às novas condições o mais depressa possivel,o que queremos é nutrientes lá em baixo,onde as algas não chegam. As tpa's são importantes para retirar o excesso de nutrientes da coluna de água.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto também é importante ler a constituição do substrato fértil,saber o que contém.

 

Entao e a akadama ? que constituição tem ? eu tou a pensar em meter só este substracto no meu aqua, é suficiente ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao e a akadama ? que constituição tem ? eu tou a pensar em meter só este substracto no meu aqua, é suficiente ?

 

A Akadama não é rica em nutrientes, se não me engano tem mais é micros. Como substracto será suficiente.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Akadama não é rica em nutrientes, se não me engano tem mais é micros. Como substracto será suficiente.

 

Entao o que posso fazer é comessar logo a fertelizar com macros, desde o principio ? Entao se nao tem macros, posso fertelizar na boa desde o principio, nao é ? nao havera problema com algas !

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

O problema de quando se monta um aqua, quer com substrato fertil ou Inerte ( Akadama por exemplo ), é que nos primeiros tempoa as plantas nao tem raizes algumas e outras mesmo tendo nao estao em plena absorçao de Notrientes, logo por consequencia o constituiçao dos Solos Ferteis ou mesmo a nossa orientaçao nao fertelizaçao liquida, pode nao ser a mais adquada para esse processo.

 

Tenho lido alguns artigos relativos a estudos feitos em plantas, nao de aquario, mas penso que quando se trata de plantas alguns principios basicos podem ser semelhantes. Uma das coisas que diziam estimular muito o crescimento das raizes trata-se do Ca ( Calcio ) e KH2PO4 ( Fosfato monopotassico ), mas isto tudo ate determinados parametros. O NO3 por exemplo faz um complemento mas e excessos actua mesmo como inibidor de Enraizamento.

Eu tenho andado a informar sobre isto porque alem dos aqua tenho gosto pela Hidroponia em geral e os aquas nao se tornam assim tao diferentes. Mas ainda preciso aprender mais qualquer coisa.

 

Para evitar acomulaçao excessiva de Nutrientes e mesmo necessario fazer TPA regolares no Inicio de vida dos Aqua a fim de Estimular e Enraizamento e evitar o aparecimento de Algas ou a sua propagaçao.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao o que posso fazer é comessar logo a fertelizar com macros, desde o principio ? Entao se nao tem macros, posso fertelizar na boa desde o principio, nao é ? nao havera problema com algas !

A Akadama poderá conter alguns Micros,mas só passado muito tempo é que ficam disponiveis para as plantas,depois da maturação do aquário.Por isso é melhor não contar com os Micros da Akadama.

 

O que te aconselho,isto se queres um plantado a sério,é colocar um substrato fértil debaixo da Akadama.

 

E no primeiro mês não fertilizares na coluna de água de todo,ou se preferires só com um pouco de Potassio. Nada de Nitrato,nada de Fosfato. Os Micros irão ser fornecidos pelo substrato fértil.

 

...O problema de quando se monta um aqua, quer com substrato fertil ou Inerte ( Akadama por exemplo ), é que nos primeiros tempoa as plantas nao tem raizes algumas e outras mesmo tendo nao estao em plena absorçao de Nutrientes, logo por consequencia o constituiçao dos Solos Ferteis ou mesmo a nossa orientaçao nao fertelizaçao liquida, pode nao ser a mais adquada para esse processo.

Exactamente,por isso é que é muito importante um substrato fértil,de modo a que as plantas absorvam os nutrientes pelas raizes.

 

Eu penso que mais vale irmos com calma.Não interessa apressar as coisas para depois termos o aquário cheio de algas que não conseguimos erradicar.

 

A luz é muito importante pois em grande parte é ela que dita a velocidade do metabolismo das plantas.Se colocarmos pouca luz e muitos nutrientes estes acabarão por não ser assimilados devidamente. Com excesso de luz as plantas precisam de mais ''comida''. A solução é arranjar um meio termo,nem muita nem pouca luz.

 

Outra coisa: a simples mudança de aquário/de condições, pode levar qualquer planta a uma transformação,uma ambientação às novas condições.E nesse processo a planta pode passar por uma fase em que nos leva a pensar que se calhar é necessário mais nutrientes ou mais luz,mas pode ser puro engano.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar deste topico, e já tirei algumas duvidas surprised

 

Mas por um lado estou um pouco confuso :S, relativamente a akadama, a akadama é considera substracto fertil ou inerte ?

é que há pessoal que só tem apenas akadama e entretanto teem um plantado bonito.

 

Pelo que já tive a ler possui micros, mas como Zogli disse, parece que eles so "aparecem" quando o aquario estiver mais maduro, logo a minha confusao poe-se ai, porque se for-mos ver a coisa, ao principio, a akadama nem possui micros, nem macros :S !

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar deste topico, e já tirei algumas duvidas surprised

 

Mas por um lado estou um pouco confuso :S, relativamente a akadama, a akadama é considera substracto fertil ou inerte ?

é que há pessoal que só tem apenas akadama e entretanto teem um plantado bonito.

 

Pelo que já tive a ler possui micros, mas como Zogli disse, parece que eles so "aparecem" quando o aquario estiver mais maduro, logo a minha confusao poe-se ai, porque se for-mos ver a coisa, ao principio, a akadama nem possui micros, nem macros :S !

 

a akadama é inerte. Ao final de algum tempo é que pode ganhar alguns nutrientes, provenientes dos degetos dos animais e das folhas em decomposição das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh bom !! entao anda por ai tambem muita informação errada surprised

 

Entao, assim para 120 © x 50 (L), quanto litros é que é preciso de Akadama e de Substracto Fertil ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem disse que não continha nutrientes?

 

 

Quando a considerares ou não substracto fértil, eu pelo menos não considero mas aí depende também um pouco da interpretação da palavra "fértil". Um solo enriquecido com micros, vá. surprised

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem disse que não continha nutrientes?

Quando a considerares ou não substracto fértil, eu pelo menos não considero mas aí depende também um pouco da interpretação da palavra "fértil". Um solo enriquecido com micros, vá. surprised

 

hmm.... é inerte. banana rock A akadama so fica com micros ao final de algum tempo penso eu. Mas va...é um solo enriquecido hahaha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bolas xD LoOL

 

Entao, mas afinal só akadama é suficiente para um plantado ?

 

Depende do plantado.

 

Se quiseres blyxas, pogestemon helferi, rotalas, a resposta é sim se fertelizares a coluna de agua. So akadama nao ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do plantado.

 

Se quiseres blyxas, pogestemon helferi, rotalas, a resposta é sim se fertelizares a coluna de agua. So akadama nao ...

 

yah quero ! mas posso logo fertelizar desdo o 1º dia, ou deixo passar assim um mes, coisa menos coisa ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À uns tempos comprei um daqueles kits da sera com os testes mais importantes que são necessários fazer num aquário como: NO2;gH (dureza total); NH3 e NH4; kH (dureza dos carbonatos); PO4; pH só que os tais macros tão importantes para a boa nutrição das plantas, que obviamente contribuem para o bem estar do ecossistema em geral não aparecem, é o caso do K e do Mg por exemplo e já tenho andado a procurar por estes testes e não apanho nada. E, relativamente a essas soluções, ao as introduzir-mos no nosso aqua não poderemos alterar sem querer o valor do pH? É que a reacção de auto-ionização da água é a seguinte:

 

H2O (l)-> H3O+(aq)+OH-(aq)

 

-> Ora, ao adicionar-mos por exemplo o composto Kcl, este ao reagir com a água irá aumentar a concentração de iões OH- , e são estes mesmos que garantem a basicidade de uma solução, tornando assim o pH da solução (aquário) maior. Será então, a meu ver, necessário ter cuidado com as quantidades de fertilizante (específicamente este macro(K)) introduzidas.

Editado por akingz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yah quero ! mas posso logo fertelizar desdo o 1º dia, ou deixo passar assim um mes, coisa menos coisa ?

O investimento que vais fazer em fertilizantes liquidos no primeiro mês compras um substrato fértil barato,tipo FloreDepot,que custa uns €20 e dá para um aqua de 80L +-.

 

Contudo se não quiseres um substrato fértil terás de começar a fertilizar logo com Micros sobretudo. Micros esses que estão no substrato fértil à disposição das plantas onde mais elas precisam na fase de adaptação às novas condições: nas raizes.

 

Quanto ao assunto deixado pelo Akingz não fazia ideia. Nunca senti nenhuma mudança de PH derivado ao KCl. Se calhar isso acontece em grandes quantidades não? Será que alguns ml diários serão relevantes de modo a alterar o PH de forma significativa?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O investimento que vais fazer em fertilizantes liquidos no primeiro mês compras um substrato fértil barato,tipo FloreDepot,que custa uns €20 e dá para um aqua de 80L +-.

Andas a comprar caro Zogli! Aqui na minha zona ronda os 13€ agora... Quando comprei para o meu custou 11€ e tal, mais cêntimo menos centímetro... :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais